Avaliação do ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOURENÇO, Enedina Geronima Cordeiro.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13157
Resumo: A temática "Avaliação do Ensino Aprendizagem nas Series Iniciais do Ensino Fundamental", tem como objetivo conhecer como acontece o processo avaliativo' em sala de aula na Escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental "Dr. Thomaz Pires" na cidade de Sousa - PB, de como se desenvolve as concepções dos professores sobre a avaliação e como esta se realiza dentro do sistema de ensino, identificando a sua concepção e os instrumentos que estão sendo utilizados no cotidiano escolar. Constato aqui que a avaliação e um processo que requer tanto a participação do docente como do decente, e que não é uma pratica desvinculada do fazer pedagógico. A Avaliação da Aprendizagem e hoje tema de grandes discussões no que diz respeito sua eficiência e objetivos aos quais propõe suas contradições versus ao que visa a educação. Que a mesma não deve ser somente um instrumento para aprovação ou reprovação do aluno, mas sim, um instrumento diagnostico de sua situação, visando a definição de encaminhamento adequado para sua aprendizagem. O estudo foi desenvolvido através de visitas sistemáticas a escola, onde forram realizados estudos enfocando a visão de vários autores, atentos e preocupados com essa problemática, como também, propostas possíveis na dinamização da pratica avaliativa.
id UFCG_a24a82a0a8d8b60b5c4cdc4cc8e0c0f7
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13157
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Avaliação do ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.Evaluation of teaching and learning in the early grades of elementary school.Avaliação da aprendizagemEnsino e aprendizagem - avaliaçãoEducação infantilEnsino fundamental - séries iniciaisLearning assessmentTeaching and learning - assessmentChild education  Elementary school - initial gradesA temática "Avaliação do Ensino Aprendizagem nas Series Iniciais do Ensino Fundamental", tem como objetivo conhecer como acontece o processo avaliativo' em sala de aula na Escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental "Dr. Thomaz Pires" na cidade de Sousa - PB, de como se desenvolve as concepções dos professores sobre a avaliação e como esta se realiza dentro do sistema de ensino, identificando a sua concepção e os instrumentos que estão sendo utilizados no cotidiano escolar. Constato aqui que a avaliação e um processo que requer tanto a participação do docente como do decente, e que não é uma pratica desvinculada do fazer pedagógico. A Avaliação da Aprendizagem e hoje tema de grandes discussões no que diz respeito sua eficiência e objetivos aos quais propõe suas contradições versus ao que visa a educação. Que a mesma não deve ser somente um instrumento para aprovação ou reprovação do aluno, mas sim, um instrumento diagnostico de sua situação, visando a definição de encaminhamento adequado para sua aprendizagem. O estudo foi desenvolvido através de visitas sistemáticas a escola, onde forram realizados estudos enfocando a visão de vários autores, atentos e preocupados com essa problemática, como também, propostas possíveis na dinamização da pratica avaliativa.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899LOURENÇO, Enedina Geronima Cordeiro.2008-04-032020-07-06T11:27:55Z2020-07-062020-07-06T11:27:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13157LOURENÇO, Enedina Geronima Cordeiro. Avaliação do ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. 2008. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T18:18:35Zoai:localhost:riufcg/13157Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T18:18:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.
Evaluation of teaching and learning in the early grades of elementary school.
title Avaliação do ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.
spellingShingle Avaliação do ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.
LOURENÇO, Enedina Geronima Cordeiro.
Avaliação da aprendizagem
Ensino e aprendizagem - avaliação
Educação infantil
Ensino fundamental - séries iniciais
Learning assessment
Teaching and learning - assessment
Child education  
Elementary school - initial grades
title_short Avaliação do ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.
title_full Avaliação do ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.
title_fullStr Avaliação do ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.
title_full_unstemmed Avaliação do ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.
title_sort Avaliação do ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.
author LOURENÇO, Enedina Geronima Cordeiro.
author_facet LOURENÇO, Enedina Geronima Cordeiro.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
AMARAL, M. G. B.
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899
dc.contributor.author.fl_str_mv LOURENÇO, Enedina Geronima Cordeiro.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Ensino e aprendizagem - avaliação
Educação infantil
Ensino fundamental - séries iniciais
Learning assessment
Teaching and learning - assessment
Child education  
Elementary school - initial grades
topic Avaliação da aprendizagem
Ensino e aprendizagem - avaliação
Educação infantil
Ensino fundamental - séries iniciais
Learning assessment
Teaching and learning - assessment
Child education  
Elementary school - initial grades
description A temática "Avaliação do Ensino Aprendizagem nas Series Iniciais do Ensino Fundamental", tem como objetivo conhecer como acontece o processo avaliativo' em sala de aula na Escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental "Dr. Thomaz Pires" na cidade de Sousa - PB, de como se desenvolve as concepções dos professores sobre a avaliação e como esta se realiza dentro do sistema de ensino, identificando a sua concepção e os instrumentos que estão sendo utilizados no cotidiano escolar. Constato aqui que a avaliação e um processo que requer tanto a participação do docente como do decente, e que não é uma pratica desvinculada do fazer pedagógico. A Avaliação da Aprendizagem e hoje tema de grandes discussões no que diz respeito sua eficiência e objetivos aos quais propõe suas contradições versus ao que visa a educação. Que a mesma não deve ser somente um instrumento para aprovação ou reprovação do aluno, mas sim, um instrumento diagnostico de sua situação, visando a definição de encaminhamento adequado para sua aprendizagem. O estudo foi desenvolvido através de visitas sistemáticas a escola, onde forram realizados estudos enfocando a visão de vários autores, atentos e preocupados com essa problemática, como também, propostas possíveis na dinamização da pratica avaliativa.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-03
2020-07-06T11:27:55Z
2020-07-06
2020-07-06T11:27:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13157
LOURENÇO, Enedina Geronima Cordeiro. Avaliação do ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. 2008. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13157
identifier_str_mv LOURENÇO, Enedina Geronima Cordeiro. Avaliação do ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. 2008. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445913956352