Avaliação do ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13157 |
Resumo: | A temática "Avaliação do Ensino Aprendizagem nas Series Iniciais do Ensino Fundamental", tem como objetivo conhecer como acontece o processo avaliativo' em sala de aula na Escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental "Dr. Thomaz Pires" na cidade de Sousa - PB, de como se desenvolve as concepções dos professores sobre a avaliação e como esta se realiza dentro do sistema de ensino, identificando a sua concepção e os instrumentos que estão sendo utilizados no cotidiano escolar. Constato aqui que a avaliação e um processo que requer tanto a participação do docente como do decente, e que não é uma pratica desvinculada do fazer pedagógico. A Avaliação da Aprendizagem e hoje tema de grandes discussões no que diz respeito sua eficiência e objetivos aos quais propõe suas contradições versus ao que visa a educação. Que a mesma não deve ser somente um instrumento para aprovação ou reprovação do aluno, mas sim, um instrumento diagnostico de sua situação, visando a definição de encaminhamento adequado para sua aprendizagem. O estudo foi desenvolvido através de visitas sistemáticas a escola, onde forram realizados estudos enfocando a visão de vários autores, atentos e preocupados com essa problemática, como também, propostas possíveis na dinamização da pratica avaliativa. |
id |
UFCG_a24a82a0a8d8b60b5c4cdc4cc8e0c0f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13157 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Avaliação do ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental.Evaluation of teaching and learning in the early grades of elementary school.Avaliação da aprendizagemEnsino e aprendizagem - avaliaçãoEducação infantilEnsino fundamental - séries iniciaisLearning assessmentTeaching and learning - assessmentChild education Elementary school - initial gradesA temática "Avaliação do Ensino Aprendizagem nas Series Iniciais do Ensino Fundamental", tem como objetivo conhecer como acontece o processo avaliativo' em sala de aula na Escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental "Dr. Thomaz Pires" na cidade de Sousa - PB, de como se desenvolve as concepções dos professores sobre a avaliação e como esta se realiza dentro do sistema de ensino, identificando a sua concepção e os instrumentos que estão sendo utilizados no cotidiano escolar. Constato aqui que a avaliação e um processo que requer tanto a participação do docente como do decente, e que não é uma pratica desvinculada do fazer pedagógico. A Avaliação da Aprendizagem e hoje tema de grandes discussões no que diz respeito sua eficiência e objetivos aos quais propõe suas contradições versus ao que visa a educação. Que a mesma não deve ser somente um instrumento para aprovação ou reprovação do aluno, mas sim, um instrumento diagnostico de sua situação, visando a definição de encaminhamento adequado para sua aprendizagem. O estudo foi desenvolvido através de visitas sistemáticas a escola, onde forram realizados estudos enfocando a visão de vários autores, atentos e preocupados com essa problemática, como também, propostas possíveis na dinamização da pratica avaliativa.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899LOURENÇO, Enedina Geronima Cordeiro.2008-04-032020-07-06T11:27:55Z2020-07-062020-07-06T11:27:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13157LOURENÇO, Enedina Geronima Cordeiro. Avaliação do ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. 2008. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T18:18:35Zoai:localhost:riufcg/13157Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T18:18:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. Evaluation of teaching and learning in the early grades of elementary school. |
title |
Avaliação do ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. |
spellingShingle |
Avaliação do ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. LOURENÇO, Enedina Geronima Cordeiro. Avaliação da aprendizagem Ensino e aprendizagem - avaliação Educação infantil Ensino fundamental - séries iniciais Learning assessment Teaching and learning - assessment Child education Elementary school - initial grades |
title_short |
Avaliação do ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. |
title_full |
Avaliação do ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. |
title_fullStr |
Avaliação do ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. |
title_full_unstemmed |
Avaliação do ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. |
title_sort |
Avaliação do ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. |
author |
LOURENÇO, Enedina Geronima Cordeiro. |
author_facet |
LOURENÇO, Enedina Geronima Cordeiro. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. AMARAL, M. G. B. http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LOURENÇO, Enedina Geronima Cordeiro. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem Ensino e aprendizagem - avaliação Educação infantil Ensino fundamental - séries iniciais Learning assessment Teaching and learning - assessment Child education Elementary school - initial grades |
topic |
Avaliação da aprendizagem Ensino e aprendizagem - avaliação Educação infantil Ensino fundamental - séries iniciais Learning assessment Teaching and learning - assessment Child education Elementary school - initial grades |
description |
A temática "Avaliação do Ensino Aprendizagem nas Series Iniciais do Ensino Fundamental", tem como objetivo conhecer como acontece o processo avaliativo' em sala de aula na Escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental "Dr. Thomaz Pires" na cidade de Sousa - PB, de como se desenvolve as concepções dos professores sobre a avaliação e como esta se realiza dentro do sistema de ensino, identificando a sua concepção e os instrumentos que estão sendo utilizados no cotidiano escolar. Constato aqui que a avaliação e um processo que requer tanto a participação do docente como do decente, e que não é uma pratica desvinculada do fazer pedagógico. A Avaliação da Aprendizagem e hoje tema de grandes discussões no que diz respeito sua eficiência e objetivos aos quais propõe suas contradições versus ao que visa a educação. Que a mesma não deve ser somente um instrumento para aprovação ou reprovação do aluno, mas sim, um instrumento diagnostico de sua situação, visando a definição de encaminhamento adequado para sua aprendizagem. O estudo foi desenvolvido através de visitas sistemáticas a escola, onde forram realizados estudos enfocando a visão de vários autores, atentos e preocupados com essa problemática, como também, propostas possíveis na dinamização da pratica avaliativa. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-04-03 2020-07-06T11:27:55Z 2020-07-06 2020-07-06T11:27:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13157 LOURENÇO, Enedina Geronima Cordeiro. Avaliação do ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. 2008. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13157 |
identifier_str_mv |
LOURENÇO, Enedina Geronima Cordeiro. Avaliação do ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. 2008. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744445913956352 |