Identidade profissional do enfermeiro na atenção básica: percepção dos acadêmicos de enfermagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEZERRA, Isaura Carolina Brandão.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7622
Resumo: A Enfermagem, como profissão da área da saúde, vem cada vez mais buscando a consolidação de seus fundamentos científicos e consequentemente a sua delimitação, com elementos que podem guiar com mais precisão o seu saber-fazer no cotidiano das práticas. Ações estas que podem proporcionar maior visibilidade e reconhecimento da identidade profissional do enfermeiro na rede de atenção à saúde. Esse estudo teve como objetivo averiguar a percepção dos acadêmicos de enfermagem sobre a identidade profissional do enfermeiro na Atenção Básica. Trata- se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa. O mesmo foi realizado no curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande no campus da cidade de Cajazeiras, no estado da Paraíba, com 18 estudantes regulamente matriculados no nono período e que estavam cursando a disciplina “Estágio Supervisionado II – Rede Hospitalar”, no período 2015.1. A coleta de dados foi feita através de entrevista semiestruturada, e para proceder à ordenação e organização dos dados empíricos, foi recorrido ao processo metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), que é uma ferramenta que viabiliza a representação do pensamento de um determinado grupo. Evidenciou-se no estudo que inicialmente os estudantes visualizam a Atenção Básica como o acesso inicial à rede de atenção à saúde brasileira, além disso, ficou claro que eles percebem o enfermeiro como responsável por todos os serviços na unidade básica de saúde, desempenhando várias ações. Percebeu-se ainda que para os participantes deste estudo a identidade profissional do enfermeiro é construída ao longo de toda a graduação, bem como nas futuras vivências profissionais. Por fim, foi observada a crítica dos estudantes sobre a deficiência de experiências práticas. Conclui-se, assim, que a incompreensão da especificação da identidade profissional do enfermeiro, pode ser um reflexo do processo de formação acadêmica, onde não é debatido e discutido com precisão essa temática.
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O mesmo foi realizado no curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande no campus da cidade de Cajazeiras, no estado da Paraíba, com 18 estudantes regulamente matriculados no nono período e que estavam cursando a disciplina “Estágio Supervisionado II – Rede Hospitalar”, no período 2015.1. A coleta de dados foi feita através de entrevista semiestruturada, e para proceder à ordenação e organização dos dados empíricos, foi recorrido ao processo metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), que é uma ferramenta que viabiliza a representação do pensamento de um determinado grupo. Evidenciou-se no estudo que inicialmente os estudantes visualizam a Atenção Básica como o acesso inicial à rede de atenção à saúde brasileira, além disso, ficou claro que eles percebem o enfermeiro como responsável por todos os serviços na unidade básica de saúde, desempenhando várias ações. Percebeu-se ainda que para os participantes deste estudo a identidade profissional do enfermeiro é construída ao longo de toda a graduação, bem como nas futuras vivências profissionais. Por fim, foi observada a crítica dos estudantes sobre a deficiência de experiências práticas. Conclui-se, assim, que a incompreensão da especificação da identidade profissional do enfermeiro, pode ser um reflexo do processo de formação acadêmica, onde não é debatido e discutido com precisão essa temática.Nursing, as a health profession, has seeking each way more the consolidations of your own scientific fundamentals and consequently your delimitation thorough elements which can precisely guide and develop your know-how daily at practice. Those actions may provide more visibility and recognition at the nurse identity towards the health association attention. This study had ascertained, as your principal objective, nursing academic perception about your own professional identity. It deals with a descriptive study, with a qualitative approach that was done at the Universidade Federal de Campina Grande, Cajzaeiras city, at the state of Paraíba, among 18 registered students on ninth period, attending the “Supervised internship II – Hospital network”, during the 2015.1 semester. The data collection was made by a structured interview to proceed with the ordination and also the organization of those empirical data, It has run to the methodological process of the Collective Subject Discourse (CSD), which is a toll that enables thoughts representation of single groups. This specific study has revealed at the beginning that all the students realized the basic attention as the first step to involve the Brazilian health attention network, besides, It is clear that they understand the nurse professional as the most responsible for all of the basic health services among several health functions. The students could observe either that the nurse identity is build during the whole graduation, as well as the professional experiences in the future. Lastly, the study noticed the critical observation of each participant about the low amount of practical classes. Therefore, the incomprehension of the nurse identity may be the reflection of a lost academic formation when It’s not discussed as an exceptional issue.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFERNANDES, Marcelo Costa.FERNANDES, Marcelo Costa.http://lattes.cnpq.br/7409130137153860PINHEIRO, Maria Berenice Gomes Nascimento.FREITAS, Erlane Aguiar Feitosa de.BEZERRA, Isaura Carolina Brandão.2015-12-022019-10-02T14:41:00Z2019-10-022019-10-02T14:41:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7622BEZERRA, Isaura carolina Brandão. Identidade profissional do enfermeiro na atenção básica: percepção dos acadêmicos de enfermagem. 2015. 64f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-02T17:02:33Zoai:localhost:riufcg/7622Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-02T17:02:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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