Jogos e brincadeiras nas monografias e nas disciplinas teóricas metodológicas do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30700 |
Resumo: | Este trabalho aborda a questão do lúdico no Centro de Formação de Professores, a partir das monografias que estão disponíveis na Biblioteca Setorial Maria das Mercês Ferreira Mendes. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com os objetivos de analisar a utilização de jogos e brincadeiras em disciplinas teórico-metodológicas, no curso de Pedagogia, enfatizando estudos e estratégias utilizadas para favorecer o processo de ensino e aprendizagem de futuros professores. Nos objetivos específicos: compreender a formação pedagógica, de futuros professores, em diferentes disciplinas teórico- metodológicas, no curso de Pedagogia, acerca da utilização de jogos e brincadeiras; discutir a relação teórico-metodológica de utilização dos jogos e brincadeiras no planejamento, considerando os planos de curso de cada disciplina e conhecer produções científicas, acerca dos jogos e brincadeiras disponíveis na Biblioteca Central do Centro de Formação de professores. Do ponto de vista teórico discutiu-se, a partir de autores como Kishimoto (2017), Luckesi (2014), dentre outros que apontam o lúdico enquanto propulsor de novas aprendizagens, levando em consideração sua importância perante a educação e o desenvolvimento integral da criança. Concluiu-se que a pesquisa efetivada contribuiu com o debate entendendo que o lúdico é uma ferramenta pedagógica necessária em sala de aula e que o Curso de Pedagogia, do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, tem experienciado momentos formativos que favorecem a discussão teórica e prática em suas mais diversas disciplinas e estudos monográficos. |
id |
UFCG_668fe4abea25949cbf6264a101482529 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/30700 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Jogos e brincadeiras nas monografias e nas disciplinas teóricas metodológicas do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores.Games and activities in the monographs and theoretical and methodological disciplines of the Pedagogy Course at the Centro de Formação de Professores.LudicidadeConstrução do lúdico - monografia-CFP/UFCGPedagogia - CFP/UFCGDisciplinas teórico-metodológicasEducação infantilPlano de curso - unidade Acadêmica de educação - CFP/UFCGLúdico - formação de professorPlayfulnessConstruction of the ludic - monograph-CFP/UFCGPedagogy - CFP/UFCGTheoretical-methodological disciplinesChild educationCourse plan - Academic unit of education - CFP/UFCGLudic - teacher trainingEducação.Este trabalho aborda a questão do lúdico no Centro de Formação de Professores, a partir das monografias que estão disponíveis na Biblioteca Setorial Maria das Mercês Ferreira Mendes. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com os objetivos de analisar a utilização de jogos e brincadeiras em disciplinas teórico-metodológicas, no curso de Pedagogia, enfatizando estudos e estratégias utilizadas para favorecer o processo de ensino e aprendizagem de futuros professores. Nos objetivos específicos: compreender a formação pedagógica, de futuros professores, em diferentes disciplinas teórico- metodológicas, no curso de Pedagogia, acerca da utilização de jogos e brincadeiras; discutir a relação teórico-metodológica de utilização dos jogos e brincadeiras no planejamento, considerando os planos de curso de cada disciplina e conhecer produções científicas, acerca dos jogos e brincadeiras disponíveis na Biblioteca Central do Centro de Formação de professores. Do ponto de vista teórico discutiu-se, a partir de autores como Kishimoto (2017), Luckesi (2014), dentre outros que apontam o lúdico enquanto propulsor de novas aprendizagens, levando em consideração sua importância perante a educação e o desenvolvimento integral da criança. Concluiu-se que a pesquisa efetivada contribuiu com o debate entendendo que o lúdico é uma ferramenta pedagógica necessária em sala de aula e que o Curso de Pedagogia, do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, tem experienciado momentos formativos que favorecem a discussão teórica e prática em suas mais diversas disciplinas e estudos monográficos.This work addresses the issue of playfulness in the Teacher Training Center, based on the monographsthat are available at the Maria das Mercês Ferreira Mendes Sectoral Library. A bibliographic research was carried out with the objective of analyzing the use of games and games in theoretical- methodological disciplines, in the Pedagogy course, emphasizing studies and strategies used to favor the teaching and learning process of future teachers. In the specific objectives: to understand the pedagogical training of future teachers, in different theoretical-methodological disciplines, in the Pedagogy course, about the use of games and activities; discuss the theoretical- methodological relationship of using games and games in planning, considering the course plans of each subject and get to know scientific productions about games and games available at the Central Library of the Teacher Training Center. From a theoretical point of view, it was discussed,Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene Francisca Pereira.PEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501FEITOSA, Belijane Marques.ARAUJO, Edinaura Almeida de.LACERDA, Karla Simone da Silva.2023-06-132023-07-10T15:49:02Z2023-07-102023-07-10T15:49:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30700LACERDA, Karla Simone da Silva. Jogos e brincadeiras nas monografias e nas disciplinas teórico metodológicas do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores.2023. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-16T13:31:16Zoai:localhost:riufcg/30700Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-16T13:31:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos e brincadeiras nas monografias e nas disciplinas teóricas metodológicas do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores. Games and activities in the monographs and theoretical and methodological disciplines of the Pedagogy Course at the Centro de Formação de Professores. |
title |
Jogos e brincadeiras nas monografias e nas disciplinas teóricas metodológicas do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores. |
spellingShingle |
Jogos e brincadeiras nas monografias e nas disciplinas teóricas metodológicas do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores. LACERDA, Karla Simone da Silva. Ludicidade Construção do lúdico - monografia-CFP/UFCG Pedagogia - CFP/UFCG Disciplinas teórico-metodológicas Educação infantil Plano de curso - unidade Acadêmica de educação - CFP/UFCG Lúdico - formação de professor Playfulness Construction of the ludic - monograph-CFP/UFCG Pedagogy - CFP/UFCG Theoretical-methodological disciplines Child education Course plan - Academic unit of education - CFP/UFCG Ludic - teacher training Educação. |
title_short |
Jogos e brincadeiras nas monografias e nas disciplinas teóricas metodológicas do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores. |
title_full |
Jogos e brincadeiras nas monografias e nas disciplinas teóricas metodológicas do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores. |
title_fullStr |
Jogos e brincadeiras nas monografias e nas disciplinas teóricas metodológicas do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores. |
title_full_unstemmed |
Jogos e brincadeiras nas monografias e nas disciplinas teóricas metodológicas do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores. |
title_sort |
Jogos e brincadeiras nas monografias e nas disciplinas teóricas metodológicas do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores. |
author |
LACERDA, Karla Simone da Silva. |
author_facet |
LACERDA, Karla Simone da Silva. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PEREIRA, Zildene Francisca Pereira. PEREIRA, Z. F. http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 FEITOSA, Belijane Marques. ARAUJO, Edinaura Almeida de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LACERDA, Karla Simone da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludicidade Construção do lúdico - monografia-CFP/UFCG Pedagogia - CFP/UFCG Disciplinas teórico-metodológicas Educação infantil Plano de curso - unidade Acadêmica de educação - CFP/UFCG Lúdico - formação de professor Playfulness Construction of the ludic - monograph-CFP/UFCG Pedagogy - CFP/UFCG Theoretical-methodological disciplines Child education Course plan - Academic unit of education - CFP/UFCG Ludic - teacher training Educação. |
topic |
Ludicidade Construção do lúdico - monografia-CFP/UFCG Pedagogia - CFP/UFCG Disciplinas teórico-metodológicas Educação infantil Plano de curso - unidade Acadêmica de educação - CFP/UFCG Lúdico - formação de professor Playfulness Construction of the ludic - monograph-CFP/UFCG Pedagogy - CFP/UFCG Theoretical-methodological disciplines Child education Course plan - Academic unit of education - CFP/UFCG Ludic - teacher training Educação. |
description |
Este trabalho aborda a questão do lúdico no Centro de Formação de Professores, a partir das monografias que estão disponíveis na Biblioteca Setorial Maria das Mercês Ferreira Mendes. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com os objetivos de analisar a utilização de jogos e brincadeiras em disciplinas teórico-metodológicas, no curso de Pedagogia, enfatizando estudos e estratégias utilizadas para favorecer o processo de ensino e aprendizagem de futuros professores. Nos objetivos específicos: compreender a formação pedagógica, de futuros professores, em diferentes disciplinas teórico- metodológicas, no curso de Pedagogia, acerca da utilização de jogos e brincadeiras; discutir a relação teórico-metodológica de utilização dos jogos e brincadeiras no planejamento, considerando os planos de curso de cada disciplina e conhecer produções científicas, acerca dos jogos e brincadeiras disponíveis na Biblioteca Central do Centro de Formação de professores. Do ponto de vista teórico discutiu-se, a partir de autores como Kishimoto (2017), Luckesi (2014), dentre outros que apontam o lúdico enquanto propulsor de novas aprendizagens, levando em consideração sua importância perante a educação e o desenvolvimento integral da criança. Concluiu-se que a pesquisa efetivada contribuiu com o debate entendendo que o lúdico é uma ferramenta pedagógica necessária em sala de aula e que o Curso de Pedagogia, do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, tem experienciado momentos formativos que favorecem a discussão teórica e prática em suas mais diversas disciplinas e estudos monográficos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-13 2023-07-10T15:49:02Z 2023-07-10 2023-07-10T15:49:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30700 LACERDA, Karla Simone da Silva. Jogos e brincadeiras nas monografias e nas disciplinas teórico metodológicas do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores.2023. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30700 |
identifier_str_mv |
LACERDA, Karla Simone da Silva. Jogos e brincadeiras nas monografias e nas disciplinas teórico metodológicas do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores.2023. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744584678309888 |