Jogos e brincadeiras nas monografias e nas disciplinas teóricas metodológicas do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LACERDA, Karla Simone da Silva.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30700
Resumo: Este trabalho aborda a questão do lúdico no Centro de Formação de Professores, a partir das monografias que estão disponíveis na Biblioteca Setorial Maria das Mercês Ferreira Mendes. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com os objetivos de analisar a utilização de jogos e brincadeiras em disciplinas teórico-metodológicas, no curso de Pedagogia, enfatizando estudos e estratégias utilizadas para favorecer o processo de ensino e aprendizagem de futuros professores. Nos objetivos específicos: compreender a formação pedagógica, de futuros professores, em diferentes disciplinas teórico- metodológicas, no curso de Pedagogia, acerca da utilização de jogos e brincadeiras; discutir a relação teórico-metodológica de utilização dos jogos e brincadeiras no planejamento, considerando os planos de curso de cada disciplina e conhecer produções científicas, acerca dos jogos e brincadeiras disponíveis na Biblioteca Central do Centro de Formação de professores. Do ponto de vista teórico discutiu-se, a partir de autores como Kishimoto (2017), Luckesi (2014), dentre outros que apontam o lúdico enquanto propulsor de novas aprendizagens, levando em consideração sua importância perante a educação e o desenvolvimento integral da criança. Concluiu-se que a pesquisa efetivada contribuiu com o debate entendendo que o lúdico é uma ferramenta pedagógica necessária em sala de aula e que o Curso de Pedagogia, do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, tem experienciado momentos formativos que favorecem a discussão teórica e prática em suas mais diversas disciplinas e estudos monográficos.
id UFCG_668fe4abea25949cbf6264a101482529
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/30700
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Jogos e brincadeiras nas monografias e nas disciplinas teóricas metodológicas do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores.Games and activities in the monographs and theoretical and methodological disciplines of the Pedagogy Course at the Centro de Formação de Professores.LudicidadeConstrução do lúdico - monografia-CFP/UFCGPedagogia - CFP/UFCGDisciplinas teórico-metodológicasEducação infantilPlano de curso - unidade Acadêmica de educação - CFP/UFCGLúdico - formação de professorPlayfulnessConstruction of the ludic - monograph-CFP/UFCGPedagogy - CFP/UFCGTheoretical-methodological disciplinesChild educationCourse plan - Academic unit of education - CFP/UFCGLudic - teacher trainingEducação.Este trabalho aborda a questão do lúdico no Centro de Formação de Professores, a partir das monografias que estão disponíveis na Biblioteca Setorial Maria das Mercês Ferreira Mendes. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com os objetivos de analisar a utilização de jogos e brincadeiras em disciplinas teórico-metodológicas, no curso de Pedagogia, enfatizando estudos e estratégias utilizadas para favorecer o processo de ensino e aprendizagem de futuros professores. Nos objetivos específicos: compreender a formação pedagógica, de futuros professores, em diferentes disciplinas teórico- metodológicas, no curso de Pedagogia, acerca da utilização de jogos e brincadeiras; discutir a relação teórico-metodológica de utilização dos jogos e brincadeiras no planejamento, considerando os planos de curso de cada disciplina e conhecer produções científicas, acerca dos jogos e brincadeiras disponíveis na Biblioteca Central do Centro de Formação de professores. Do ponto de vista teórico discutiu-se, a partir de autores como Kishimoto (2017), Luckesi (2014), dentre outros que apontam o lúdico enquanto propulsor de novas aprendizagens, levando em consideração sua importância perante a educação e o desenvolvimento integral da criança. Concluiu-se que a pesquisa efetivada contribuiu com o debate entendendo que o lúdico é uma ferramenta pedagógica necessária em sala de aula e que o Curso de Pedagogia, do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, tem experienciado momentos formativos que favorecem a discussão teórica e prática em suas mais diversas disciplinas e estudos monográficos.This work addresses the issue of playfulness in the Teacher Training Center, based on the monographsthat are available at the Maria das Mercês Ferreira Mendes Sectoral Library. A bibliographic research was carried out with the objective of analyzing the use of games and games in theoretical- methodological disciplines, in the Pedagogy course, emphasizing studies and strategies used to favor the teaching and learning process of future teachers. In the specific objectives: to understand the pedagogical training of future teachers, in different theoretical-methodological disciplines, in the Pedagogy course, about the use of games and activities; discuss the theoretical- methodological relationship of using games and games in planning, considering the course plans of each subject and get to know scientific productions about games and games available at the Central Library of the Teacher Training Center. From a theoretical point of view, it was discussed,Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene Francisca Pereira.PEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501FEITOSA, Belijane Marques.ARAUJO, Edinaura Almeida de.LACERDA, Karla Simone da Silva.2023-06-132023-07-10T15:49:02Z2023-07-102023-07-10T15:49:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30700LACERDA, Karla Simone da Silva. Jogos e brincadeiras nas monografias e nas disciplinas teórico metodológicas do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores.2023. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-16T13:31:16Zoai:localhost:riufcg/30700Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-16T13:31:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos e brincadeiras nas monografias e nas disciplinas teóricas metodológicas do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores.
Games and activities in the monographs and theoretical and methodological disciplines of the Pedagogy Course at the Centro de Formação de Professores.
title Jogos e brincadeiras nas monografias e nas disciplinas teóricas metodológicas do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores.
spellingShingle Jogos e brincadeiras nas monografias e nas disciplinas teóricas metodológicas do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores.
LACERDA, Karla Simone da Silva.
Ludicidade
Construção do lúdico - monografia-CFP/UFCG
Pedagogia - CFP/UFCG
Disciplinas teórico-metodológicas
Educação infantil
Plano de curso - unidade Acadêmica de educação - CFP/UFCG
Lúdico - formação de professor
Playfulness
Construction of the ludic - monograph-CFP/UFCG
Pedagogy - CFP/UFCG
Theoretical-methodological disciplines
Child education
Course plan - Academic unit of education - CFP/UFCG
Ludic - teacher training
Educação.
title_short Jogos e brincadeiras nas monografias e nas disciplinas teóricas metodológicas do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores.
title_full Jogos e brincadeiras nas monografias e nas disciplinas teóricas metodológicas do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores.
title_fullStr Jogos e brincadeiras nas monografias e nas disciplinas teóricas metodológicas do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores.
title_full_unstemmed Jogos e brincadeiras nas monografias e nas disciplinas teóricas metodológicas do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores.
title_sort Jogos e brincadeiras nas monografias e nas disciplinas teóricas metodológicas do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores.
author LACERDA, Karla Simone da Silva.
author_facet LACERDA, Karla Simone da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Zildene Francisca Pereira.
PEREIRA, Z. F.
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501
FEITOSA, Belijane Marques.
ARAUJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.author.fl_str_mv LACERDA, Karla Simone da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Construção do lúdico - monografia-CFP/UFCG
Pedagogia - CFP/UFCG
Disciplinas teórico-metodológicas
Educação infantil
Plano de curso - unidade Acadêmica de educação - CFP/UFCG
Lúdico - formação de professor
Playfulness
Construction of the ludic - monograph-CFP/UFCG
Pedagogy - CFP/UFCG
Theoretical-methodological disciplines
Child education
Course plan - Academic unit of education - CFP/UFCG
Ludic - teacher training
Educação.
topic Ludicidade
Construção do lúdico - monografia-CFP/UFCG
Pedagogia - CFP/UFCG
Disciplinas teórico-metodológicas
Educação infantil
Plano de curso - unidade Acadêmica de educação - CFP/UFCG
Lúdico - formação de professor
Playfulness
Construction of the ludic - monograph-CFP/UFCG
Pedagogy - CFP/UFCG
Theoretical-methodological disciplines
Child education
Course plan - Academic unit of education - CFP/UFCG
Ludic - teacher training
Educação.
description Este trabalho aborda a questão do lúdico no Centro de Formação de Professores, a partir das monografias que estão disponíveis na Biblioteca Setorial Maria das Mercês Ferreira Mendes. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com os objetivos de analisar a utilização de jogos e brincadeiras em disciplinas teórico-metodológicas, no curso de Pedagogia, enfatizando estudos e estratégias utilizadas para favorecer o processo de ensino e aprendizagem de futuros professores. Nos objetivos específicos: compreender a formação pedagógica, de futuros professores, em diferentes disciplinas teórico- metodológicas, no curso de Pedagogia, acerca da utilização de jogos e brincadeiras; discutir a relação teórico-metodológica de utilização dos jogos e brincadeiras no planejamento, considerando os planos de curso de cada disciplina e conhecer produções científicas, acerca dos jogos e brincadeiras disponíveis na Biblioteca Central do Centro de Formação de professores. Do ponto de vista teórico discutiu-se, a partir de autores como Kishimoto (2017), Luckesi (2014), dentre outros que apontam o lúdico enquanto propulsor de novas aprendizagens, levando em consideração sua importância perante a educação e o desenvolvimento integral da criança. Concluiu-se que a pesquisa efetivada contribuiu com o debate entendendo que o lúdico é uma ferramenta pedagógica necessária em sala de aula e que o Curso de Pedagogia, do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, tem experienciado momentos formativos que favorecem a discussão teórica e prática em suas mais diversas disciplinas e estudos monográficos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-13
2023-07-10T15:49:02Z
2023-07-10
2023-07-10T15:49:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30700
LACERDA, Karla Simone da Silva. Jogos e brincadeiras nas monografias e nas disciplinas teórico metodológicas do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores.2023. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30700
identifier_str_mv LACERDA, Karla Simone da Silva. Jogos e brincadeiras nas monografias e nas disciplinas teórico metodológicas do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores.2023. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744584678309888