Olhares sobre a cultura afro-brasileira na História da educação: reflexões a partir do livro didático de História do Ensino Médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALEIXO, Ramon Alcântara.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: SILVA, Wagner Tavares da., ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36546
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar as representações gráficas da imagem do negro no livro didático de História do Ensino Médio, com vistas à percepção de como o negro é artisticamente representado, em quais períodos históricos aparece com mais frequência e a que atividade as ilustrações o associam. Partindo dessa premissa, objetivamos estimular o debate sobre a representação étnica através de pinturas, fotografias, charges e outras formas de expressão artística, como contribuição para que nos próximos livros didáticos produzidos sobre História do Brasil, o respeito às singularidades dos grupos étnicos transgrida aquela perspectiva quantitativista a que está relegada, chegando, dessa forma, a uma preocupação maior no que concerne a mensagem que cada gravura possa transmitir.
id UFCG_1bcdb269187747fd37e9208e3f4caa62
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36546
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Olhares sobre a cultura afro-brasileira na História da educação: reflexões a partir do livro didático de História do Ensino Médio.Views on Afro-Brazilian culture in the History of education: reflections from the High School History textbook.Cultura afro-brasileira e História da EducaçãoHistória da EducaçãoLivro didático de História - Ensino MédioRepresentações do negro - livro didáticoRepresentações gráficas - negros - livros didáticosNegros - representações em livros didáticosAnálise de livros didáticos -HistóriaIconografia étnica negra - livros didáticosAfro-Brazilian Culture and History of EducationHistory of EducationHistory textbook - High SchoolRepresentations of black people - textbookGraphic representations - black people - textbooksBlacks - representations in textbooksTextbook analysis - HistoryBlack ethnic iconography - textbooksHistória.Educação.Este trabalho tem por objetivo analisar as representações gráficas da imagem do negro no livro didático de História do Ensino Médio, com vistas à percepção de como o negro é artisticamente representado, em quais períodos históricos aparece com mais frequência e a que atividade as ilustrações o associam. Partindo dessa premissa, objetivamos estimular o debate sobre a representação étnica através de pinturas, fotografias, charges e outras formas de expressão artística, como contribuição para que nos próximos livros didáticos produzidos sobre História do Brasil, o respeito às singularidades dos grupos étnicos transgrida aquela perspectiva quantitativista a que está relegada, chegando, dessa forma, a uma preocupação maior no que concerne a mensagem que cada gravura possa transmitir.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20082024-07-09T15:04:12Z2024-07-092024-07-09T15:04:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36546ALEIXO, Ramon Alcântara; SILVA, Wagner Tavares da; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Olhares sobre a cultura afro-brasileira na História da educação: reflexões a partir do livro didático de História do Ensino Médio. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36546porALEIXO, Ramon Alcântara.SILVA, Wagner Tavares da.ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-09T15:04:41Zoai:localhost:riufcg/36546Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-09T15:04:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Olhares sobre a cultura afro-brasileira na História da educação: reflexões a partir do livro didático de História do Ensino Médio.
Views on Afro-Brazilian culture in the History of education: reflections from the High School History textbook.
title Olhares sobre a cultura afro-brasileira na História da educação: reflexões a partir do livro didático de História do Ensino Médio.
spellingShingle Olhares sobre a cultura afro-brasileira na História da educação: reflexões a partir do livro didático de História do Ensino Médio.
ALEIXO, Ramon Alcântara.
Cultura afro-brasileira e História da Educação
História da Educação
Livro didático de História - Ensino Médio
Representações do negro - livro didático
Representações gráficas - negros - livros didáticos
Negros - representações em livros didáticos
Análise de livros didáticos -História
Iconografia étnica negra - livros didáticos
Afro-Brazilian Culture and History of Education
History of Education
History textbook - High School
Representations of black people - textbook
Graphic representations - black people - textbooks
Blacks - representations in textbooks
Textbook analysis - History
Black ethnic iconography - textbooks
História.
Educação.
title_short Olhares sobre a cultura afro-brasileira na História da educação: reflexões a partir do livro didático de História do Ensino Médio.
title_full Olhares sobre a cultura afro-brasileira na História da educação: reflexões a partir do livro didático de História do Ensino Médio.
title_fullStr Olhares sobre a cultura afro-brasileira na História da educação: reflexões a partir do livro didático de História do Ensino Médio.
title_full_unstemmed Olhares sobre a cultura afro-brasileira na História da educação: reflexões a partir do livro didático de História do Ensino Médio.
title_sort Olhares sobre a cultura afro-brasileira na História da educação: reflexões a partir do livro didático de História do Ensino Médio.
author ALEIXO, Ramon Alcântara.
author_facet ALEIXO, Ramon Alcântara.
SILVA, Wagner Tavares da.
ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
author_role author
author2 SILVA, Wagner Tavares da.
ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALEIXO, Ramon Alcântara.
SILVA, Wagner Tavares da.
ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura afro-brasileira e História da Educação
História da Educação
Livro didático de História - Ensino Médio
Representações do negro - livro didático
Representações gráficas - negros - livros didáticos
Negros - representações em livros didáticos
Análise de livros didáticos -História
Iconografia étnica negra - livros didáticos
Afro-Brazilian Culture and History of Education
History of Education
History textbook - High School
Representations of black people - textbook
Graphic representations - black people - textbooks
Blacks - representations in textbooks
Textbook analysis - History
Black ethnic iconography - textbooks
História.
Educação.
topic Cultura afro-brasileira e História da Educação
História da Educação
Livro didático de História - Ensino Médio
Representações do negro - livro didático
Representações gráficas - negros - livros didáticos
Negros - representações em livros didáticos
Análise de livros didáticos -História
Iconografia étnica negra - livros didáticos
Afro-Brazilian Culture and History of Education
History of Education
History textbook - High School
Representations of black people - textbook
Graphic representations - black people - textbooks
Blacks - representations in textbooks
Textbook analysis - History
Black ethnic iconography - textbooks
História.
Educação.
description Este trabalho tem por objetivo analisar as representações gráficas da imagem do negro no livro didático de História do Ensino Médio, com vistas à percepção de como o negro é artisticamente representado, em quais períodos históricos aparece com mais frequência e a que atividade as ilustrações o associam. Partindo dessa premissa, objetivamos estimular o debate sobre a representação étnica através de pinturas, fotografias, charges e outras formas de expressão artística, como contribuição para que nos próximos livros didáticos produzidos sobre História do Brasil, o respeito às singularidades dos grupos étnicos transgrida aquela perspectiva quantitativista a que está relegada, chegando, dessa forma, a uma preocupação maior no que concerne a mensagem que cada gravura possa transmitir.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2024-07-09T15:04:12Z
2024-07-09
2024-07-09T15:04:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36546
ALEIXO, Ramon Alcântara; SILVA, Wagner Tavares da; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Olhares sobre a cultura afro-brasileira na História da educação: reflexões a partir do livro didático de História do Ensino Médio. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36546
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36546
identifier_str_mv ALEIXO, Ramon Alcântara; SILVA, Wagner Tavares da; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Olhares sobre a cultura afro-brasileira na História da educação: reflexões a partir do livro didático de História do Ensino Médio. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744628045316096