Inclusão da pessoa com deficiência intelectual na escola.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COÊLHO, Joelma Thalyta Costa.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6066
Resumo: O presente estudo intitulado Inclusão da Pessoa com Deficiência na Escola, tem como objetivo geral compreender estratégias de inclusão para os alunos com Deficiência Intelectual nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, objetivos específicos, analisar a inclusão na escola com os alunos com Deficiência Intelectual; refletir as ações da escola junto às famílias para a inserção ativa desses alunos em sociedade; investigar como são organizadas as práticas pedagógicas para o desenvolvimento da autonomia desses alunos. Este estudo teve como metodologia uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa (PRODANOV; FREITAS, 2013), os instrumentos de coleta de dados foram: roteiro de observação e roteiro de uma entrevista semiestruturada. Com isso, este trabalho procura descrever um breve relato sobre o percurso para a inclusão do deficiente no Brasil, a classificação da DI e, por fim, a escolarização para a autonomia da pessoa com DI: escola e família. Neste trabalho pode-se perceber que a escola é o espaço fundamental para o desenvolvimento da criança para autonomia e desenvolvimento pessoal. No entanto, se torna relevante descrever os desafios que a escola enfrenta, como deve ser a relação entre a escola e a família e a importância da formação continuada de professores para auxiliar no desenvolvimento da pessoa com deficiência, possibilitando aos leitores esclarecimento e análise sobre o tema proposto e para uma escola inclusiva. Esta pesquisa trouxe como aporte teórico, Mantoan (2003 e 2011), Dore e Ribeiro (2009), Jannuzzi (2012), Goergen (2012), Ramos (2016) dentre outros. E para complemento foi estudado algumas Leis vigentes, como, Constituição Federal (1988), LDB (1996) e LBI (2015). Este trabalho procura esclarecer que o papel da escola, enquanto formadora de sujeitos, é preparar os alunos para a cidadania e, se possível, para o mercado de trabalho. Sendo assim, a escola tem que promover capacitação para os funcionários da instituição, proporcionar um ambiente adequado para todos, independentemente das deficiências, fazer parcerias com outras instituições que deem suporte a essas pessoas e ter uma boa relação com a família, para, assim, prepara-las para uma convivência em outros âmbitos sociais e terem seus direitos respeitados.
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Este estudo teve como metodologia uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa (PRODANOV; FREITAS, 2013), os instrumentos de coleta de dados foram: roteiro de observação e roteiro de uma entrevista semiestruturada. Com isso, este trabalho procura descrever um breve relato sobre o percurso para a inclusão do deficiente no Brasil, a classificação da DI e, por fim, a escolarização para a autonomia da pessoa com DI: escola e família. Neste trabalho pode-se perceber que a escola é o espaço fundamental para o desenvolvimento da criança para autonomia e desenvolvimento pessoal. No entanto, se torna relevante descrever os desafios que a escola enfrenta, como deve ser a relação entre a escola e a família e a importância da formação continuada de professores para auxiliar no desenvolvimento da pessoa com deficiência, possibilitando aos leitores esclarecimento e análise sobre o tema proposto e para uma escola inclusiva. Esta pesquisa trouxe como aporte teórico, Mantoan (2003 e 2011), Dore e Ribeiro (2009), Jannuzzi (2012), Goergen (2012), Ramos (2016) dentre outros. E para complemento foi estudado algumas Leis vigentes, como, Constituição Federal (1988), LDB (1996) e LBI (2015). Este trabalho procura esclarecer que o papel da escola, enquanto formadora de sujeitos, é preparar os alunos para a cidadania e, se possível, para o mercado de trabalho. Sendo assim, a escola tem que promover capacitação para os funcionários da instituição, proporcionar um ambiente adequado para todos, independentemente das deficiências, fazer parcerias com outras instituições que deem suporte a essas pessoas e ter uma boa relação com a família, para, assim, prepara-las para uma convivência em outros âmbitos sociais e terem seus direitos respeitados.The presente study entitled as inclusion of the person with deficiency in school, has the objective general understand strategy of inclusion to students with deficiency intelectual in the initial years of elementar school and as a especific objective analyze as is being the inclusion in school with students performing with deficiency intellectaul; think as actions of school together with the families for insertion active this students in Society; investigate as organized the practice pedagogical for the development the autonomy this students. This study had as methodology a research descritive with questioning qualitative (Prodanov e Freitas, 2013) the instruments for collecting the information were: screenplay of observation and screenplay of na interview semiestrutured. With this, this work search to describe a short story about route to an inclusion of deficiente in Brazil, the classification of DI and, for finish, a institutional education for na autonomy of person with DI: School and Family. This work can realize that the school is the espace for development the child for describe the challenges that school have, however, this work become importante for describe the challenges that the school have, how should be the relation between in school and Family and the importante formation continued for auxiliary in development the person deficiency, make possible for readers clearing and analysis of the proposed theme and for an inclusive school. This research brought as theoretical contribution, Montoan (2003 e 2011), Dore and Ribeiro (2009), Jannuzzi (2012) Georgen (2012), Ramos (2016) among others. And complemente was studied laws as federal Constitution (1988), LDB (1996) e LBI (2015). This work search for clear that paper the school, as a person trainer, is prepare the students for citizenship and, if possible, for business work. Soon, the school has to promote training for employees institution provide an environment adequate for all, independently of the deficiencies, make partnerships with others institution that gives suport for this people and have a good relation with famile, to prepare for a in other áreas social and have their rights respected.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMACHADO, Viviane Guidotti.GUIDOTTI, Viviane.http://lattes.cnpq.br/3021482192977577SANTOS, Lays Regina B. M. 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