Uma Nova Experiência do Estagio Supervisão Escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAIS, Laís Helena Adriano Duarte de.
Data de Publicação: 1987
Outros Autores: MOURA, Saly Rejane de.
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11976
Resumo: A educação e a base fundamental na vida da criança e segundo Libâneo... a atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O compromisso da escola é com a cultura, os problemas sociais pertencem a sociedade. O caminho cultural em direção ao saber é o mesmo para todos os alunos, desde que se esforcem. Assim, os menos capazes devem lutar para superar suas dificuldades e conquistar seu lugar junto aos mais capazes. Mas na realidade o que observou-se na prática é um ensino com professores mal remunerados e desestimulados para cumprirem sua tarefa como educadores, impedindo que o aluno seja bem orientado isto implica dizer que a vítima é sempre ele. Existem também alunos que não são alfabetizados para acompanharem a série que estudam a maioria, com dificuldades em ler e escrever, sem condições mínimas de entender a linguagem do professor. Como diz Paulo Freire: “Aprender a ler e escrever já não é, pois memorizar sílabas, palavras ou frases, mas refletir criticamente sobre o profundo significado da linguagem.” Para tanto o educando tem que ser crítico nas suas leituras e também compreender o uso da “linguagem” e como ele funciona. Tomando como referência as evidências da situação da escola, partimos para um trabalho de treinamento em serviço, que teve como finalidade trabalhar com o professor suas dificuldades em relação ao aluno, através de sessões de estudo e conversas informais versando sobre conteúdos específicos e atualização de conhecimento. Logo, estudando em grupo, procuramos uma maneira a onde tentou-se superar os problemas encontrados para chegarmos a um melhor desempenho no processo ensino - aprendizagem.
id UFCG_1d760d833e5cf9eb60724ffd695e3132
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/11976
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Uma Nova Experiência do Estagio Supervisão Escolar.A New Experience of the School Supervision Internship.EducaçãoSupervisão escolarCulturaEnsino - aprendizagemProfessoresEducationSchool SupervisionCultureTeaching - LearningTeachersEducação.A educação e a base fundamental na vida da criança e segundo Libâneo... a atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O compromisso da escola é com a cultura, os problemas sociais pertencem a sociedade. O caminho cultural em direção ao saber é o mesmo para todos os alunos, desde que se esforcem. Assim, os menos capazes devem lutar para superar suas dificuldades e conquistar seu lugar junto aos mais capazes. Mas na realidade o que observou-se na prática é um ensino com professores mal remunerados e desestimulados para cumprirem sua tarefa como educadores, impedindo que o aluno seja bem orientado isto implica dizer que a vítima é sempre ele. Existem também alunos que não são alfabetizados para acompanharem a série que estudam a maioria, com dificuldades em ler e escrever, sem condições mínimas de entender a linguagem do professor. Como diz Paulo Freire: “Aprender a ler e escrever já não é, pois memorizar sílabas, palavras ou frases, mas refletir criticamente sobre o profundo significado da linguagem.” Para tanto o educando tem que ser crítico nas suas leituras e também compreender o uso da “linguagem” e como ele funciona. Tomando como referência as evidências da situação da escola, partimos para um trabalho de treinamento em serviço, que teve como finalidade trabalhar com o professor suas dificuldades em relação ao aluno, através de sessões de estudo e conversas informais versando sobre conteúdos específicos e atualização de conhecimento. Logo, estudando em grupo, procuramos uma maneira a onde tentou-se superar os problemas encontrados para chegarmos a um melhor desempenho no processo ensino - aprendizagem.Education and the fundamental basis in the life of the child and according to Libâneo ... the performance of the school consists of the intellectual and moral preparation of the students to assume their position in society. The school's commitment is to culture, social problems belong to society. The cultural path towards knowledge is the same for all students, as long as they strive. Thus, the least able should struggle to overcome their difficulties and earn their place with the most capable. But in reality what has been observed in practice is teaching with poorly paid and discouraged teachers to carry out their task as educators, preventing the student from being well oriented, this implies that the victim is always him. There are also students who are not literate to follow the grade that most of them study, with difficulties in reading and writing, with no minimum conditions to understand the language of the teacher. As Paulo Freire says: “Learning to read and write is no longer because memorizing syllables, words or phrases, but critically reflecting on the profound meaning of language.” For that, the student has to be critical in his readings and also understand the use of “language” and how it works. Taking as a reference the evidence of the school's situation, we started an in-service training job, which aimed to work with the teacher on his difficulties in relation to the student, through study sessions and informal conversations dealing with specific content and updating knowledge. . Therefore, studying in groups, we look for a way to try to overcome the problems encountered in order to reach a better performance in the teaching - learning process.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Raimunda de Fátima Neves da.MORAIS, Laís Helena Adriano Duarte de.MOURA, Saly Rejane de.1987-082020-02-17T12:14:48Z2020-02-172020-02-17T12:14:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11976MORAIS, Laís Helena Adriano Duarte de; MOURA, Saly Rejane de. Relatório de Estágio Supervisão Escolar. 1987. 92f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1987.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-14T13:04:51Zoai:localhost:riufcg/11976Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-14T13:04:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Nova Experiência do Estagio Supervisão Escolar.
A New Experience of the School Supervision Internship.
title Uma Nova Experiência do Estagio Supervisão Escolar.
spellingShingle Uma Nova Experiência do Estagio Supervisão Escolar.
MORAIS, Laís Helena Adriano Duarte de.
Educação
Supervisão escolar
Cultura
Ensino - aprendizagem
Professores
Education
School Supervision
Culture
Teaching - Learning
Teachers
Educação.
title_short Uma Nova Experiência do Estagio Supervisão Escolar.
title_full Uma Nova Experiência do Estagio Supervisão Escolar.
title_fullStr Uma Nova Experiência do Estagio Supervisão Escolar.
title_full_unstemmed Uma Nova Experiência do Estagio Supervisão Escolar.
title_sort Uma Nova Experiência do Estagio Supervisão Escolar.
author MORAIS, Laís Helena Adriano Duarte de.
author_facet MORAIS, Laís Helena Adriano Duarte de.
MOURA, Saly Rejane de.
author_role author
author2 MOURA, Saly Rejane de.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Raimunda de Fátima Neves da.
dc.contributor.author.fl_str_mv MORAIS, Laís Helena Adriano Duarte de.
MOURA, Saly Rejane de.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Supervisão escolar
Cultura
Ensino - aprendizagem
Professores
Education
School Supervision
Culture
Teaching - Learning
Teachers
Educação.
topic Educação
Supervisão escolar
Cultura
Ensino - aprendizagem
Professores
Education
School Supervision
Culture
Teaching - Learning
Teachers
Educação.
description A educação e a base fundamental na vida da criança e segundo Libâneo... a atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O compromisso da escola é com a cultura, os problemas sociais pertencem a sociedade. O caminho cultural em direção ao saber é o mesmo para todos os alunos, desde que se esforcem. Assim, os menos capazes devem lutar para superar suas dificuldades e conquistar seu lugar junto aos mais capazes. Mas na realidade o que observou-se na prática é um ensino com professores mal remunerados e desestimulados para cumprirem sua tarefa como educadores, impedindo que o aluno seja bem orientado isto implica dizer que a vítima é sempre ele. Existem também alunos que não são alfabetizados para acompanharem a série que estudam a maioria, com dificuldades em ler e escrever, sem condições mínimas de entender a linguagem do professor. Como diz Paulo Freire: “Aprender a ler e escrever já não é, pois memorizar sílabas, palavras ou frases, mas refletir criticamente sobre o profundo significado da linguagem.” Para tanto o educando tem que ser crítico nas suas leituras e também compreender o uso da “linguagem” e como ele funciona. Tomando como referência as evidências da situação da escola, partimos para um trabalho de treinamento em serviço, que teve como finalidade trabalhar com o professor suas dificuldades em relação ao aluno, através de sessões de estudo e conversas informais versando sobre conteúdos específicos e atualização de conhecimento. Logo, estudando em grupo, procuramos uma maneira a onde tentou-se superar os problemas encontrados para chegarmos a um melhor desempenho no processo ensino - aprendizagem.
publishDate 1987
dc.date.none.fl_str_mv 1987-08
2020-02-17T12:14:48Z
2020-02-17
2020-02-17T12:14:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11976
MORAIS, Laís Helena Adriano Duarte de; MOURA, Saly Rejane de. Relatório de Estágio Supervisão Escolar. 1987. 92f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1987.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11976
identifier_str_mv MORAIS, Laís Helena Adriano Duarte de; MOURA, Saly Rejane de. Relatório de Estágio Supervisão Escolar. 1987. 92f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1987.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744437015740416