Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALENCAR, Rosa Maria Ferreira de.
Data de Publicação: 1987
Outros Autores: CARVALHO, Vandalucia Lins de.
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12051
Resumo: Inovar significa introduzir mudanças num objeto de forma planejada visando produzir melhoria no mesmo e educação e isso, um processo que deverá ser renovado a cada dia e aplicado de acordo como ambiente em que houver a necessidade desta. Mas o que estamos vendo e sentindo é um afastamento da realidade e a aplicação de métodos inadequados e muitas vezes já ultrapassados e desintegrados do momento atual. Tendo em vista, estes problemas, procuramos desenvolver as nossas atividades do Estagio de Supervisão Escolar na tentativa de encontrar uma nova visão educacional. Para isso escolhemos o Grupo Escolar Cecília Estolano Meireles onde percebemos ao chegar, que este se encontra no tocante a sua prática pedagógica, em mudança, devido a nova administração, sendo que ainda é um processo lento porque as professoras estão habituadas a usar métodos antiquados ficando difícil mudá-los a curto prazo, como também existe o problema de carência em todos os sentidos alusivos ao processo ensino-aprendizagem. Na tentativa de dar novos incentivos e ajudar a direção da escola a se libertar, tantos os professores e estes a seus alunos, desta educação passiva e ligada a processos anteriores, procuramos nos engajar neste movimento renovador e libertador já que educação é o exercício da liberdade do homem para estruturar o seu projeto de existência, para viver os diferentes horizontes da cultural, e trabalhar com as professoras por meio de sessões de estudo, onde abordamos vários temas tanto de conteúdos, como informativos, todos do interesse dos membros daquela comunidade escolar, com o objetivo de que a mudança fosse sentida por todos e todos se encontrassem num processo educativo dinâmico e livre, através de um trabalho participativo e cooperativo porque só dessa maneira poderíamos ver todas ou quase todas as dificuldades para que pudéssemos trabalhar era torno delas e encontrarmos soluções que atendessem as necessidades mais urgentes.
id UFCG_821400ed389bba172a5f1ab8c50078fb
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12051
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar.A new experience of the School Supervision Internship.EducaçãoSupervisão escolarEnsino - aprendizagemLiberdadeEducationSchool SupervisionTeaching - LearningFreedomEducação.Inovar significa introduzir mudanças num objeto de forma planejada visando produzir melhoria no mesmo e educação e isso, um processo que deverá ser renovado a cada dia e aplicado de acordo como ambiente em que houver a necessidade desta. Mas o que estamos vendo e sentindo é um afastamento da realidade e a aplicação de métodos inadequados e muitas vezes já ultrapassados e desintegrados do momento atual. Tendo em vista, estes problemas, procuramos desenvolver as nossas atividades do Estagio de Supervisão Escolar na tentativa de encontrar uma nova visão educacional. Para isso escolhemos o Grupo Escolar Cecília Estolano Meireles onde percebemos ao chegar, que este se encontra no tocante a sua prática pedagógica, em mudança, devido a nova administração, sendo que ainda é um processo lento porque as professoras estão habituadas a usar métodos antiquados ficando difícil mudá-los a curto prazo, como também existe o problema de carência em todos os sentidos alusivos ao processo ensino-aprendizagem. Na tentativa de dar novos incentivos e ajudar a direção da escola a se libertar, tantos os professores e estes a seus alunos, desta educação passiva e ligada a processos anteriores, procuramos nos engajar neste movimento renovador e libertador já que educação é o exercício da liberdade do homem para estruturar o seu projeto de existência, para viver os diferentes horizontes da cultural, e trabalhar com as professoras por meio de sessões de estudo, onde abordamos vários temas tanto de conteúdos, como informativos, todos do interesse dos membros daquela comunidade escolar, com o objetivo de que a mudança fosse sentida por todos e todos se encontrassem num processo educativo dinâmico e livre, através de um trabalho participativo e cooperativo porque só dessa maneira poderíamos ver todas ou quase todas as dificuldades para que pudéssemos trabalhar era torno delas e encontrarmos soluções que atendessem as necessidades mais urgentes.To innovate means to introduce changes in an object in a planned way aiming to produce improvement in it and education, and this, a process that must be renewed every day and applied according to the environment in which it is needed. But what we are seeing and feeling is a departure from reality and the application of inappropriate and often outdated and disintegrated methods of the current moment. In view of these problems, we seek to develop our activities of the School Supervision Internship in an attempt to find a new educational vision. For that, we chose the Cecília Estolano Meireles School Group where we realized when we arrived, that this is in terms of its pedagogical practice, however, due to the new administration, and it is still a slow process because the teachers are used to using old-fashioned methods, difficult to change them in the short term, as well as the lack of problem in all senses referring to the teaching-learning process. In an attempt to give new incentives and help the school management to free themselves, so many teachers and these to their students, from this passive education and linked to previous processes, we try to engage in this renewing and liberating movement since education is the exercise of freedom of man to structure his project of existence, to live the different horizons of the cultural, and to work with the teachers through study sessions, where we approach several topics of both content and information, all of interest to the members of that school community, with the objective that the change would be felt by everyone and everyone would be in a dynamic and free educational process, through a participative and cooperative work because only in this way we could see all or almost all the difficulties so that we could work around them and find solutions that meet the most urgent needs.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGGOMES, Maria Ilbaniza.ALENCAR, Rosa Maria Ferreira de.CARVALHO, Vandalucia Lins de.1987-082020-02-18T13:15:53Z2020-02-182020-02-18T13:15:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12051ALENCAR, Rosa Maria Ferreira de; CARVALHO, Vandalucia Lins de. Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar. 1987. 28f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1987.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-14T12:57:36Zoai:localhost:riufcg/12051Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-14T12:57:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar.
A new experience of the School Supervision Internship.
title Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar.
spellingShingle Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar.
ALENCAR, Rosa Maria Ferreira de.
Educação
Supervisão escolar
Ensino - aprendizagem
Liberdade
Education
School Supervision
Teaching - Learning
Freedom
Educação.
title_short Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar.
title_full Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar.
title_fullStr Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar.
title_full_unstemmed Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar.
title_sort Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar.
author ALENCAR, Rosa Maria Ferreira de.
author_facet ALENCAR, Rosa Maria Ferreira de.
CARVALHO, Vandalucia Lins de.
author_role author
author2 CARVALHO, Vandalucia Lins de.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv GOMES, Maria Ilbaniza.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALENCAR, Rosa Maria Ferreira de.
CARVALHO, Vandalucia Lins de.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Supervisão escolar
Ensino - aprendizagem
Liberdade
Education
School Supervision
Teaching - Learning
Freedom
Educação.
topic Educação
Supervisão escolar
Ensino - aprendizagem
Liberdade
Education
School Supervision
Teaching - Learning
Freedom
Educação.
description Inovar significa introduzir mudanças num objeto de forma planejada visando produzir melhoria no mesmo e educação e isso, um processo que deverá ser renovado a cada dia e aplicado de acordo como ambiente em que houver a necessidade desta. Mas o que estamos vendo e sentindo é um afastamento da realidade e a aplicação de métodos inadequados e muitas vezes já ultrapassados e desintegrados do momento atual. Tendo em vista, estes problemas, procuramos desenvolver as nossas atividades do Estagio de Supervisão Escolar na tentativa de encontrar uma nova visão educacional. Para isso escolhemos o Grupo Escolar Cecília Estolano Meireles onde percebemos ao chegar, que este se encontra no tocante a sua prática pedagógica, em mudança, devido a nova administração, sendo que ainda é um processo lento porque as professoras estão habituadas a usar métodos antiquados ficando difícil mudá-los a curto prazo, como também existe o problema de carência em todos os sentidos alusivos ao processo ensino-aprendizagem. Na tentativa de dar novos incentivos e ajudar a direção da escola a se libertar, tantos os professores e estes a seus alunos, desta educação passiva e ligada a processos anteriores, procuramos nos engajar neste movimento renovador e libertador já que educação é o exercício da liberdade do homem para estruturar o seu projeto de existência, para viver os diferentes horizontes da cultural, e trabalhar com as professoras por meio de sessões de estudo, onde abordamos vários temas tanto de conteúdos, como informativos, todos do interesse dos membros daquela comunidade escolar, com o objetivo de que a mudança fosse sentida por todos e todos se encontrassem num processo educativo dinâmico e livre, através de um trabalho participativo e cooperativo porque só dessa maneira poderíamos ver todas ou quase todas as dificuldades para que pudéssemos trabalhar era torno delas e encontrarmos soluções que atendessem as necessidades mais urgentes.
publishDate 1987
dc.date.none.fl_str_mv 1987-08
2020-02-18T13:15:53Z
2020-02-18
2020-02-18T13:15:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12051
ALENCAR, Rosa Maria Ferreira de; CARVALHO, Vandalucia Lins de. Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar. 1987. 28f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1987.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12051
identifier_str_mv ALENCAR, Rosa Maria Ferreira de; CARVALHO, Vandalucia Lins de. Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar. 1987. 28f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1987.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744437727723520