Ultrapassando barreiras midiáticas: ensino de História da África no sétimo ano do ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34985 |
Resumo: | Este artigo é fruto das reflexões que surgiram durante as aulas referentes ao ensino de história da África. A partir do conhecimento prévio dos alunos sobre a temática em questão, pudemos perceber como a cultura midiática está presente na formação educacional, e essa influência acaba gerando um conhecimento fragmentado, que, por sua vez, permite a constituição de um saber parcial e preconceituoso. Estamos nos referindo ao conteúdo África e todas as implicações ideológicas que o tema abordado pode causar quando os meios de comunicação se apresentam como as principais, quando não as únicas, fontes de informação. |
id |
UFCG_1dcd7e59238464525e7413a9dcc67946 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34985 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Ultrapassando barreiras midiáticas: ensino de História da África no sétimo ano do ensino fundamental.Overcoming media barriers: teaching African history in the seventh year of elementary school.Ensino de História da ÁfricaCultura afro-brasileiraEducação étnico-racialCurrículo - História da ÁfricaLei 10.639/2023 - História da ÁfricaTeaching African HistoryAfro-Brazilian cultureEthnic-racial educationCurriculum - African HistoryLaw 10,639/2023 - History of AfricaHistória.Este artigo é fruto das reflexões que surgiram durante as aulas referentes ao ensino de história da África. A partir do conhecimento prévio dos alunos sobre a temática em questão, pudemos perceber como a cultura midiática está presente na formação educacional, e essa influência acaba gerando um conhecimento fragmentado, que, por sua vez, permite a constituição de um saber parcial e preconceituoso. Estamos nos referindo ao conteúdo África e todas as implicações ideológicas que o tema abordado pode causar quando os meios de comunicação se apresentam como as principais, quando não as únicas, fontes de informação.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20112024-03-07T23:18:58Z2024-03-072024-03-07T23:18:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34985PONTES, Anna Maria de Lira; BEZERRIL, Simone da Silva. Ultrapassando barreiras midiáticas: ensino de História da África no sétimo ano do ensino fundamental. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-8. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34985porPONTES, Anna Maria de Lira.BEZERRIL, Simone da Silva.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-07T23:26:51Zoai:localhost:riufcg/34985Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-07T23:26:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ultrapassando barreiras midiáticas: ensino de História da África no sétimo ano do ensino fundamental. Overcoming media barriers: teaching African history in the seventh year of elementary school. |
title |
Ultrapassando barreiras midiáticas: ensino de História da África no sétimo ano do ensino fundamental. |
spellingShingle |
Ultrapassando barreiras midiáticas: ensino de História da África no sétimo ano do ensino fundamental. PONTES, Anna Maria de Lira. Ensino de História da África Cultura afro-brasileira Educação étnico-racial Currículo - História da África Lei 10.639/2023 - História da África Teaching African History Afro-Brazilian culture Ethnic-racial education Curriculum - African History Law 10,639/2023 - History of Africa História. |
title_short |
Ultrapassando barreiras midiáticas: ensino de História da África no sétimo ano do ensino fundamental. |
title_full |
Ultrapassando barreiras midiáticas: ensino de História da África no sétimo ano do ensino fundamental. |
title_fullStr |
Ultrapassando barreiras midiáticas: ensino de História da África no sétimo ano do ensino fundamental. |
title_full_unstemmed |
Ultrapassando barreiras midiáticas: ensino de História da África no sétimo ano do ensino fundamental. |
title_sort |
Ultrapassando barreiras midiáticas: ensino de História da África no sétimo ano do ensino fundamental. |
author |
PONTES, Anna Maria de Lira. |
author_facet |
PONTES, Anna Maria de Lira. BEZERRIL, Simone da Silva. |
author_role |
author |
author2 |
BEZERRIL, Simone da Silva. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PONTES, Anna Maria de Lira. BEZERRIL, Simone da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História da África Cultura afro-brasileira Educação étnico-racial Currículo - História da África Lei 10.639/2023 - História da África Teaching African History Afro-Brazilian culture Ethnic-racial education Curriculum - African History Law 10,639/2023 - History of Africa História. |
topic |
Ensino de História da África Cultura afro-brasileira Educação étnico-racial Currículo - História da África Lei 10.639/2023 - História da África Teaching African History Afro-Brazilian culture Ethnic-racial education Curriculum - African History Law 10,639/2023 - History of Africa História. |
description |
Este artigo é fruto das reflexões que surgiram durante as aulas referentes ao ensino de história da África. A partir do conhecimento prévio dos alunos sobre a temática em questão, pudemos perceber como a cultura midiática está presente na formação educacional, e essa influência acaba gerando um conhecimento fragmentado, que, por sua vez, permite a constituição de um saber parcial e preconceituoso. Estamos nos referindo ao conteúdo África e todas as implicações ideológicas que o tema abordado pode causar quando os meios de comunicação se apresentam como as principais, quando não as únicas, fontes de informação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2024-03-07T23:18:58Z 2024-03-07 2024-03-07T23:18:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34985 PONTES, Anna Maria de Lira; BEZERRIL, Simone da Silva. Ultrapassando barreiras midiáticas: ensino de História da África no sétimo ano do ensino fundamental. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-8. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34985 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34985 |
identifier_str_mv |
PONTES, Anna Maria de Lira; BEZERRIL, Simone da Silva. Ultrapassando barreiras midiáticas: ensino de História da África no sétimo ano do ensino fundamental. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-8. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744616691335168 |