Ultrapassando barreiras midiáticas: ensino de História da África no sétimo ano do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PONTES, Anna Maria de Lira.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: BEZERRIL, Simone da Silva.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34985
Resumo: Este artigo é fruto das reflexões que surgiram durante as aulas referentes ao ensino de história da África. A partir do conhecimento prévio dos alunos sobre a temática em questão, pudemos perceber como a cultura midiática está presente na formação educacional, e essa influência acaba gerando um conhecimento fragmentado, que, por sua vez, permite a constituição de um saber parcial e preconceituoso. Estamos nos referindo ao conteúdo África e todas as implicações ideológicas que o tema abordado pode causar quando os meios de comunicação se apresentam como as principais, quando não as únicas, fontes de informação.
id UFCG_1dcd7e59238464525e7413a9dcc67946
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34985
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Ultrapassando barreiras midiáticas: ensino de História da África no sétimo ano do ensino fundamental.Overcoming media barriers: teaching African history in the seventh year of elementary school.Ensino de História da ÁfricaCultura afro-brasileiraEducação étnico-racialCurrículo - História da ÁfricaLei 10.639/2023 - História da ÁfricaTeaching African HistoryAfro-Brazilian cultureEthnic-racial educationCurriculum - African HistoryLaw 10,639/2023 - History of AfricaHistória.Este artigo é fruto das reflexões que surgiram durante as aulas referentes ao ensino de história da África. A partir do conhecimento prévio dos alunos sobre a temática em questão, pudemos perceber como a cultura midiática está presente na formação educacional, e essa influência acaba gerando um conhecimento fragmentado, que, por sua vez, permite a constituição de um saber parcial e preconceituoso. Estamos nos referindo ao conteúdo África e todas as implicações ideológicas que o tema abordado pode causar quando os meios de comunicação se apresentam como as principais, quando não as únicas, fontes de informação.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20112024-03-07T23:18:58Z2024-03-072024-03-07T23:18:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34985PONTES, Anna Maria de Lira; BEZERRIL, Simone da Silva. Ultrapassando barreiras midiáticas: ensino de História da África no sétimo ano do ensino fundamental. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-8. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34985porPONTES, Anna Maria de Lira.BEZERRIL, Simone da Silva.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-07T23:26:51Zoai:localhost:riufcg/34985Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-07T23:26:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ultrapassando barreiras midiáticas: ensino de História da África no sétimo ano do ensino fundamental.
Overcoming media barriers: teaching African history in the seventh year of elementary school.
title Ultrapassando barreiras midiáticas: ensino de História da África no sétimo ano do ensino fundamental.
spellingShingle Ultrapassando barreiras midiáticas: ensino de História da África no sétimo ano do ensino fundamental.
PONTES, Anna Maria de Lira.
Ensino de História da África
Cultura afro-brasileira
Educação étnico-racial
Currículo - História da África
Lei 10.639/2023 - História da África
Teaching African History
Afro-Brazilian culture
Ethnic-racial education
Curriculum - African History
Law 10,639/2023 - History of Africa
História.
title_short Ultrapassando barreiras midiáticas: ensino de História da África no sétimo ano do ensino fundamental.
title_full Ultrapassando barreiras midiáticas: ensino de História da África no sétimo ano do ensino fundamental.
title_fullStr Ultrapassando barreiras midiáticas: ensino de História da África no sétimo ano do ensino fundamental.
title_full_unstemmed Ultrapassando barreiras midiáticas: ensino de História da África no sétimo ano do ensino fundamental.
title_sort Ultrapassando barreiras midiáticas: ensino de História da África no sétimo ano do ensino fundamental.
author PONTES, Anna Maria de Lira.
author_facet PONTES, Anna Maria de Lira.
BEZERRIL, Simone da Silva.
author_role author
author2 BEZERRIL, Simone da Silva.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PONTES, Anna Maria de Lira.
BEZERRIL, Simone da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História da África
Cultura afro-brasileira
Educação étnico-racial
Currículo - História da África
Lei 10.639/2023 - História da África
Teaching African History
Afro-Brazilian culture
Ethnic-racial education
Curriculum - African History
Law 10,639/2023 - History of Africa
História.
topic Ensino de História da África
Cultura afro-brasileira
Educação étnico-racial
Currículo - História da África
Lei 10.639/2023 - História da África
Teaching African History
Afro-Brazilian culture
Ethnic-racial education
Curriculum - African History
Law 10,639/2023 - History of Africa
História.
description Este artigo é fruto das reflexões que surgiram durante as aulas referentes ao ensino de história da África. A partir do conhecimento prévio dos alunos sobre a temática em questão, pudemos perceber como a cultura midiática está presente na formação educacional, e essa influência acaba gerando um conhecimento fragmentado, que, por sua vez, permite a constituição de um saber parcial e preconceituoso. Estamos nos referindo ao conteúdo África e todas as implicações ideológicas que o tema abordado pode causar quando os meios de comunicação se apresentam como as principais, quando não as únicas, fontes de informação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2024-03-07T23:18:58Z
2024-03-07
2024-03-07T23:18:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34985
PONTES, Anna Maria de Lira; BEZERRIL, Simone da Silva. Ultrapassando barreiras midiáticas: ensino de História da África no sétimo ano do ensino fundamental. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-8. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34985
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34985
identifier_str_mv PONTES, Anna Maria de Lira; BEZERRIL, Simone da Silva. Ultrapassando barreiras midiáticas: ensino de História da África no sétimo ano do ensino fundamental. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-8. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744616691335168