Concepções de escrita subjacentes às propostas de produção textual em livro didático de língua portuguesa no Ensino Médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, Nathalia Niely Tavares.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28652
Resumo: O presente trabalho refere-se à produção textual escrita em um livro didático do ensino médio a partir de seis concepções de escrita elencadas por Ivanic (2004). Trata-se de uma pesquisa documental e descritiva realizada no livro Português Linguagens (2013), volume único, de Willian Roberto Cereja e Tereza Cochar Magalhães. A pesquisa é qualitativa, e por isso, buscamos responder ao seguinte questionamento: “Qual(is) a(s) concepção(es) de escrita que subjaz(em) o ensino da produção escrita em livro didático de língua portuguesa no ensino médio?” e elegemos como objetivo a extração das propostas de produção escrita do livro didático, bem como a identificação das concepções que as perpassam. Objetivamos também refletir sobre os objetivos do ensino da escrita, a fim de saber como eles cooperam para o fortalecimento desta prática em alunos de ensino médio. As propostas de produção textual extraídas do livro foram analisadas a partir das seis concepções de escrita elencadas por Ivanic (2004): habilidade, criatividade, processo, gênero, prática social e discurso sociopolítico. Fundamentam este trabalho as contribuições autores como Ivanic (2004), Antunes (2003), Marcuschi (2001; 2008), Koch e Elias (2014; 2015) e outros. Conforme análise, verificamos que as propostas sinalizam abrigar concepções mútuas de escrita, ou seja, uma proposta comunga simultaneamente de uma escrita que explora a habilidade, o gênero, o processo e a prática social, sendo esta última a menos recorrente. Contudo, a única concepção que não se verificou foi o discurso sociopolítico, o que faz com que os professores e demais usuários e elaboradores desse material explorem formas de escrita que permitam ao aluno saber que a escrita deve ser utilizada em diversos contextos, partilhando de experiências sociais, não alcançando o discurso sociopolítico da escrita. Desta forma, comprovamos, ao final, que as propostas podem ser compreendidas como parte importante do processo de aprendizagem da língua por meio da exploração de atividades que englobam conhecimentos de gênero, processo, habilidade, criatividade e uso social da língua. Essas concepções possibilitam ao aluno um estudo da língua aplicado às diversas situações comunicativas, que são explorados através do ensino da produção escrita.
id UFCG_1e3e7cdc927a4f7e238eedad7304eaf8
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28652
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Concepções de escrita subjacentes às propostas de produção textual em livro didático de língua portuguesa no Ensino Médio.Conceptions of writing underlying proposals for textual production in Portuguese language textbooks in high school.Escrita - ensino médioWriting - high schoolProdução textual - ensino médioTextual production - high schoolLivro didático de língua portuguesaPortuguese language textbookConcepções de escritaWriting conceptionsEnsino de escritaWriting teachingLinguísticaO presente trabalho refere-se à produção textual escrita em um livro didático do ensino médio a partir de seis concepções de escrita elencadas por Ivanic (2004). Trata-se de uma pesquisa documental e descritiva realizada no livro Português Linguagens (2013), volume único, de Willian Roberto Cereja e Tereza Cochar Magalhães. A pesquisa é qualitativa, e por isso, buscamos responder ao seguinte questionamento: “Qual(is) a(s) concepção(es) de escrita que subjaz(em) o ensino da produção escrita em livro didático de língua portuguesa no ensino médio?” e elegemos como objetivo a extração das propostas de produção escrita do livro didático, bem como a identificação das concepções que as perpassam. Objetivamos também refletir sobre os objetivos do ensino da escrita, a fim de saber como eles cooperam para o fortalecimento desta prática em alunos de ensino médio. As propostas de produção textual extraídas do livro foram analisadas a partir das seis concepções de escrita elencadas por Ivanic (2004): habilidade, criatividade, processo, gênero, prática social e discurso sociopolítico. Fundamentam este trabalho as contribuições autores como Ivanic (2004), Antunes (2003), Marcuschi (2001; 2008), Koch e Elias (2014; 2015) e outros. Conforme análise, verificamos que as propostas sinalizam abrigar concepções mútuas de escrita, ou seja, uma proposta comunga simultaneamente de uma escrita que explora a habilidade, o gênero, o processo e a prática social, sendo esta última a menos recorrente. Contudo, a única concepção que não se verificou foi o discurso sociopolítico, o que faz com que os professores e demais usuários e elaboradores desse material explorem formas de escrita que permitam ao aluno saber que a escrita deve ser utilizada em diversos contextos, partilhando de experiências sociais, não alcançando o discurso sociopolítico da escrita. Desta forma, comprovamos, ao final, que as propostas podem ser compreendidas como parte importante do processo de aprendizagem da língua por meio da exploração de atividades que englobam conhecimentos de gênero, processo, habilidade, criatividade e uso social da língua. Essas concepções possibilitam ao aluno um estudo da língua aplicado às diversas situações comunicativas, que são explorados através do ensino da produção escrita.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGRODRIGUES, Márcia Candeia.RODRIGUES, M. C.http://lattes.cnpq.br/9787353864767301RAFAEL, Edmilson Luiz.RAFAEL, E. L.http://lattes.cnpq.br/2629616354978358AMORIM, Karine Viana.AMORIM, K. V.http://lattes.cnpq.br/2828984355069221ALVES, Nathalia Niely Tavares.2016-11-222023-01-05T13:58:01Z2023-01-052023-01-05T13:58:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28652ALVES, Nathalia Niely Tavares. Concepções de escrita subjacentes às propostas de produção textual em livro didático de língua portuguesa no Ensino Médio. 2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28652porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-05T13:58:59Zoai:localhost:riufcg/28652Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-05T13:58:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de escrita subjacentes às propostas de produção textual em livro didático de língua portuguesa no Ensino Médio.
Conceptions of writing underlying proposals for textual production in Portuguese language textbooks in high school.
title Concepções de escrita subjacentes às propostas de produção textual em livro didático de língua portuguesa no Ensino Médio.
spellingShingle Concepções de escrita subjacentes às propostas de produção textual em livro didático de língua portuguesa no Ensino Médio.
ALVES, Nathalia Niely Tavares.
Escrita - ensino médio
Writing - high school
Produção textual - ensino médio
Textual production - high school
Livro didático de língua portuguesa
Portuguese language textbook
Concepções de escrita
Writing conceptions
Ensino de escrita
Writing teaching
Linguística
title_short Concepções de escrita subjacentes às propostas de produção textual em livro didático de língua portuguesa no Ensino Médio.
title_full Concepções de escrita subjacentes às propostas de produção textual em livro didático de língua portuguesa no Ensino Médio.
title_fullStr Concepções de escrita subjacentes às propostas de produção textual em livro didático de língua portuguesa no Ensino Médio.
title_full_unstemmed Concepções de escrita subjacentes às propostas de produção textual em livro didático de língua portuguesa no Ensino Médio.
title_sort Concepções de escrita subjacentes às propostas de produção textual em livro didático de língua portuguesa no Ensino Médio.
author ALVES, Nathalia Niely Tavares.
author_facet ALVES, Nathalia Niely Tavares.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RODRIGUES, Márcia Candeia.
RODRIGUES, M. C.
http://lattes.cnpq.br/9787353864767301
RAFAEL, Edmilson Luiz.
RAFAEL, E. L.
http://lattes.cnpq.br/2629616354978358
AMORIM, Karine Viana.
AMORIM, K. V.
http://lattes.cnpq.br/2828984355069221
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, Nathalia Niely Tavares.
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita - ensino médio
Writing - high school
Produção textual - ensino médio
Textual production - high school
Livro didático de língua portuguesa
Portuguese language textbook
Concepções de escrita
Writing conceptions
Ensino de escrita
Writing teaching
Linguística
topic Escrita - ensino médio
Writing - high school
Produção textual - ensino médio
Textual production - high school
Livro didático de língua portuguesa
Portuguese language textbook
Concepções de escrita
Writing conceptions
Ensino de escrita
Writing teaching
Linguística
description O presente trabalho refere-se à produção textual escrita em um livro didático do ensino médio a partir de seis concepções de escrita elencadas por Ivanic (2004). Trata-se de uma pesquisa documental e descritiva realizada no livro Português Linguagens (2013), volume único, de Willian Roberto Cereja e Tereza Cochar Magalhães. A pesquisa é qualitativa, e por isso, buscamos responder ao seguinte questionamento: “Qual(is) a(s) concepção(es) de escrita que subjaz(em) o ensino da produção escrita em livro didático de língua portuguesa no ensino médio?” e elegemos como objetivo a extração das propostas de produção escrita do livro didático, bem como a identificação das concepções que as perpassam. Objetivamos também refletir sobre os objetivos do ensino da escrita, a fim de saber como eles cooperam para o fortalecimento desta prática em alunos de ensino médio. As propostas de produção textual extraídas do livro foram analisadas a partir das seis concepções de escrita elencadas por Ivanic (2004): habilidade, criatividade, processo, gênero, prática social e discurso sociopolítico. Fundamentam este trabalho as contribuições autores como Ivanic (2004), Antunes (2003), Marcuschi (2001; 2008), Koch e Elias (2014; 2015) e outros. Conforme análise, verificamos que as propostas sinalizam abrigar concepções mútuas de escrita, ou seja, uma proposta comunga simultaneamente de uma escrita que explora a habilidade, o gênero, o processo e a prática social, sendo esta última a menos recorrente. Contudo, a única concepção que não se verificou foi o discurso sociopolítico, o que faz com que os professores e demais usuários e elaboradores desse material explorem formas de escrita que permitam ao aluno saber que a escrita deve ser utilizada em diversos contextos, partilhando de experiências sociais, não alcançando o discurso sociopolítico da escrita. Desta forma, comprovamos, ao final, que as propostas podem ser compreendidas como parte importante do processo de aprendizagem da língua por meio da exploração de atividades que englobam conhecimentos de gênero, processo, habilidade, criatividade e uso social da língua. Essas concepções possibilitam ao aluno um estudo da língua aplicado às diversas situações comunicativas, que são explorados através do ensino da produção escrita.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-22
2023-01-05T13:58:01Z
2023-01-05
2023-01-05T13:58:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28652
ALVES, Nathalia Niely Tavares. Concepções de escrita subjacentes às propostas de produção textual em livro didático de língua portuguesa no Ensino Médio. 2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28652
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28652
identifier_str_mv ALVES, Nathalia Niely Tavares. Concepções de escrita subjacentes às propostas de produção textual em livro didático de língua portuguesa no Ensino Médio. 2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744567297114112