A perspectiva dos alunos do EJA no município de Sumé-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Rosilda Maria de.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2016.tccmon.lima
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5261
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) surgiu como parte do Movimento de Educação Popular tendo como principal objetivo diminuir com as desigualdades sociais através da educação. O Aprendizado, restaura, amplia e modifica o indivíduo, e o resgate desses jovens e adultos as salas de aula pode fazer a grande diferença na vida de uma nação inteira. Partindo desse contexto, esse trabalho tem como objetivo identificar as dificuldades, perspectivas e experiência dos alunos EJA do município de Sumé-PB. O Presente estudo trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa. Como instrumento metodológico para coleta dos dados foi utilizado questionário com perguntas abertas e fechadas, um modelo para os 25 alunos, outro questionário para as duas professoras e mais um questionário para a coordenadora. O trabalho foi realizado com os alunos das escolas; Zélia Braz e Rodolfo Santa Cruz em Sumé - PB. A pesquisa revela que esses alunos na maioria mulheres, entendem a importância de aprender a ler e escrever, para poderem dar continuidades a seus estudos, bem como ter melhores perspectivas de trabalho, dar exemplos para familiares e amigos e ajudar a construir uma sociedade melhor.
id UFCG_1f0457ed75cac75e07bb32b2d7e3380c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5261
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A perspectiva dos alunos do EJA no município de Sumé-PB.The perspective of EJA students in the city of Sumé-PB.Educação de jovens e adultosEstudante – relação educação trabalhoProblemas de aprendizagemRelação família e educaçãoYouth and adult education  Student - relationship education work  Learning problems  Family relationship and educationA Educação de Jovens e Adultos (EJA) surgiu como parte do Movimento de Educação Popular tendo como principal objetivo diminuir com as desigualdades sociais através da educação. O Aprendizado, restaura, amplia e modifica o indivíduo, e o resgate desses jovens e adultos as salas de aula pode fazer a grande diferença na vida de uma nação inteira. Partindo desse contexto, esse trabalho tem como objetivo identificar as dificuldades, perspectivas e experiência dos alunos EJA do município de Sumé-PB. O Presente estudo trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa. Como instrumento metodológico para coleta dos dados foi utilizado questionário com perguntas abertas e fechadas, um modelo para os 25 alunos, outro questionário para as duas professoras e mais um questionário para a coordenadora. O trabalho foi realizado com os alunos das escolas; Zélia Braz e Rodolfo Santa Cruz em Sumé - PB. A pesquisa revela que esses alunos na maioria mulheres, entendem a importância de aprender a ler e escrever, para poderem dar continuidades a seus estudos, bem como ter melhores perspectivas de trabalho, dar exemplos para familiares e amigos e ajudar a construir uma sociedade melhor.The Youth and Adult Education (EJA) emerged as part of the Popular Education Movement with the main objective to reduce social inequalities through education. The Learning, restores, enhances and modifies the individual, and the rescue of these young people and adults, classrooms can make a big difference in the life of an entire nation. From this context, this study aims to identify the difficulties, perspectives and experiences of adult education students in the city of Sume-PB. The present study deals with a qualitative research. As a methodological tool for data collection was used questionnaire with open and closed questions, a model for the 25 students, another questionnaire to the two teachers and one questionnaire for the coordinator. The work was carried out with students of schools; Zelia Braz and Rodolfo Santa Cruz in Sume - PB. The survey revealed that these students most women understand the importance of learning to read and write, in order to give continuity to their studies and have better job prospects, give examples for family and friends and help build a better society.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGGALVÃO, Sheylla de Kássia Silva.GALVÃO, S. K. S.http://lattes.cnpq.br/1884866393566827SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.ARAÚJO, Kátia Carina Mesquita Cruz de.LIMA, Rosilda Maria de.2016-06-022019-08-01T14:23:49Z2019-08-012019-08-01T14:23:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2016.tccmon.limahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5261LIMA, Rosilda Maria de. A perspectiva dos alunos do EJA no município de Sumé-PB. 2016. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5261porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-22T21:26:50Zoai:localhost:riufcg/5261Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-22T21:26:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A perspectiva dos alunos do EJA no município de Sumé-PB.
The perspective of EJA students in the city of Sumé-PB.
title A perspectiva dos alunos do EJA no município de Sumé-PB.
spellingShingle A perspectiva dos alunos do EJA no município de Sumé-PB.
LIMA, Rosilda Maria de.
Educação de jovens e adultos
Estudante – relação educação trabalho
Problemas de aprendizagem
Relação família e educação
Youth and adult education  
Student - relationship education work  
Learning problems  
Family relationship and education
title_short A perspectiva dos alunos do EJA no município de Sumé-PB.
title_full A perspectiva dos alunos do EJA no município de Sumé-PB.
title_fullStr A perspectiva dos alunos do EJA no município de Sumé-PB.
title_full_unstemmed A perspectiva dos alunos do EJA no município de Sumé-PB.
title_sort A perspectiva dos alunos do EJA no município de Sumé-PB.
author LIMA, Rosilda Maria de.
author_facet LIMA, Rosilda Maria de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv GALVÃO, Sheylla de Kássia Silva.
GALVÃO, S. K. S.
http://lattes.cnpq.br/1884866393566827
SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
ARAÚJO, Kátia Carina Mesquita Cruz de.
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Rosilda Maria de.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Estudante – relação educação trabalho
Problemas de aprendizagem
Relação família e educação
Youth and adult education  
Student - relationship education work  
Learning problems  
Family relationship and education
topic Educação de jovens e adultos
Estudante – relação educação trabalho
Problemas de aprendizagem
Relação família e educação
Youth and adult education  
Student - relationship education work  
Learning problems  
Family relationship and education
description A Educação de Jovens e Adultos (EJA) surgiu como parte do Movimento de Educação Popular tendo como principal objetivo diminuir com as desigualdades sociais através da educação. O Aprendizado, restaura, amplia e modifica o indivíduo, e o resgate desses jovens e adultos as salas de aula pode fazer a grande diferença na vida de uma nação inteira. Partindo desse contexto, esse trabalho tem como objetivo identificar as dificuldades, perspectivas e experiência dos alunos EJA do município de Sumé-PB. O Presente estudo trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa. Como instrumento metodológico para coleta dos dados foi utilizado questionário com perguntas abertas e fechadas, um modelo para os 25 alunos, outro questionário para as duas professoras e mais um questionário para a coordenadora. O trabalho foi realizado com os alunos das escolas; Zélia Braz e Rodolfo Santa Cruz em Sumé - PB. A pesquisa revela que esses alunos na maioria mulheres, entendem a importância de aprender a ler e escrever, para poderem dar continuidades a seus estudos, bem como ter melhores perspectivas de trabalho, dar exemplos para familiares e amigos e ajudar a construir uma sociedade melhor.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-02
2019-08-01T14:23:49Z
2019-08-01
2019-08-01T14:23:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2016.tccmon.lima
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5261
LIMA, Rosilda Maria de. A perspectiva dos alunos do EJA no município de Sumé-PB. 2016. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5261
url https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2016.tccmon.lima
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5261
identifier_str_mv LIMA, Rosilda Maria de. A perspectiva dos alunos do EJA no município de Sumé-PB. 2016. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744382998347776