Contribuições de Paulo Freire à alfabetização de jovens e adultos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Laura da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6503
Resumo: Neste trabalho apresentamos um estudo inicial sobre a educação de jovens e adultos no Brasil (EJA). Estudo que parte da história da educação como um todo e que tem como marco o ensino das primeiras letras no Brasil colônia. Mostramos que a educação de jovens e adultos deve estimular, para o efetivo processo de alfabetização, a ligação de conteúdos escolares com a vida dos alunos. Por isso, fez-se necessária uma reflexão sobre quais ações devem ser envolvidas na EJA. Dentre estas, focamos naquelas que procuram, ao mesmo tempo, fomentar a conscientização sobre a condição humana e a possibilidade de transformação dos alunos para uma vida mais digna. Consideramos fundamental refletirmos sobre a importância de se agregar valores (tais como: socialização do saber e respeito às diferenças) às práticas pedagógicas da EJA. É preciso, pois, repensarmos o individualismo que o ensino escolar reforça e, a partir daí, possibilitarmos a perspectiva de consolidação do papel da escola de educar o sujeito para a vida, ou seja, tornar o aluno cidadão consciente de seus direitos e deveres dentro da sociedade em que vive e, consequentemente, sujeito participativo e crítico. Para tanto, focamos no método de Paulo Freire de alfabetização de jovens e adultos. Com isto, resta evidente nossa opção pela defesa de uma alfabetização de jovens e adultos que seja uma “alfabetização conscientizadora”
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