Concepções de avaliação para promoção do aluno da educação de jovens e adultos- EJA em uma escola de Sumé-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOUVEIA, Gerlane Carvalho.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.gouveia
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7862
Resumo: Esta monografia tem como objetivo refletir sobre as concepções de avaliação que baseiam a prática educativa na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Sumé PB, afim de identificar os sujeitos da avaliação da aprendizagem, bem como o grau de atuação dos mesmos no decorrer do processo avaliativo. Ao longo deste buscou-se compreender como o aluno da EJA se vê diante do processo avaliativo ao qual é submetido. Considerando a importância da avaliação escolar em especial para os alunos dessa modalidade de ensino, visto que as turmas de EJA formam um ambiente de aprendizagem que ainda apresenta muitas dificuldades a serem superadas principalmente em se tratando de avaliação da aprendizagem. Esta pesquisa é do tipo qualitativa de cunho descritivo, o método adotado para a execução da mesma foi o questionário, os quais foram aplicados aos gestores, professores e alunos de duas turmas do Ensino de Jovens e Adultos na área urbana do município de Sumé PB.
id UFCG_23c90082f8466cf8c475e6f6a5d1a1d5
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7862
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Concepções de avaliação para promoção do aluno da educação de jovens e adultos- EJA em uma escola de Sumé-PB.Evaluation concepts for student promotion of youth and adult education-EJA in a school of Sumé-PB.Avaliação da aprendizagemEducação de Jovens e Adultos - EJAAvaliação da aprendizagem e participaçãoLearning assessmentYouth and Adult Education - EJALearning assessment and participationEsta monografia tem como objetivo refletir sobre as concepções de avaliação que baseiam a prática educativa na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Sumé PB, afim de identificar os sujeitos da avaliação da aprendizagem, bem como o grau de atuação dos mesmos no decorrer do processo avaliativo. Ao longo deste buscou-se compreender como o aluno da EJA se vê diante do processo avaliativo ao qual é submetido. Considerando a importância da avaliação escolar em especial para os alunos dessa modalidade de ensino, visto que as turmas de EJA formam um ambiente de aprendizagem que ainda apresenta muitas dificuldades a serem superadas principalmente em se tratando de avaliação da aprendizagem. Esta pesquisa é do tipo qualitativa de cunho descritivo, o método adotado para a execução da mesma foi o questionário, os quais foram aplicados aos gestores, professores e alunos de duas turmas do Ensino de Jovens e Adultos na área urbana do município de Sumé PB.his monograph aims to reflect on the concepts of assessment that underlie the educational practice in Youth and Adult Education (EJA) in the city of Sumé PB, in order to identify the subjects of the learning assessment, as well as their degree of performance in the field. the evaluation process. Throughout this course we sought to understand how the student of the EJA is facing the evaluation process to which it is submitted. Considering the importance of school evaluation especially for students of this type of education, since the classes of EJA form a learning environment that still presents many difficulties to be overcome especially when it comes to assessment of learning. This is a qualitative descriptive study, the method adopted to perform it was the questionnaire, which were applied to managers, teachers and students of two classes of Youth and Adult Education in the urban area of the city of Sumé PB.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGTORRES, Denise Xavier.TORRES, D. X.http://lattes.cnpq.br/6913539254861756SILVA, Isaac Alexandre da.SÁ, Carolina Figueiredo de.GOUVEIA, Gerlane Carvalho.2019-07-112019-10-08T17:03:33Z2019-10-082019-10-08T17:03:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.gouveiahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7862GOUVEIA, Gerlane Carvalho. Concepções de avaliação para promoção do aluno da educação de jovens e adultos- EJA em uma escola de Sumé-PB. 2019. 75f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7862porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T18:01:00Zoai:localhost:riufcg/7862Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T18:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de avaliação para promoção do aluno da educação de jovens e adultos- EJA em uma escola de Sumé-PB.
Evaluation concepts for student promotion of youth and adult education-EJA in a school of Sumé-PB.
title Concepções de avaliação para promoção do aluno da educação de jovens e adultos- EJA em uma escola de Sumé-PB.
spellingShingle Concepções de avaliação para promoção do aluno da educação de jovens e adultos- EJA em uma escola de Sumé-PB.
GOUVEIA, Gerlane Carvalho.
Avaliação da aprendizagem
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Avaliação da aprendizagem e participação
Learning assessment
Youth and Adult Education - EJA
Learning assessment and participation
title_short Concepções de avaliação para promoção do aluno da educação de jovens e adultos- EJA em uma escola de Sumé-PB.
title_full Concepções de avaliação para promoção do aluno da educação de jovens e adultos- EJA em uma escola de Sumé-PB.
title_fullStr Concepções de avaliação para promoção do aluno da educação de jovens e adultos- EJA em uma escola de Sumé-PB.
title_full_unstemmed Concepções de avaliação para promoção do aluno da educação de jovens e adultos- EJA em uma escola de Sumé-PB.
title_sort Concepções de avaliação para promoção do aluno da educação de jovens e adultos- EJA em uma escola de Sumé-PB.
author GOUVEIA, Gerlane Carvalho.
author_facet GOUVEIA, Gerlane Carvalho.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv TORRES, Denise Xavier.
TORRES, D. X.
http://lattes.cnpq.br/6913539254861756
SILVA, Isaac Alexandre da.
SÁ, Carolina Figueiredo de.
dc.contributor.author.fl_str_mv GOUVEIA, Gerlane Carvalho.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Avaliação da aprendizagem e participação
Learning assessment
Youth and Adult Education - EJA
Learning assessment and participation
topic Avaliação da aprendizagem
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Avaliação da aprendizagem e participação
Learning assessment
Youth and Adult Education - EJA
Learning assessment and participation
description Esta monografia tem como objetivo refletir sobre as concepções de avaliação que baseiam a prática educativa na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Sumé PB, afim de identificar os sujeitos da avaliação da aprendizagem, bem como o grau de atuação dos mesmos no decorrer do processo avaliativo. Ao longo deste buscou-se compreender como o aluno da EJA se vê diante do processo avaliativo ao qual é submetido. Considerando a importância da avaliação escolar em especial para os alunos dessa modalidade de ensino, visto que as turmas de EJA formam um ambiente de aprendizagem que ainda apresenta muitas dificuldades a serem superadas principalmente em se tratando de avaliação da aprendizagem. Esta pesquisa é do tipo qualitativa de cunho descritivo, o método adotado para a execução da mesma foi o questionário, os quais foram aplicados aos gestores, professores e alunos de duas turmas do Ensino de Jovens e Adultos na área urbana do município de Sumé PB.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-11
2019-10-08T17:03:33Z
2019-10-08
2019-10-08T17:03:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.gouveia
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7862
GOUVEIA, Gerlane Carvalho. Concepções de avaliação para promoção do aluno da educação de jovens e adultos- EJA em uma escola de Sumé-PB. 2019. 75f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7862
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.gouveia
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7862
identifier_str_mv GOUVEIA, Gerlane Carvalho. Concepções de avaliação para promoção do aluno da educação de jovens e adultos- EJA em uma escola de Sumé-PB. 2019. 75f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744401500471296