Educação Matemática nos contextos de educação do campo: reflexões a partir de perspectivas teóricas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35981 |
Resumo: | Este trabalho busca apresentar reflexões acerca do ensino da Matemática nas escolas do Campo a partir de perspectivas teóricas da Educação Matemática (EM), como a Etnomatemática e a Educação Matemática Crítica. O objetivo é pontuar o que alguns estudos na área da EM nos Contextos de Educação do Campo vêm apontando como possibilidades didático-pedagógicas para a sala de aula de Matemática, tomando como base a literatura acadêmica que cresceu, ainda que timidamente, na última década e que vem apresentando interessantes possibilidades pedagógicas, bem como as limitações a serem superadas. Dessa forma, pretendemos expor algumas reflexões fundamentadas em vivências e estudos realizados acerca dessa temática, com o intuito de fomentar ideias que venham agregar e elucidar caminhos para um ensino de Matemática nas escolas do Campo com significado e perspectivas transformadoras. |
id |
UFCG_1fc1cdf5f3e0f7d65b420a9bed78eb03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35981 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Educação Matemática nos contextos de educação do campo: reflexões a partir de perspectivas teóricas.Mathematics Education in rural education contexts: reflections from theoretical perspectives.Educação MatemáticaEducação do CampoEnsino de matemática - escolas do campoMathematics EducationCountryside EducationTeaching mathematics - rural schoolsEducação.Este trabalho busca apresentar reflexões acerca do ensino da Matemática nas escolas do Campo a partir de perspectivas teóricas da Educação Matemática (EM), como a Etnomatemática e a Educação Matemática Crítica. O objetivo é pontuar o que alguns estudos na área da EM nos Contextos de Educação do Campo vêm apontando como possibilidades didático-pedagógicas para a sala de aula de Matemática, tomando como base a literatura acadêmica que cresceu, ainda que timidamente, na última década e que vem apresentando interessantes possibilidades pedagógicas, bem como as limitações a serem superadas. Dessa forma, pretendemos expor algumas reflexões fundamentadas em vivências e estudos realizados acerca dessa temática, com o intuito de fomentar ideias que venham agregar e elucidar caminhos para um ensino de Matemática nas escolas do Campo com significado e perspectivas transformadoras.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20152024-06-10T17:13:55Z2024-06-102024-06-10T17:13:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35981CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Educação Matemática nos contextos de educação do campo: reflexões a partir de perspectivas teóricas. In: II CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2, 2015, Campina Grande. Anais[....] Campina Grande: Realize, 2015. p. 1-11. ISSN 2358-8829. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35981porCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-10T17:14:18Zoai:localhost:riufcg/35981Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-10T17:14:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Matemática nos contextos de educação do campo: reflexões a partir de perspectivas teóricas. Mathematics Education in rural education contexts: reflections from theoretical perspectives. |
title |
Educação Matemática nos contextos de educação do campo: reflexões a partir de perspectivas teóricas. |
spellingShingle |
Educação Matemática nos contextos de educação do campo: reflexões a partir de perspectivas teóricas. CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Educação Matemática Educação do Campo Ensino de matemática - escolas do campo Mathematics Education Countryside Education Teaching mathematics - rural schools Educação. |
title_short |
Educação Matemática nos contextos de educação do campo: reflexões a partir de perspectivas teóricas. |
title_full |
Educação Matemática nos contextos de educação do campo: reflexões a partir de perspectivas teóricas. |
title_fullStr |
Educação Matemática nos contextos de educação do campo: reflexões a partir de perspectivas teóricas. |
title_full_unstemmed |
Educação Matemática nos contextos de educação do campo: reflexões a partir de perspectivas teóricas. |
title_sort |
Educação Matemática nos contextos de educação do campo: reflexões a partir de perspectivas teóricas. |
author |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
author_facet |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Educação do Campo Ensino de matemática - escolas do campo Mathematics Education Countryside Education Teaching mathematics - rural schools Educação. |
topic |
Educação Matemática Educação do Campo Ensino de matemática - escolas do campo Mathematics Education Countryside Education Teaching mathematics - rural schools Educação. |
description |
Este trabalho busca apresentar reflexões acerca do ensino da Matemática nas escolas do Campo a partir de perspectivas teóricas da Educação Matemática (EM), como a Etnomatemática e a Educação Matemática Crítica. O objetivo é pontuar o que alguns estudos na área da EM nos Contextos de Educação do Campo vêm apontando como possibilidades didático-pedagógicas para a sala de aula de Matemática, tomando como base a literatura acadêmica que cresceu, ainda que timidamente, na última década e que vem apresentando interessantes possibilidades pedagógicas, bem como as limitações a serem superadas. Dessa forma, pretendemos expor algumas reflexões fundamentadas em vivências e estudos realizados acerca dessa temática, com o intuito de fomentar ideias que venham agregar e elucidar caminhos para um ensino de Matemática nas escolas do Campo com significado e perspectivas transformadoras. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2024-06-10T17:13:55Z 2024-06-10 2024-06-10T17:13:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35981 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Educação Matemática nos contextos de educação do campo: reflexões a partir de perspectivas teóricas. In: II CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2, 2015, Campina Grande. Anais[....] Campina Grande: Realize, 2015. p. 1-11. ISSN 2358-8829. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35981 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35981 |
identifier_str_mv |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Educação Matemática nos contextos de educação do campo: reflexões a partir de perspectivas teóricas. In: II CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2, 2015, Campina Grande. Anais[....] Campina Grande: Realize, 2015. p. 1-11. ISSN 2358-8829. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35981 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744623905538048 |