Educação matemática e Educação do Campo: desafios e possibilidades de uma articulação.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35517 |
Resumo: | Refletimos sobre uma articulação possível entre a Educação Matemática e a Educação do Campo, com base em princípios fundantes destes domínios/paradigmas. Partimos da premissa que a matemática deve ser ensinada na perspectiva da transformação social. No contexto das escolas do Campo, isto significa considerar a História da Educação e das lutas dos povos camponeses, seu lugar de pertencimento e os ciclos produtivos, dentre outros elementos definidores desta escola. Para que os conceitos matemáticos adquiram sentido e contribuam efetivamente com a construção da cidadania e emancipação dos educandos e educandas, as dimensões política, social e cultural devem ser contempladas no ensino. Esse é, portanto, o fio condutor da nossa reflexão que culmina com a apresentação de desafios passíveis de serem encontrados no percurso e algumas possibilidades de superação que vislumbramos. |
id |
UFCG_58ca97bdc27157aabd90a4582f82f6dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35517 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Educação matemática e Educação do Campo: desafios e possibilidades de uma articulação.Mathematics Education and Rural Education: challenges and possibilities for articulation.Educação matemáticaEducação do CampoEnsino de matemáticaEscolas do CampoHistória da educação camponesaMathematics educationCountryside EducationTeaching mathematicsCountry SchoolsHistory of peasant educationEducação.Refletimos sobre uma articulação possível entre a Educação Matemática e a Educação do Campo, com base em princípios fundantes destes domínios/paradigmas. Partimos da premissa que a matemática deve ser ensinada na perspectiva da transformação social. No contexto das escolas do Campo, isto significa considerar a História da Educação e das lutas dos povos camponeses, seu lugar de pertencimento e os ciclos produtivos, dentre outros elementos definidores desta escola. Para que os conceitos matemáticos adquiram sentido e contribuam efetivamente com a construção da cidadania e emancipação dos educandos e educandas, as dimensões política, social e cultural devem ser contempladas no ensino. Esse é, portanto, o fio condutor da nossa reflexão que culmina com a apresentação de desafios passíveis de serem encontrados no percurso e algumas possibilidades de superação que vislumbramos.Based on some principles of Mathematics Education and Field Education, we reflect on a possible relationship between these two domains/paradigms. We assume that mathematics should be taught from the perspective of social transformation. In the context of rural schools, this means considering the history of education and the claims of people who lives in rural areas, their place of belonging and production cycles, among other defining elements of this school. Therefore, the political, social and cultural dimensions must necessarily be considered in order that mathematical concepts becomes meaningful for students, and contribute to the construction of citizenship and emancipation. This is the conducting wire of our reflection that culminates with the presentation of some challenges that can be found on the course, as well as some possibilities to overcome.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20132024-04-29T21:12:42Z2024-04-292024-04-29T21:12:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35517LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Educação matemática e Educação do Campo: desafios e possibilidades de uma articulação. Em Teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana. v.4, n.3, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35517porLIMA, Aldinete Silvino de.LIMA, Iranete Maria da Silva.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-05-01T15:00:18Zoai:localhost:riufcg/35517Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-05-01T15:00:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação matemática e Educação do Campo: desafios e possibilidades de uma articulação. Mathematics Education and Rural Education: challenges and possibilities for articulation. |
title |
Educação matemática e Educação do Campo: desafios e possibilidades de uma articulação. |
spellingShingle |
Educação matemática e Educação do Campo: desafios e possibilidades de uma articulação. LIMA, Aldinete Silvino de. Educação matemática Educação do Campo Ensino de matemática Escolas do Campo História da educação camponesa Mathematics education Countryside Education Teaching mathematics Country Schools History of peasant education Educação. |
title_short |
Educação matemática e Educação do Campo: desafios e possibilidades de uma articulação. |
title_full |
Educação matemática e Educação do Campo: desafios e possibilidades de uma articulação. |
title_fullStr |
Educação matemática e Educação do Campo: desafios e possibilidades de uma articulação. |
title_full_unstemmed |
Educação matemática e Educação do Campo: desafios e possibilidades de uma articulação. |
title_sort |
Educação matemática e Educação do Campo: desafios e possibilidades de uma articulação. |
author |
LIMA, Aldinete Silvino de. |
author_facet |
LIMA, Aldinete Silvino de. LIMA, Iranete Maria da Silva. |
author_role |
author |
author2 |
LIMA, Iranete Maria da Silva. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Aldinete Silvino de. LIMA, Iranete Maria da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Educação do Campo Ensino de matemática Escolas do Campo História da educação camponesa Mathematics education Countryside Education Teaching mathematics Country Schools History of peasant education Educação. |
topic |
Educação matemática Educação do Campo Ensino de matemática Escolas do Campo História da educação camponesa Mathematics education Countryside Education Teaching mathematics Country Schools History of peasant education Educação. |
description |
Refletimos sobre uma articulação possível entre a Educação Matemática e a Educação do Campo, com base em princípios fundantes destes domínios/paradigmas. Partimos da premissa que a matemática deve ser ensinada na perspectiva da transformação social. No contexto das escolas do Campo, isto significa considerar a História da Educação e das lutas dos povos camponeses, seu lugar de pertencimento e os ciclos produtivos, dentre outros elementos definidores desta escola. Para que os conceitos matemáticos adquiram sentido e contribuam efetivamente com a construção da cidadania e emancipação dos educandos e educandas, as dimensões política, social e cultural devem ser contempladas no ensino. Esse é, portanto, o fio condutor da nossa reflexão que culmina com a apresentação de desafios passíveis de serem encontrados no percurso e algumas possibilidades de superação que vislumbramos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2024-04-29T21:12:42Z 2024-04-29 2024-04-29T21:12:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35517 LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Educação matemática e Educação do Campo: desafios e possibilidades de uma articulação. Em Teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana. v.4, n.3, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35517 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35517 |
identifier_str_mv |
LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Educação matemática e Educação do Campo: desafios e possibilidades de uma articulação. Em Teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana. v.4, n.3, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744620535414784 |