Desafios na prática da leitura e da escrita nas séries iniciais.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12992 |
Resumo: | De acordo com a realidade do Centro de Educação Especial “Geny Ferreira”-CEEIGEF – localizada na cidade de Sousa-PB, foi possível perceber que existem inúmeras dificuldades referentes a leitura e a escrita principalmente nas séries iniciais. Esta constatação foi o ponto de partida para o nosso estudo, e a partir dela, formulamos como questão central. Por que os professores sentem dificuldades para trabalhar a leitura e a escrita nas séries iniciais de ensino fundamental, apesar das crianças chegarem a escola com a própria interpretação dos sinais escritos? Procuramos identificar e analisar com mais profundidade as dificuldades encontradas pelos docentes no processo de ensino da leitura e da escrita no CEEIGEF, percebemos algumas causas que provocam as dificuldades que os docentes enfrentam em relação ao ensino de leitura e escrita, procuramos também, verificar se os professores têm hábitos de ler e escrever e qual a concepção que eles têm sobre leitura e escrita. |
id |
UFCG_1fdfe54fbd995c1afece945d7db9910e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/12992 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Desafios na prática da leitura e da escrita nas séries iniciais.Challenges in the practice of reading and writing in the early grades.Ensino de escrita e leituraEscrita e leituraPrática de leituraPrática de escritaLeitura e escrita - séries iniciaisTeaching writing and readingWriting and readingReading practiceWriting practiceReading and writing - initial seriesEducação.De acordo com a realidade do Centro de Educação Especial “Geny Ferreira”-CEEIGEF – localizada na cidade de Sousa-PB, foi possível perceber que existem inúmeras dificuldades referentes a leitura e a escrita principalmente nas séries iniciais. Esta constatação foi o ponto de partida para o nosso estudo, e a partir dela, formulamos como questão central. Por que os professores sentem dificuldades para trabalhar a leitura e a escrita nas séries iniciais de ensino fundamental, apesar das crianças chegarem a escola com a própria interpretação dos sinais escritos? Procuramos identificar e analisar com mais profundidade as dificuldades encontradas pelos docentes no processo de ensino da leitura e da escrita no CEEIGEF, percebemos algumas causas que provocam as dificuldades que os docentes enfrentam em relação ao ensino de leitura e escrita, procuramos também, verificar se os professores têm hábitos de ler e escrever e qual a concepção que eles têm sobre leitura e escrita.According to the reality of the Special Education Center “Geny Ferreira” -CEEIGEF - located in the city of Sousa-PB, it was possible to notice that there are numerous difficulties regarding reading and writing, mainly in the initial series. This finding was the starting point for our study, and from there, we formulated it as a central question. Why do teachers find it difficult to work on reading and writing in the early grades of elementary school, despite the fact that the children arrive at school with their own interpretation of the written signs? We seek to identify and analyze in more depth the difficulties encountered by teachers in the process of teaching reading and writing at CEEIGEF, we perceive some causes that cause the difficulties that teachers face in relation to teaching reading and writing, we also try to verify if the teachers have habits of reading and writing and what they think about reading and writing.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGTORRES, Antônia Lis de Maria Martins.TORRES, A. L. M. M.http://lattes.cnpq.br/0290068964313599ABRANTES, Maria do Socorro.SANTOS, Márcia Estrela dos.20052020-06-25T17:06:07Z2020-06-252020-06-25T17:06:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12992ABRANTES, Maria do Socorro; SANTOS, Márcia Estrela dos. Desafios na prática da leitura e da escrita nas séries iniciais. 2005. 39f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-12T17:45:22Zoai:localhost:riufcg/12992Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T17:45:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios na prática da leitura e da escrita nas séries iniciais. Challenges in the practice of reading and writing in the early grades. |
title |
Desafios na prática da leitura e da escrita nas séries iniciais. |
spellingShingle |
Desafios na prática da leitura e da escrita nas séries iniciais. ABRANTES, Maria do Socorro. Ensino de escrita e leitura Escrita e leitura Prática de leitura Prática de escrita Leitura e escrita - séries iniciais Teaching writing and reading Writing and reading Reading practice Writing practice Reading and writing - initial series Educação. |
title_short |
Desafios na prática da leitura e da escrita nas séries iniciais. |
title_full |
Desafios na prática da leitura e da escrita nas séries iniciais. |
title_fullStr |
Desafios na prática da leitura e da escrita nas séries iniciais. |
title_full_unstemmed |
Desafios na prática da leitura e da escrita nas séries iniciais. |
title_sort |
Desafios na prática da leitura e da escrita nas séries iniciais. |
author |
ABRANTES, Maria do Socorro. |
author_facet |
ABRANTES, Maria do Socorro. SANTOS, Márcia Estrela dos. |
author_role |
author |
author2 |
SANTOS, Márcia Estrela dos. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
TORRES, Antônia Lis de Maria Martins. TORRES, A. L. M. M. http://lattes.cnpq.br/0290068964313599 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ABRANTES, Maria do Socorro. SANTOS, Márcia Estrela dos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de escrita e leitura Escrita e leitura Prática de leitura Prática de escrita Leitura e escrita - séries iniciais Teaching writing and reading Writing and reading Reading practice Writing practice Reading and writing - initial series Educação. |
topic |
Ensino de escrita e leitura Escrita e leitura Prática de leitura Prática de escrita Leitura e escrita - séries iniciais Teaching writing and reading Writing and reading Reading practice Writing practice Reading and writing - initial series Educação. |
description |
De acordo com a realidade do Centro de Educação Especial “Geny Ferreira”-CEEIGEF – localizada na cidade de Sousa-PB, foi possível perceber que existem inúmeras dificuldades referentes a leitura e a escrita principalmente nas séries iniciais. Esta constatação foi o ponto de partida para o nosso estudo, e a partir dela, formulamos como questão central. Por que os professores sentem dificuldades para trabalhar a leitura e a escrita nas séries iniciais de ensino fundamental, apesar das crianças chegarem a escola com a própria interpretação dos sinais escritos? Procuramos identificar e analisar com mais profundidade as dificuldades encontradas pelos docentes no processo de ensino da leitura e da escrita no CEEIGEF, percebemos algumas causas que provocam as dificuldades que os docentes enfrentam em relação ao ensino de leitura e escrita, procuramos também, verificar se os professores têm hábitos de ler e escrever e qual a concepção que eles têm sobre leitura e escrita. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2020-06-25T17:06:07Z 2020-06-25 2020-06-25T17:06:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12992 ABRANTES, Maria do Socorro; SANTOS, Márcia Estrela dos. Desafios na prática da leitura e da escrita nas séries iniciais. 2005. 39f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12992 |
identifier_str_mv |
ABRANTES, Maria do Socorro; SANTOS, Márcia Estrela dos. Desafios na prática da leitura e da escrita nas séries iniciais. 2005. 39f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744444578070528 |