Perspectivas docentes acerca dos desafios e possibilidades de crianças com TEA na escola.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Maria Natália Jacobino de.
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37363
Resumo: A presente monografia trata questões relacionadas à inclusão de crianças com o transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto educacional e como se dá e quais as implicâncias do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no desenvolvimento dessas crianças. A inclusão é a prática de garantir que todos os alunos participem plenamente da educação, independentemente de suas diferenças. O Atendimento Educacional Especializado é um suporte complementar para alunos com necessidades especiais, oferecendo recursos e estratégias específicas para melhor atender às suas necessidades educacionais. Ambos visam à igualdade de oportunidades na escola. Diante disso, a presente pesquisa se originou a partir do seguinte questionamento: como que os profissionais da educação percebem os desafios e as possibilidades de se lidar com crianças com TEA na escola? No intuito de responder a esse questionamento, teve-se como objetivo central: compreender as concepções docentes acerca dos desafios e possibilidades das crianças com TEA na escola. E enquanto objetivos específicos: perceber como se dá o acompanhamento de um profissional especializado no ambiente escolar direcionado às crianças com TEA; discutir sobre o papel das relações e interações sociais para o desenvolvimento de crianças com autismo e investigar a perspectiva docente sobre como ocorre a inclusão de alunos com TEA na sala de aula. O percurso metodológico se deu com uma pesquisa de campo de caráter exploratório e descritivo e de natureza qualitativa, onde foi aplicado uma entrevista semiestruturada a uma professora da educação básica (anos iniciais) e a uma profissional que atende no Atendimento Educacional Especializado. Ambas profissionais oriundas de uma escola pública de caráter municipal da cidade de Cajazeiras/PB. Para analisar e tratar os dados, utilizou-se a abordagem de análise de conteúdo de Bardin (2014). Os resultados dessa investigação apontaram para alguns desafios e para a promoção da inclusão das crianças com TEA, tais como a falta de monitores para acompanhar o desenvolvimento de crianças com um grau de necessidade moderado e/ou alto, além da falta de comunicação e companheirismo entre as instâncias da sala de aula regular e a da sala de AEE. Contudo, também foram destacadas algumas possibilidades para realização desse trabalho de forma mais inclusiva, como, por exemplo, feedbacks e parceria entre a sala de aula regular e o AEE, bem como a garantia de monitores capacitados para auxiliar no acompanhamento das crianças com TEA. Sendo assim, apesar de grandes avanços na legislação referente aos direitos das pessoas com deficiência, ainda existem percalços a serem superados para que o paradigma da inclusão se instaure efetivamente nas escolas.
id UFCG_207ed92bfafe88e5d26745bf1eb84094
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/37363
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Perspectivas docentes acerca dos desafios e possibilidades de crianças com TEA na escola.Teaching perspectives on the challenges and possibilities of children with ASD at school.Educação especialTranstorno do Espectro Autista - TEAAtendimento educacional especializadoEducação inclusivaCrianças com TEASpecial educationAutism Spectrum Disorder - ASDSpecialized educational serviceInclusive educationChildren with ASDEducação.A presente monografia trata questões relacionadas à inclusão de crianças com o transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto educacional e como se dá e quais as implicâncias do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no desenvolvimento dessas crianças. A inclusão é a prática de garantir que todos os alunos participem plenamente da educação, independentemente de suas diferenças. O Atendimento Educacional Especializado é um suporte complementar para alunos com necessidades especiais, oferecendo recursos e estratégias específicas para melhor atender às suas necessidades educacionais. Ambos visam à igualdade de oportunidades na escola. Diante disso, a presente pesquisa se originou a partir do seguinte questionamento: como que os profissionais da educação percebem os desafios e as possibilidades de se lidar com crianças com TEA na escola? No intuito de responder a esse questionamento, teve-se como objetivo central: compreender as concepções docentes acerca dos desafios e possibilidades das crianças com TEA na escola. E enquanto objetivos específicos: perceber como se dá o acompanhamento de um profissional especializado no ambiente escolar direcionado às crianças com TEA; discutir sobre o papel das relações e interações sociais para o desenvolvimento de crianças com autismo e investigar a perspectiva docente sobre como ocorre a inclusão de alunos com TEA na sala de aula. O percurso metodológico se deu com uma pesquisa de campo de caráter exploratório e descritivo e de natureza qualitativa, onde foi aplicado uma entrevista semiestruturada a uma professora da educação básica (anos iniciais) e a uma profissional que atende no Atendimento Educacional Especializado. Ambas profissionais oriundas de uma escola pública de caráter municipal da cidade de Cajazeiras/PB. Para analisar e tratar os dados, utilizou-se a abordagem de análise de conteúdo de Bardin (2014). Os resultados dessa investigação apontaram para alguns desafios e para a promoção da inclusão das crianças com TEA, tais como a falta de monitores para acompanhar o desenvolvimento de crianças com um grau de necessidade moderado e/ou alto, além da falta de comunicação e companheirismo entre as instâncias da sala de aula regular e a da sala de AEE. Contudo, também foram destacadas algumas possibilidades para realização desse trabalho de forma mais inclusiva, como, por exemplo, feedbacks e parceria entre a sala de aula regular e o AEE, bem como a garantia de monitores capacitados para auxiliar no acompanhamento das crianças com TEA. Sendo assim, apesar de grandes avanços na legislação referente aos direitos das pessoas com deficiência, ainda existem percalços a serem superados para que o paradigma da inclusão se instaure efetivamente nas escolas.The present monograph addresses issues related to the inclusion of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the educational context and how Specialized Educational Assistance (SEA) occurs and what its implications are for the development of these children. Inclusion is the practice of ensuring that all students fully participate in education, regardless of their differences. Specialized Educational Assistance is a supplementary support for students with special needs, offering specific resources and strategies to better meet their educational needs. Both aim for equal opportunities in school. In light of this, the present research originated from the following question: how do education professionals perceive the challenges and possibilities of working with children with ASD in school? In order to answer this question, the main objective was to understand teachers' conceptions regarding the challenges and possibilities for children with ASD in school. The specific objectives were: to understand how the support of a specialized professional in the school environment for children with ASD is provided, to discuss the role of social relationships and interactions in the development of children with autism, and to investigate the teachers' perspective on the inclusion of students with ASD in the classroom. The methodological approach involved an exploratory and descriptive qualitative field research, where a semi- structured interview was conducted with a primary education teacher (early years) and a professional working in Specialized Educational Assistance. Both professionals were from a public municipal school in the city of Cajazeiras/PB. To analyze and process the data, Bardin's content analysis approach (2014) was used. The results of this investigation pointed to some challenges and the promotion of the inclusion of children with ASD, such as the lack of monitors to support the development of children with moderate and/or high levels of need, as well as a lack of communication and collaboration between the regular classroom and the SEA classroom. However, some possibilities for a more inclusive approach were also highlighted, such as feedback and collaboration between the regular classroom and SEA, as well as ensuring trained monitors to assist in the support of children with ASD. Therefore, despite significant advances in legislation regarding the rights of people with disabilities, there are still obstacles to be overcome for the paradigm of inclusion to be effectively established in schools.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDANTAS, Nozângela Maria Rolim.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.http://lattes.cnpq.br/3332721010337685ARAÚJO, Edinaura Almeida de.ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.SOUSA, Maria Natália Jacobino de.2024-08-19T14:38:04Z2024-08-192024-08-19T14:38:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37363SOUSA, Maria Natália Jacobino de. Perspectivas docentes acerca dos desafios e possibilidades de crianças com TEA na escola. 2023. 59f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores,Universidade de Campina Grande , Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-19T14:40:32Zoai:localhost:riufcg/37363Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-19T14:40:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas docentes acerca dos desafios e possibilidades de crianças com TEA na escola.
Teaching perspectives on the challenges and possibilities of children with ASD at school.
title Perspectivas docentes acerca dos desafios e possibilidades de crianças com TEA na escola.
spellingShingle Perspectivas docentes acerca dos desafios e possibilidades de crianças com TEA na escola.
SOUSA, Maria Natália Jacobino de.
Educação especial
Transtorno do Espectro Autista - TEA
Atendimento educacional especializado
Educação inclusiva
Crianças com TEA
Special education
Autism Spectrum Disorder - ASD
Specialized educational service
Inclusive education
Children with ASD
Educação.
title_short Perspectivas docentes acerca dos desafios e possibilidades de crianças com TEA na escola.
title_full Perspectivas docentes acerca dos desafios e possibilidades de crianças com TEA na escola.
title_fullStr Perspectivas docentes acerca dos desafios e possibilidades de crianças com TEA na escola.
title_full_unstemmed Perspectivas docentes acerca dos desafios e possibilidades de crianças com TEA na escola.
title_sort Perspectivas docentes acerca dos desafios e possibilidades de crianças com TEA na escola.
author SOUSA, Maria Natália Jacobino de.
author_facet SOUSA, Maria Natália Jacobino de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
http://lattes.cnpq.br/3332721010337685
ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Maria Natália Jacobino de.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Transtorno do Espectro Autista - TEA
Atendimento educacional especializado
Educação inclusiva
Crianças com TEA
Special education
Autism Spectrum Disorder - ASD
Specialized educational service
Inclusive education
Children with ASD
Educação.
topic Educação especial
Transtorno do Espectro Autista - TEA
Atendimento educacional especializado
Educação inclusiva
Crianças com TEA
Special education
Autism Spectrum Disorder - ASD
Specialized educational service
Inclusive education
Children with ASD
Educação.
description A presente monografia trata questões relacionadas à inclusão de crianças com o transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto educacional e como se dá e quais as implicâncias do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no desenvolvimento dessas crianças. A inclusão é a prática de garantir que todos os alunos participem plenamente da educação, independentemente de suas diferenças. O Atendimento Educacional Especializado é um suporte complementar para alunos com necessidades especiais, oferecendo recursos e estratégias específicas para melhor atender às suas necessidades educacionais. Ambos visam à igualdade de oportunidades na escola. Diante disso, a presente pesquisa se originou a partir do seguinte questionamento: como que os profissionais da educação percebem os desafios e as possibilidades de se lidar com crianças com TEA na escola? No intuito de responder a esse questionamento, teve-se como objetivo central: compreender as concepções docentes acerca dos desafios e possibilidades das crianças com TEA na escola. E enquanto objetivos específicos: perceber como se dá o acompanhamento de um profissional especializado no ambiente escolar direcionado às crianças com TEA; discutir sobre o papel das relações e interações sociais para o desenvolvimento de crianças com autismo e investigar a perspectiva docente sobre como ocorre a inclusão de alunos com TEA na sala de aula. O percurso metodológico se deu com uma pesquisa de campo de caráter exploratório e descritivo e de natureza qualitativa, onde foi aplicado uma entrevista semiestruturada a uma professora da educação básica (anos iniciais) e a uma profissional que atende no Atendimento Educacional Especializado. Ambas profissionais oriundas de uma escola pública de caráter municipal da cidade de Cajazeiras/PB. Para analisar e tratar os dados, utilizou-se a abordagem de análise de conteúdo de Bardin (2014). Os resultados dessa investigação apontaram para alguns desafios e para a promoção da inclusão das crianças com TEA, tais como a falta de monitores para acompanhar o desenvolvimento de crianças com um grau de necessidade moderado e/ou alto, além da falta de comunicação e companheirismo entre as instâncias da sala de aula regular e a da sala de AEE. Contudo, também foram destacadas algumas possibilidades para realização desse trabalho de forma mais inclusiva, como, por exemplo, feedbacks e parceria entre a sala de aula regular e o AEE, bem como a garantia de monitores capacitados para auxiliar no acompanhamento das crianças com TEA. Sendo assim, apesar de grandes avanços na legislação referente aos direitos das pessoas com deficiência, ainda existem percalços a serem superados para que o paradigma da inclusão se instaure efetivamente nas escolas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-19T14:38:04Z
2024-08-19
2024-08-19T14:38:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37363
SOUSA, Maria Natália Jacobino de. Perspectivas docentes acerca dos desafios e possibilidades de crianças com TEA na escola. 2023. 59f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores,Universidade de Campina Grande , Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37363
identifier_str_mv SOUSA, Maria Natália Jacobino de. Perspectivas docentes acerca dos desafios e possibilidades de crianças com TEA na escola. 2023. 59f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores,Universidade de Campina Grande , Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744633635274752