Alfabetização:confronto de Teorias x Aprendizagem em Escolas Públicas, Privadas e Alternativas.
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Data de Publicação: | 1995 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14951 |
Resumo: | A primeira tentativa de escrita, precisamente a mais primitiva, e aquela cujos sinais gráficos representam os objetos, a chamada escrita do tipo pictográfica. Os caracteres são os pictogramas; espécies de desenhos que se aproximam a imagem dos objetos representados. Mais tarde, esses símbolos gráficos deixaram de ter tal função, ou seja, deixaram de imitar os objetos representados para tornarem-se em convenções, que distinguiram em cada pais. Por exemplo: No Egito o pictograma corresponde a esses sistemas de escritas preocuparam em registrar diretamente o significado das palavras e não o seu aspecto sonoro. A primeira tentativa nesse sentido, foi feita pelos Egípcios com a utilização de ideogramas ou logogramas com valor fonético. Cada ideograma representava os segmentos sonoros de valor sonoro da consoante dentro da palavra. Nascendo assim, a escrita lexical silábica. Segundo REGO(1994). Desse modo, fica entendido, porque numa escrita alfabética, as letras representam as unidades mínimas da palavra que são os fonemas. |
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Alfabetização:confronto de Teorias x Aprendizagem em Escolas Públicas, Privadas e Alternativas.Literacy: confrontation of Theory x Learning in Public, Private and Alternative Schools.EducaçãoSupervisão EscolarAlfabetizaçãoAprendizagemEducationSchool SupervisionLiteracyLearningEducação.A primeira tentativa de escrita, precisamente a mais primitiva, e aquela cujos sinais gráficos representam os objetos, a chamada escrita do tipo pictográfica. Os caracteres são os pictogramas; espécies de desenhos que se aproximam a imagem dos objetos representados. Mais tarde, esses símbolos gráficos deixaram de ter tal função, ou seja, deixaram de imitar os objetos representados para tornarem-se em convenções, que distinguiram em cada pais. Por exemplo: No Egito o pictograma corresponde a esses sistemas de escritas preocuparam em registrar diretamente o significado das palavras e não o seu aspecto sonoro. A primeira tentativa nesse sentido, foi feita pelos Egípcios com a utilização de ideogramas ou logogramas com valor fonético. Cada ideograma representava os segmentos sonoros de valor sonoro da consoante dentro da palavra. Nascendo assim, a escrita lexical silábica. Segundo REGO(1994). Desse modo, fica entendido, porque numa escrita alfabética, as letras representam as unidades mínimas da palavra que são os fonemas.The first attempt at writing, precisely the most primitive, and the one whose graphic signs represent objects, the so-called pictographic writing. The characters are the pictograms; species of drawings that approximate the image of the represented objects. Later, these graphic symbols ceased to have such a function, that is, they stopped imitating the objects represented to become conventions, which distinguished them in each country. For example: In Egypt, the pictogram corresponds to these writing systems concerned with directly registering the meaning of words and not their sound aspect. The first attempt in this direction was made by the Egyptians using ideograms or logograms with phonetic value. Each ideogram represented the sound segments of the consonant's sound value within the word. Thus, the syllabic lexical writing was born. According to REGO (1994). In this way, it is understood, because in alphabetic writing, the letters represent the minimum units of the word, which are the phonemes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCG1995-052020-09-04T15:47:42Z2020-09-042020-09-04T15:47:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14951REIS, Maria Ivone dos; FEITOSA, Maria do Socorro. Alfabetização: confronto de Teorias x Aprendizagem em Escolas Públicas, Privadas e Alternativas.1995. 27f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.porREIS, Maria Ivone dos.FEITOSA, Maria do Socorro.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-25T12:50:11Zoai:localhost:riufcg/14951Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-25T12:50:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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