A Prática de Alfabetização: processo ensino-aprendizagem em três escolas públicas no interior da Paraíba (Aparecida).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PIRES, Ana Maria.
Data de Publicação: 1995
Outros Autores: ALMEIDA, Núbia Pires de.
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14381
Resumo: Visando colaborar com a transformação no processo ensino aprendizagem, principalmente na prática de alfabetização, buscamos desenvolver uma proposta de traba1ho - apresentada no referido trabalho monográfico que trouxesse uma contribuição significativa, visto que o mesmo propõe que a prática de alfabetização seja vista como um processo de construção. Sendo proposito do trabalho proporcionar uma análise na atual prática de alfabetização e propor uma mudança em função do seu crescimento, foi oportuno fazermos este questionamento tendo como base a linha construtiva, mas especialmente com fundamentação proporcionada pelas pesquisas de Emília Ferreiro, Jean Piaget e outros, como também através de leituras acerca das reflexões feitas por pessoas preocupadas com esta problemática.
id UFCG_9b8ffd9828bebd0d0b977c6af32bfe9a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/14381
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A Prática de Alfabetização: processo ensino-aprendizagem em três escolas públicas no interior da Paraíba (Aparecida).The practice of literacy: teaching-learning process in three public schools in the interior of Paraíba (Aparecida).EducaçãoSupervisão EscolarPrática de alfabetizaçãoEnsino - aprendizagemEducationSchool SupervisionLiteracy PracticeTeaching - LearningEducação.Visando colaborar com a transformação no processo ensino aprendizagem, principalmente na prática de alfabetização, buscamos desenvolver uma proposta de traba1ho - apresentada no referido trabalho monográfico que trouxesse uma contribuição significativa, visto que o mesmo propõe que a prática de alfabetização seja vista como um processo de construção. Sendo proposito do trabalho proporcionar uma análise na atual prática de alfabetização e propor uma mudança em função do seu crescimento, foi oportuno fazermos este questionamento tendo como base a linha construtiva, mas especialmente com fundamentação proporcionada pelas pesquisas de Emília Ferreiro, Jean Piaget e outros, como também através de leituras acerca das reflexões feitas por pessoas preocupadas com esta problemática.Aiming to collaborate with the transformation in the teaching-learning process, mainly in the practice of literacy, we seek to develop a work proposal - presented in the referred monographic work that would bring a significant contribution, since it proposes that the practice of literacy be seen as a process of construction. Since the purpose of this work is to provide an analysis of the current literacy practice and to propose a change in function of its growth, it was opportune to ask this question based on the constructive line, but especially based on the research provided by Emília Ferreiro, Jean Piaget and others, as well as through readings about the reflections made by people concerned with this problem.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Alves Sousa.LIMA, Maria Alves de Souza.http://lattes.cnpq.br/9319537531410742ROLIM NETO, Modesto Leite.ROLIM NETO, Modesto Leite.http://lattes.cnpq.br/7781900188468180MACIEL, Eliane Maria de Meneses.PIRES, Ana Maria.ALMEIDA, Núbia Pires de.19952020-08-20T19:56:17Z2020-08-202020-08-20T19:56:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14381PIRES, Ana Maria; ALMEIDA, Núbia Pires de. A Prática da Alfabetização: o processo ensino-aprendizagem em três escolas públicas no interior da Paraíba.1995. 61f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T22:11:22Zoai:localhost:riufcg/14381Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T22:11:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Prática de Alfabetização: processo ensino-aprendizagem em três escolas públicas no interior da Paraíba (Aparecida).
The practice of literacy: teaching-learning process in three public schools in the interior of Paraíba (Aparecida).
title A Prática de Alfabetização: processo ensino-aprendizagem em três escolas públicas no interior da Paraíba (Aparecida).
spellingShingle A Prática de Alfabetização: processo ensino-aprendizagem em três escolas públicas no interior da Paraíba (Aparecida).
PIRES, Ana Maria.
Educação
Supervisão Escolar
Prática de alfabetização
Ensino - aprendizagem
Education
School Supervision
Literacy Practice
Teaching - Learning
Educação.
title_short A Prática de Alfabetização: processo ensino-aprendizagem em três escolas públicas no interior da Paraíba (Aparecida).
title_full A Prática de Alfabetização: processo ensino-aprendizagem em três escolas públicas no interior da Paraíba (Aparecida).
title_fullStr A Prática de Alfabetização: processo ensino-aprendizagem em três escolas públicas no interior da Paraíba (Aparecida).
title_full_unstemmed A Prática de Alfabetização: processo ensino-aprendizagem em três escolas públicas no interior da Paraíba (Aparecida).
title_sort A Prática de Alfabetização: processo ensino-aprendizagem em três escolas públicas no interior da Paraíba (Aparecida).
author PIRES, Ana Maria.
author_facet PIRES, Ana Maria.
ALMEIDA, Núbia Pires de.
author_role author
author2 ALMEIDA, Núbia Pires de.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Alves Sousa.
LIMA, Maria Alves de Souza.
http://lattes.cnpq.br/9319537531410742
ROLIM NETO, Modesto Leite.
ROLIM NETO, Modesto Leite.
http://lattes.cnpq.br/7781900188468180
MACIEL, Eliane Maria de Meneses.
dc.contributor.author.fl_str_mv PIRES, Ana Maria.
ALMEIDA, Núbia Pires de.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Supervisão Escolar
Prática de alfabetização
Ensino - aprendizagem
Education
School Supervision
Literacy Practice
Teaching - Learning
Educação.
topic Educação
Supervisão Escolar
Prática de alfabetização
Ensino - aprendizagem
Education
School Supervision
Literacy Practice
Teaching - Learning
Educação.
description Visando colaborar com a transformação no processo ensino aprendizagem, principalmente na prática de alfabetização, buscamos desenvolver uma proposta de traba1ho - apresentada no referido trabalho monográfico que trouxesse uma contribuição significativa, visto que o mesmo propõe que a prática de alfabetização seja vista como um processo de construção. Sendo proposito do trabalho proporcionar uma análise na atual prática de alfabetização e propor uma mudança em função do seu crescimento, foi oportuno fazermos este questionamento tendo como base a linha construtiva, mas especialmente com fundamentação proporcionada pelas pesquisas de Emília Ferreiro, Jean Piaget e outros, como também através de leituras acerca das reflexões feitas por pessoas preocupadas com esta problemática.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
2020-08-20T19:56:17Z
2020-08-20
2020-08-20T19:56:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14381
PIRES, Ana Maria; ALMEIDA, Núbia Pires de. A Prática da Alfabetização: o processo ensino-aprendizagem em três escolas públicas no interior da Paraíba.1995. 61f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14381
identifier_str_mv PIRES, Ana Maria; ALMEIDA, Núbia Pires de. A Prática da Alfabetização: o processo ensino-aprendizagem em três escolas públicas no interior da Paraíba.1995. 61f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744455989723136