A Prática de Alfabetização: processo ensino-aprendizagem em três escolas públicas no interior da Paraíba (Aparecida).
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14381 |
Resumo: | Visando colaborar com a transformação no processo ensino aprendizagem, principalmente na prática de alfabetização, buscamos desenvolver uma proposta de traba1ho - apresentada no referido trabalho monográfico que trouxesse uma contribuição significativa, visto que o mesmo propõe que a prática de alfabetização seja vista como um processo de construção. Sendo proposito do trabalho proporcionar uma análise na atual prática de alfabetização e propor uma mudança em função do seu crescimento, foi oportuno fazermos este questionamento tendo como base a linha construtiva, mas especialmente com fundamentação proporcionada pelas pesquisas de Emília Ferreiro, Jean Piaget e outros, como também através de leituras acerca das reflexões feitas por pessoas preocupadas com esta problemática. |
id |
UFCG_9b8ffd9828bebd0d0b977c6af32bfe9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/14381 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A Prática de Alfabetização: processo ensino-aprendizagem em três escolas públicas no interior da Paraíba (Aparecida).The practice of literacy: teaching-learning process in three public schools in the interior of Paraíba (Aparecida).EducaçãoSupervisão EscolarPrática de alfabetizaçãoEnsino - aprendizagemEducationSchool SupervisionLiteracy PracticeTeaching - LearningEducação.Visando colaborar com a transformação no processo ensino aprendizagem, principalmente na prática de alfabetização, buscamos desenvolver uma proposta de traba1ho - apresentada no referido trabalho monográfico que trouxesse uma contribuição significativa, visto que o mesmo propõe que a prática de alfabetização seja vista como um processo de construção. Sendo proposito do trabalho proporcionar uma análise na atual prática de alfabetização e propor uma mudança em função do seu crescimento, foi oportuno fazermos este questionamento tendo como base a linha construtiva, mas especialmente com fundamentação proporcionada pelas pesquisas de Emília Ferreiro, Jean Piaget e outros, como também através de leituras acerca das reflexões feitas por pessoas preocupadas com esta problemática.Aiming to collaborate with the transformation in the teaching-learning process, mainly in the practice of literacy, we seek to develop a work proposal - presented in the referred monographic work that would bring a significant contribution, since it proposes that the practice of literacy be seen as a process of construction. Since the purpose of this work is to provide an analysis of the current literacy practice and to propose a change in function of its growth, it was opportune to ask this question based on the constructive line, but especially based on the research provided by Emília Ferreiro, Jean Piaget and others, as well as through readings about the reflections made by people concerned with this problem.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Alves Sousa.LIMA, Maria Alves de Souza.http://lattes.cnpq.br/9319537531410742ROLIM NETO, Modesto Leite.ROLIM NETO, Modesto Leite.http://lattes.cnpq.br/7781900188468180MACIEL, Eliane Maria de Meneses.PIRES, Ana Maria.ALMEIDA, Núbia Pires de.19952020-08-20T19:56:17Z2020-08-202020-08-20T19:56:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14381PIRES, Ana Maria; ALMEIDA, Núbia Pires de. A Prática da Alfabetização: o processo ensino-aprendizagem em três escolas públicas no interior da Paraíba.1995. 61f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T22:11:22Zoai:localhost:riufcg/14381Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T22:11:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Prática de Alfabetização: processo ensino-aprendizagem em três escolas públicas no interior da Paraíba (Aparecida). The practice of literacy: teaching-learning process in three public schools in the interior of Paraíba (Aparecida). |
title |
A Prática de Alfabetização: processo ensino-aprendizagem em três escolas públicas no interior da Paraíba (Aparecida). |
spellingShingle |
A Prática de Alfabetização: processo ensino-aprendizagem em três escolas públicas no interior da Paraíba (Aparecida). PIRES, Ana Maria. Educação Supervisão Escolar Prática de alfabetização Ensino - aprendizagem Education School Supervision Literacy Practice Teaching - Learning Educação. |
title_short |
A Prática de Alfabetização: processo ensino-aprendizagem em três escolas públicas no interior da Paraíba (Aparecida). |
title_full |
A Prática de Alfabetização: processo ensino-aprendizagem em três escolas públicas no interior da Paraíba (Aparecida). |
title_fullStr |
A Prática de Alfabetização: processo ensino-aprendizagem em três escolas públicas no interior da Paraíba (Aparecida). |
title_full_unstemmed |
A Prática de Alfabetização: processo ensino-aprendizagem em três escolas públicas no interior da Paraíba (Aparecida). |
title_sort |
A Prática de Alfabetização: processo ensino-aprendizagem em três escolas públicas no interior da Paraíba (Aparecida). |
author |
PIRES, Ana Maria. |
author_facet |
PIRES, Ana Maria. ALMEIDA, Núbia Pires de. |
author_role |
author |
author2 |
ALMEIDA, Núbia Pires de. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Maria Alves Sousa. LIMA, Maria Alves de Souza. http://lattes.cnpq.br/9319537531410742 ROLIM NETO, Modesto Leite. ROLIM NETO, Modesto Leite. http://lattes.cnpq.br/7781900188468180 MACIEL, Eliane Maria de Meneses. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PIRES, Ana Maria. ALMEIDA, Núbia Pires de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Supervisão Escolar Prática de alfabetização Ensino - aprendizagem Education School Supervision Literacy Practice Teaching - Learning Educação. |
topic |
Educação Supervisão Escolar Prática de alfabetização Ensino - aprendizagem Education School Supervision Literacy Practice Teaching - Learning Educação. |
description |
Visando colaborar com a transformação no processo ensino aprendizagem, principalmente na prática de alfabetização, buscamos desenvolver uma proposta de traba1ho - apresentada no referido trabalho monográfico que trouxesse uma contribuição significativa, visto que o mesmo propõe que a prática de alfabetização seja vista como um processo de construção. Sendo proposito do trabalho proporcionar uma análise na atual prática de alfabetização e propor uma mudança em função do seu crescimento, foi oportuno fazermos este questionamento tendo como base a linha construtiva, mas especialmente com fundamentação proporcionada pelas pesquisas de Emília Ferreiro, Jean Piaget e outros, como também através de leituras acerca das reflexões feitas por pessoas preocupadas com esta problemática. |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995 2020-08-20T19:56:17Z 2020-08-20 2020-08-20T19:56:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14381 PIRES, Ana Maria; ALMEIDA, Núbia Pires de. A Prática da Alfabetização: o processo ensino-aprendizagem em três escolas públicas no interior da Paraíba.1995. 61f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14381 |
identifier_str_mv |
PIRES, Ana Maria; ALMEIDA, Núbia Pires de. A Prática da Alfabetização: o processo ensino-aprendizagem em três escolas públicas no interior da Paraíba.1995. 61f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744455989723136 |