A utilização de ferramentas da qualidade como estratégia de melhoria organizacional: estudo de caso na Cerâmica Alfa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEIRA, Paulo Fernando.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: MIRANDA, Mara Rúbia da Silva.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32318
Resumo: O objetivo único de apenas lucrar das organizações que buscam ser competitivas, tornou-se um paradigma ultrapassado. As empresas atualmente estão buscando lucrar e, ao mesmo tempo satisfazer os seus clientes com produtos e/ou serviços de qualidade. O fato é que qualidade não significa apenas satisfazer os clientes, mas também padronizar os processos organizacionais visando um melhor controle do sistema. Desta forma, várias organizações têm buscado ferramentas básicas e até mesmo complexas para a conquista da qualidade total. Tendo em vista esta constante busca por qualidade e melhorias no processo no contexto atual, este trabalho tem como objetivo mostrar aplicar ferramentas da qualidade como foco de melhoria organizacional numa empresa de Cerâmica. A metodologia para a realização do trabalho foi o estudo de caso na empresa mencionada neste trabalho como Cerâmica Alfa, onde foram feitas diversas observações in loco objetivando diagnosticar os problemas levantados, bem como entrevistas com os colaboradores. A conclusão obtida com a implementação das ferramentas foi que a organização consegue diminuir os seus custos da não qualidade, consequentemente aumentar a sua lucratividade ao alavancar suas vendas pelo fato de ter uma maior satisfação do seus clientes.
id UFCG_21ba83a64605259933ba4bb67a57aed9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/32318
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A utilização de ferramentas da qualidade como estratégia de melhoria organizacional: estudo de caso na Cerâmica Alfa.The use of quality tools as an organizational improvement strategy: case study at Cerâmica Alfa.QualidadeFerramentas da qualidadeCompetitividadeEmpresa - Cerâmicas AlfaCerâmicas AlfaEstudo de casoObservações in locoCustos da qualidade e não qualidadeMétodo PDCAFluxogramaDiagrama de causa e efeitoDiagrama de ParetoFolha de verificaçãoFolha de coleta de dadosQualityQuality toolsCompetitivenessCompany - Cerâmicas AlfaAlfa CeramicsCase studyOn-site observationsQuality and non-quality costsPDCA methodFlowchartCause and Effect DiagramPareto DiagramCheck SheetData Collection SheetEngenharia de Produção.O objetivo único de apenas lucrar das organizações que buscam ser competitivas, tornou-se um paradigma ultrapassado. As empresas atualmente estão buscando lucrar e, ao mesmo tempo satisfazer os seus clientes com produtos e/ou serviços de qualidade. O fato é que qualidade não significa apenas satisfazer os clientes, mas também padronizar os processos organizacionais visando um melhor controle do sistema. Desta forma, várias organizações têm buscado ferramentas básicas e até mesmo complexas para a conquista da qualidade total. Tendo em vista esta constante busca por qualidade e melhorias no processo no contexto atual, este trabalho tem como objetivo mostrar aplicar ferramentas da qualidade como foco de melhoria organizacional numa empresa de Cerâmica. A metodologia para a realização do trabalho foi o estudo de caso na empresa mencionada neste trabalho como Cerâmica Alfa, onde foram feitas diversas observações in loco objetivando diagnosticar os problemas levantados, bem como entrevistas com os colaboradores. A conclusão obtida com a implementação das ferramentas foi que a organização consegue diminuir os seus custos da não qualidade, consequentemente aumentar a sua lucratividade ao alavancar suas vendas pelo fato de ter uma maior satisfação do seus clientes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20202023-10-24T22:03:57Z2023-10-242023-10-24T22:03:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32318VIEIRA, Paulo Fernando; MIRANDA, Mara Rúbia da. A utilização de ferramentas da qualidade como estratégia de melhoria organizacional: estudo de caso na Cerâmica Alfa. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32318porVIEIRA, Paulo Fernando.MIRANDA, Mara Rúbia da Silva.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T14:32:37Zoai:localhost:riufcg/32318Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T14:32:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de ferramentas da qualidade como estratégia de melhoria organizacional: estudo de caso na Cerâmica Alfa.
The use of quality tools as an organizational improvement strategy: case study at Cerâmica Alfa.
title A utilização de ferramentas da qualidade como estratégia de melhoria organizacional: estudo de caso na Cerâmica Alfa.
spellingShingle A utilização de ferramentas da qualidade como estratégia de melhoria organizacional: estudo de caso na Cerâmica Alfa.
VIEIRA, Paulo Fernando.
Qualidade
Ferramentas da qualidade
Competitividade
Empresa - Cerâmicas Alfa
Cerâmicas Alfa
Estudo de caso
Observações in loco
Custos da qualidade e não qualidade
Método PDCA
Fluxograma
Diagrama de causa e efeito
Diagrama de Pareto
Folha de verificação
Folha de coleta de dados
Quality
Quality tools
Competitiveness
Company - Cerâmicas Alfa
Alfa Ceramics
Case study
On-site observations
Quality and non-quality costs
PDCA method
Flowchart
Cause and Effect Diagram
Pareto Diagram
Check Sheet
Data Collection Sheet
Engenharia de Produção.
title_short A utilização de ferramentas da qualidade como estratégia de melhoria organizacional: estudo de caso na Cerâmica Alfa.
title_full A utilização de ferramentas da qualidade como estratégia de melhoria organizacional: estudo de caso na Cerâmica Alfa.
title_fullStr A utilização de ferramentas da qualidade como estratégia de melhoria organizacional: estudo de caso na Cerâmica Alfa.
title_full_unstemmed A utilização de ferramentas da qualidade como estratégia de melhoria organizacional: estudo de caso na Cerâmica Alfa.
title_sort A utilização de ferramentas da qualidade como estratégia de melhoria organizacional: estudo de caso na Cerâmica Alfa.
author VIEIRA, Paulo Fernando.
author_facet VIEIRA, Paulo Fernando.
MIRANDA, Mara Rúbia da Silva.
author_role author
author2 MIRANDA, Mara Rúbia da Silva.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VIEIRA, Paulo Fernando.
MIRANDA, Mara Rúbia da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade
Ferramentas da qualidade
Competitividade
Empresa - Cerâmicas Alfa
Cerâmicas Alfa
Estudo de caso
Observações in loco
Custos da qualidade e não qualidade
Método PDCA
Fluxograma
Diagrama de causa e efeito
Diagrama de Pareto
Folha de verificação
Folha de coleta de dados
Quality
Quality tools
Competitiveness
Company - Cerâmicas Alfa
Alfa Ceramics
Case study
On-site observations
Quality and non-quality costs
PDCA method
Flowchart
Cause and Effect Diagram
Pareto Diagram
Check Sheet
Data Collection Sheet
Engenharia de Produção.
topic Qualidade
Ferramentas da qualidade
Competitividade
Empresa - Cerâmicas Alfa
Cerâmicas Alfa
Estudo de caso
Observações in loco
Custos da qualidade e não qualidade
Método PDCA
Fluxograma
Diagrama de causa e efeito
Diagrama de Pareto
Folha de verificação
Folha de coleta de dados
Quality
Quality tools
Competitiveness
Company - Cerâmicas Alfa
Alfa Ceramics
Case study
On-site observations
Quality and non-quality costs
PDCA method
Flowchart
Cause and Effect Diagram
Pareto Diagram
Check Sheet
Data Collection Sheet
Engenharia de Produção.
description O objetivo único de apenas lucrar das organizações que buscam ser competitivas, tornou-se um paradigma ultrapassado. As empresas atualmente estão buscando lucrar e, ao mesmo tempo satisfazer os seus clientes com produtos e/ou serviços de qualidade. O fato é que qualidade não significa apenas satisfazer os clientes, mas também padronizar os processos organizacionais visando um melhor controle do sistema. Desta forma, várias organizações têm buscado ferramentas básicas e até mesmo complexas para a conquista da qualidade total. Tendo em vista esta constante busca por qualidade e melhorias no processo no contexto atual, este trabalho tem como objetivo mostrar aplicar ferramentas da qualidade como foco de melhoria organizacional numa empresa de Cerâmica. A metodologia para a realização do trabalho foi o estudo de caso na empresa mencionada neste trabalho como Cerâmica Alfa, onde foram feitas diversas observações in loco objetivando diagnosticar os problemas levantados, bem como entrevistas com os colaboradores. A conclusão obtida com a implementação das ferramentas foi que a organização consegue diminuir os seus custos da não qualidade, consequentemente aumentar a sua lucratividade ao alavancar suas vendas pelo fato de ter uma maior satisfação do seus clientes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-10-24T22:03:57Z
2023-10-24
2023-10-24T22:03:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32318
VIEIRA, Paulo Fernando; MIRANDA, Mara Rúbia da. A utilização de ferramentas da qualidade como estratégia de melhoria organizacional: estudo de caso na Cerâmica Alfa. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32318
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32318
identifier_str_mv VIEIRA, Paulo Fernando; MIRANDA, Mara Rúbia da. A utilização de ferramentas da qualidade como estratégia de melhoria organizacional: estudo de caso na Cerâmica Alfa. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744596467449856