Educação ambiental e agroecologia: um estudo sobre práticas educativas com jovens no Município da Prata-PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.silva http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4863 |
Resumo: | A construção do conhecimento agroecológico permite com que ocorra uma mudança de paradigma nos modelos de produção agropecuário, contribuindo para a aplicação de um novo modelo de agricultura que promova a sustentabilidade dos recursos naturais. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi analisar o nível de percepção sobre os princípios da agroecologia, sustentabilidade e educação ambiental com alunos do ensino fundamental no município da Prata-PB. A pesquisa foi executada durante o mês de junho de 2017, na Escola Municipal Profª Maria de Lourdes Nunes de Menezes. Trata-se de um trabalho descritivo e exploratório, o público alvo da pesquisa foi composto por alunos do turno diurno das turmas do 6º ao 9º ano, com idades de 11 a 17anos, totalizando 86 alunos. Os resultados obtidos nota-se que o nível de conhecimentos sobre os temas é inferior ao esperado, sugere-se realizar atividades pedagógicas tendo como tema mediador a agroecologia, possibilitando transformações saudáveis na escola e na população. Permitindo assim, que práticas sustentáveis sejam aos poucos inseridas, proporcionando espaços de intervivência onde novos conceitos sejam gerados, é necessário considerar que o trabalho com jovens abre novas possibilidades para que a sustentabilidade seja aplicada de forma eficaz. É importante a articulação de ações educativas voltadas para a conservação do meio ambiente e a escola é o espaço mais indicado e privilegiado para implementação dessas atividades, pois é na escola o principal núcleo de difusão de conhecimento. |
id |
UFCG_21d5ae1bc9d2246d2c08b14bee72bf8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/4863 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Educação ambiental e agroecologia: um estudo sobre práticas educativas com jovens no Município da Prata-PB.Environmental education and agroecology: a study on educational practices with young people in the city of Prata-PB.AgroecologiaEducação ambientalMeio ambienteAgroecologyenvironmental educationEnvironmentA construção do conhecimento agroecológico permite com que ocorra uma mudança de paradigma nos modelos de produção agropecuário, contribuindo para a aplicação de um novo modelo de agricultura que promova a sustentabilidade dos recursos naturais. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi analisar o nível de percepção sobre os princípios da agroecologia, sustentabilidade e educação ambiental com alunos do ensino fundamental no município da Prata-PB. A pesquisa foi executada durante o mês de junho de 2017, na Escola Municipal Profª Maria de Lourdes Nunes de Menezes. Trata-se de um trabalho descritivo e exploratório, o público alvo da pesquisa foi composto por alunos do turno diurno das turmas do 6º ao 9º ano, com idades de 11 a 17anos, totalizando 86 alunos. Os resultados obtidos nota-se que o nível de conhecimentos sobre os temas é inferior ao esperado, sugere-se realizar atividades pedagógicas tendo como tema mediador a agroecologia, possibilitando transformações saudáveis na escola e na população. Permitindo assim, que práticas sustentáveis sejam aos poucos inseridas, proporcionando espaços de intervivência onde novos conceitos sejam gerados, é necessário considerar que o trabalho com jovens abre novas possibilidades para que a sustentabilidade seja aplicada de forma eficaz. É importante a articulação de ações educativas voltadas para a conservação do meio ambiente e a escola é o espaço mais indicado e privilegiado para implementação dessas atividades, pois é na escola o principal núcleo de difusão de conhecimento.The construction of agroecological knowledge allows a paradigm shift to occur in agricultural production models, contributing to the application of a new model of agriculture that promotes the sustainability of natural resources. In this sense, the objective of the study was to analyze the level of perception about the principles of agroecology, sustainability and environmental education with elementary school students in the municipality of Prata-PB. The research was carried out during the month of June of 2017, in the Municipal School Profª Maria de Lourdes Nunes de Menezes. It is a descriptive and exploratory work, the target audience of the research was composed by students of the day shift of the 6th to 9th grade classes, aged 11 to 17, totaling 86 students. The results obtained show that the level of knowledge about the subjects is lower than expected, it is suggested to carry out pedagogical activities with the mediating theme of agroecology, enabling healthy changes in school and in the population. Thus, allowing sustainable practices to be gradually inserted, providing spaces of interaction where new concepts are generated, it is necessary to consider that working with young people opens new possibilities for sustainability to be applied effectively. It is important to articulate educational actions aimed at the conservation of the environment and the school is the most appropriate and privileged space for implementing these activities, since it is the main core of knowledge diffusion in the school.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGDORNELAS, Carina Seixas Maia.DORNELAS, C. S. M.http://lattes.cnpq.br/2375662690150936LACERDA, Alecksandra Vieira de.BRASILEIRO, Ilza Maria do Nascimento.SILVA, Kátia Rosane Bezerra da.2017-09-202019-07-12T19:22:36Z2019-07-122019-07-12T19:22:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.silvahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4863SILVA, Kátia Rosane Bezerra da. Educação ambiental e agroecologia: um estudo sobre práticas educativas com jovens no Município da Prata-PB. 2017. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4863porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-20T16:09:43Zoai:localhost:riufcg/4863Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-20T16:09:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental e agroecologia: um estudo sobre práticas educativas com jovens no Município da Prata-PB. Environmental education and agroecology: a study on educational practices with young people in the city of Prata-PB. |
title |
Educação ambiental e agroecologia: um estudo sobre práticas educativas com jovens no Município da Prata-PB. |
spellingShingle |
Educação ambiental e agroecologia: um estudo sobre práticas educativas com jovens no Município da Prata-PB. SILVA, Kátia Rosane Bezerra da. Agroecologia Educação ambiental Meio ambiente Agroecology environmental education Environment |
title_short |
Educação ambiental e agroecologia: um estudo sobre práticas educativas com jovens no Município da Prata-PB. |
title_full |
Educação ambiental e agroecologia: um estudo sobre práticas educativas com jovens no Município da Prata-PB. |
title_fullStr |
Educação ambiental e agroecologia: um estudo sobre práticas educativas com jovens no Município da Prata-PB. |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental e agroecologia: um estudo sobre práticas educativas com jovens no Município da Prata-PB. |
title_sort |
Educação ambiental e agroecologia: um estudo sobre práticas educativas com jovens no Município da Prata-PB. |
author |
SILVA, Kátia Rosane Bezerra da. |
author_facet |
SILVA, Kátia Rosane Bezerra da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DORNELAS, Carina Seixas Maia. DORNELAS, C. S. M. http://lattes.cnpq.br/2375662690150936 LACERDA, Alecksandra Vieira de. BRASILEIRO, Ilza Maria do Nascimento. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Kátia Rosane Bezerra da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agroecologia Educação ambiental Meio ambiente Agroecology environmental education Environment |
topic |
Agroecologia Educação ambiental Meio ambiente Agroecology environmental education Environment |
description |
A construção do conhecimento agroecológico permite com que ocorra uma mudança de paradigma nos modelos de produção agropecuário, contribuindo para a aplicação de um novo modelo de agricultura que promova a sustentabilidade dos recursos naturais. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi analisar o nível de percepção sobre os princípios da agroecologia, sustentabilidade e educação ambiental com alunos do ensino fundamental no município da Prata-PB. A pesquisa foi executada durante o mês de junho de 2017, na Escola Municipal Profª Maria de Lourdes Nunes de Menezes. Trata-se de um trabalho descritivo e exploratório, o público alvo da pesquisa foi composto por alunos do turno diurno das turmas do 6º ao 9º ano, com idades de 11 a 17anos, totalizando 86 alunos. Os resultados obtidos nota-se que o nível de conhecimentos sobre os temas é inferior ao esperado, sugere-se realizar atividades pedagógicas tendo como tema mediador a agroecologia, possibilitando transformações saudáveis na escola e na população. Permitindo assim, que práticas sustentáveis sejam aos poucos inseridas, proporcionando espaços de intervivência onde novos conceitos sejam gerados, é necessário considerar que o trabalho com jovens abre novas possibilidades para que a sustentabilidade seja aplicada de forma eficaz. É importante a articulação de ações educativas voltadas para a conservação do meio ambiente e a escola é o espaço mais indicado e privilegiado para implementação dessas atividades, pois é na escola o principal núcleo de difusão de conhecimento. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-20 2019-07-12T19:22:36Z 2019-07-12 2019-07-12T19:22:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.silva http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4863 SILVA, Kátia Rosane Bezerra da. Educação ambiental e agroecologia: um estudo sobre práticas educativas com jovens no Município da Prata-PB. 2017. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4863 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.silva http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4863 |
identifier_str_mv |
SILVA, Kátia Rosane Bezerra da. Educação ambiental e agroecologia: um estudo sobre práticas educativas com jovens no Município da Prata-PB. 2017. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744380298264576 |