Uma análise comparativa da matriz curricular do curso de licenciatura em educação do campo (área de ciências exatas e da natureza) com a base nacional comum curricular (BNCC) aprovada.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Aran Jônatas Lucena.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.ferreira
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4650
Resumo: As reformas propostas para a educação nos últimos anos vem gerando discussão em diversos setores que trabalham com educação, críticas sobre as formas como essas são apresentadas e aprovadas, críticas sobre quem formulou essas reformas. Essas discussões geradas em espaços principalmente de formação de professores, como por exemplo no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande, no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, que surge com o discurso de fixação do homem do campo no campo, os movimentos sociais do campo se contrapõem a esse modelo onde possuem uma grande relevância no que diz respeito a luta por seus direitos, e a uma boa qualidade de vida, diferente da oferecida pela sociedade capitalista. Na perspectiva de valorização local e de identidade, surge, recentemente, instituições de ensino de nível médio e superior baseadas nos princípios, esclarecedores e construtivos de educação contextualizada criando planos, programas e projetos voltados para a semiaridez destacando-se no estado da Paraíba o Programa de Estudos e Ações para o Semiárido – PEASA ligado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade de Campina – UFCG, Campus Campina Grande e ao Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – CDSA/UFCG, Campus Sumé. O curso tem por objetivo formar professores por área de conhecimento para atuarem nas escolas do campo, ou em escolas situadas na sede do município onde a maioria de seu alunado seja oriundo da zona rural. Esse trabalho está voltado a analisar a Matriz Curricular do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, área de Ciências Exatas e da Natureza, com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) fazendo uma análise comparativa, entre o que está sendo proposto para o Curso da LECAMPO e o que está previsto na BNCC.
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Essas discussões geradas em espaços principalmente de formação de professores, como por exemplo no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande, no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, que surge com o discurso de fixação do homem do campo no campo, os movimentos sociais do campo se contrapõem a esse modelo onde possuem uma grande relevância no que diz respeito a luta por seus direitos, e a uma boa qualidade de vida, diferente da oferecida pela sociedade capitalista. Na perspectiva de valorização local e de identidade, surge, recentemente, instituições de ensino de nível médio e superior baseadas nos princípios, esclarecedores e construtivos de educação contextualizada criando planos, programas e projetos voltados para a semiaridez destacando-se no estado da Paraíba o Programa de Estudos e Ações para o Semiárido – PEASA ligado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade de Campina – UFCG, Campus Campina Grande e ao Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – CDSA/UFCG, Campus Sumé. O curso tem por objetivo formar professores por área de conhecimento para atuarem nas escolas do campo, ou em escolas situadas na sede do município onde a maioria de seu alunado seja oriundo da zona rural. Esse trabalho está voltado a analisar a Matriz Curricular do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, área de Ciências Exatas e da Natureza, com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) fazendo uma análise comparativa, entre o que está sendo proposto para o Curso da LECAMPO e o que está previsto na BNCC.Reforms proposed by education in recent years have generated discussion in several sectors which work with education, reviews about the ways like those are submitted and approved, reviews about who formulated these reforms. These discussions generated in spaces mainly of teachers training, as for example on the course of graduation in Field Education at Campina Grande Federal University, on the Center for the Sustainable Development of the Semiarid, that comes with the discourse of fixing the man from the field in the field, the countryside social movements oppose this model, where they have a great relevance in the fight for their rights, and a good quality of life, different from that offered by capitalist society. From the perspective of local value and identity, emerges, recently, higher education institutions based on principles, clarifying and constructive to contextualized education by creating plans, programs and projects focused on semiarid highlighting in Paraíba State the Program of Studies and Actions for the Semiarid – PEASA connected to the Extension Pro-Rectory from Campina Grande Federal University – UFCG, Campina Grande Campus and the Center for the Sustainable Development of the Semiarid, – CDSA/UFCG, Sumé Campus. The course aims to train teachers by area of knowledge to work in the rural schools, or in schools located at the seat of the municipality where the majority of their pupils come from the countryside. This work is aimed at analyzing the Curricular Matrix from Course of Graduation in Field Education, area of Exact and Nature Sciences, with the National Curricular Common Base (BNCC) making a comparative analysis, between what is being proposed for the LECAMPO Course and what is provided in the BNCC.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGMENEZES, Marcus Bessa de.MENEZES, M. B.http://lattes.cnpq.br/7719250848803909ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.FELIX, Patrício José.FERREIRA, Aran Jônatas Lucena.2018-05-102019-07-03T12:09:16Z2019-07-032019-07-03T12:09:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.ferreirahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4650FERREIRA, Aran Jônatas Lucena. Uma análise comparativa da matriz curricular do curso de licenciatura em educação do campo (área de ciências exatas e da natureza) com a base nacional comum curricular (BNCC) aprovada. 2018. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. 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