Licenciatura interdisciplinar em educação do campo da Universidade Federal de Campina Grande: possibilidades e desafios na formação da área de conhecimento das ciências humanas e sociais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENEZÊS, Mariana Carla Leite.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.menezes
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4987
Resumo: O curso de Licenciatura em Educação do campo é voltado para formar profissionais para atuarem nas escolas do campo, tendo uma formação diferenciada das outras licenciaturas, pois a Licenciatura em Educação do Campo visa formar sujeitos para atuarem por érea de conhecimento e não por disciplinas isoladas, gerando assim uma maior amplitude na área de atuação dos profissionaisegressos do curso. Partindo do pressuposto de que a Licenciatura em Educação do Campo tem por objetivo formar professores para atuarem por Área de Conhecimento, nos surgiu a inquietação de entendermos como se dá a formação por área de conhecimento no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande, especificamente na área de Ciências Humanas e Sociais. Desta forma, a pesquisatem por objetivo realizar um diagnóstico da formação por área de conhecimento da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina, especificamente na área das Ciências Humanas e Sociais, tendo por base, as concepções dos professores formadores que atuam diretamente no processo de formação dos alunos ingressos na referida área de conhecimento. Na pesquisa foi utilizado os pressupostos da pesquisa qualitativa, através de um levantamento bibliográfico e arealização da pesquisa de campo com aplicação de questionários aos professores da Licenciatura em Educação do Campo que atuam na área das Ciências Humanas e Sociais. A pesquisa identifica a necessidade de haver uma interdisciplinaridade entre as disciplinas, tendo por objetivo fortalecerárea de conhecimento das Ciências Humanas e Sociais no âmbito da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo.
id UFCG_61e8b16e46983ff5b212c8fdddd9f296
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4987
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Licenciatura interdisciplinar em educação do campo da Universidade Federal de Campina Grande: possibilidades e desafios na formação da área de conhecimento das ciências humanas e sociais.Interdisciplinary degree in education of the field of the Federal University of Campina Grande: possibilities and challenges in the formation of the area of knowledge of the human and social sciences.Licenciatura em educação do campoEducadores do campoLecampo - ciências humanas e sociaisBachelor's degree in field education  Educators of the field  Lecampo - human and social sciencesO curso de Licenciatura em Educação do campo é voltado para formar profissionais para atuarem nas escolas do campo, tendo uma formação diferenciada das outras licenciaturas, pois a Licenciatura em Educação do Campo visa formar sujeitos para atuarem por érea de conhecimento e não por disciplinas isoladas, gerando assim uma maior amplitude na área de atuação dos profissionaisegressos do curso. Partindo do pressuposto de que a Licenciatura em Educação do Campo tem por objetivo formar professores para atuarem por Área de Conhecimento, nos surgiu a inquietação de entendermos como se dá a formação por área de conhecimento no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande, especificamente na área de Ciências Humanas e Sociais. Desta forma, a pesquisatem por objetivo realizar um diagnóstico da formação por área de conhecimento da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina, especificamente na área das Ciências Humanas e Sociais, tendo por base, as concepções dos professores formadores que atuam diretamente no processo de formação dos alunos ingressos na referida área de conhecimento. Na pesquisa foi utilizado os pressupostos da pesquisa qualitativa, através de um levantamento bibliográfico e arealização da pesquisa de campo com aplicação de questionários aos professores da Licenciatura em Educação do Campo que atuam na área das Ciências Humanas e Sociais. A pesquisa identifica a necessidade de haver uma interdisciplinaridade entre as disciplinas, tendo por objetivo fortalecerárea de conhecimento das Ciências Humanas e Sociais no âmbito da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo.The Bachelor's Degree in Education in the field is aimed at training professionals to work in the rural schools, having a differentiated training of other bachelor's degrees, since the Degree in Field Education aims to train subjects to act by area of knowledge and not by isolated disciplines, generating a greater amplitude in the area of performance of the professionals who graduated from the course. Based on the assumption that the Bachelor's Degree in Field Education aims to train teachers to work in the Knowledge Area, the concern arose that we understood how the formation by area of knowledge occurs in the Course of Licenciatura in Field Education of the Federal University of Campina Grande, specifically in the area of Human and Social Sciences. In this way, the research aims to make a diagnosis of the training by area of knowledge of the Interdisciplinary Degree in Field Education of the Federal University of Campina, specifically in the area of Human and Social Sciences, based on the conceptions of the teacher trainers who work directly in the process of training students in the said area of knowledge. The research used the assumptions of the qualitative research, through a bibliographical survey and the accomplishment of the field research with the application of questionnaires to the professors of the Degree in Field Education that work in the area of Human and Social Sciences.The research identifies the need to have an interdisciplinarity between the disciplines, aiming to strengthen the knowledge area of Human and Social Sciences within the scope of the Interdisciplinary Degree in Field Education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.OLIVEIRA, F. C.http://lattes.cnpq.br/8863482545802399CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.TORRES, Denise Xavier.MENEZÊS, Mariana Carla Leite.2017-09-222019-07-22T14:03:31Z2019-07-222019-07-22T14:03:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.menezeshttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.menezeshttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4987MENEZÊS, Mariana Carla Leite. Licenciatura interdisciplinar em educação do campo da Universidade Federal de Campina Grande: possibilidades e desafios na formação da área de conhecimento das ciências humanas e sociais. 2017. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4987porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T16:14:48Zoai:localhost:riufcg/4987Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T16:14:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Licenciatura interdisciplinar em educação do campo da Universidade Federal de Campina Grande: possibilidades e desafios na formação da área de conhecimento das ciências humanas e sociais.
Interdisciplinary degree in education of the field of the Federal University of Campina Grande: possibilities and challenges in the formation of the area of knowledge of the human and social sciences.
title Licenciatura interdisciplinar em educação do campo da Universidade Federal de Campina Grande: possibilidades e desafios na formação da área de conhecimento das ciências humanas e sociais.
spellingShingle Licenciatura interdisciplinar em educação do campo da Universidade Federal de Campina Grande: possibilidades e desafios na formação da área de conhecimento das ciências humanas e sociais.
MENEZÊS, Mariana Carla Leite.
Licenciatura em educação do campo
Educadores do campo
Lecampo - ciências humanas e sociais
Bachelor's degree in field education  
Educators of the field  
Lecampo - human and social sciences
title_short Licenciatura interdisciplinar em educação do campo da Universidade Federal de Campina Grande: possibilidades e desafios na formação da área de conhecimento das ciências humanas e sociais.
title_full Licenciatura interdisciplinar em educação do campo da Universidade Federal de Campina Grande: possibilidades e desafios na formação da área de conhecimento das ciências humanas e sociais.
title_fullStr Licenciatura interdisciplinar em educação do campo da Universidade Federal de Campina Grande: possibilidades e desafios na formação da área de conhecimento das ciências humanas e sociais.
title_full_unstemmed Licenciatura interdisciplinar em educação do campo da Universidade Federal de Campina Grande: possibilidades e desafios na formação da área de conhecimento das ciências humanas e sociais.
title_sort Licenciatura interdisciplinar em educação do campo da Universidade Federal de Campina Grande: possibilidades e desafios na formação da área de conhecimento das ciências humanas e sociais.
author MENEZÊS, Mariana Carla Leite.
author_facet MENEZÊS, Mariana Carla Leite.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
OLIVEIRA, F. C.
http://lattes.cnpq.br/8863482545802399
CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.author.fl_str_mv MENEZÊS, Mariana Carla Leite.
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciatura em educação do campo
Educadores do campo
Lecampo - ciências humanas e sociais
Bachelor's degree in field education  
Educators of the field  
Lecampo - human and social sciences
topic Licenciatura em educação do campo
Educadores do campo
Lecampo - ciências humanas e sociais
Bachelor's degree in field education  
Educators of the field  
Lecampo - human and social sciences
description O curso de Licenciatura em Educação do campo é voltado para formar profissionais para atuarem nas escolas do campo, tendo uma formação diferenciada das outras licenciaturas, pois a Licenciatura em Educação do Campo visa formar sujeitos para atuarem por érea de conhecimento e não por disciplinas isoladas, gerando assim uma maior amplitude na área de atuação dos profissionaisegressos do curso. Partindo do pressuposto de que a Licenciatura em Educação do Campo tem por objetivo formar professores para atuarem por Área de Conhecimento, nos surgiu a inquietação de entendermos como se dá a formação por área de conhecimento no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande, especificamente na área de Ciências Humanas e Sociais. Desta forma, a pesquisatem por objetivo realizar um diagnóstico da formação por área de conhecimento da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina, especificamente na área das Ciências Humanas e Sociais, tendo por base, as concepções dos professores formadores que atuam diretamente no processo de formação dos alunos ingressos na referida área de conhecimento. Na pesquisa foi utilizado os pressupostos da pesquisa qualitativa, através de um levantamento bibliográfico e arealização da pesquisa de campo com aplicação de questionários aos professores da Licenciatura em Educação do Campo que atuam na área das Ciências Humanas e Sociais. A pesquisa identifica a necessidade de haver uma interdisciplinaridade entre as disciplinas, tendo por objetivo fortalecerárea de conhecimento das Ciências Humanas e Sociais no âmbito da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-22
2019-07-22T14:03:31Z
2019-07-22
2019-07-22T14:03:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.menezes
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.menezes
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4987
MENEZÊS, Mariana Carla Leite. Licenciatura interdisciplinar em educação do campo da Universidade Federal de Campina Grande: possibilidades e desafios na formação da área de conhecimento das ciências humanas e sociais. 2017. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4987
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.menezes
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4987
identifier_str_mv MENEZÊS, Mariana Carla Leite. Licenciatura interdisciplinar em educação do campo da Universidade Federal de Campina Grande: possibilidades e desafios na formação da área de conhecimento das ciências humanas e sociais. 2017. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744381031219200