"O ensino de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica no Paraná"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maftum, Mariluci Alves
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-28102004-101305/
Resumo: Trata-se de pesquisa qualitativa exploratória e descritiva, cujo objetivo foi conhecer como acontece o ensino de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica nos cursos de graduação em enfermagem do Paraná. Estudos de enfermeiros e outros profissionais que focalizaram o ensino de enfermagem e enfermagem em saúde mental e psiquiátrica e o processo da Reforma Psiquiátrica no Brasil, eis a sustentação teórica dessa pesquisa que envolveu 23 cursos de graduação em enfermagem de 19 instituições de ensino superior do Estado segundo informações do Ministério da Educação em setembro de 2002 e que concordaram em participar, independentemente do caráter institucional, público, privado ou filantrópico e do tempo de criação dos cursos. Os sujeitos foram 19 docentes da disciplina da área. Constatou-se que, no momento atual, os currículos estão sendo discutidos e reorganizados em função da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação e Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação em enfermagem. O ensino da área da saúde mental e psiquiátrica, além de estar sendo influenciado pela legislação federal do ensino, pauta-se também pela atual Reforma Psiquiátrica. Os docentes reconhecem que a Reforma Psiquiátrica é necessária e passível de ser implantada. Vêem a necessidade premente de re-significar os conceitos de saúde e doença mental e propor formas alternativas de tratamento à pessoa com sofrimento mental que não tenham o foco principal na hospitalização, mas valorizem o potencial sadio de cada um, visando à prevenção e promoção da saúde e resgate da cidadania pela ressocialização dessas pessoas. Eles externaram descontentamento com o descompasso e a morosidade na efetiva implantação do Programa de Saúde Mental Estadual e dos seus municípios, o que acarreta entraves nas transformações da formação dos enfermeiros que vão atuar na área, devido à escassez ou até à inexistência de serviços em sistema de rede para a realização da prática do futuro profissional.
id USP_e61e437d69527f206060fc5e5d3e13ec
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28102004-101305
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling "O ensino de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica no Paraná" THE NURSING TEACHING OF MENTAL AND PSYCHIATRIC HEALTH IN PARANÁEnfermagemensinohealthmentalMentalnursingpsiquiátricapsychiatricSaúdeteachingTrata-se de pesquisa qualitativa exploratória e descritiva, cujo objetivo foi conhecer como acontece o ensino de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica nos cursos de graduação em enfermagem do Paraná. Estudos de enfermeiros e outros profissionais que focalizaram o ensino de enfermagem e enfermagem em saúde mental e psiquiátrica e o processo da Reforma Psiquiátrica no Brasil, eis a sustentação teórica dessa pesquisa que envolveu 23 cursos de graduação em enfermagem de 19 instituições de ensino superior do Estado segundo informações do Ministério da Educação em setembro de 2002 e que concordaram em participar, independentemente do caráter institucional, público, privado ou filantrópico e do tempo de criação dos cursos. Os sujeitos foram 19 docentes da disciplina da área. Constatou-se que, no momento atual, os currículos estão sendo discutidos e reorganizados em função da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação e Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação em enfermagem. O ensino da área da saúde mental e psiquiátrica, além de estar sendo influenciado pela legislação federal do ensino, pauta-se também pela atual Reforma Psiquiátrica. Os docentes reconhecem que a Reforma Psiquiátrica é necessária e passível de ser implantada. Vêem a necessidade premente de re-significar os conceitos de saúde e doença mental e propor formas alternativas de tratamento à pessoa com sofrimento mental que não tenham o foco principal na hospitalização, mas valorizem o potencial sadio de cada um, visando à prevenção e promoção da saúde e resgate da cidadania pela ressocialização dessas pessoas. Eles externaram descontentamento com o descompasso e a morosidade na efetiva implantação do Programa de Saúde Mental Estadual e dos seus municípios, o que acarreta entraves nas transformações da formação dos enfermeiros que vão atuar na área, devido à escassez ou até à inexistência de serviços em sistema de rede para a realização da prática do futuro profissional.It is a descriptive exploratory research, qualitative in nature, aiming to unveil nursing teaching of mental and psychiatric health in nursing graduation courses in Paraná State/Brazil. It is grounded on nurses’ studies and other professionals who focused on nursing teaching and mental and psychiatric health as well as on the Process for Psychiatric Reform in Brazil. The investigation took up 23 nursing graduation courses from 19 superior level schools, according to data by the Ministry of Education from September/2002 which agreed to participate, disregarding their institutional status, public, private, philanthropic, or the time such courses have been set up. Nineteen (19) teachers of this area were the subjects. It was evidenced that, nowadays, curricula have been discussed and reorganized due to the new Law of Guidelines and Grounds for Education and Curricula Guidelines for nursing graduation courses. Teaching in the area of mental and psychiatric health has been influenced by the federal legislation of teaching as well as the current Psychiatric Reform. Teachers recognize that the Psychiatric Reform is necessary and should be implemented. They realize the urgent need to redefine concepts of mental health and mental disease and come up with alternative forms of treatment for the individual undergoing psychic suffering, which are not only focused on hospitalization but also value each individual’s healthy potential, objectifying prevention and health promotion and rescue citizenship through individual’s re-socialization. Faculty members manifested their dissatisfaction with the contradicting and slow pace to effect the implementation of the State Mental Health Program for its municipalities. Such delay hinders the necessary changes to educate nurses for the area due to the lack or inexistence of services under a network system in order to carry out the training of future professionals.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlencastre, Marcia BucchiMaftum, Mariluci Alves2004-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-28102004-101305/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:49Zoai:teses.usp.br:tde-28102004-101305Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv "O ensino de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica no Paraná"
THE NURSING TEACHING OF MENTAL AND PSYCHIATRIC HEALTH IN PARANÁ
title "O ensino de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica no Paraná"
spellingShingle "O ensino de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica no Paraná"
Maftum, Mariluci Alves
Enfermagem
ensino
health
mental
Mental
nursing
psiquiátrica
psychiatric
Saúde
teaching
title_short "O ensino de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica no Paraná"
title_full "O ensino de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica no Paraná"
title_fullStr "O ensino de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica no Paraná"
title_full_unstemmed "O ensino de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica no Paraná"
title_sort "O ensino de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica no Paraná"
author Maftum, Mariluci Alves
author_facet Maftum, Mariluci Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alencastre, Marcia Bucchi
dc.contributor.author.fl_str_mv Maftum, Mariluci Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
ensino
health
mental
Mental
nursing
psiquiátrica
psychiatric
Saúde
teaching
topic Enfermagem
ensino
health
mental
Mental
nursing
psiquiátrica
psychiatric
Saúde
teaching
description Trata-se de pesquisa qualitativa exploratória e descritiva, cujo objetivo foi conhecer como acontece o ensino de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica nos cursos de graduação em enfermagem do Paraná. Estudos de enfermeiros e outros profissionais que focalizaram o ensino de enfermagem e enfermagem em saúde mental e psiquiátrica e o processo da Reforma Psiquiátrica no Brasil, eis a sustentação teórica dessa pesquisa que envolveu 23 cursos de graduação em enfermagem de 19 instituições de ensino superior do Estado segundo informações do Ministério da Educação em setembro de 2002 e que concordaram em participar, independentemente do caráter institucional, público, privado ou filantrópico e do tempo de criação dos cursos. Os sujeitos foram 19 docentes da disciplina da área. Constatou-se que, no momento atual, os currículos estão sendo discutidos e reorganizados em função da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação e Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação em enfermagem. O ensino da área da saúde mental e psiquiátrica, além de estar sendo influenciado pela legislação federal do ensino, pauta-se também pela atual Reforma Psiquiátrica. Os docentes reconhecem que a Reforma Psiquiátrica é necessária e passível de ser implantada. Vêem a necessidade premente de re-significar os conceitos de saúde e doença mental e propor formas alternativas de tratamento à pessoa com sofrimento mental que não tenham o foco principal na hospitalização, mas valorizem o potencial sadio de cada um, visando à prevenção e promoção da saúde e resgate da cidadania pela ressocialização dessas pessoas. Eles externaram descontentamento com o descompasso e a morosidade na efetiva implantação do Programa de Saúde Mental Estadual e dos seus municípios, o que acarreta entraves nas transformações da formação dos enfermeiros que vão atuar na área, devido à escassez ou até à inexistência de serviços em sistema de rede para a realização da prática do futuro profissional.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-08-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-28102004-101305/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-28102004-101305/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257443860480000