O PIBID como formação inicial no docente curso de pedagogia o CFP/UFCG: as perspectivas dos bolsistas X suas experiências.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACENA, Danielle de Sousa.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5475
Resumo: O presente trabalho que tem com tema: O PIBID COMO FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA NO CFP/UFCG: As perspectivas dos bolsistas X suas experiências, traz uma leitura acerca do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, destacando a sua existência no Centro de Formação de Professores, mais especificamente no curso de Pedagogia, traz uma reflexão do programa bem como sua inserção no CFP. Nesse percurso traçamos como objetivos: Analisar as contribuições do PIBID na formação inicial do docente no curso de Pedagogia no CFP/UFCG, como também, destacar a contribuição do PIBID, para a articulação de teoria-prática na formação inicial, reconhecer o PIBID como ação efetiva para a construção da identidade docente e identificar a importância do PIBID em âmbito escolar no processo de aproximação do aluno bolsista com seu futuro profissional. A pesquisa foi realizada utilizando como recurso metodológico um questionário tendo como sujeitos 14 (quatorze) bolsistas do Programa e 2 (duas) ex-bolsistas. A mesma está dividida em três capítulos, sendo que no primeiro destacamos o Programa desde sua existência, o segundo aborda sua inserção no curso de Pedagogia do CFP, como também suas ações e por fim, a análise dos dados obtidos com o questionário. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e descritiva, na qual utilizamos ao longo do texto, livros e em especial artigos de bolsistas do programa, para assim traçar um dialogo com as respostas das entrevistadas. As entrevistas das ex-bolsistas vem ao texto para confirmar que o programa contribuiu para a prática da docência das mesmas e ao término mostramos a importância que o PIBID teve na minha vida e formação quanto ainda pibidiana, como também que cada objetivo proposto inicialmente foi alcançado
id UFCG_22746ba1fcf8653c8e3cb898e4ceb078
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5475
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O PIBID como formação inicial no docente curso de pedagogia o CFP/UFCG: as perspectivas dos bolsistas X suas experiências.The PIBID as initial formation in the pedagogical course teacher the CFP / UFCG: the perspectives of the scholarship X their experiences.PIBIDFormação e docênciaTraining and teachingEducação.O presente trabalho que tem com tema: O PIBID COMO FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA NO CFP/UFCG: As perspectivas dos bolsistas X suas experiências, traz uma leitura acerca do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, destacando a sua existência no Centro de Formação de Professores, mais especificamente no curso de Pedagogia, traz uma reflexão do programa bem como sua inserção no CFP. Nesse percurso traçamos como objetivos: Analisar as contribuições do PIBID na formação inicial do docente no curso de Pedagogia no CFP/UFCG, como também, destacar a contribuição do PIBID, para a articulação de teoria-prática na formação inicial, reconhecer o PIBID como ação efetiva para a construção da identidade docente e identificar a importância do PIBID em âmbito escolar no processo de aproximação do aluno bolsista com seu futuro profissional. A pesquisa foi realizada utilizando como recurso metodológico um questionário tendo como sujeitos 14 (quatorze) bolsistas do Programa e 2 (duas) ex-bolsistas. A mesma está dividida em três capítulos, sendo que no primeiro destacamos o Programa desde sua existência, o segundo aborda sua inserção no curso de Pedagogia do CFP, como também suas ações e por fim, a análise dos dados obtidos com o questionário. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e descritiva, na qual utilizamos ao longo do texto, livros e em especial artigos de bolsistas do programa, para assim traçar um dialogo com as respostas das entrevistadas. As entrevistas das ex-bolsistas vem ao texto para confirmar que o programa contribuiu para a prática da docência das mesmas e ao término mostramos a importância que o PIBID teve na minha vida e formação quanto ainda pibidiana, como também que cada objetivo proposto inicialmente foi alcançadoThis assignment has as its theme: The PIBID AS EDUCATION TEACHER HOME IN PEDAGOGY COURSE IN CFP/ UFCG: Prospects of the scholarship student X their experiences, brings a reading on the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID), highlighting its existence in Teacher Training Centre, more specifically in the Faculty of Education, brings a program of reflection as well as their integration into the TTC. This course we draw the following objectives: To analyze the contributions of PIBID the teaching of initial training in the Faculty of Education in the CFP / UFCG, but also highlight the contribution of PIBID, for joint-practice theory in initial training, recognize the PIBID as action effective for the construction of teacher identity and identify the importance of PIBID school under the scholarship student in the process of rapprochement with their professional future. The survey was conducted using a questionnaire as a methodological reso urce the subjects fourteen (14) program scholarship student and two (2) former student. The same is divided into three chapters, the first of which we highlight the program since its existence, the second deals with their integration in the course of CFP Pedagogy, as well as their actions and finally, the analysis of data obtained from the questionnaire. A bibliographic and descriptive research was conducted, in which we used throughout the textbooks and special articles of the scholarship program, to draw a dialogue with the answers of the interviewees. The interviews of scholarship student is the text to confirm that the program contributed to the practice of teaching the same and at the end we showed the importance the PIBID had on my life and training as yet “pibidiana”, as was that each proposed objective initially reached .Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGARAÚJO, Edinaura Almeida de.ARAUJO, E. A.http://lattes.cnpq.br/6839150263503872PEREIRA, Zildene Francisca.FEITOSA, Belijane Marques.MACENA, Danielle de Sousa.2015-11-172019-08-06T17:00:45Z2019-08-062019-08-06T17:00:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5475MACENA, Danielle de Sousa. O PIBID como formação inicial no docente curso de pedagogia o CFP/UFCG: as perspectivas dos bolsistas X suas experiências. 2015. 57 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T11:25:13Zoai:localhost:riufcg/5475Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T11:25:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O PIBID como formação inicial no docente curso de pedagogia o CFP/UFCG: as perspectivas dos bolsistas X suas experiências.
The PIBID as initial formation in the pedagogical course teacher the CFP / UFCG: the perspectives of the scholarship X their experiences.
title O PIBID como formação inicial no docente curso de pedagogia o CFP/UFCG: as perspectivas dos bolsistas X suas experiências.
spellingShingle O PIBID como formação inicial no docente curso de pedagogia o CFP/UFCG: as perspectivas dos bolsistas X suas experiências.
MACENA, Danielle de Sousa.
PIBID
Formação e docência
Training and teaching
Educação.
title_short O PIBID como formação inicial no docente curso de pedagogia o CFP/UFCG: as perspectivas dos bolsistas X suas experiências.
title_full O PIBID como formação inicial no docente curso de pedagogia o CFP/UFCG: as perspectivas dos bolsistas X suas experiências.
title_fullStr O PIBID como formação inicial no docente curso de pedagogia o CFP/UFCG: as perspectivas dos bolsistas X suas experiências.
title_full_unstemmed O PIBID como formação inicial no docente curso de pedagogia o CFP/UFCG: as perspectivas dos bolsistas X suas experiências.
title_sort O PIBID como formação inicial no docente curso de pedagogia o CFP/UFCG: as perspectivas dos bolsistas X suas experiências.
author MACENA, Danielle de Sousa.
author_facet MACENA, Danielle de Sousa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
ARAUJO, E. A.
http://lattes.cnpq.br/6839150263503872
PEREIRA, Zildene Francisca.
FEITOSA, Belijane Marques.
dc.contributor.author.fl_str_mv MACENA, Danielle de Sousa.
dc.subject.por.fl_str_mv PIBID
Formação e docência
Training and teaching
Educação.
topic PIBID
Formação e docência
Training and teaching
Educação.
description O presente trabalho que tem com tema: O PIBID COMO FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA NO CFP/UFCG: As perspectivas dos bolsistas X suas experiências, traz uma leitura acerca do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, destacando a sua existência no Centro de Formação de Professores, mais especificamente no curso de Pedagogia, traz uma reflexão do programa bem como sua inserção no CFP. Nesse percurso traçamos como objetivos: Analisar as contribuições do PIBID na formação inicial do docente no curso de Pedagogia no CFP/UFCG, como também, destacar a contribuição do PIBID, para a articulação de teoria-prática na formação inicial, reconhecer o PIBID como ação efetiva para a construção da identidade docente e identificar a importância do PIBID em âmbito escolar no processo de aproximação do aluno bolsista com seu futuro profissional. A pesquisa foi realizada utilizando como recurso metodológico um questionário tendo como sujeitos 14 (quatorze) bolsistas do Programa e 2 (duas) ex-bolsistas. A mesma está dividida em três capítulos, sendo que no primeiro destacamos o Programa desde sua existência, o segundo aborda sua inserção no curso de Pedagogia do CFP, como também suas ações e por fim, a análise dos dados obtidos com o questionário. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e descritiva, na qual utilizamos ao longo do texto, livros e em especial artigos de bolsistas do programa, para assim traçar um dialogo com as respostas das entrevistadas. As entrevistas das ex-bolsistas vem ao texto para confirmar que o programa contribuiu para a prática da docência das mesmas e ao término mostramos a importância que o PIBID teve na minha vida e formação quanto ainda pibidiana, como também que cada objetivo proposto inicialmente foi alcançado
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-17
2019-08-06T17:00:45Z
2019-08-06
2019-08-06T17:00:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5475
MACENA, Danielle de Sousa. O PIBID como formação inicial no docente curso de pedagogia o CFP/UFCG: as perspectivas dos bolsistas X suas experiências. 2015. 57 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5475
identifier_str_mv MACENA, Danielle de Sousa. O PIBID como formação inicial no docente curso de pedagogia o CFP/UFCG: as perspectivas dos bolsistas X suas experiências. 2015. 57 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744384235667456