Educação financeira como potencializadora na contextualização do ensino de Matemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Aline Cordeiro.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35971
Resumo: Este artigo partiu de um questionamento: qual a visão das professoras do Ensino Fundamental acerca da importância da Educação Financeira? Assim, surgiu a necessidade de refletir sobre o ensino dessa temática a partir de um olhar crítico, onde a Educação Financeira seria trabalhada de modo a levar os alunos a questionarem fatos do seu cotidiano. A partir da questão proposta, definimos por compreender quais as percepções das professoras acerca da importância da Educação Financeira. Utilizamos como base teórica alguns estudos com enfoque semelhante e documentos oficiais, como as Orientações Curriculares Nacionais e os PCN para o Ensino Fundamental. Fizemos uma pesquisa de campo, desenvolvida com duas professoras dos anos finais do Ensino Fundamental na cidade de Monteiro no Cariri Paraibano. Quanto aos procedimentos, a coleta de dados foi feita por meio de um questionário com dez perguntas. Buscamos mostrar que a Educação Financeira não é apenas operacional ou se limita a finanças, acreditamos que assuntos relacionados podem contribuir para uma formação matemática crítica dos alunos, onde os mesmos podem compreender as diversas questões sociais, políticas e econômicas que a permeiam.
id UFCG_22c074fc9536d6a5ea2ba907eb5f2e4e
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35971
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Educação financeira como potencializadora na contextualização do ensino de Matemática.Financial education as an enabler in the contextualization of Mathematics teaching.Educação financeiraFormação críticaMatemática contextualizadaEducação matemáticaParâmetros Curriculares Nacionais - PCNFinancial educationCritical trainingContextualized mathematicsMathematics educationNational Curricular Parameters - PCNEducação.Este artigo partiu de um questionamento: qual a visão das professoras do Ensino Fundamental acerca da importância da Educação Financeira? Assim, surgiu a necessidade de refletir sobre o ensino dessa temática a partir de um olhar crítico, onde a Educação Financeira seria trabalhada de modo a levar os alunos a questionarem fatos do seu cotidiano. A partir da questão proposta, definimos por compreender quais as percepções das professoras acerca da importância da Educação Financeira. Utilizamos como base teórica alguns estudos com enfoque semelhante e documentos oficiais, como as Orientações Curriculares Nacionais e os PCN para o Ensino Fundamental. Fizemos uma pesquisa de campo, desenvolvida com duas professoras dos anos finais do Ensino Fundamental na cidade de Monteiro no Cariri Paraibano. Quanto aos procedimentos, a coleta de dados foi feita por meio de um questionário com dez perguntas. Buscamos mostrar que a Educação Financeira não é apenas operacional ou se limita a finanças, acreditamos que assuntos relacionados podem contribuir para uma formação matemática crítica dos alunos, onde os mesmos podem compreender as diversas questões sociais, políticas e econômicas que a permeiam.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20182024-06-10T13:53:21Z2024-06-102024-06-10T13:53:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35971SILVA, Aline Cordeiro; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Educação financeira como potencializadora na contextualização do ensino de matemática. In: X EPBEM - Encontro Paraibano de Educação Matemática, 10, 2018, Cajazeiras. Anais [....] Campina Grande-PB: Realize, 2018. p. 1-12. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35971porSILVA, Aline Cordeiro.CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-10T13:53:46Zoai:localhost:riufcg/35971Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-10T13:53:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação financeira como potencializadora na contextualização do ensino de Matemática.
Financial education as an enabler in the contextualization of Mathematics teaching.
title Educação financeira como potencializadora na contextualização do ensino de Matemática.
spellingShingle Educação financeira como potencializadora na contextualização do ensino de Matemática.
SILVA, Aline Cordeiro.
Educação financeira
Formação crítica
Matemática contextualizada
Educação matemática
Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN
Financial education
Critical training
Contextualized mathematics
Mathematics education
National Curricular Parameters - PCN
Educação.
title_short Educação financeira como potencializadora na contextualização do ensino de Matemática.
title_full Educação financeira como potencializadora na contextualização do ensino de Matemática.
title_fullStr Educação financeira como potencializadora na contextualização do ensino de Matemática.
title_full_unstemmed Educação financeira como potencializadora na contextualização do ensino de Matemática.
title_sort Educação financeira como potencializadora na contextualização do ensino de Matemática.
author SILVA, Aline Cordeiro.
author_facet SILVA, Aline Cordeiro.
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
author_role author
author2 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Aline Cordeiro.
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação financeira
Formação crítica
Matemática contextualizada
Educação matemática
Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN
Financial education
Critical training
Contextualized mathematics
Mathematics education
National Curricular Parameters - PCN
Educação.
topic Educação financeira
Formação crítica
Matemática contextualizada
Educação matemática
Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN
Financial education
Critical training
Contextualized mathematics
Mathematics education
National Curricular Parameters - PCN
Educação.
description Este artigo partiu de um questionamento: qual a visão das professoras do Ensino Fundamental acerca da importância da Educação Financeira? Assim, surgiu a necessidade de refletir sobre o ensino dessa temática a partir de um olhar crítico, onde a Educação Financeira seria trabalhada de modo a levar os alunos a questionarem fatos do seu cotidiano. A partir da questão proposta, definimos por compreender quais as percepções das professoras acerca da importância da Educação Financeira. Utilizamos como base teórica alguns estudos com enfoque semelhante e documentos oficiais, como as Orientações Curriculares Nacionais e os PCN para o Ensino Fundamental. Fizemos uma pesquisa de campo, desenvolvida com duas professoras dos anos finais do Ensino Fundamental na cidade de Monteiro no Cariri Paraibano. Quanto aos procedimentos, a coleta de dados foi feita por meio de um questionário com dez perguntas. Buscamos mostrar que a Educação Financeira não é apenas operacional ou se limita a finanças, acreditamos que assuntos relacionados podem contribuir para uma formação matemática crítica dos alunos, onde os mesmos podem compreender as diversas questões sociais, políticas e econômicas que a permeiam.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2024-06-10T13:53:21Z
2024-06-10
2024-06-10T13:53:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35971
SILVA, Aline Cordeiro; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Educação financeira como potencializadora na contextualização do ensino de matemática. In: X EPBEM - Encontro Paraibano de Educação Matemática, 10, 2018, Cajazeiras. Anais [....] Campina Grande-PB: Realize, 2018. p. 1-12. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35971
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35971
identifier_str_mv SILVA, Aline Cordeiro; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Educação financeira como potencializadora na contextualização do ensino de matemática. In: X EPBEM - Encontro Paraibano de Educação Matemática, 10, 2018, Cajazeiras. Anais [....] Campina Grande-PB: Realize, 2018. p. 1-12. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744623875129344