Gestão colegiada: uma proposta democrática de administração escolar na escola pública.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTI, Mariana Miguel.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27767
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo de estudo a gestão democrática na escola pública. Para tanto, esta produção tem como objetivo geral refletir sobre processos de implementação de gestão ante aos desafios cotidianos de administração de escola pública, tendo como específicos: circunscrever definição de gestão e função social da escola pública; identificar e caracterizar principais desafios estruturais para a administração de escola pública; e averiguar desafios nas coordenações de equipes gestoras para formações democráticas participativas na base da cotidianidade. A questão de pesquisa que dimensionou tais estudos foi: de que modo pode ser implementada a gestão democrática ante aos desafios cotianos de administração de escola pública. Referencialmente a fundamentação teórica que ancorou esta produção baseou-se nos ideais de autores como Paro (2017), Luck (2000) e Libâneo (2015),que defendem ser necessária a gestão democrática escolar para a qualificação educacional, alcance dos objetivos da educação pública e pleno exercício da função social do ensino público. A pesquisa realizada é de caráter qualitativo, tendo sido feita com gestores e participantes da gestão escolar da rede pública na equipe escolar, bem como a dificuldade de compreensão, vivência e experiências pedagógicas com gestão democrática. Além da negligência institucional das redes para com o princípio constitucional da gestão democrática pala política neoliberal do governo federal atual, com o desprovimento de recursos financeiros e humanos para a garantia da qualidade educacional nas instituições e escassez de políticas públicas benéficas ao desenvolvimento social, cultural, intelectual e humano dos participantes do processo educativo. Contudo a implementação da gestão democrática em escola pública pode se dar a partir da efetivação de conselhos escolares compostos por representantes de cada segmento da comunidade educativa, a fim de que haja envolvimento nas partilhas de saberes e tomadas de decisões, estando esses membros dotados de conhecimentos sobre a função social da escola pública e participando da elaboração e efetuação do PPP, fundamentados em conhecimentos adquiridos por meio de formações continuadas e de partilha de saberes entre a comunidade educacional.
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A questão de pesquisa que dimensionou tais estudos foi: de que modo pode ser implementada a gestão democrática ante aos desafios cotianos de administração de escola pública. Referencialmente a fundamentação teórica que ancorou esta produção baseou-se nos ideais de autores como Paro (2017), Luck (2000) e Libâneo (2015),que defendem ser necessária a gestão democrática escolar para a qualificação educacional, alcance dos objetivos da educação pública e pleno exercício da função social do ensino público. A pesquisa realizada é de caráter qualitativo, tendo sido feita com gestores e participantes da gestão escolar da rede pública na equipe escolar, bem como a dificuldade de compreensão, vivência e experiências pedagógicas com gestão democrática. Além da negligência institucional das redes para com o princípio constitucional da gestão democrática pala política neoliberal do governo federal atual, com o desprovimento de recursos financeiros e humanos para a garantia da qualidade educacional nas instituições e escassez de políticas públicas benéficas ao desenvolvimento social, cultural, intelectual e humano dos participantes do processo educativo. Contudo a implementação da gestão democrática em escola pública pode se dar a partir da efetivação de conselhos escolares compostos por representantes de cada segmento da comunidade educativa, a fim de que haja envolvimento nas partilhas de saberes e tomadas de decisões, estando esses membros dotados de conhecimentos sobre a função social da escola pública e participando da elaboração e efetuação do PPP, fundamentados em conhecimentos adquiridos por meio de formações continuadas e de partilha de saberes entre a comunidade educacional.The present work aims to study democratic management in public schools. Therefore, this production has the general objective to reflect on the processes of management implementation in the face of the daily challenges of public school administration, having as specific: to circumscribe the definition of management and social function of the public school; identify and characterize the main structural challenges for public school administration; and to investigate challenges in the coordination of management teams for participatory democratic formations on the basis of everyday life. The research question that dimensioned these studies was: how can democratic management be implemented in the face of the daily challenges of public school administration. Referentially, the theoretical foundation that anchored this production was based on the ideals of authors such as Paro (2017), Luck (2000) and Libâneo (2015), who argue that democratic school management is necessary for educational qualification, achieving the objectives of public education and full exercise of the social function of public education. The research carried out is of a qualitative nature, having been carried out with managers and participants of the school management of the public network in the school team, as well as the difficulty of understanding, experience and pedagogical experiences with democratic management. In addition to the institutional neglect of the networks towards the constitutional principle of democratic management by the neoliberal policy of the current federal government, with the lack of financial and human resources to guarantee educational quality in institutions and the scarcity of public policies beneficial to social, cultural, intellectual and human aspects of the participants in the educational process. However, the implementation of democratic management in public schools can take place from the implementation of school councils composed of representatives of each segment of the educational community, so that there is involvement in the sharing of knowledge and decision-making, with these members being endowed with knowledge. on the social function of public schools and participating in the preparation and implementation of the PPP, based on knowledge acquired through continuing education and knowledge sharing among the educational community.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLOPES, Wiama de Jesus Freitas.http://lattes.cnpq.br/5222750643490502LOPES, Wiama de Jesus Freitas.ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.SILVA, José Amiraldo Alves da.CAVALCANTI, Mariana Miguel.2022-03-282022-11-08T18:59:27Z2022-11-082022-11-08T18:59:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27767CAVALCANTI, Mariana Miguel. Gestão colegiada: uma proposta democrática de administração escolar na escola pública. 2022. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T19:15:46Zoai:localhost:riufcg/27767Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T19:15:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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