Nos augúrios da Vida Severina, o riso da Compadecida: identificação e diferença na obra de dois dramaturgos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PARNAÍBA, Wannessa Ferreira.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4880
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise comparativa entre Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, sob uma perspectiva sociológica. A partir do estudo das referidas obras, observa-se que, em Morte e vida Severina, o tema e abordado de forma dramática, tipificando o infortúnio do homem sertanejo, na figura de Severino, o retirante, que se mostra impotente diante dos problemas acarretados não só pela falta de chuva, mas também de políticas publicas para minimizar as diferenças sociais; em Auto da Compadecida, Ariano Suassuna faz a opção pelo riso, tipificando o homem sertanejo, na figura de João Grilo, como um ser capaz de articular estratégias de sobrevivência para superar dificuldades circunstancias. Assim, o estudo das referidas obras aponta aproximações e divergências na abordagem temática apresentada pelos dois dramaturgos, ao tratar do contexto sociocultural do nordeste brasileiro, destacando a importância dos fatores externos, ou seja, sociais, na constituição do texto, que se tornam internos, ao fazer parte do procedimento artístico das respectivas obras.
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