Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos-PB: estudo de caso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: QUEIROGA, Concita Rodrigues da Silva.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11982
Resumo: O objetivo neste trabalho foi implantar uma horta agroecológica na escola pública de ensino médio no município de São Domingos-PB. Trata-se de um estudo de caráter descritivo, exploratório e analítico, tendo como população 120 alunos, 16 Professores, 08 auxiliares de serviço, 04 vigias, 01 disciplinadora, 01 orientador educacional, 01 Diretor, 02 secretários. Perfazendo um total de 153 pessoas. A amostra foi composta por 100 % dos participantes que se dispuseram em participar do estudo atendendo critérios de Inclusão e Exclusão. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Etica e Pesquisa e está respaldada na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, aprovada sob n' 853.763. O método utilizado para roleta foi dividido por etapas. O procedimento de análise foi realizado através de Estatística Descritiva simples e fundamentado à luz da literatura pertinente. Os resultados dos beneHlcios evidenciam que com a horta pode-se reduzir o desperdício do uso racional da água, reduz o custo da merenda, favorece a interdisciplinaridade, o conhecimento sobre o processo de compostagem e sustentabilidade. A horta oportunizou, tanto para os alunos como para o professor, um laboratório de buscas e aprendizagem com as informações e a prática que incentivam a valorizar o meio ambiente. Além disso, é um excelente instrumento pedagógico e conscientiza os alunos a terem hábitos alimentares saudáveis.
id UFCG_233b3e4cb1f4ed9b96bfc50beea00d7d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/11982
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos-PB: estudo de caso.Implementation of an agroecological garden in a public school in the city of São Domingos-PB: a case study.Educação AmbientalEnvironmental educationHortaliçasVegetablesSustentabilidadeSustainabilityAgronomiaO objetivo neste trabalho foi implantar uma horta agroecológica na escola pública de ensino médio no município de São Domingos-PB. Trata-se de um estudo de caráter descritivo, exploratório e analítico, tendo como população 120 alunos, 16 Professores, 08 auxiliares de serviço, 04 vigias, 01 disciplinadora, 01 orientador educacional, 01 Diretor, 02 secretários. Perfazendo um total de 153 pessoas. A amostra foi composta por 100 % dos participantes que se dispuseram em participar do estudo atendendo critérios de Inclusão e Exclusão. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Etica e Pesquisa e está respaldada na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, aprovada sob n' 853.763. O método utilizado para roleta foi dividido por etapas. O procedimento de análise foi realizado através de Estatística Descritiva simples e fundamentado à luz da literatura pertinente. Os resultados dos beneHlcios evidenciam que com a horta pode-se reduzir o desperdício do uso racional da água, reduz o custo da merenda, favorece a interdisciplinaridade, o conhecimento sobre o processo de compostagem e sustentabilidade. A horta oportunizou, tanto para os alunos como para o professor, um laboratório de buscas e aprendizagem com as informações e a prática que incentivam a valorizar o meio ambiente. Além disso, é um excelente instrumento pedagógico e conscientiza os alunos a terem hábitos alimentares saudáveis.The goal of this work was to implant an agroecological vegetable garden in the public high school located in the municipality of São Domingos-PB. lt's a study about descriptive character, exploratory and analytical, having as population 120 students, 16 teachers, 08 auxiliary services, 04 guards, 01 disciplinary, 01 educational supervisor, 0 1 director and 02 secretarias. Concluding the total of 153 people. The sample was composed by 100% ofthe participants that disposed to be part of the study, attending to the criteria of Inclusion and Exclusion. The research was submitted to the Ethics Committee and it's endorsed ín Resolution 466/2012 of the Nacional Health Council, approved under n' 853.763. The method used for collection was divided in steps. The procedure analysis was perfomled through simple Descriptive Statistics and grounded to the light ofthe relevant literature. The results of the benefits show that, with the vegetable garden, it may reduce the waste of rational use ofwater, the cosa ofmeals; it favors the interdisciplinarity, knowledge about the process ofcomposting and sustainability. The vegetable garden ofFered, for both the students and the teacher, a laboratory of searches and leaming with infomlation and practice, and it encouraged to valorize the environment. In addition, it is an excellent pedagogical tool and makes students aware to have healthy eating habits.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTAUFCGPAMPLONA, Paulo Xavier.PAMPLONA, P. X.http://lattes.cnpq.br/4199550999504047BEIRIGO, Raphael Moreira.BEIRIGO, R. M.http://lattes.cnpq.br/0411434397354156LEITE, José Cleidimário Araújo.ANDRADE FILHO, Francisco Cicupira de.QUEIROGA, Concita Rodrigues da Silva.2015-05-292020-02-17T12:51:46Z2020-02-172020-02-17T12:51:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11982QUEIROGA, Concita Rodrigues da Silva. Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos-PB: estudo de caso. 2015. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2020-02-17T12:51:46Zoai:localhost:riufcg/11982Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512020-02-17T12:51:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos-PB: estudo de caso.
Implementation of an agroecological garden in a public school in the city of São Domingos-PB: a case study.
title Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos-PB: estudo de caso.
spellingShingle Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos-PB: estudo de caso.
QUEIROGA, Concita Rodrigues da Silva.
Educação Ambiental
Environmental education
Hortaliças
Vegetables
Sustentabilidade
Sustainability
Agronomia
title_short Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos-PB: estudo de caso.
title_full Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos-PB: estudo de caso.
title_fullStr Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos-PB: estudo de caso.
title_full_unstemmed Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos-PB: estudo de caso.
title_sort Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos-PB: estudo de caso.
author QUEIROGA, Concita Rodrigues da Silva.
author_facet QUEIROGA, Concita Rodrigues da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PAMPLONA, Paulo Xavier.
PAMPLONA, P. X.
http://lattes.cnpq.br/4199550999504047
BEIRIGO, Raphael Moreira.
BEIRIGO, R. M.
http://lattes.cnpq.br/0411434397354156
LEITE, José Cleidimário Araújo.
ANDRADE FILHO, Francisco Cicupira de.
dc.contributor.author.fl_str_mv QUEIROGA, Concita Rodrigues da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Environmental education
Hortaliças
Vegetables
Sustentabilidade
Sustainability
Agronomia
topic Educação Ambiental
Environmental education
Hortaliças
Vegetables
Sustentabilidade
Sustainability
Agronomia
description O objetivo neste trabalho foi implantar uma horta agroecológica na escola pública de ensino médio no município de São Domingos-PB. Trata-se de um estudo de caráter descritivo, exploratório e analítico, tendo como população 120 alunos, 16 Professores, 08 auxiliares de serviço, 04 vigias, 01 disciplinadora, 01 orientador educacional, 01 Diretor, 02 secretários. Perfazendo um total de 153 pessoas. A amostra foi composta por 100 % dos participantes que se dispuseram em participar do estudo atendendo critérios de Inclusão e Exclusão. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Etica e Pesquisa e está respaldada na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, aprovada sob n' 853.763. O método utilizado para roleta foi dividido por etapas. O procedimento de análise foi realizado através de Estatística Descritiva simples e fundamentado à luz da literatura pertinente. Os resultados dos beneHlcios evidenciam que com a horta pode-se reduzir o desperdício do uso racional da água, reduz o custo da merenda, favorece a interdisciplinaridade, o conhecimento sobre o processo de compostagem e sustentabilidade. A horta oportunizou, tanto para os alunos como para o professor, um laboratório de buscas e aprendizagem com as informações e a prática que incentivam a valorizar o meio ambiente. Além disso, é um excelente instrumento pedagógico e conscientiza os alunos a terem hábitos alimentares saudáveis.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-29
2020-02-17T12:51:46Z
2020-02-17
2020-02-17T12:51:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11982
QUEIROGA, Concita Rodrigues da Silva. Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos-PB: estudo de caso. 2015. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11982
identifier_str_mv QUEIROGA, Concita Rodrigues da Silva. Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos-PB: estudo de caso. 2015. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744437062926336