Uma análise do estágio curricular supervisionado em dois contextos: com e sem Lesson Study.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Thaís Araújo.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29005
Resumo: O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é um componente curricular importante para formação inicial docente, pois é nessa etapa da graduação que os licenciandos terão uma aproximação com a realidade profissional. Sabemos ainda, que as metodologias de ensino e/ou ferramentas didáticas é a forma que o docente escolhe para ministrar suas aulas, dito isso, é de suma importância a escolha destas para as regências nos estágios. Em consideração a isso, nosso trabalho tem como objetivo analisar experiências vivenciadas nos Estágios Curriculares Supervisionados em Matemática (ECSM) II a partir das diferentes metodologias de ensino e/ou ferramentas didáticas (Lesson Study e outras). Os dados da pesquisa foram obtidos através de um questionário e de relatos de experiências de duas turmas distintas do ECSM II. Nos nossos resultados trazemos discussões acerca das metodologias de ensino e/ou ferramentas didáticas que foram mais utilizadas pelos estagiários, onde destacam: Ensino Tradicional, Jogos, Lesson Study e Resolução de Problemas. Por fim, pudemos concluir que algumas metodologias de ensino e/ou ferramentas didáticas, utilizadas pelos licenciandos, foram significativas para a sua formação inicial no contexto de Estágio, tendo em vista, a importância que as mesmas têm perante o ensino-aprendizagem de Matemática.
id UFCG_23bec39131380f830876cabc8dbd54d9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/29005
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Uma análise do estágio curricular supervisionado em dois contextos: com e sem Lesson Study.An analysis of the supervised curricular internship in two contexts: with and without Lesson Study.Un análisis de la práctica curricular supervisada en dos contextos: con y sin estudio de lección.MatemáticaLesson studyEstágio curricular supervisionadoMatemática - Estágio curricular supervisionadoEstágioMetodologiasFerramentasMathematicsSupervised internshipMathematics - Supervised curricular internshipInternshipMethodologiesToolsEstudio de la lecciónPasantía supervisadaMatemáticas - Prácticas curriculares supervisadasPrácticasHerramientasEnsino-aprendizagemO Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é um componente curricular importante para formação inicial docente, pois é nessa etapa da graduação que os licenciandos terão uma aproximação com a realidade profissional. Sabemos ainda, que as metodologias de ensino e/ou ferramentas didáticas é a forma que o docente escolhe para ministrar suas aulas, dito isso, é de suma importância a escolha destas para as regências nos estágios. Em consideração a isso, nosso trabalho tem como objetivo analisar experiências vivenciadas nos Estágios Curriculares Supervisionados em Matemática (ECSM) II a partir das diferentes metodologias de ensino e/ou ferramentas didáticas (Lesson Study e outras). Os dados da pesquisa foram obtidos através de um questionário e de relatos de experiências de duas turmas distintas do ECSM II. Nos nossos resultados trazemos discussões acerca das metodologias de ensino e/ou ferramentas didáticas que foram mais utilizadas pelos estagiários, onde destacam: Ensino Tradicional, Jogos, Lesson Study e Resolução de Problemas. Por fim, pudemos concluir que algumas metodologias de ensino e/ou ferramentas didáticas, utilizadas pelos licenciandos, foram significativas para a sua formação inicial no contexto de Estágio, tendo em vista, a importância que as mesmas têm perante o ensino-aprendizagem de Matemática.The Supervised Curricular Internship (ECS) is an important curricular component for initial teacher training, as it is at this stage of graduation that undergraduates will have an approximation with the professional reality. We also know that teaching methodologies and/or didactic tools are the way teachers choose to teach their classes, that said, choosing these for conducting internships is of paramount importance. In consideration of this, our work aims to analyze experiences lived in the Supervised Curricular Internships in Mathematics (ECSM) II from the different teaching methodologies and/or teaching tools (Lesson Study and others). Research data were obtained through a questionnaire and experience reports from two different ECSM II classes. In our results we bring discussions about the teaching methodologies and/or teaching tools that were most used by the interns, which highlight: Traditional Teaching, Games, Lesson Study and Problem Solving. Finally, we were able to conclude that some teaching methodologies and/or didactic tools, used by the undergraduates, were significant for their initial training in the context of Internship, in view of the importance they have in relation to the teaching and learning of Mathematics.La Práctica Curricular Supervisada (ECS) es un componente curricular importante para la formación experiencia docente inicial, ya que es en esta etapa de egreso que los estudiantes de pregrado tendrán una aproximación con el realidad profesional. También sabemos que las metodologías didácticas y/o las herramientas didácticas son forma que el docente elige para impartir sus clases, dicho esto, es de suma importancia elegir estas para las regencias en las pasantías. En este sentido, nuestro trabajo pretende analizar experiencias vividas en las Prácticas Curriculares Supervisadas en Matemática (ECSM) II de de las diferentes metodologías didácticas y/o herramientas didácticas (Lesson Study y otros). Los datos de investigación se obtuvieron a través de un cuestionario y los informes de experiencias de dos clases diferentes del ECSM II. En nuestros resultados traemos discusiones sobre las metodologías de enseñanza y/o herramientas didácticas que más utilizaron los pasantes, entre las que se destacan: Enseñanza Tradicional, Juegos, estudio de lecciones y resolución de problemas. Finalmente, pudimos concluir que algunos metodologías de enseñanza y/o herramientas didácticas, utilizadas por los estudiantes de pregrado, fueron significativas para su formación inicial en el contexto del Internado, dada la importancia que tienen ante la enseñanza-aprendizaje de las Matemáticas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.MACEDO SILVA, A. D. R.http://lattes.cnpq.br/3897860267687210BRITO, Leonardo Lira de.BRITO, L. L.http://lattes.cnpq.br/3696932840476955PINA NEVES, Regina da Silva.PINA NEVES, R. S.http://lattes.cnpq.br/5874654544324539SILVA, Thaís Araújo.2023-02-072023-03-08T17:57:34Z2023-03-082023-03-08T17:57:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29005SILVA, Thaís Araújo. Uma análise do estágio curricular supervisionado em dois contextos: com e sem Lesson Study. 2023. 25 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-03-08T17:57:34Zoai:localhost:riufcg/29005Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-03-08T17:57:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise do estágio curricular supervisionado em dois contextos: com e sem Lesson Study.
An analysis of the supervised curricular internship in two contexts: with and without Lesson Study.
Un análisis de la práctica curricular supervisada en dos contextos: con y sin estudio de lección.
title Uma análise do estágio curricular supervisionado em dois contextos: com e sem Lesson Study.
spellingShingle Uma análise do estágio curricular supervisionado em dois contextos: com e sem Lesson Study.
SILVA, Thaís Araújo.
Matemática
Lesson study
Estágio curricular supervisionado
Matemática - Estágio curricular supervisionado
Estágio
Metodologias
Ferramentas
Mathematics
Supervised internship
Mathematics - Supervised curricular internship
Internship
Methodologies
Tools
Estudio de la lección
Pasantía supervisada
Matemáticas - Prácticas curriculares supervisadas
Prácticas
Herramientas
Ensino-aprendizagem
title_short Uma análise do estágio curricular supervisionado em dois contextos: com e sem Lesson Study.
title_full Uma análise do estágio curricular supervisionado em dois contextos: com e sem Lesson Study.
title_fullStr Uma análise do estágio curricular supervisionado em dois contextos: com e sem Lesson Study.
title_full_unstemmed Uma análise do estágio curricular supervisionado em dois contextos: com e sem Lesson Study.
title_sort Uma análise do estágio curricular supervisionado em dois contextos: com e sem Lesson Study.
author SILVA, Thaís Araújo.
author_facet SILVA, Thaís Araújo.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.
MACEDO SILVA, A. D. R.
http://lattes.cnpq.br/3897860267687210
BRITO, Leonardo Lira de.
BRITO, L. L.
http://lattes.cnpq.br/3696932840476955
PINA NEVES, Regina da Silva.
PINA NEVES, R. S.
http://lattes.cnpq.br/5874654544324539
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Thaís Araújo.
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Lesson study
Estágio curricular supervisionado
Matemática - Estágio curricular supervisionado
Estágio
Metodologias
Ferramentas
Mathematics
Supervised internship
Mathematics - Supervised curricular internship
Internship
Methodologies
Tools
Estudio de la lección
Pasantía supervisada
Matemáticas - Prácticas curriculares supervisadas
Prácticas
Herramientas
Ensino-aprendizagem
topic Matemática
Lesson study
Estágio curricular supervisionado
Matemática - Estágio curricular supervisionado
Estágio
Metodologias
Ferramentas
Mathematics
Supervised internship
Mathematics - Supervised curricular internship
Internship
Methodologies
Tools
Estudio de la lección
Pasantía supervisada
Matemáticas - Prácticas curriculares supervisadas
Prácticas
Herramientas
Ensino-aprendizagem
description O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é um componente curricular importante para formação inicial docente, pois é nessa etapa da graduação que os licenciandos terão uma aproximação com a realidade profissional. Sabemos ainda, que as metodologias de ensino e/ou ferramentas didáticas é a forma que o docente escolhe para ministrar suas aulas, dito isso, é de suma importância a escolha destas para as regências nos estágios. Em consideração a isso, nosso trabalho tem como objetivo analisar experiências vivenciadas nos Estágios Curriculares Supervisionados em Matemática (ECSM) II a partir das diferentes metodologias de ensino e/ou ferramentas didáticas (Lesson Study e outras). Os dados da pesquisa foram obtidos através de um questionário e de relatos de experiências de duas turmas distintas do ECSM II. Nos nossos resultados trazemos discussões acerca das metodologias de ensino e/ou ferramentas didáticas que foram mais utilizadas pelos estagiários, onde destacam: Ensino Tradicional, Jogos, Lesson Study e Resolução de Problemas. Por fim, pudemos concluir que algumas metodologias de ensino e/ou ferramentas didáticas, utilizadas pelos licenciandos, foram significativas para a sua formação inicial no contexto de Estágio, tendo em vista, a importância que as mesmas têm perante o ensino-aprendizagem de Matemática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-07
2023-03-08T17:57:34Z
2023-03-08
2023-03-08T17:57:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29005
SILVA, Thaís Araújo. Uma análise do estágio curricular supervisionado em dois contextos: com e sem Lesson Study. 2023. 25 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29005
identifier_str_mv SILVA, Thaís Araújo. Uma análise do estágio curricular supervisionado em dois contextos: com e sem Lesson Study. 2023. 25 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744570222641152