Uma análise do estágio curricular supervisionado em dois contextos: com e sem Lesson Study.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29005 |
Resumo: | O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é um componente curricular importante para formação inicial docente, pois é nessa etapa da graduação que os licenciandos terão uma aproximação com a realidade profissional. Sabemos ainda, que as metodologias de ensino e/ou ferramentas didáticas é a forma que o docente escolhe para ministrar suas aulas, dito isso, é de suma importância a escolha destas para as regências nos estágios. Em consideração a isso, nosso trabalho tem como objetivo analisar experiências vivenciadas nos Estágios Curriculares Supervisionados em Matemática (ECSM) II a partir das diferentes metodologias de ensino e/ou ferramentas didáticas (Lesson Study e outras). Os dados da pesquisa foram obtidos através de um questionário e de relatos de experiências de duas turmas distintas do ECSM II. Nos nossos resultados trazemos discussões acerca das metodologias de ensino e/ou ferramentas didáticas que foram mais utilizadas pelos estagiários, onde destacam: Ensino Tradicional, Jogos, Lesson Study e Resolução de Problemas. Por fim, pudemos concluir que algumas metodologias de ensino e/ou ferramentas didáticas, utilizadas pelos licenciandos, foram significativas para a sua formação inicial no contexto de Estágio, tendo em vista, a importância que as mesmas têm perante o ensino-aprendizagem de Matemática. |
id |
UFCG_23bec39131380f830876cabc8dbd54d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/29005 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Uma análise do estágio curricular supervisionado em dois contextos: com e sem Lesson Study.An analysis of the supervised curricular internship in two contexts: with and without Lesson Study.Un análisis de la práctica curricular supervisada en dos contextos: con y sin estudio de lección.MatemáticaLesson studyEstágio curricular supervisionadoMatemática - Estágio curricular supervisionadoEstágioMetodologiasFerramentasMathematicsSupervised internshipMathematics - Supervised curricular internshipInternshipMethodologiesToolsEstudio de la lecciónPasantía supervisadaMatemáticas - Prácticas curriculares supervisadasPrácticasHerramientasEnsino-aprendizagemO Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é um componente curricular importante para formação inicial docente, pois é nessa etapa da graduação que os licenciandos terão uma aproximação com a realidade profissional. Sabemos ainda, que as metodologias de ensino e/ou ferramentas didáticas é a forma que o docente escolhe para ministrar suas aulas, dito isso, é de suma importância a escolha destas para as regências nos estágios. Em consideração a isso, nosso trabalho tem como objetivo analisar experiências vivenciadas nos Estágios Curriculares Supervisionados em Matemática (ECSM) II a partir das diferentes metodologias de ensino e/ou ferramentas didáticas (Lesson Study e outras). Os dados da pesquisa foram obtidos através de um questionário e de relatos de experiências de duas turmas distintas do ECSM II. Nos nossos resultados trazemos discussões acerca das metodologias de ensino e/ou ferramentas didáticas que foram mais utilizadas pelos estagiários, onde destacam: Ensino Tradicional, Jogos, Lesson Study e Resolução de Problemas. Por fim, pudemos concluir que algumas metodologias de ensino e/ou ferramentas didáticas, utilizadas pelos licenciandos, foram significativas para a sua formação inicial no contexto de Estágio, tendo em vista, a importância que as mesmas têm perante o ensino-aprendizagem de Matemática.The Supervised Curricular Internship (ECS) is an important curricular component for initial teacher training, as it is at this stage of graduation that undergraduates will have an approximation with the professional reality. We also know that teaching methodologies and/or didactic tools are the way teachers choose to teach their classes, that said, choosing these for conducting internships is of paramount importance. In consideration of this, our work aims to analyze experiences lived in the Supervised Curricular Internships in Mathematics (ECSM) II from the different teaching methodologies and/or teaching tools (Lesson Study and others). Research data were obtained through a questionnaire and experience reports from two different ECSM II classes. In our results we bring discussions about the teaching methodologies and/or teaching tools that were most used by the interns, which highlight: Traditional Teaching, Games, Lesson Study and Problem Solving. Finally, we were able to conclude that some teaching methodologies and/or didactic tools, used by the undergraduates, were significant for their initial training in the context of Internship, in view of the importance they have in relation to the teaching and learning of Mathematics.La Práctica Curricular Supervisada (ECS) es un componente curricular importante para la formación experiencia docente inicial, ya que es en esta etapa de egreso que los estudiantes de pregrado tendrán una aproximación con el realidad profesional. También sabemos que las metodologías didácticas y/o las herramientas didácticas son forma que el docente elige para impartir sus clases, dicho esto, es de suma importancia elegir estas para las regencias en las pasantías. En este sentido, nuestro trabajo pretende analizar experiencias vividas en las Prácticas Curriculares Supervisadas en Matemática (ECSM) II de de las diferentes metodologías didácticas y/o herramientas didácticas (Lesson Study y otros). Los datos de investigación se obtuvieron a través de un cuestionario y los informes de experiencias de dos clases diferentes del ECSM II. En nuestros resultados traemos discusiones sobre las metodologías de enseñanza y/o herramientas didácticas que más utilizaron los pasantes, entre las que se destacan: Enseñanza Tradicional, Juegos, estudio de lecciones y resolución de problemas. Finalmente, pudimos concluir que algunos metodologías de enseñanza y/o herramientas didácticas, utilizadas por los estudiantes de pregrado, fueron significativas para su formación inicial en el contexto del Internado, dada la importancia que tienen ante la enseñanza-aprendizaje de las Matemáticas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.MACEDO SILVA, A. D. R.http://lattes.cnpq.br/3897860267687210BRITO, Leonardo Lira de.BRITO, L. L.http://lattes.cnpq.br/3696932840476955PINA NEVES, Regina da Silva.PINA NEVES, R. S.http://lattes.cnpq.br/5874654544324539SILVA, Thaís Araújo.2023-02-072023-03-08T17:57:34Z2023-03-082023-03-08T17:57:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29005SILVA, Thaís Araújo. Uma análise do estágio curricular supervisionado em dois contextos: com e sem Lesson Study. 2023. 25 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-03-08T17:57:34Zoai:localhost:riufcg/29005Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-03-08T17:57:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise do estágio curricular supervisionado em dois contextos: com e sem Lesson Study. An analysis of the supervised curricular internship in two contexts: with and without Lesson Study. Un análisis de la práctica curricular supervisada en dos contextos: con y sin estudio de lección. |
title |
Uma análise do estágio curricular supervisionado em dois contextos: com e sem Lesson Study. |
spellingShingle |
Uma análise do estágio curricular supervisionado em dois contextos: com e sem Lesson Study. SILVA, Thaís Araújo. Matemática Lesson study Estágio curricular supervisionado Matemática - Estágio curricular supervisionado Estágio Metodologias Ferramentas Mathematics Supervised internship Mathematics - Supervised curricular internship Internship Methodologies Tools Estudio de la lección Pasantía supervisada Matemáticas - Prácticas curriculares supervisadas Prácticas Herramientas Ensino-aprendizagem |
title_short |
Uma análise do estágio curricular supervisionado em dois contextos: com e sem Lesson Study. |
title_full |
Uma análise do estágio curricular supervisionado em dois contextos: com e sem Lesson Study. |
title_fullStr |
Uma análise do estágio curricular supervisionado em dois contextos: com e sem Lesson Study. |
title_full_unstemmed |
Uma análise do estágio curricular supervisionado em dois contextos: com e sem Lesson Study. |
title_sort |
Uma análise do estágio curricular supervisionado em dois contextos: com e sem Lesson Study. |
author |
SILVA, Thaís Araújo. |
author_facet |
SILVA, Thaís Araújo. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo. MACEDO SILVA, A. D. R. http://lattes.cnpq.br/3897860267687210 BRITO, Leonardo Lira de. BRITO, L. L. http://lattes.cnpq.br/3696932840476955 PINA NEVES, Regina da Silva. PINA NEVES, R. S. http://lattes.cnpq.br/5874654544324539 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Thaís Araújo. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Lesson study Estágio curricular supervisionado Matemática - Estágio curricular supervisionado Estágio Metodologias Ferramentas Mathematics Supervised internship Mathematics - Supervised curricular internship Internship Methodologies Tools Estudio de la lección Pasantía supervisada Matemáticas - Prácticas curriculares supervisadas Prácticas Herramientas Ensino-aprendizagem |
topic |
Matemática Lesson study Estágio curricular supervisionado Matemática - Estágio curricular supervisionado Estágio Metodologias Ferramentas Mathematics Supervised internship Mathematics - Supervised curricular internship Internship Methodologies Tools Estudio de la lección Pasantía supervisada Matemáticas - Prácticas curriculares supervisadas Prácticas Herramientas Ensino-aprendizagem |
description |
O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é um componente curricular importante para formação inicial docente, pois é nessa etapa da graduação que os licenciandos terão uma aproximação com a realidade profissional. Sabemos ainda, que as metodologias de ensino e/ou ferramentas didáticas é a forma que o docente escolhe para ministrar suas aulas, dito isso, é de suma importância a escolha destas para as regências nos estágios. Em consideração a isso, nosso trabalho tem como objetivo analisar experiências vivenciadas nos Estágios Curriculares Supervisionados em Matemática (ECSM) II a partir das diferentes metodologias de ensino e/ou ferramentas didáticas (Lesson Study e outras). Os dados da pesquisa foram obtidos através de um questionário e de relatos de experiências de duas turmas distintas do ECSM II. Nos nossos resultados trazemos discussões acerca das metodologias de ensino e/ou ferramentas didáticas que foram mais utilizadas pelos estagiários, onde destacam: Ensino Tradicional, Jogos, Lesson Study e Resolução de Problemas. Por fim, pudemos concluir que algumas metodologias de ensino e/ou ferramentas didáticas, utilizadas pelos licenciandos, foram significativas para a sua formação inicial no contexto de Estágio, tendo em vista, a importância que as mesmas têm perante o ensino-aprendizagem de Matemática. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-07 2023-03-08T17:57:34Z 2023-03-08 2023-03-08T17:57:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29005 SILVA, Thaís Araújo. Uma análise do estágio curricular supervisionado em dois contextos: com e sem Lesson Study. 2023. 25 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29005 |
identifier_str_mv |
SILVA, Thaís Araújo. Uma análise do estágio curricular supervisionado em dois contextos: com e sem Lesson Study. 2023. 25 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744570222641152 |