O Estágio Curricular Supervisionado e a formação do professor de Matemática: experiências em uma turma do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gevando Lopes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Américo Junior Nunes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11291
Resumo: O presente artigo objetiva relatar e refletir sobre as experiências vivenciadas durante o Estágio Curricular Supervisionado IV, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia –UNEB, Campus VII –Senhor do Bonfim. O mesmo foi realizado durante o primeiro semestre de 2019 e buscou inserir o licenciando no espaço da docência em Matemática, em turmas do Ensino Médio, para que se vivenciassem situações que futuramente poderão ser encontradas no espaço de trabalho. Para isso foram realizadas as seguintes atividades: i) aproximação à realidade escolar por meio de leitura do Projeto Político Pedagógico, observação do espaço escolar e construção de projeto de intervenção; ii) docência em turma do Ensino Médio e iii) proposição de oficina. Vale salientar que o movimento de imersão na escola promoveu o desenvolvimento de conhecimentos necessários para o exercício da docência e contribuiu com o processo de constituição da identidade docente.
id UFGD-9_d61dc692a0c7701a35a3f5b424c6e682
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11291
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling O Estágio Curricular Supervisionado e a formação do professor de Matemática: experiências em uma turma do Ensino MédioLa pasantía curricular supervisada y la formación del profesor de matemáticas: experiencias en una clase de secundariaThe Supervised Internship and the formation of the Mathematics teacher: experiences in a high school classEstágio Supervisionado. Experiências. Ensino de Matemática.Prácticas supervisadas. Experiências. Enseñanza de las matemáticas.Supervised internship. Experiences. Mathematics teaching.O presente artigo objetiva relatar e refletir sobre as experiências vivenciadas durante o Estágio Curricular Supervisionado IV, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia –UNEB, Campus VII –Senhor do Bonfim. O mesmo foi realizado durante o primeiro semestre de 2019 e buscou inserir o licenciando no espaço da docência em Matemática, em turmas do Ensino Médio, para que se vivenciassem situações que futuramente poderão ser encontradas no espaço de trabalho. Para isso foram realizadas as seguintes atividades: i) aproximação à realidade escolar por meio de leitura do Projeto Político Pedagógico, observação do espaço escolar e construção de projeto de intervenção; ii) docência em turma do Ensino Médio e iii) proposição de oficina. Vale salientar que o movimento de imersão na escola promoveu o desenvolvimento de conhecimentos necessários para o exercício da docência e contribuiu com o processo de constituição da identidade docente.Este artículo tiene como objetivo informar y reflexionar sobre las experiencias vividas durante la Pasantía Curricular Supervisada IV, del curso de Matemáticas en la Universidad Estatal de Bahía -UNEB, Campus VII -Senhor do Bonfim. Lo mismo se llevó a cabo durante el primer semestre de 2019 y buscó insertar al licenciatario en el espacio de enseñanza de Matemáticas, en las clases de secundaria, para que pudieran experimentar situaciones que en el futuro se puedan encontrar en el espacio de trabajo. Para ello, se llevaron a cabo las siguientes actividades: i) acercamiento a la realidad escolar a través de la lectura del Proyecto Pedagógico Político, observación del espacio escolar y construcción de un proyecto de intervención; ii) enseñar en una clase de secundaria y iii) proponer un taller. Vale la pena señalar que el movimiento de inmersión en la escuela promovió el desarrollo del conocimiento necesario para el ejercicio de la enseñanza y contribuyó al proceso de constitución de la identidad docente.This article aims to report and reflect on the experiences lived during the Supervised Internship IV, of the Mathematics Degree course at the State University of Bahia -UNEB, CampusVII -Senhor do Bonfim. The same was done during the first semester of 2019 and sought to insert the licensee in the teaching space in Mathematics, in high school classes, so that they could experience situations that in the future may be found in the workspace. For this, the following activities were carried out: i) approaching the school reality through reading the Political Pedagogical Project, observing the school space and building an intervention project; ii) teaching in a high school class and iii) proposing a workshop. It is worth mentioning that the immersion movement at school promoted the development of knowledge necessary for the exercise of teaching and contributed to the process of constituting the teaching identity.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2020-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1129110.30612/tangram.v3i3.11291TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2020); 162-1772595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11291/6127Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Gevando LopesSilva, Américo Junior Nunes da2020-12-15T08:47:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11291Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-12-15T08:47:16Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv O Estágio Curricular Supervisionado e a formação do professor de Matemática: experiências em uma turma do Ensino Médio
La pasantía curricular supervisada y la formación del profesor de matemáticas: experiencias en una clase de secundaria
The Supervised Internship and the formation of the Mathematics teacher: experiences in a high school class
title O Estágio Curricular Supervisionado e a formação do professor de Matemática: experiências em uma turma do Ensino Médio
spellingShingle O Estágio Curricular Supervisionado e a formação do professor de Matemática: experiências em uma turma do Ensino Médio
Santos, Gevando Lopes
Estágio Supervisionado. Experiências. Ensino de Matemática.
Prácticas supervisadas. Experiências. Enseñanza de las matemáticas.
Supervised internship. Experiences. Mathematics teaching.
title_short O Estágio Curricular Supervisionado e a formação do professor de Matemática: experiências em uma turma do Ensino Médio
title_full O Estágio Curricular Supervisionado e a formação do professor de Matemática: experiências em uma turma do Ensino Médio
title_fullStr O Estágio Curricular Supervisionado e a formação do professor de Matemática: experiências em uma turma do Ensino Médio
title_full_unstemmed O Estágio Curricular Supervisionado e a formação do professor de Matemática: experiências em uma turma do Ensino Médio
title_sort O Estágio Curricular Supervisionado e a formação do professor de Matemática: experiências em uma turma do Ensino Médio
author Santos, Gevando Lopes
author_facet Santos, Gevando Lopes
Silva, Américo Junior Nunes da
author_role author
author2 Silva, Américo Junior Nunes da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gevando Lopes
Silva, Américo Junior Nunes da
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Supervisionado. Experiências. Ensino de Matemática.
Prácticas supervisadas. Experiências. Enseñanza de las matemáticas.
Supervised internship. Experiences. Mathematics teaching.
topic Estágio Supervisionado. Experiências. Ensino de Matemática.
Prácticas supervisadas. Experiências. Enseñanza de las matemáticas.
Supervised internship. Experiences. Mathematics teaching.
description O presente artigo objetiva relatar e refletir sobre as experiências vivenciadas durante o Estágio Curricular Supervisionado IV, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia –UNEB, Campus VII –Senhor do Bonfim. O mesmo foi realizado durante o primeiro semestre de 2019 e buscou inserir o licenciando no espaço da docência em Matemática, em turmas do Ensino Médio, para que se vivenciassem situações que futuramente poderão ser encontradas no espaço de trabalho. Para isso foram realizadas as seguintes atividades: i) aproximação à realidade escolar por meio de leitura do Projeto Político Pedagógico, observação do espaço escolar e construção de projeto de intervenção; ii) docência em turma do Ensino Médio e iii) proposição de oficina. Vale salientar que o movimento de imersão na escola promoveu o desenvolvimento de conhecimentos necessários para o exercício da docência e contribuiu com o processo de constituição da identidade docente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11291
10.30612/tangram.v3i3.11291
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11291
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v3i3.11291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11291/6127
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2020); 162-177
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479599116288