Possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos: perspectivas docentes.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5754 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo analisar as possibilidades e desafios no processo compreendido como ensino-aprendizagem nas perspectivas dos docentes da Educação de Jovens e Adultos. O olhar para a história da Educação de Jovens e Adultos se faz compreender no contexto histórico/social, os momentos vividos por essa modalidade da educação. Os estudos desenvolvidos nas teorias da aprendizagem e por pensadores da educação apontam contribuições para a prática pedagógica, identificando ainda alguns desafios para o docente da Educação de Jovens e Adultos. A metodologia utilizada envolveu a pesquisa bibliográfica a partir das concepções teóricas de alguns autores e a pesquisa de campo se deu com docentes que atuam no primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos em três escolas da Rede Municipal de Ensino de Cajazeiras, no alto sertão paraibano. Os resultados obtidos nas entrevistas apontaram que há nas perspectivas docentes um entendimento acerca das contribuições dos teóricos para as práticas pedagógicas no ensino da Educação de Jovens e Adultos, verificou-se isso de forma mais efetiva através dos métodos que são utilizados pelas docentes, as possibilidades que existem para serem trabalhadas no contexto de jovens e adultos e, por fim, identificando alguns desafios que enfrentam, velhos e novos desafios que tornam-se maiores no segmento de jovens e adultos por estes estarem tendo, talvez, a última oportunidade de estudar. |
id |
UFCG_e79acf2a904c7bbc8f1cbd62e0826c58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5754 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos: perspectivas docentes.Possibilities and challenges in the teaching-learning process in youth and adult education: teaching perspectives.Educação de jovens e adultosPrática pedagógica-EJAAprendizagemDocentes - educação de jovens e adultosYouth and Adult EducationPedagogical Practice-EJALearningYouth and Adult Teacher EducationEducação.O presente estudo tem por objetivo analisar as possibilidades e desafios no processo compreendido como ensino-aprendizagem nas perspectivas dos docentes da Educação de Jovens e Adultos. O olhar para a história da Educação de Jovens e Adultos se faz compreender no contexto histórico/social, os momentos vividos por essa modalidade da educação. Os estudos desenvolvidos nas teorias da aprendizagem e por pensadores da educação apontam contribuições para a prática pedagógica, identificando ainda alguns desafios para o docente da Educação de Jovens e Adultos. A metodologia utilizada envolveu a pesquisa bibliográfica a partir das concepções teóricas de alguns autores e a pesquisa de campo se deu com docentes que atuam no primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos em três escolas da Rede Municipal de Ensino de Cajazeiras, no alto sertão paraibano. Os resultados obtidos nas entrevistas apontaram que há nas perspectivas docentes um entendimento acerca das contribuições dos teóricos para as práticas pedagógicas no ensino da Educação de Jovens e Adultos, verificou-se isso de forma mais efetiva através dos métodos que são utilizados pelas docentes, as possibilidades que existem para serem trabalhadas no contexto de jovens e adultos e, por fim, identificando alguns desafios que enfrentam, velhos e novos desafios que tornam-se maiores no segmento de jovens e adultos por estes estarem tendo, talvez, a última oportunidade de estudar.This study aims to analyze the possibilities and challenges in the process understood as teaching and learning from the perspectives of teachers from the Youth and Adult Education. The look at the history of the Youth and Adult Education is made to understand the historical / social context, the moments experienced by this type of education. The studies developed in the theories of learning and education thinkers point contributions to pedagogical practice, even identifying some challenges to the teaching of the Youth and Adult Education. The methodology involved the literature from the theoretical concepts of authors and field research was given to teachers who work in the first segment of the Youth and Adult Education three schools of the Municipal Cajazeiras Teaching, high backlands of Paraiba . The results from the interviews indicated that there are prospects teachers an understanding about the contributions of the theoretical to the pedagogical practices in the teaching of Youth and Adult Education, it was found that more effectively through the methods that are used by teachers, the possibilities there are to be worked in the context of youth and adults, and finally, identifying some of the challenges they face, old and new challenges that become larger in the youth segment and adults they are having perhaps the last opportunity to study.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, José Amiraldo Alves da.SILVA, José Amiraldo Alves.http://lattes.cnpq.br/5948365562113510LIMA, Maria Janete de.SANTOS, Maria Rosimar G. dos.SANTOS, Risomar Alves dos.MELO, Joaline Soares Damasceno de.20162019-08-13T16:12:19Z2019-08-132019-08-13T16:12:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5754MELO, Joaline Soares Damasceno de. Possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos:perspectivas docentes. 2016. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T12:56:15Zoai:localhost:riufcg/5754Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T12:56:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos: perspectivas docentes. Possibilities and challenges in the teaching-learning process in youth and adult education: teaching perspectives. |
title |
Possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos: perspectivas docentes. |
spellingShingle |
Possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos: perspectivas docentes. MELO, Joaline Soares Damasceno de. Educação de jovens e adultos Prática pedagógica-EJA Aprendizagem Docentes - educação de jovens e adultos Youth and Adult Education Pedagogical Practice-EJA Learning Youth and Adult Teacher Education Educação. |
title_short |
Possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos: perspectivas docentes. |
title_full |
Possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos: perspectivas docentes. |
title_fullStr |
Possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos: perspectivas docentes. |
title_full_unstemmed |
Possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos: perspectivas docentes. |
title_sort |
Possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos: perspectivas docentes. |
author |
MELO, Joaline Soares Damasceno de. |
author_facet |
MELO, Joaline Soares Damasceno de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, José Amiraldo Alves da. SILVA, José Amiraldo Alves. http://lattes.cnpq.br/5948365562113510 LIMA, Maria Janete de. SANTOS, Maria Rosimar G. dos. SANTOS, Risomar Alves dos. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MELO, Joaline Soares Damasceno de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Prática pedagógica-EJA Aprendizagem Docentes - educação de jovens e adultos Youth and Adult Education Pedagogical Practice-EJA Learning Youth and Adult Teacher Education Educação. |
topic |
Educação de jovens e adultos Prática pedagógica-EJA Aprendizagem Docentes - educação de jovens e adultos Youth and Adult Education Pedagogical Practice-EJA Learning Youth and Adult Teacher Education Educação. |
description |
O presente estudo tem por objetivo analisar as possibilidades e desafios no processo compreendido como ensino-aprendizagem nas perspectivas dos docentes da Educação de Jovens e Adultos. O olhar para a história da Educação de Jovens e Adultos se faz compreender no contexto histórico/social, os momentos vividos por essa modalidade da educação. Os estudos desenvolvidos nas teorias da aprendizagem e por pensadores da educação apontam contribuições para a prática pedagógica, identificando ainda alguns desafios para o docente da Educação de Jovens e Adultos. A metodologia utilizada envolveu a pesquisa bibliográfica a partir das concepções teóricas de alguns autores e a pesquisa de campo se deu com docentes que atuam no primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos em três escolas da Rede Municipal de Ensino de Cajazeiras, no alto sertão paraibano. Os resultados obtidos nas entrevistas apontaram que há nas perspectivas docentes um entendimento acerca das contribuições dos teóricos para as práticas pedagógicas no ensino da Educação de Jovens e Adultos, verificou-se isso de forma mais efetiva através dos métodos que são utilizados pelas docentes, as possibilidades que existem para serem trabalhadas no contexto de jovens e adultos e, por fim, identificando alguns desafios que enfrentam, velhos e novos desafios que tornam-se maiores no segmento de jovens e adultos por estes estarem tendo, talvez, a última oportunidade de estudar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-08-13T16:12:19Z 2019-08-13 2019-08-13T16:12:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5754 MELO, Joaline Soares Damasceno de. Possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos:perspectivas docentes. 2016. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5754 |
identifier_str_mv |
MELO, Joaline Soares Damasceno de. Possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos:perspectivas docentes. 2016. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744386269904896 |