Possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos: perspectivas docentes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, Joaline Soares Damasceno de.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5754
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar as possibilidades e desafios no processo compreendido como ensino-aprendizagem nas perspectivas dos docentes da Educação de Jovens e Adultos. O olhar para a história da Educação de Jovens e Adultos se faz compreender no contexto histórico/social, os momentos vividos por essa modalidade da educação. Os estudos desenvolvidos nas teorias da aprendizagem e por pensadores da educação apontam contribuições para a prática pedagógica, identificando ainda alguns desafios para o docente da Educação de Jovens e Adultos. A metodologia utilizada envolveu a pesquisa bibliográfica a partir das concepções teóricas de alguns autores e a pesquisa de campo se deu com docentes que atuam no primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos em três escolas da Rede Municipal de Ensino de Cajazeiras, no alto sertão paraibano. Os resultados obtidos nas entrevistas apontaram que há nas perspectivas docentes um entendimento acerca das contribuições dos teóricos para as práticas pedagógicas no ensino da Educação de Jovens e Adultos, verificou-se isso de forma mais efetiva através dos métodos que são utilizados pelas docentes, as possibilidades que existem para serem trabalhadas no contexto de jovens e adultos e, por fim, identificando alguns desafios que enfrentam, velhos e novos desafios que tornam-se maiores no segmento de jovens e adultos por estes estarem tendo, talvez, a última oportunidade de estudar.
id UFCG_e79acf2a904c7bbc8f1cbd62e0826c58
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5754
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos: perspectivas docentes.Possibilities and challenges in the teaching-learning process in youth and adult education: teaching perspectives.Educação de jovens e adultosPrática pedagógica-EJAAprendizagemDocentes - educação de jovens e adultosYouth and Adult EducationPedagogical Practice-EJALearningYouth and Adult Teacher EducationEducação.O presente estudo tem por objetivo analisar as possibilidades e desafios no processo compreendido como ensino-aprendizagem nas perspectivas dos docentes da Educação de Jovens e Adultos. O olhar para a história da Educação de Jovens e Adultos se faz compreender no contexto histórico/social, os momentos vividos por essa modalidade da educação. Os estudos desenvolvidos nas teorias da aprendizagem e por pensadores da educação apontam contribuições para a prática pedagógica, identificando ainda alguns desafios para o docente da Educação de Jovens e Adultos. A metodologia utilizada envolveu a pesquisa bibliográfica a partir das concepções teóricas de alguns autores e a pesquisa de campo se deu com docentes que atuam no primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos em três escolas da Rede Municipal de Ensino de Cajazeiras, no alto sertão paraibano. Os resultados obtidos nas entrevistas apontaram que há nas perspectivas docentes um entendimento acerca das contribuições dos teóricos para as práticas pedagógicas no ensino da Educação de Jovens e Adultos, verificou-se isso de forma mais efetiva através dos métodos que são utilizados pelas docentes, as possibilidades que existem para serem trabalhadas no contexto de jovens e adultos e, por fim, identificando alguns desafios que enfrentam, velhos e novos desafios que tornam-se maiores no segmento de jovens e adultos por estes estarem tendo, talvez, a última oportunidade de estudar.This study aims to analyze the possibilities and challenges in the process understood as teaching and learning from the perspectives of teachers from the Youth and Adult Education. The look at the history of the Youth and Adult Education is made to understand the historical / social context, the moments experienced by this type of education. The studies developed in the theories of learning and education thinkers point contributions to pedagogical practice, even identifying some challenges to the teaching of the Youth and Adult Education. The methodology involved the literature from the theoretical concepts of authors and field research was given to teachers who work in the first segment of the Youth and Adult Education three schools of the Municipal Cajazeiras Teaching, high backlands of Paraiba . The results from the interviews indicated that there are prospects teachers an understanding about the contributions of the theoretical to the pedagogical practices in the teaching of Youth and Adult Education, it was found that more effectively through the methods that are used by teachers, the possibilities there are to be worked in the context of youth and adults, and finally, identifying some of the challenges they face, old and new challenges that become larger in the youth segment and adults they are having perhaps the last opportunity to study.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, José Amiraldo Alves da.SILVA, José Amiraldo Alves.http://lattes.cnpq.br/5948365562113510LIMA, Maria Janete de.SANTOS, Maria Rosimar G. dos.SANTOS, Risomar Alves dos.MELO, Joaline Soares Damasceno de.20162019-08-13T16:12:19Z2019-08-132019-08-13T16:12:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5754MELO, Joaline Soares Damasceno de. Possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos:perspectivas docentes. 2016. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T12:56:15Zoai:localhost:riufcg/5754Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T12:56:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos: perspectivas docentes.
Possibilities and challenges in the teaching-learning process in youth and adult education: teaching perspectives.
title Possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos: perspectivas docentes.
spellingShingle Possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos: perspectivas docentes.
MELO, Joaline Soares Damasceno de.
Educação de jovens e adultos
Prática pedagógica-EJA
Aprendizagem
Docentes - educação de jovens e adultos
Youth and Adult Education
Pedagogical Practice-EJA
Learning
Youth and Adult Teacher Education
Educação.
title_short Possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos: perspectivas docentes.
title_full Possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos: perspectivas docentes.
title_fullStr Possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos: perspectivas docentes.
title_full_unstemmed Possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos: perspectivas docentes.
title_sort Possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos: perspectivas docentes.
author MELO, Joaline Soares Damasceno de.
author_facet MELO, Joaline Soares Damasceno de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, José Amiraldo Alves da.
SILVA, José Amiraldo Alves.
http://lattes.cnpq.br/5948365562113510
LIMA, Maria Janete de.
SANTOS, Maria Rosimar G. dos.
SANTOS, Risomar Alves dos.
dc.contributor.author.fl_str_mv MELO, Joaline Soares Damasceno de.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Prática pedagógica-EJA
Aprendizagem
Docentes - educação de jovens e adultos
Youth and Adult Education
Pedagogical Practice-EJA
Learning
Youth and Adult Teacher Education
Educação.
topic Educação de jovens e adultos
Prática pedagógica-EJA
Aprendizagem
Docentes - educação de jovens e adultos
Youth and Adult Education
Pedagogical Practice-EJA
Learning
Youth and Adult Teacher Education
Educação.
description O presente estudo tem por objetivo analisar as possibilidades e desafios no processo compreendido como ensino-aprendizagem nas perspectivas dos docentes da Educação de Jovens e Adultos. O olhar para a história da Educação de Jovens e Adultos se faz compreender no contexto histórico/social, os momentos vividos por essa modalidade da educação. Os estudos desenvolvidos nas teorias da aprendizagem e por pensadores da educação apontam contribuições para a prática pedagógica, identificando ainda alguns desafios para o docente da Educação de Jovens e Adultos. A metodologia utilizada envolveu a pesquisa bibliográfica a partir das concepções teóricas de alguns autores e a pesquisa de campo se deu com docentes que atuam no primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos em três escolas da Rede Municipal de Ensino de Cajazeiras, no alto sertão paraibano. Os resultados obtidos nas entrevistas apontaram que há nas perspectivas docentes um entendimento acerca das contribuições dos teóricos para as práticas pedagógicas no ensino da Educação de Jovens e Adultos, verificou-se isso de forma mais efetiva através dos métodos que são utilizados pelas docentes, as possibilidades que existem para serem trabalhadas no contexto de jovens e adultos e, por fim, identificando alguns desafios que enfrentam, velhos e novos desafios que tornam-se maiores no segmento de jovens e adultos por estes estarem tendo, talvez, a última oportunidade de estudar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-13T16:12:19Z
2019-08-13
2019-08-13T16:12:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5754
MELO, Joaline Soares Damasceno de. Possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos:perspectivas docentes. 2016. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5754
identifier_str_mv MELO, Joaline Soares Damasceno de. Possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos:perspectivas docentes. 2016. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744386269904896