A importância dos recursos tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Rozicleide Nunes da.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13629
Resumo: A importância dos Recursos Tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental. Trata de como professores utilizam os recursos, como: retroprojetor, computadores, Televisão, vídeo, cartazes, entre outros, na sala de aula, a partir da perspectiva dos alunos. Esse estudo procura demonstrar que e possível o desenvolvimento de atividades educacionais mais dinâmicas dentro da perspectiva das tecnologias no campo da educação. Tais inovações nas series iniciais do ensino fundamental são consideradas de fundamental importância na sala de aula, desde que sejam usados de maneira adequada, pois possibilita um ambiente escolar agradável e favorável a construção da aprendizagem, por meio de pesquisas e produção do conhecimento. Esses elementos foram observados a partir da analise dos dados que foram coletados através de um questionário semi-estruturado aplicado a 13 alunos do 5° ano, de uma escola publica da cidade de Serra Grande/PB. Os mesmos demonstraram a importância de tais recursos, afirmando que a aula se toma mais prazerosa e de fácil assimilação, melhorando a leitura e a escrita. Portanto, cabe a escola, na condição de instituição responsável pela formação dos educandos, habilitar pessoas capazes de lidar com os avanços tecnológicos, para inserção no mercado de trabalho e para o desenvolvimento da consciência critica desses alunos, tomando-os sujeitos de sua historia.
id UFCG_24bbfc793fbdc47ad0f579136c26d3f6
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13629
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A importância dos recursos tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental.The importance of technological resources in the teaching / learning process for students in the 5th year of elementary school.Educação - recursos tecnológicosTecnologia educacionalRelação - professor - alunoAprendizagemRecursos tecnológicos na educaçãoEducation - technological resourcesEducational technologyRelationship - teacher - studentLearningTechnological resources in educationEducação.A importância dos Recursos Tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental. Trata de como professores utilizam os recursos, como: retroprojetor, computadores, Televisão, vídeo, cartazes, entre outros, na sala de aula, a partir da perspectiva dos alunos. Esse estudo procura demonstrar que e possível o desenvolvimento de atividades educacionais mais dinâmicas dentro da perspectiva das tecnologias no campo da educação. Tais inovações nas series iniciais do ensino fundamental são consideradas de fundamental importância na sala de aula, desde que sejam usados de maneira adequada, pois possibilita um ambiente escolar agradável e favorável a construção da aprendizagem, por meio de pesquisas e produção do conhecimento. Esses elementos foram observados a partir da analise dos dados que foram coletados através de um questionário semi-estruturado aplicado a 13 alunos do 5° ano, de uma escola publica da cidade de Serra Grande/PB. Os mesmos demonstraram a importância de tais recursos, afirmando que a aula se toma mais prazerosa e de fácil assimilação, melhorando a leitura e a escrita. Portanto, cabe a escola, na condição de instituição responsável pela formação dos educandos, habilitar pessoas capazes de lidar com os avanços tecnológicos, para inserção no mercado de trabalho e para o desenvolvimento da consciência critica desses alunos, tomando-os sujeitos de sua historia.The importance of Technological Resources in the teaching / learning process for 5th year students of elementary school. It deals with how teachers use resources, such as: overhead projector, computers, television, video, posters, among others, in the classroom, from the students' perspective. This study seeks to demonstrate that it is possible development of more dynamic educational activities from the perspective of technologies in the field of education. Such innovations in the early grades of education fundamental are considered of fundamental importance in the classroom, since that are used properly, as it enables a school environment pleasant and favorable to the construction of learning, through research and knowledge production. These elements were observed from the analysis of the data that were collected through a semi-structured questionnaire applied to 13 5th grade students, from a public school in the city of Serra Grande / PB. They demonstrated the importance of such resources, stating that the class it takes more pleasure and easy assimilation, improving reading and writing. Therefore, it is up to the school, as an institution responsible for the training of students, enabling people capable of dealing with technological advances, for insertion in the labor market and for the development of awareness criticizes these students, making them subjects of their history.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDANTAS, Nozângela Maria Rolim.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.http://lattes.cnpq.br/3332721010337685SILVA, Rozicleide Nunes da.20102020-07-29T20:54:13Z2020-07-292020-07-29T20:54:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13629SILVA, Rozicleide Nunes da. A importância dos recursos tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-12T12:18:55Zoai:localhost:riufcg/13629Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T12:18:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância dos recursos tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental.
The importance of technological resources in the teaching / learning process for students in the 5th year of elementary school.
title A importância dos recursos tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental.
spellingShingle A importância dos recursos tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental.
SILVA, Rozicleide Nunes da.
Educação - recursos tecnológicos
Tecnologia educacional
Relação - professor - aluno
Aprendizagem
Recursos tecnológicos na educação
Education - technological resources
Educational technology
Relationship - teacher - student
Learning
Technological resources in education
Educação.
title_short A importância dos recursos tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental.
title_full A importância dos recursos tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental.
title_fullStr A importância dos recursos tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental.
title_full_unstemmed A importância dos recursos tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental.
title_sort A importância dos recursos tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental.
author SILVA, Rozicleide Nunes da.
author_facet SILVA, Rozicleide Nunes da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
http://lattes.cnpq.br/3332721010337685
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Rozicleide Nunes da.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - recursos tecnológicos
Tecnologia educacional
Relação - professor - aluno
Aprendizagem
Recursos tecnológicos na educação
Education - technological resources
Educational technology
Relationship - teacher - student
Learning
Technological resources in education
Educação.
topic Educação - recursos tecnológicos
Tecnologia educacional
Relação - professor - aluno
Aprendizagem
Recursos tecnológicos na educação
Education - technological resources
Educational technology
Relationship - teacher - student
Learning
Technological resources in education
Educação.
description A importância dos Recursos Tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental. Trata de como professores utilizam os recursos, como: retroprojetor, computadores, Televisão, vídeo, cartazes, entre outros, na sala de aula, a partir da perspectiva dos alunos. Esse estudo procura demonstrar que e possível o desenvolvimento de atividades educacionais mais dinâmicas dentro da perspectiva das tecnologias no campo da educação. Tais inovações nas series iniciais do ensino fundamental são consideradas de fundamental importância na sala de aula, desde que sejam usados de maneira adequada, pois possibilita um ambiente escolar agradável e favorável a construção da aprendizagem, por meio de pesquisas e produção do conhecimento. Esses elementos foram observados a partir da analise dos dados que foram coletados através de um questionário semi-estruturado aplicado a 13 alunos do 5° ano, de uma escola publica da cidade de Serra Grande/PB. Os mesmos demonstraram a importância de tais recursos, afirmando que a aula se toma mais prazerosa e de fácil assimilação, melhorando a leitura e a escrita. Portanto, cabe a escola, na condição de instituição responsável pela formação dos educandos, habilitar pessoas capazes de lidar com os avanços tecnológicos, para inserção no mercado de trabalho e para o desenvolvimento da consciência critica desses alunos, tomando-os sujeitos de sua historia.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2020-07-29T20:54:13Z
2020-07-29
2020-07-29T20:54:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13629
SILVA, Rozicleide Nunes da. A importância dos recursos tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13629
identifier_str_mv SILVA, Rozicleide Nunes da. A importância dos recursos tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744449900642304