A importância dos recursos tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13629 |
Resumo: | A importância dos Recursos Tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental. Trata de como professores utilizam os recursos, como: retroprojetor, computadores, Televisão, vídeo, cartazes, entre outros, na sala de aula, a partir da perspectiva dos alunos. Esse estudo procura demonstrar que e possível o desenvolvimento de atividades educacionais mais dinâmicas dentro da perspectiva das tecnologias no campo da educação. Tais inovações nas series iniciais do ensino fundamental são consideradas de fundamental importância na sala de aula, desde que sejam usados de maneira adequada, pois possibilita um ambiente escolar agradável e favorável a construção da aprendizagem, por meio de pesquisas e produção do conhecimento. Esses elementos foram observados a partir da analise dos dados que foram coletados através de um questionário semi-estruturado aplicado a 13 alunos do 5° ano, de uma escola publica da cidade de Serra Grande/PB. Os mesmos demonstraram a importância de tais recursos, afirmando que a aula se toma mais prazerosa e de fácil assimilação, melhorando a leitura e a escrita. Portanto, cabe a escola, na condição de instituição responsável pela formação dos educandos, habilitar pessoas capazes de lidar com os avanços tecnológicos, para inserção no mercado de trabalho e para o desenvolvimento da consciência critica desses alunos, tomando-os sujeitos de sua historia. |
id |
UFCG_24bbfc793fbdc47ad0f579136c26d3f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13629 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A importância dos recursos tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental.The importance of technological resources in the teaching / learning process for students in the 5th year of elementary school.Educação - recursos tecnológicosTecnologia educacionalRelação - professor - alunoAprendizagemRecursos tecnológicos na educaçãoEducation - technological resourcesEducational technologyRelationship - teacher - studentLearningTechnological resources in educationEducação.A importância dos Recursos Tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental. Trata de como professores utilizam os recursos, como: retroprojetor, computadores, Televisão, vídeo, cartazes, entre outros, na sala de aula, a partir da perspectiva dos alunos. Esse estudo procura demonstrar que e possível o desenvolvimento de atividades educacionais mais dinâmicas dentro da perspectiva das tecnologias no campo da educação. Tais inovações nas series iniciais do ensino fundamental são consideradas de fundamental importância na sala de aula, desde que sejam usados de maneira adequada, pois possibilita um ambiente escolar agradável e favorável a construção da aprendizagem, por meio de pesquisas e produção do conhecimento. Esses elementos foram observados a partir da analise dos dados que foram coletados através de um questionário semi-estruturado aplicado a 13 alunos do 5° ano, de uma escola publica da cidade de Serra Grande/PB. Os mesmos demonstraram a importância de tais recursos, afirmando que a aula se toma mais prazerosa e de fácil assimilação, melhorando a leitura e a escrita. Portanto, cabe a escola, na condição de instituição responsável pela formação dos educandos, habilitar pessoas capazes de lidar com os avanços tecnológicos, para inserção no mercado de trabalho e para o desenvolvimento da consciência critica desses alunos, tomando-os sujeitos de sua historia.The importance of Technological Resources in the teaching / learning process for 5th year students of elementary school. It deals with how teachers use resources, such as: overhead projector, computers, television, video, posters, among others, in the classroom, from the students' perspective. This study seeks to demonstrate that it is possible development of more dynamic educational activities from the perspective of technologies in the field of education. Such innovations in the early grades of education fundamental are considered of fundamental importance in the classroom, since that are used properly, as it enables a school environment pleasant and favorable to the construction of learning, through research and knowledge production. These elements were observed from the analysis of the data that were collected through a semi-structured questionnaire applied to 13 5th grade students, from a public school in the city of Serra Grande / PB. They demonstrated the importance of such resources, stating that the class it takes more pleasure and easy assimilation, improving reading and writing. Therefore, it is up to the school, as an institution responsible for the training of students, enabling people capable of dealing with technological advances, for insertion in the labor market and for the development of awareness criticizes these students, making them subjects of their history.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDANTAS, Nozângela Maria Rolim.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.http://lattes.cnpq.br/3332721010337685SILVA, Rozicleide Nunes da.20102020-07-29T20:54:13Z2020-07-292020-07-29T20:54:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13629SILVA, Rozicleide Nunes da. A importância dos recursos tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-12T12:18:55Zoai:localhost:riufcg/13629Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T12:18:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância dos recursos tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental. The importance of technological resources in the teaching / learning process for students in the 5th year of elementary school. |
title |
A importância dos recursos tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental. |
spellingShingle |
A importância dos recursos tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental. SILVA, Rozicleide Nunes da. Educação - recursos tecnológicos Tecnologia educacional Relação - professor - aluno Aprendizagem Recursos tecnológicos na educação Education - technological resources Educational technology Relationship - teacher - student Learning Technological resources in education Educação. |
title_short |
A importância dos recursos tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental. |
title_full |
A importância dos recursos tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental. |
title_fullStr |
A importância dos recursos tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental. |
title_full_unstemmed |
A importância dos recursos tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental. |
title_sort |
A importância dos recursos tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental. |
author |
SILVA, Rozicleide Nunes da. |
author_facet |
SILVA, Rozicleide Nunes da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. DANTAS, Nozângela Maria Rolim. http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Rozicleide Nunes da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - recursos tecnológicos Tecnologia educacional Relação - professor - aluno Aprendizagem Recursos tecnológicos na educação Education - technological resources Educational technology Relationship - teacher - student Learning Technological resources in education Educação. |
topic |
Educação - recursos tecnológicos Tecnologia educacional Relação - professor - aluno Aprendizagem Recursos tecnológicos na educação Education - technological resources Educational technology Relationship - teacher - student Learning Technological resources in education Educação. |
description |
A importância dos Recursos Tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental. Trata de como professores utilizam os recursos, como: retroprojetor, computadores, Televisão, vídeo, cartazes, entre outros, na sala de aula, a partir da perspectiva dos alunos. Esse estudo procura demonstrar que e possível o desenvolvimento de atividades educacionais mais dinâmicas dentro da perspectiva das tecnologias no campo da educação. Tais inovações nas series iniciais do ensino fundamental são consideradas de fundamental importância na sala de aula, desde que sejam usados de maneira adequada, pois possibilita um ambiente escolar agradável e favorável a construção da aprendizagem, por meio de pesquisas e produção do conhecimento. Esses elementos foram observados a partir da analise dos dados que foram coletados através de um questionário semi-estruturado aplicado a 13 alunos do 5° ano, de uma escola publica da cidade de Serra Grande/PB. Os mesmos demonstraram a importância de tais recursos, afirmando que a aula se toma mais prazerosa e de fácil assimilação, melhorando a leitura e a escrita. Portanto, cabe a escola, na condição de instituição responsável pela formação dos educandos, habilitar pessoas capazes de lidar com os avanços tecnológicos, para inserção no mercado de trabalho e para o desenvolvimento da consciência critica desses alunos, tomando-os sujeitos de sua historia. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2020-07-29T20:54:13Z 2020-07-29 2020-07-29T20:54:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13629 SILVA, Rozicleide Nunes da. A importância dos recursos tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13629 |
identifier_str_mv |
SILVA, Rozicleide Nunes da. A importância dos recursos tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744449900642304 |