Textualidade e ensino: um guia para o 6º ano da Educação de Jovens e Adultos.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19181 |
Resumo: | As discussões no campo da Linguística Textual suscitam ações que convergem para a consolidação de estratégias inovadoras no que concerne ao trabalho com a Textualidade a compreensão e a produção de sentidos do texto. Nessa direção, este trabalho tem por objetivo principal analisar qual o tratamento dado ao ensino da Textualidade no pelo guia que acompanha o manual do professor, a fim de elaborar um material técnico pedagógico. Para tanto, realizou-se um estudo sobre a Textualidade, como embasamento para a análise do corpus, considerando o contexto de ensino; fez-se um levantamento dos guias que acompanham os Manuais do Professor que fazem parte dos Livros Didáticos avaliados pelo PNLD adotados para o Ensino Fundamental – Modalidade de Educação de Jovens e adultos – do município de Serrita – PE; descreveu-se o guia do Professor selecionado como corpus, considerando os critérios elaborados para a análise, voltados ao ensino da Textualidade; e elaborou-se um guia para o professor do 6º ano do Ensino Fundamental sobre o ensino da Textualidade. A pesquisa está embasada na Linguística Textual, nas reflexões de Koch e Travaglia (2011), Koch e Elias (2017), Antunes (2017) e Marcuschi (2008) de um lado; e, de outro, Batista e Galvão (2009), Silva (2009) e Marcuschi (2008) acerca do livro didático. No âmbito dos procedimentos metodológicos, este trabalho adota a pesquisa documental de abordagem qualitativa cujos documentos analisados foram quatro guias que acompanham o manual do professor EJA MODERNA, para Educação de Jovens e Adultos, único manual do professor utilizado, no município de Serrita-PE, para a EJA, em que constam os guias para cada ano final do Ensino Fundamental. A análise foi feita seguindo os seguintes critérios: como se estrutura o guia didático que constitui o documento de análise? O guia orienta o ensino da textualidade? E, se o faz: como é orientado o ensino de cada elemento da textualidade? Os resultados alcançados corroboraram a hipótese de que o Guia que acompanha o manual do professor contribui parcialmente para o trabalho com a textualidade em sala de aula, pois se constatou que um percentual de 100% dos capítulos de cada um dos quatro anos finais do Ensino Fundamental apresenta orientações didáticas que não contemplam, em sua totalidade, os sete critérios da Textualidade. A abordagem foi relativamente produtiva, uma vez que se entende que há um trabalho processual, porém, os critérios que apareceram nem sempre estiveram voltados para os textos, mas relacionados à gramática. E como resultado das discussões teóricas e das análises, elaborou-se um guia para o 6º ano do Ensino Fundamental. |
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Textualidade e ensino: um guia para o 6º ano da Educação de Jovens e Adultos.Textuality and teaching: a guide for the 6th year of Youth and Adult Education.Educação de Jovens e Adultos-EJALivro didáticoProfessorManualGuia de orientações didáticasTextualidadeLinguística textualYouth and Adult Education-EJATextbookTeacherTeaching guidelines guideTextualityText linguisticsLetras.As discussões no campo da Linguística Textual suscitam ações que convergem para a consolidação de estratégias inovadoras no que concerne ao trabalho com a Textualidade a compreensão e a produção de sentidos do texto. Nessa direção, este trabalho tem por objetivo principal analisar qual o tratamento dado ao ensino da Textualidade no pelo guia que acompanha o manual do professor, a fim de elaborar um material técnico pedagógico. Para tanto, realizou-se um estudo sobre a Textualidade, como embasamento para a análise do corpus, considerando o contexto de ensino; fez-se um levantamento dos guias que acompanham os Manuais do Professor que fazem parte dos Livros Didáticos avaliados pelo PNLD adotados para o Ensino Fundamental – Modalidade de Educação de Jovens e adultos – do município de Serrita – PE; descreveu-se o guia do Professor selecionado como corpus, considerando os critérios elaborados para a análise, voltados ao ensino da Textualidade; e elaborou-se um guia para o professor do 6º ano do Ensino Fundamental sobre o ensino da Textualidade. A pesquisa está embasada na Linguística Textual, nas reflexões de Koch e Travaglia (2011), Koch e Elias (2017), Antunes (2017) e Marcuschi (2008) de um lado; e, de outro, Batista e Galvão (2009), Silva (2009) e Marcuschi (2008) acerca do livro didático. No âmbito dos procedimentos metodológicos, este trabalho adota a pesquisa documental de abordagem qualitativa cujos documentos analisados foram quatro guias que acompanham o manual do professor EJA MODERNA, para Educação de Jovens e Adultos, único manual do professor utilizado, no município de Serrita-PE, para a EJA, em que constam os guias para cada ano final do Ensino Fundamental. A análise foi feita seguindo os seguintes critérios: como se estrutura o guia didático que constitui o documento de análise? O guia orienta o ensino da textualidade? E, se o faz: como é orientado o ensino de cada elemento da textualidade? Os resultados alcançados corroboraram a hipótese de que o Guia que acompanha o manual do professor contribui parcialmente para o trabalho com a textualidade em sala de aula, pois se constatou que um percentual de 100% dos capítulos de cada um dos quatro anos finais do Ensino Fundamental apresenta orientações didáticas que não contemplam, em sua totalidade, os sete critérios da Textualidade. A abordagem foi relativamente produtiva, uma vez que se entende que há um trabalho processual, porém, os critérios que apareceram nem sempre estiveram voltados para os textos, mas relacionados à gramática. E como resultado das discussões teóricas e das análises, elaborou-se um guia para o 6º ano do Ensino Fundamental. The discussions in the field of Text Linguistics give rise to questions that lead to the consolidation of innovative strategies regarding the work with Textuality – the comprehension and production of a text’s meaning. In this sense, this paper’s main objective is to analyze what is the treatment given on the guide that comes with the teacher’s manual to the teaching of Textuality, with the aim to develop a technical teaching guide. For this purpose, a study on Textuality was done as a basis to analyze the corpus, considering the teaching context; was gathered data of the guides included with the Teacher’s Manuals that are part of the textbooks evaluated by the National Textbook Program (PNLD) and used in Basic Education – EJA category – in the city of SerritaPE; it was described the teacher’s guide selected as corpus, considering the criteria prepared for the analysis, directed towards the teaching of Textuality; and was elaborated a guide to teacher of the 6 th grade of Basic Education about the teaching of Textuality. The research is based on Text Linguistics by Koch and Travaglia (2011), Kock and Elias (2017), Antunes (2017) and Marcuschi (2008); as well as the analyses by Batista e Galvão (2009), Silva (2009) and Marcuschi (2008) about the textbook. Regarding the methodological procedures, this paper adopts the documental research of quantitative approach, whose documents analyzed was four guides present on the teacher’s manual named EJA MODERNA, for Youth and Adult Education, teacher’s manual used, on Serrita – PE town, for EJA, which contains the guides to each one of the final years of Basic Education. The analysis was carried out using the following criteria: how is the teaching guide that constitutes the analysis document structured? Does the guide direct the teaching of textuality? And, in case it does, how is each element of textuality directed? The achieved results support the hypothesis that the Guide included in the teacher’s manual partially contributes to working with textuality in the classroom, as it was observed that a percentage of 100% of the chapters of any textbook used for each one of the four final years of Basic Education present teaching orientations that don’t fully contemplate the seven criteria of Textuality. The approach was relatively productive, since it is consisted of a processual activity; however, the criteria presented were not always linked to the texts, but to the grammar study. And as a result of the theoretical discussions and analyses, a guide was developed for the 6 th year of Basic Education. Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.LIMA, Maria Nazareth de.http://lattes.cnpq.br/8646917365525968SILVA, Henrique Miguel de Lima.OLEGÁRIO, Maria da Luz.SANTOS, Mariza Ledjane Alves dos.2020-02-192021-06-02T17:33:37Z2021-06-022021-06-02T17:33:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19181SANTOS, Mariza Ledjane Alves dos. Textualidade e ensino: um guia para o 6º ano da Educação de Jovens e Adultos. 2020. 221f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2020.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-02T17:33:37Zoai:localhost:riufcg/19181Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-02T17:33:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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