A poesia no ENEM: reflexões e perspectivas para a formação do leitor literário.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28668 |
Resumo: | O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma realidade na vida de professores e alunos. Criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes ao fim da educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade, passa a partir de 2009 a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior, passando assim por uma série de mudanças metodológicas e políticas. O texto que ora apresentamos tem como objeto de estudo as questões do ENEM que abordam o gênero literário poesia, contidas nas provas referentes aos anos de 2012 a 2016; e, a Matriz de Referência, documento norteador das questões apresentadas pelo exame. Intentamos analisar a abordagem da poesia nas referidas provas, a fim de verificar se essa abordagem possibilita a reflexão e criticidade do leitor literário de poesia. Nossa pesquisa é de natureza documental tendo como foco de análise as provas do ENEM de 2012 a 2016 e a Matriz de Referência para o referido exame. Apresentaremos, nesse estudo, como fundamentos teóricos, uma breve reflexão sobre a descrição teórica de conceitos de literatura e poesia, a partir dos autores: Coutinho (2008); Souza (2007); Bamberger (1986); Candido (2011), entre outros, bem como a reflexão de tais conceitos enquanto objetos de ensino. Em seguida, apresentaremos algumas possibilidades de abordagem da poesia em sala de aula, tendo em vista a necessidade de práticas metodológicas que auxiliem no processo formativo do leitor literário, fundamentados em Petit (2009); Pinheiro (2007); Silva (2013) entre outros. Por fim, analisaremos dez questões que abordam o gênero literário poesia, sendo duas questões referentes a cada edição do exame. Como resultado das análises, identificamos que, com base na teoria discutida e na Matriz de Referência do ENEM, as questões propostas de análise de poesia apresentam-se como um modelo eficiente em certa medida, pois como verificamos, apresenta questões contextualizadas que de fato possibilita ao aluno por em prática habilidades e competências leitoras de refletir, inferir, relacionar. Entretanto, constatamos também questões um tanto problemáticas, na qual utiliza o texto como pretexto para abordagem de outros conteúdos. Logo, as questões em sua maioria apresentam-se como possibilidades de reflexão e criticidade do leitor literário, mostrando-se assim como um instrumento que pode ser eficaz na abordagem da poesia no contexto de ensino. |
id |
UFCG_25cf110f110a1070ebd2bf4cd3aceb52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/28668 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A poesia no ENEM: reflexões e perspectivas para a formação do leitor literário.Poetry in ENEM: reflections and perspectives for the formation of the literary reader.Exame Nacional do Ensino Médio - ENEMPoesia no ENEMEnsino de literaturaLiteratura e ensinoLiteratura no ENEMFormação de leitores literáriosProvas do ENEM - poesiaLeitores literários - formaçãoNational High School Examination - ENEMPoetry in ENEMLiterature teachingLiterature and teachingLiterature at ENEMTraining of literary readersENEM exams - poetryLiterary readers - trainingEducação LiteraturaO Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma realidade na vida de professores e alunos. Criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes ao fim da educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade, passa a partir de 2009 a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior, passando assim por uma série de mudanças metodológicas e políticas. O texto que ora apresentamos tem como objeto de estudo as questões do ENEM que abordam o gênero literário poesia, contidas nas provas referentes aos anos de 2012 a 2016; e, a Matriz de Referência, documento norteador das questões apresentadas pelo exame. Intentamos analisar a abordagem da poesia nas referidas provas, a fim de verificar se essa abordagem possibilita a reflexão e criticidade do leitor literário de poesia. Nossa pesquisa é de natureza documental tendo como foco de análise as provas do ENEM de 2012 a 2016 e a Matriz de Referência para o referido exame. Apresentaremos, nesse estudo, como fundamentos teóricos, uma breve reflexão sobre a descrição teórica de conceitos de literatura e poesia, a partir dos autores: Coutinho (2008); Souza (2007); Bamberger (1986); Candido (2011), entre outros, bem como a reflexão de tais conceitos enquanto objetos de ensino. Em seguida, apresentaremos algumas possibilidades de abordagem da poesia em sala de aula, tendo em vista a necessidade de práticas metodológicas que auxiliem no processo formativo do leitor literário, fundamentados em Petit (2009); Pinheiro (2007); Silva (2013) entre outros. Por fim, analisaremos dez questões que abordam o gênero literário poesia, sendo duas questões referentes a cada edição do exame. Como resultado das análises, identificamos que, com base na teoria discutida e na Matriz de Referência do ENEM, as questões propostas de análise de poesia apresentam-se como um modelo eficiente em certa medida, pois como verificamos, apresenta questões contextualizadas que de fato possibilita ao aluno por em prática habilidades e competências leitoras de refletir, inferir, relacionar. Entretanto, constatamos também questões um tanto problemáticas, na qual utiliza o texto como pretexto para abordagem de outros conteúdos. Logo, as questões em sua maioria apresentam-se como possibilidades de reflexão e criticidade do leitor literário, mostrando-se assim como um instrumento que pode ser eficaz na abordagem da poesia no contexto de ensino.The Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) is a reality in the teachers and students lives. Created in 1998 with the objective of evaluating the performance of the students at the end of the high school, searching to contribute for the improvement in the quality of this educational level, it starts from 2009 on being utilized as a tool of selection to the ingression in the higher education, thus having a series of methodological an political changes. The text now presented has as it object of study the ENEM’s questions that approaches the literary genre poetry, contained in the tests referent to the years of 2012 to 2016; and, the Reference Matrix, the guiding document of the questions approached by the exam. We attempted to analyze the poetry’s approach in the referred tests, in order to verify if this approach enables the reflection and criticism of the poetry’s literary reader. Our research has a documentary behavior that focuses on analyzing the ENEM’s questions of the years 2012 to 2016 and the Reference Matrix to the current exam. We will introduce, in this paper, with theoretical foundations, a brief reflection about the theoretical description of literature and poetry, based on the authors: Coutinho (2008); Souza (2007); Bamberger (1986); Candido (2011), among others, as well as a reflection about such concepts while object of teaching. Next, we will present some possibilities of approaching the poetry in the classroom, taking in consideration the necessity of methodological practice to assist the formative process of the literary reader substantiated in Petit (2009); Pinheiro (2007); Silva (2013) among others. Finally, we will analyze ten questions that cover the literary genre poetry, two of them being referred to each edition of the exam. As a result of the analysis, we identified that, based on the discussed theory and the ENEM’s Reference Matrix; the proposed questions of poetry’s analysis are presented as an efficient model in a certain way, as we verified, it presents contextualized questions that enables the students to put in practice the reading skills and competence to reflect, infer and relate. However, we also noticed some problematic questions, in which the text is utilized as a pretext to the approach of other contents. Then, mostly of the questions are presented as possibilities of reflection and criticism from the literary reader, revealing themselves as efficient tools to approaching the poetry on the educational context.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCARVALHO, Aluska Silva.CARVALHO, A. S.http://lattes.cnpq.br/3971744192174902OLIVEIRA, Paloma do Nascimento.OLIVEIRA, P. N.FERREIRA, Sabrina Silva.20172023-01-05T19:47:22Z2023-01-052023-01-05T19:47:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28668FERREIRA, Sabrina Silva. A poesia no ENEM: reflexões e perspectivas para a formação do leitor literário. 2017. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28668porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-05T19:47:55Zoai:localhost:riufcg/28668Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-05T19:47:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A poesia no ENEM: reflexões e perspectivas para a formação do leitor literário. Poetry in ENEM: reflections and perspectives for the formation of the literary reader. |
title |
A poesia no ENEM: reflexões e perspectivas para a formação do leitor literário. |
spellingShingle |
A poesia no ENEM: reflexões e perspectivas para a formação do leitor literário. FERREIRA, Sabrina Silva. Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM Poesia no ENEM Ensino de literatura Literatura e ensino Literatura no ENEM Formação de leitores literários Provas do ENEM - poesia Leitores literários - formação National High School Examination - ENEM Poetry in ENEM Literature teaching Literature and teaching Literature at ENEM Training of literary readers ENEM exams - poetry Literary readers - training Educação Literatura |
title_short |
A poesia no ENEM: reflexões e perspectivas para a formação do leitor literário. |
title_full |
A poesia no ENEM: reflexões e perspectivas para a formação do leitor literário. |
title_fullStr |
A poesia no ENEM: reflexões e perspectivas para a formação do leitor literário. |
title_full_unstemmed |
A poesia no ENEM: reflexões e perspectivas para a formação do leitor literário. |
title_sort |
A poesia no ENEM: reflexões e perspectivas para a formação do leitor literário. |
author |
FERREIRA, Sabrina Silva. |
author_facet |
FERREIRA, Sabrina Silva. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CARVALHO, Aluska Silva. CARVALHO, A. S. http://lattes.cnpq.br/3971744192174902 OLIVEIRA, Paloma do Nascimento. OLIVEIRA, P. N. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERREIRA, Sabrina Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM Poesia no ENEM Ensino de literatura Literatura e ensino Literatura no ENEM Formação de leitores literários Provas do ENEM - poesia Leitores literários - formação National High School Examination - ENEM Poetry in ENEM Literature teaching Literature and teaching Literature at ENEM Training of literary readers ENEM exams - poetry Literary readers - training Educação Literatura |
topic |
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM Poesia no ENEM Ensino de literatura Literatura e ensino Literatura no ENEM Formação de leitores literários Provas do ENEM - poesia Leitores literários - formação National High School Examination - ENEM Poetry in ENEM Literature teaching Literature and teaching Literature at ENEM Training of literary readers ENEM exams - poetry Literary readers - training Educação Literatura |
description |
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma realidade na vida de professores e alunos. Criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes ao fim da educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade, passa a partir de 2009 a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior, passando assim por uma série de mudanças metodológicas e políticas. O texto que ora apresentamos tem como objeto de estudo as questões do ENEM que abordam o gênero literário poesia, contidas nas provas referentes aos anos de 2012 a 2016; e, a Matriz de Referência, documento norteador das questões apresentadas pelo exame. Intentamos analisar a abordagem da poesia nas referidas provas, a fim de verificar se essa abordagem possibilita a reflexão e criticidade do leitor literário de poesia. Nossa pesquisa é de natureza documental tendo como foco de análise as provas do ENEM de 2012 a 2016 e a Matriz de Referência para o referido exame. Apresentaremos, nesse estudo, como fundamentos teóricos, uma breve reflexão sobre a descrição teórica de conceitos de literatura e poesia, a partir dos autores: Coutinho (2008); Souza (2007); Bamberger (1986); Candido (2011), entre outros, bem como a reflexão de tais conceitos enquanto objetos de ensino. Em seguida, apresentaremos algumas possibilidades de abordagem da poesia em sala de aula, tendo em vista a necessidade de práticas metodológicas que auxiliem no processo formativo do leitor literário, fundamentados em Petit (2009); Pinheiro (2007); Silva (2013) entre outros. Por fim, analisaremos dez questões que abordam o gênero literário poesia, sendo duas questões referentes a cada edição do exame. Como resultado das análises, identificamos que, com base na teoria discutida e na Matriz de Referência do ENEM, as questões propostas de análise de poesia apresentam-se como um modelo eficiente em certa medida, pois como verificamos, apresenta questões contextualizadas que de fato possibilita ao aluno por em prática habilidades e competências leitoras de refletir, inferir, relacionar. Entretanto, constatamos também questões um tanto problemáticas, na qual utiliza o texto como pretexto para abordagem de outros conteúdos. Logo, as questões em sua maioria apresentam-se como possibilidades de reflexão e criticidade do leitor literário, mostrando-se assim como um instrumento que pode ser eficaz na abordagem da poesia no contexto de ensino. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2023-01-05T19:47:22Z 2023-01-05 2023-01-05T19:47:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28668 FERREIRA, Sabrina Silva. A poesia no ENEM: reflexões e perspectivas para a formação do leitor literário. 2017. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28668 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28668 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Sabrina Silva. A poesia no ENEM: reflexões e perspectivas para a formação do leitor literário. 2017. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744567350591488 |