O uso dos jogos como recurso pedagógico no ensino da combinatória e probabilidade com alunos do 8º ano do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Patricia de Medeiros.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8062
Resumo: O presente trabalho foi delineado para identificar os conceitos sobre combinatória e os problemas que emergem em situações de jogo, o uso de diferentes linguagens oral e escrita no ensino da matemática. A pesquisa possui cunho qualitativo procura compreender o que se revela em um trabalho pedagógico com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental feito a partir da perspectiva da problematização para responder ao problema de investigação "Quais as contribuições dos jogos desenvolvidos em uma prática problematizadora no desenvolvimento de conceitos combinatórios e probabilísticos dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II?" Os objetivos são: identificar as ideias sobre combinatória e probabilidade que surgem do processo da linguagem oral e escrita, tendo como contexto a problematização em sala de aula e buscar indicativos da contribuição de um estudo com jogos para o desenvolvimento de conceitos combinatórios e probabilísticos. Para tanto foi desenvolvido dois jogos “senha: modalidade ABC” e “Corrida de Cavalos” em contexto de sala de aula. Os sujeitos da pesquisa foram 27 alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental, com idades entre 12 e 18 anos. Os dados foram analisados qualitativamente, os resultados mostraram que no contexto de jogo os alunos observaram diversas possibilidades e reflexões para uma melhoria ou aperfeiçoamento das estratégias de jogo, e consequentemente o desenvolvimento de conceitos de combinatória e probabilidade.
id UFCG_265d6bd319701c163570345f82e821c0
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/8062
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O uso dos jogos como recurso pedagógico no ensino da combinatória e probabilidade com alunos do 8º ano do ensino fundamental.The use of games as a pedagogical resource in combinatorial teaching and probability with 8th grade students elementary School.El uso de los juegos como recurso pedagógico en la enseñanza de la combinatoria y la probabilidad con estudiantes del 8vo año de primaria.JogoCombinatóriaProbabilidadeEnsino e aprendizagemEnsino FundamentalGame CombinatoryProbabilityTeaching and learningTeaching FundamentalJuego combinatoriaProbabilidadEnseñando y aprendiendoProbabilidadeO presente trabalho foi delineado para identificar os conceitos sobre combinatória e os problemas que emergem em situações de jogo, o uso de diferentes linguagens oral e escrita no ensino da matemática. A pesquisa possui cunho qualitativo procura compreender o que se revela em um trabalho pedagógico com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental feito a partir da perspectiva da problematização para responder ao problema de investigação "Quais as contribuições dos jogos desenvolvidos em uma prática problematizadora no desenvolvimento de conceitos combinatórios e probabilísticos dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II?" Os objetivos são: identificar as ideias sobre combinatória e probabilidade que surgem do processo da linguagem oral e escrita, tendo como contexto a problematização em sala de aula e buscar indicativos da contribuição de um estudo com jogos para o desenvolvimento de conceitos combinatórios e probabilísticos. Para tanto foi desenvolvido dois jogos “senha: modalidade ABC” e “Corrida de Cavalos” em contexto de sala de aula. Os sujeitos da pesquisa foram 27 alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental, com idades entre 12 e 18 anos. Os dados foram analisados qualitativamente, os resultados mostraram que no contexto de jogo os alunos observaram diversas possibilidades e reflexões para uma melhoria ou aperfeiçoamento das estratégias de jogo, e consequentemente o desenvolvimento de conceitos de combinatória e probabilidade.This study was designed to identify the concepts of combinatorics and the problems that emerge in game situations, the use of different oral and written languages in teaching mathematics. The research has qualitative approach seeks to understand what is revealed in a pedagogical work with students of the 8th grade of elementary school made from the perspective of questioning to answer the research question "What are the contributions of developed games in a problem-based practice in the development of combinatorial and probabilistic concepts of 8th graders of elementary school II?" The objectives are to identify the ideas of combinatorics and probability arising from oral and written language process, having as context the questioning in the classroom and seek indicative of the contribution of a study of games for the development of combinatorial and probabilistic concepts. For this was developed games "password: ABC mode" and "Horse Racing" in the classroom context. The study subjects were 27 students of the 8th year of elementary school, aged between 12 and 18 years. The data were analyzed qualitatively, the results showed that the game context students observed various possibilities and reflections for an improvement or development of game strategies, and consequently the development of concepts of combinatorics and probability.El presente trabajo fue diseñado para identificar los conceptos sobre combinatoria y los problemas que surgen en situaciones de juego, el uso de diferentes lenguajes orales y escritos en la enseñanza de las matemáticas. La investigación tiene un carácter cualitativo y busca comprender lo que se revela en un trabajo pedagógico con estudiantes del 8° año de la Enseñanza Fundamental realizado desde la perspectiva de la problematización para dar respuesta al problema de investigación “¿Cuáles son los aportes de los juegos desarrollados en una práctica problematizadora? en el desarrollo de conceptos combinatorios y probabilísticos de los estudiantes de 8vo año de la Enseñanza Básica II?” Los objetivos son: identificar ideas sobre combinatoria y probabilidad que surgen del proceso de lenguaje oral y escrito, en el contexto de problematización en el aula, y buscar indicios de la contribución de un estudio con juegos al desarrollo de combinatoria y probabilística. conceptos. Para ello, se desarrollaron dos juegos “Contraseña: modalidad ABC” y “Carreras de Caballos” en un contexto de aula. Los sujetos de la investigación fueron 27 estudiantes del 8º Año de la Enseñanza Fundamental, con edades entre 12 y 18 años. Los datos fueron analizados cualitativamente, los resultados mostraron que en el contexto del juego los estudiantes observaron varias posibilidades y reflexiones para una mejora o perfeccionamiento de las estrategias de juego, y consecuentemente el desarrollo de conceptos de combinatoria y probabilidad.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão.SANTOS, J. A. F. L.http://lattes.cnpq.br/4866964083641498SILVA JÚNIOR, Aluizio Freire da.OLIVEIRA, Marciel Medeiros de.SILVA, Patricia de Medeiros.20162019-10-14T16:33:28Z2019-10-142019-10-14T16:33:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8062SILVA, Patricia de Medeiros. O uso dos jogos como recurso pedagógico no ensino da combinatória e probabilidade com alunos do 8º ano do ensino fundamental. 2016. 72 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-14T18:01:01Zoai:localhost:riufcg/8062Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-14T18:01:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso dos jogos como recurso pedagógico no ensino da combinatória e probabilidade com alunos do 8º ano do ensino fundamental.
The use of games as a pedagogical resource in combinatorial teaching and probability with 8th grade students elementary School.
El uso de los juegos como recurso pedagógico en la enseñanza de la combinatoria y la probabilidad con estudiantes del 8vo año de primaria.
title O uso dos jogos como recurso pedagógico no ensino da combinatória e probabilidade com alunos do 8º ano do ensino fundamental.
spellingShingle O uso dos jogos como recurso pedagógico no ensino da combinatória e probabilidade com alunos do 8º ano do ensino fundamental.
SILVA, Patricia de Medeiros.
Jogo
Combinatória
Probabilidade
Ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental
Game Combinatory
Probability
Teaching and learning
Teaching Fundamental
Juego combinatoria
Probabilidad
Enseñando y aprendiendo
Probabilidade
title_short O uso dos jogos como recurso pedagógico no ensino da combinatória e probabilidade com alunos do 8º ano do ensino fundamental.
title_full O uso dos jogos como recurso pedagógico no ensino da combinatória e probabilidade com alunos do 8º ano do ensino fundamental.
title_fullStr O uso dos jogos como recurso pedagógico no ensino da combinatória e probabilidade com alunos do 8º ano do ensino fundamental.
title_full_unstemmed O uso dos jogos como recurso pedagógico no ensino da combinatória e probabilidade com alunos do 8º ano do ensino fundamental.
title_sort O uso dos jogos como recurso pedagógico no ensino da combinatória e probabilidade com alunos do 8º ano do ensino fundamental.
author SILVA, Patricia de Medeiros.
author_facet SILVA, Patricia de Medeiros.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão.
SANTOS, J. A. F. L.
http://lattes.cnpq.br/4866964083641498
SILVA JÚNIOR, Aluizio Freire da.
OLIVEIRA, Marciel Medeiros de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Patricia de Medeiros.
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo
Combinatória
Probabilidade
Ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental
Game Combinatory
Probability
Teaching and learning
Teaching Fundamental
Juego combinatoria
Probabilidad
Enseñando y aprendiendo
Probabilidade
topic Jogo
Combinatória
Probabilidade
Ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental
Game Combinatory
Probability
Teaching and learning
Teaching Fundamental
Juego combinatoria
Probabilidad
Enseñando y aprendiendo
Probabilidade
description O presente trabalho foi delineado para identificar os conceitos sobre combinatória e os problemas que emergem em situações de jogo, o uso de diferentes linguagens oral e escrita no ensino da matemática. A pesquisa possui cunho qualitativo procura compreender o que se revela em um trabalho pedagógico com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental feito a partir da perspectiva da problematização para responder ao problema de investigação "Quais as contribuições dos jogos desenvolvidos em uma prática problematizadora no desenvolvimento de conceitos combinatórios e probabilísticos dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II?" Os objetivos são: identificar as ideias sobre combinatória e probabilidade que surgem do processo da linguagem oral e escrita, tendo como contexto a problematização em sala de aula e buscar indicativos da contribuição de um estudo com jogos para o desenvolvimento de conceitos combinatórios e probabilísticos. Para tanto foi desenvolvido dois jogos “senha: modalidade ABC” e “Corrida de Cavalos” em contexto de sala de aula. Os sujeitos da pesquisa foram 27 alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental, com idades entre 12 e 18 anos. Os dados foram analisados qualitativamente, os resultados mostraram que no contexto de jogo os alunos observaram diversas possibilidades e reflexões para uma melhoria ou aperfeiçoamento das estratégias de jogo, e consequentemente o desenvolvimento de conceitos de combinatória e probabilidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-10-14T16:33:28Z
2019-10-14
2019-10-14T16:33:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8062
SILVA, Patricia de Medeiros. O uso dos jogos como recurso pedagógico no ensino da combinatória e probabilidade com alunos do 8º ano do ensino fundamental. 2016. 72 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8062
identifier_str_mv SILVA, Patricia de Medeiros. O uso dos jogos como recurso pedagógico no ensino da combinatória e probabilidade com alunos do 8º ano do ensino fundamental. 2016. 72 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744403310313472