A mobilização de conhecimentos matemáticos no cotidiano de um trabalhador camponês.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Isaias Pereira.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.araujo3
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4724
Resumo: O presente artigo, surge através de uma pesquisa de campo, onde o mesmo busca trazer os conhecimentos matemáticos do dia a dia dos camponeses de uma comunidade denominada Sacada zona rural do município de Sumé-PB, no Cariri paraibano. O objetivo consiste em apresentarmos um conhecimento próprio dos sujeitos que, diariamente utilizam para resolverem situações da vida cotidiana, conhecimentos esses que foram passados de geração a geração e que muitas das vezes ou quase nunca são lembrados em livros didáticos ou nas escolas. Nesse sentido nosso artigo tem como base, narrativas de alguns moradores da comunidade supracitada. Onde através da fala de alguns, mais especificamente de um, o senhor Pedro, procuramos trazer embasamento teórico para discutirmos sobre matemáticas outras. Nos aportamos dos seguintes fundamentos teóricos; Etnomatemática, Matemática e cultura, Matemática e Cidadania e educação Matemática Critica, esses aportes nos trazem reflexões de uma Matemática para a vida, valorizando assim, o saber local, a cultura, o contexto, o saber de cada grupo, do dia a dia do homem do campo, que para muitos nem existem. Nesse tocante, o artigo busca mostrar que podemos sim, utilizar/valorizar o contexto, para construção do conhecimento, buscando contextualizar a partir do local. Esse é o ponta pé inicial para fazermos Educação do Campo para os camponeses/as, valorizando seu contexto na busca pela construção do conhecimento.
id UFCG_265f152961933a513a8012e0d40bad09
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4724
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A mobilização de conhecimentos matemáticos no cotidiano de um trabalhador camponês.The mobilization of mathematical knowledge in the daily life of a peasant worker.Matemática e vida cotidianaConhecimentos matemáticosTrabalhador camponês - matemáticaMathematics and everyday lifeMathematical knowledgePeasant worker - mathematicsO presente artigo, surge através de uma pesquisa de campo, onde o mesmo busca trazer os conhecimentos matemáticos do dia a dia dos camponeses de uma comunidade denominada Sacada zona rural do município de Sumé-PB, no Cariri paraibano. O objetivo consiste em apresentarmos um conhecimento próprio dos sujeitos que, diariamente utilizam para resolverem situações da vida cotidiana, conhecimentos esses que foram passados de geração a geração e que muitas das vezes ou quase nunca são lembrados em livros didáticos ou nas escolas. Nesse sentido nosso artigo tem como base, narrativas de alguns moradores da comunidade supracitada. Onde através da fala de alguns, mais especificamente de um, o senhor Pedro, procuramos trazer embasamento teórico para discutirmos sobre matemáticas outras. Nos aportamos dos seguintes fundamentos teóricos; Etnomatemática, Matemática e cultura, Matemática e Cidadania e educação Matemática Critica, esses aportes nos trazem reflexões de uma Matemática para a vida, valorizando assim, o saber local, a cultura, o contexto, o saber de cada grupo, do dia a dia do homem do campo, que para muitos nem existem. Nesse tocante, o artigo busca mostrar que podemos sim, utilizar/valorizar o contexto, para construção do conhecimento, buscando contextualizar a partir do local. Esse é o ponta pé inicial para fazermos Educação do Campo para os camponeses/as, valorizando seu contexto na busca pela construção do conhecimento.This article arises through a field research, where it seeks to bring the day-to-day mathematical knowledge of the peasants of a community called Sacada rural area of the municipality of Sumé-PB, in Cariri, Paraíba. The objective is to present a knowledge of the subjects that daily use to solve situations of daily life, knowledge that has been handed down from generation to generation and which are often or almost never remembered in textbooks or in schools. In this sense, our article is based on the narratives of some residents of the aforementioned community. Where through the speech of some, more specifically of one, Mr. Pedro, we try to bring theoretical foundation to discuss about other mathematics. We offer the following theoretical foundations; Ethnomathematics, Mathematics and Culture, Mathematics and Citizenship and Critical Mathematics education, these contributions bring us reflections of a Mathematics for life, thus valuing local knowledge, culture, context, the knowledge of each group, the day to day a man of the field, who neither exists for many. In this regard, the article seeks to show that we can, use / value the context, to build knowledge, seeking to contextualize from the local. This is the starting point for making Field Education for the peasants, valuing their context in the search for the construction of knowledge.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.CAVALCANTE, N. I. S.http://lattes.cnpq.br/3274805623219013SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.SILVA, Patrício josé Felix da.ARAÚJO, Isaias Pereira.2018-04-202019-07-04T20:25:05Z2019-07-042019-07-04T20:25:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.araujo3http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4724ARAÚJO, Isaias Pereira. A mobilização de conhecimentos matemáticos no cotidiano de um trabalhador camponês. 2018. 20f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4724porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-12T13:21:23Zoai:localhost:riufcg/4724Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-12T13:21:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A mobilização de conhecimentos matemáticos no cotidiano de um trabalhador camponês.
The mobilization of mathematical knowledge in the daily life of a peasant worker.
title A mobilização de conhecimentos matemáticos no cotidiano de um trabalhador camponês.
spellingShingle A mobilização de conhecimentos matemáticos no cotidiano de um trabalhador camponês.
ARAÚJO, Isaias Pereira.
Matemática e vida cotidiana
Conhecimentos matemáticos
Trabalhador camponês - matemática
Mathematics and everyday life
Mathematical knowledge
Peasant worker - mathematics
title_short A mobilização de conhecimentos matemáticos no cotidiano de um trabalhador camponês.
title_full A mobilização de conhecimentos matemáticos no cotidiano de um trabalhador camponês.
title_fullStr A mobilização de conhecimentos matemáticos no cotidiano de um trabalhador camponês.
title_full_unstemmed A mobilização de conhecimentos matemáticos no cotidiano de um trabalhador camponês.
title_sort A mobilização de conhecimentos matemáticos no cotidiano de um trabalhador camponês.
author ARAÚJO, Isaias Pereira.
author_facet ARAÚJO, Isaias Pereira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
CAVALCANTE, N. I. S.
http://lattes.cnpq.br/3274805623219013
SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
SILVA, Patrício josé Felix da.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Isaias Pereira.
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática e vida cotidiana
Conhecimentos matemáticos
Trabalhador camponês - matemática
Mathematics and everyday life
Mathematical knowledge
Peasant worker - mathematics
topic Matemática e vida cotidiana
Conhecimentos matemáticos
Trabalhador camponês - matemática
Mathematics and everyday life
Mathematical knowledge
Peasant worker - mathematics
description O presente artigo, surge através de uma pesquisa de campo, onde o mesmo busca trazer os conhecimentos matemáticos do dia a dia dos camponeses de uma comunidade denominada Sacada zona rural do município de Sumé-PB, no Cariri paraibano. O objetivo consiste em apresentarmos um conhecimento próprio dos sujeitos que, diariamente utilizam para resolverem situações da vida cotidiana, conhecimentos esses que foram passados de geração a geração e que muitas das vezes ou quase nunca são lembrados em livros didáticos ou nas escolas. Nesse sentido nosso artigo tem como base, narrativas de alguns moradores da comunidade supracitada. Onde através da fala de alguns, mais especificamente de um, o senhor Pedro, procuramos trazer embasamento teórico para discutirmos sobre matemáticas outras. Nos aportamos dos seguintes fundamentos teóricos; Etnomatemática, Matemática e cultura, Matemática e Cidadania e educação Matemática Critica, esses aportes nos trazem reflexões de uma Matemática para a vida, valorizando assim, o saber local, a cultura, o contexto, o saber de cada grupo, do dia a dia do homem do campo, que para muitos nem existem. Nesse tocante, o artigo busca mostrar que podemos sim, utilizar/valorizar o contexto, para construção do conhecimento, buscando contextualizar a partir do local. Esse é o ponta pé inicial para fazermos Educação do Campo para os camponeses/as, valorizando seu contexto na busca pela construção do conhecimento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-20
2019-07-04T20:25:05Z
2019-07-04
2019-07-04T20:25:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.araujo3
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4724
ARAÚJO, Isaias Pereira. A mobilização de conhecimentos matemáticos no cotidiano de um trabalhador camponês. 2018. 20f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4724
url https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.araujo3
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4724
identifier_str_mv ARAÚJO, Isaias Pereira. A mobilização de conhecimentos matemáticos no cotidiano de um trabalhador camponês. 2018. 20f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744379574747136