A Física nos quadrinhos: um recurso lúdico em potencial para ensino da relatividade na Educação Básica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Janielio Freitas de.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35238
Resumo: O Ensino de Física tem sofrido ao longo do tempo várias mudanças. Tal aspecto dentro desse contexto é fruto de uma série de fatores, dentre os quais podemos destacar os avanços tecnológicos e sua relação com as novas metodologias ativas de ensino, bem como as diversas possibilidades existentes para a Educação. Uma dentre tantas possibilidades é o uso de recursos imagéticos como Histórias em Quadrinhos como rescurso lúdico em potencial para o ensino. Tal recurso composto de uma linguagem rica em narrativas científicas poderá potencializar nos alunos o entendimento de diversos conceitos, possibilitando uma possível aprendizagem significativa. Desse modo, a presente pesquisa investigou, em uma turma da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Celso Mariz, localizada no munícipio de Sousa-PB, como os alunos interpretam os conceitos relacionados a teoria da relatividade, por meio da leitura e construção de Histórias em Quadrinhos. Para isso, os alunos participaram de atividades envolvendo a leitura de HQs, videos e filmes relacionados com a temática proposta, bem como, elaboraram quadrinhos relacionados com a temática como produto final de um concurso de quadrinhos. Para tanto, a presente pesquisa, do tipo estudo de caso, de natureza qualitativa (interpretativa) e participante, procurou desenvolver por meio de atividades lúdicas de leitura sobre a referida temática, aspectos capazes de possibilitar não só uma aprendizagem significativa, como também buscar desenvolver nos mesmos uma Alfabetização Cientifica. Os resultados envolvendo as referidas atividades foram apresentadas de forma descritiva por meio do método da análise de conteúdo, os quais, tanto os materiais metodológicos envolvidos na elaboração dos quadrinhos, quanto os registros obtidos por meio das falas dos alunos, foram analisadas e categorizadas, as quais, apresentaram alguns indicadores de Alfabetização Científica, como também índicios de uma Aprendizagem Significativa. Concluiu-se que a utilização de recursos imagéticos como histórias em quadrinhos poderão ser fatores em potencial para a aprendizagem, de modo que tais recursos metodológicos, poderão de forma efetiva, desenvolver através de práticas lúdicas nos diferentes contextos educacionais, para o ensino de Física uma aprendizagem significativa.
id UFCG_26954b7a7c17d67fb635e91d0b0941d2
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35238
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A Física nos quadrinhos: um recurso lúdico em potencial para ensino da relatividade na Educação Básica.Physics in comics: a potential playful resource for teaching of relativity in Basic Education.Ensino de FísicaAlfabetização científicaAprendizagem significativaHistórias em quadrinhos-construçãoTeoria da RelatividadeRecursos imagéticosPrática de ensino em FísicaAprendizagem mecânicaAprendizagem significativaTeaching PhysicsScientific literacyMeaningful learningComics-constructionTheory of relativityImagery resourcesTeaching practice in PhysicsRote learningMeaningful learningFísica.O Ensino de Física tem sofrido ao longo do tempo várias mudanças. Tal aspecto dentro desse contexto é fruto de uma série de fatores, dentre os quais podemos destacar os avanços tecnológicos e sua relação com as novas metodologias ativas de ensino, bem como as diversas possibilidades existentes para a Educação. Uma dentre tantas possibilidades é o uso de recursos imagéticos como Histórias em Quadrinhos como rescurso lúdico em potencial para o ensino. Tal recurso composto de uma linguagem rica em narrativas científicas poderá potencializar nos alunos o entendimento de diversos conceitos, possibilitando uma possível aprendizagem significativa. Desse modo, a presente pesquisa investigou, em uma turma da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Celso Mariz, localizada no munícipio de Sousa-PB, como os alunos interpretam os conceitos relacionados a teoria da relatividade, por meio da leitura e construção de Histórias em Quadrinhos. Para isso, os alunos participaram de atividades envolvendo a leitura de HQs, videos e filmes relacionados com a temática proposta, bem como, elaboraram quadrinhos relacionados com a temática como produto final de um concurso de quadrinhos. Para tanto, a presente pesquisa, do tipo estudo de caso, de natureza qualitativa (interpretativa) e participante, procurou desenvolver por meio de atividades lúdicas de leitura sobre a referida temática, aspectos capazes de possibilitar não só uma aprendizagem significativa, como também buscar desenvolver nos mesmos uma Alfabetização Cientifica. Os resultados envolvendo as referidas atividades foram apresentadas de forma descritiva por meio do método da análise de conteúdo, os quais, tanto os materiais metodológicos envolvidos na elaboração dos quadrinhos, quanto os registros obtidos por meio das falas dos alunos, foram analisadas e categorizadas, as quais, apresentaram alguns indicadores de Alfabetização Científica, como também índicios de uma Aprendizagem Significativa. Concluiu-se que a utilização de recursos imagéticos como histórias em quadrinhos poderão ser fatores em potencial para a aprendizagem, de modo que tais recursos metodológicos, poderão de forma efetiva, desenvolver através de práticas lúdicas nos diferentes contextos educacionais, para o ensino de Física uma aprendizagem significativa.Physics teaching has undergone several changes over time. This aspect within this context is the result of a series of factors, among which we can highlight technological advances and their relationship with new active teaching methodologies, as well as the various possibilities that exist for Education. One of many possibilities is the use of imagery resources such as Comics as a potential playful resource for teaching. This resource, made up of a language rich in scientific narratives, can enhance students' understanding of various concepts, enabling significant learning. Thus, the present research investigated, in a 3rd grade high school class at Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Celso Mariz, located in the municipality of Sousa-PB, how students interpret concepts related to the theory of relativity, through reading and creating Comics. To this end, students participated in activities involving reading comics, videos and films related to the proposed theme, as well as creating comics related to the theme as the final product of a comics contest. To this end, the present research, of a case study type, of a qualitative (interpretive) and participatory nature, sought to develop, through playful reading activities on the aforementioned theme, aspects capable of enabling not only significant learning, but also seeking to develop in ourselves a Scientific Literacy. The results involving the aforementioned activities were presented in a descriptive way using the content analysis method, in which both the methodological materials involved in the creation of the comics and the records obtained through the students' speeches were analyzed and categorized, the which presented some indicators of Scientific Literacy, as well as signs of Meaningful Learning. It was concluded that the use of imagery resources such as comic books could be potential factors for learning, so that such methodological resources could effectively develop, through playful practices in different educational contexts, for teaching Physics a meaningful learning.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFIGUEIREDO, Gustavo de Alencar.FIGUEIREDO, G. A.http://lattes.cnpq.br/2438169816514170ROCHA , Diego Marceli.SILVA, João Maria da.SOUSA, Janielio Freitas de.2023-11-172024-03-26T15:49:26Z2024-03-262024-03-26T15:49:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35238SOUSA, Janielio Freitas de. A Física nos quadrinhos: um recurso lúdico em potencial para ensino da relatividade na Educação Básica. 2023. 160f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-26T15:49:26Zoai:localhost:riufcg/35238Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-26T15:49:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Física nos quadrinhos: um recurso lúdico em potencial para ensino da relatividade na Educação Básica.
Physics in comics: a potential playful resource for teaching of relativity in Basic Education.
title A Física nos quadrinhos: um recurso lúdico em potencial para ensino da relatividade na Educação Básica.
spellingShingle A Física nos quadrinhos: um recurso lúdico em potencial para ensino da relatividade na Educação Básica.
SOUSA, Janielio Freitas de.
Ensino de Física
Alfabetização científica
Aprendizagem significativa
Histórias em quadrinhos-construção
Teoria da Relatividade
Recursos imagéticos
Prática de ensino em Física
Aprendizagem mecânica
Aprendizagem significativa
Teaching Physics
Scientific literacy
Meaningful learning
Comics-construction
Theory of relativity
Imagery resources
Teaching practice in Physics
Rote learning
Meaningful learning
Física.
title_short A Física nos quadrinhos: um recurso lúdico em potencial para ensino da relatividade na Educação Básica.
title_full A Física nos quadrinhos: um recurso lúdico em potencial para ensino da relatividade na Educação Básica.
title_fullStr A Física nos quadrinhos: um recurso lúdico em potencial para ensino da relatividade na Educação Básica.
title_full_unstemmed A Física nos quadrinhos: um recurso lúdico em potencial para ensino da relatividade na Educação Básica.
title_sort A Física nos quadrinhos: um recurso lúdico em potencial para ensino da relatividade na Educação Básica.
author SOUSA, Janielio Freitas de.
author_facet SOUSA, Janielio Freitas de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar.
FIGUEIREDO, G. A.
http://lattes.cnpq.br/2438169816514170
ROCHA , Diego Marceli.
SILVA, João Maria da.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Janielio Freitas de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Alfabetização científica
Aprendizagem significativa
Histórias em quadrinhos-construção
Teoria da Relatividade
Recursos imagéticos
Prática de ensino em Física
Aprendizagem mecânica
Aprendizagem significativa
Teaching Physics
Scientific literacy
Meaningful learning
Comics-construction
Theory of relativity
Imagery resources
Teaching practice in Physics
Rote learning
Meaningful learning
Física.
topic Ensino de Física
Alfabetização científica
Aprendizagem significativa
Histórias em quadrinhos-construção
Teoria da Relatividade
Recursos imagéticos
Prática de ensino em Física
Aprendizagem mecânica
Aprendizagem significativa
Teaching Physics
Scientific literacy
Meaningful learning
Comics-construction
Theory of relativity
Imagery resources
Teaching practice in Physics
Rote learning
Meaningful learning
Física.
description O Ensino de Física tem sofrido ao longo do tempo várias mudanças. Tal aspecto dentro desse contexto é fruto de uma série de fatores, dentre os quais podemos destacar os avanços tecnológicos e sua relação com as novas metodologias ativas de ensino, bem como as diversas possibilidades existentes para a Educação. Uma dentre tantas possibilidades é o uso de recursos imagéticos como Histórias em Quadrinhos como rescurso lúdico em potencial para o ensino. Tal recurso composto de uma linguagem rica em narrativas científicas poderá potencializar nos alunos o entendimento de diversos conceitos, possibilitando uma possível aprendizagem significativa. Desse modo, a presente pesquisa investigou, em uma turma da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Celso Mariz, localizada no munícipio de Sousa-PB, como os alunos interpretam os conceitos relacionados a teoria da relatividade, por meio da leitura e construção de Histórias em Quadrinhos. Para isso, os alunos participaram de atividades envolvendo a leitura de HQs, videos e filmes relacionados com a temática proposta, bem como, elaboraram quadrinhos relacionados com a temática como produto final de um concurso de quadrinhos. Para tanto, a presente pesquisa, do tipo estudo de caso, de natureza qualitativa (interpretativa) e participante, procurou desenvolver por meio de atividades lúdicas de leitura sobre a referida temática, aspectos capazes de possibilitar não só uma aprendizagem significativa, como também buscar desenvolver nos mesmos uma Alfabetização Cientifica. Os resultados envolvendo as referidas atividades foram apresentadas de forma descritiva por meio do método da análise de conteúdo, os quais, tanto os materiais metodológicos envolvidos na elaboração dos quadrinhos, quanto os registros obtidos por meio das falas dos alunos, foram analisadas e categorizadas, as quais, apresentaram alguns indicadores de Alfabetização Científica, como também índicios de uma Aprendizagem Significativa. Concluiu-se que a utilização de recursos imagéticos como histórias em quadrinhos poderão ser fatores em potencial para a aprendizagem, de modo que tais recursos metodológicos, poderão de forma efetiva, desenvolver através de práticas lúdicas nos diferentes contextos educacionais, para o ensino de Física uma aprendizagem significativa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-17
2024-03-26T15:49:26Z
2024-03-26
2024-03-26T15:49:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35238
SOUSA, Janielio Freitas de. A Física nos quadrinhos: um recurso lúdico em potencial para ensino da relatividade na Educação Básica. 2023. 160f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35238
identifier_str_mv SOUSA, Janielio Freitas de. A Física nos quadrinhos: um recurso lúdico em potencial para ensino da relatividade na Educação Básica. 2023. 160f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744618382688256