Produção de álbum seriado no ensino de geografia na escola do campo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAMPOS, Rosália Viríssimo.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.campos
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7869
Resumo: É sabido que as práticas do ensino contextualizado de Geografia deve oferecer oportunidades para que o educando do campo compreenda as transformações no/do espaço geográfico, e mostrar para estes povos, habitantes deste espaço, que eles são seres concretos e, consequentemente, construtores da realidade socioespacial em que estão inseridos. Todavia, o ensino de Geografia ainda é fortemente influenciado pelas práticas tradicionais, voltadas apenas para memorização e descrição do espaço geográfico. Nesta perspectiva, o presente estudo intitulado “Produção do álbum seriado no ensino de Geografa nas escolas do Campo”, foi desenvolvida na Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade, na localidade Pio X, no município de Sumé-PB, no âmbito da Licenciatura em Educação do Campo nas áreas das Ciências Humanas e Sociais, especificamente no ensino de Geografia. A mesma, tem como objetivo relatar a experiência da produção do álbum seriado no ensino de Geografia na escola do campo e sua contribuição no processo de ensino aprendizagem na sala de aula. Para execução desta pesquisa, utilizou-se os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação que está dividida em momentos de capacitações, produções e experimentação nos contextos acadêmicos e escolar. Espera-se que, diante do desenvolvimento desta pesquisa, a produção do álbum seriado seja de fato, utilizado como um recurso didático que tem um potencial no ensino aprendizagem e uma importante ferramenta para facilitar a aprendizagem e superar as lacunas deixadas pelo ensino tradicional.
id UFCG_26a15c754fe3526b1c29756f4dcf6afe
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7869
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Produção de álbum seriado no ensino de geografia na escola do campo.Serial album production in the teaching of geography at the country school.Ensino de GeografiaEscolas do campoEducação do CampoÁlbum seriadoEnsino contextualizado de geografia IGeography TeachingField SchoolsField EducationSeries AlbumContextualized Geography Teaching IÉ sabido que as práticas do ensino contextualizado de Geografia deve oferecer oportunidades para que o educando do campo compreenda as transformações no/do espaço geográfico, e mostrar para estes povos, habitantes deste espaço, que eles são seres concretos e, consequentemente, construtores da realidade socioespacial em que estão inseridos. Todavia, o ensino de Geografia ainda é fortemente influenciado pelas práticas tradicionais, voltadas apenas para memorização e descrição do espaço geográfico. Nesta perspectiva, o presente estudo intitulado “Produção do álbum seriado no ensino de Geografa nas escolas do Campo”, foi desenvolvida na Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade, na localidade Pio X, no município de Sumé-PB, no âmbito da Licenciatura em Educação do Campo nas áreas das Ciências Humanas e Sociais, especificamente no ensino de Geografia. A mesma, tem como objetivo relatar a experiência da produção do álbum seriado no ensino de Geografia na escola do campo e sua contribuição no processo de ensino aprendizagem na sala de aula. Para execução desta pesquisa, utilizou-se os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação que está dividida em momentos de capacitações, produções e experimentação nos contextos acadêmicos e escolar. Espera-se que, diante do desenvolvimento desta pesquisa, a produção do álbum seriado seja de fato, utilizado como um recurso didático que tem um potencial no ensino aprendizagem e uma importante ferramenta para facilitar a aprendizagem e superar as lacunas deixadas pelo ensino tradicional.It is well known that the contextualised teaching of Geography should offer opportunities for the rural student to understand the transformations in the geographical space, and to show to these peoples, inhabitants of this space, that they are concrete beings and, consequently, constructors of reality in which they are inserted. However, the teaching of Geography is still strongly influenced by traditional practices, geared only to memorizing and describing geographic space. In this perspective, the present study entitled "Production of the serial album in the teaching of Geography in the schools of the Field", was developed in the School of the Field Jose Bonifácio Barbosa de Andrade, in the Pio X locality, in the County of Sumé-PB, under the Bachelor's degree in Field Education in the areas of Human and Social Sciences, specifically in the teaching of Geography. The purpose of this paper is to report the experience of the production of the serial album in the teaching of Geography in the rural school and its contribution in the process of teaching teaching in the classroom. To carry out this research, we used the qualitative research assumptions, through action research that is divided into moments of training, production and experimentation in the academic and school contexts. In view of the development of this research, the production of the serial album is expected to be used as a didactic resource that has a potential in teaching learning and an important tool to facilitate learning and overcome the gaps left by traditional teaching.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.OLIVEIRA, F. C.http://lattes.cnpq.br/8863482545802399ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.RAMOS, Andréa Augusta de Morais.CAMPOS, Rosália Viríssimo.2019-07-092019-10-08T17:41:39Z2019-10-082019-10-08T17:41:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.camposhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7869CAMPOS, Rosália Viríssimo . Produção de álbum seriado no ensino de geografia na escola do campo. 2019. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7869porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-08T20:13:30Zoai:localhost:riufcg/7869Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-08T20:13:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de álbum seriado no ensino de geografia na escola do campo.
Serial album production in the teaching of geography at the country school.
title Produção de álbum seriado no ensino de geografia na escola do campo.
spellingShingle Produção de álbum seriado no ensino de geografia na escola do campo.
CAMPOS, Rosália Viríssimo.
Ensino de Geografia
Escolas do campo
Educação do Campo
Álbum seriado
Ensino contextualizado de geografia I
Geography Teaching
Field Schools
Field Education
Series Album
Contextualized Geography Teaching I
title_short Produção de álbum seriado no ensino de geografia na escola do campo.
title_full Produção de álbum seriado no ensino de geografia na escola do campo.
title_fullStr Produção de álbum seriado no ensino de geografia na escola do campo.
title_full_unstemmed Produção de álbum seriado no ensino de geografia na escola do campo.
title_sort Produção de álbum seriado no ensino de geografia na escola do campo.
author CAMPOS, Rosália Viríssimo.
author_facet CAMPOS, Rosália Viríssimo.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
OLIVEIRA, F. C.
http://lattes.cnpq.br/8863482545802399
ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
RAMOS, Andréa Augusta de Morais.
dc.contributor.author.fl_str_mv CAMPOS, Rosália Viríssimo.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Escolas do campo
Educação do Campo
Álbum seriado
Ensino contextualizado de geografia I
Geography Teaching
Field Schools
Field Education
Series Album
Contextualized Geography Teaching I
topic Ensino de Geografia
Escolas do campo
Educação do Campo
Álbum seriado
Ensino contextualizado de geografia I
Geography Teaching
Field Schools
Field Education
Series Album
Contextualized Geography Teaching I
description É sabido que as práticas do ensino contextualizado de Geografia deve oferecer oportunidades para que o educando do campo compreenda as transformações no/do espaço geográfico, e mostrar para estes povos, habitantes deste espaço, que eles são seres concretos e, consequentemente, construtores da realidade socioespacial em que estão inseridos. Todavia, o ensino de Geografia ainda é fortemente influenciado pelas práticas tradicionais, voltadas apenas para memorização e descrição do espaço geográfico. Nesta perspectiva, o presente estudo intitulado “Produção do álbum seriado no ensino de Geografa nas escolas do Campo”, foi desenvolvida na Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade, na localidade Pio X, no município de Sumé-PB, no âmbito da Licenciatura em Educação do Campo nas áreas das Ciências Humanas e Sociais, especificamente no ensino de Geografia. A mesma, tem como objetivo relatar a experiência da produção do álbum seriado no ensino de Geografia na escola do campo e sua contribuição no processo de ensino aprendizagem na sala de aula. Para execução desta pesquisa, utilizou-se os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação que está dividida em momentos de capacitações, produções e experimentação nos contextos acadêmicos e escolar. Espera-se que, diante do desenvolvimento desta pesquisa, a produção do álbum seriado seja de fato, utilizado como um recurso didático que tem um potencial no ensino aprendizagem e uma importante ferramenta para facilitar a aprendizagem e superar as lacunas deixadas pelo ensino tradicional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-09
2019-10-08T17:41:39Z
2019-10-08
2019-10-08T17:41:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.campos
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7869
CAMPOS, Rosália Viríssimo . Produção de álbum seriado no ensino de geografia na escola do campo. 2019. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7869
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.campos
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7869
identifier_str_mv CAMPOS, Rosália Viríssimo . Produção de álbum seriado no ensino de geografia na escola do campo. 2019. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744401521442816