Relações étnico - raciais no 5° ano do ensino fundamental I.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Maria José de Sousa.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13419
Resumo: O presente trabalho monográfico apresenta uma breve pesquisa sobre as relações étnico-raciais no 5° ano do ensino fundamental, realizada na EMEF Professor Newton Seixas, localizada na cidade de Pombal. O objetivo foi analisar como as crianças se relacionam quando são realizadas atividades coletivas, verificando assim a construção de sua identidade e identificando como desenvolvem a sua aprendizagem em meio a diversidade e ainda examinar nos conteúdos trabalhados em sala de aula se ha o combate a respeito de preconceitos, discriminastes, racismo e inclusão social. Assim, sera abordado assuntos que tratam sobre as Relações Étnico-raciais e a lei 10.639/03, como também conhecimentos dos alunos do 5° ano do ensino fundamental I, em torno de alguns pontos principais como preconceito e discriminação que estão em volta das relações étnico-raciais e ainda abordara as vivencias do estagio com percepção nas relações étnico-raciais. A pesquisa classifica-se como estudo de caso, realizada com quatro alunos da turma, numa abordagem qualitativa seguida da analise de conteúdo de Bardin. Utilizou como instrumentos de coleta de dados a observação, entrevista, portfólio e diário de campo apoiando-se na perspectiva da Nova Historia Cultura. Este estudo revela que quando o assunto e referido a questões étnico-raciais, este só e perceptível no meio escolar quando se manifesta atitudes preconceituosas, praticas discriminatórias e racistas, com isso eles conseguem perceber as diferenças que cada um possui, e que pouco e discutido o assunto sobre relações étnico raciais sendo incompreensíveis para os alunos os grupos étnicos de acordo com o livro didático. Em suma, torna-se fundamental adentrar com a pratica de ensino das relações étnico-raciais mediante as diversas culturas dos grupos étnico-raciais fazendo valer o que diz a lei 10.639/03 no ensino fundamental e desconstruir as praticas preconceituosas, discriminatórias e racistas no meio escolar a partir de conhecimentos étnicos raciais.
id UFCG_273a0c78dcbc465ba9de533c8e05ab3c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13419
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Relações étnico - raciais no 5° ano do ensino fundamental I.Ethnic - racial relations in the 5th year of elementary school I.Preconceito racialRelações étnico - raciaisEnsino fundamentalDiscriminaçãoCrianças - atividades coletivasRacial prejudiceEthnic - racial relationsElementary SchoolDiscriminationChildren - collective activitiesEducação.O presente trabalho monográfico apresenta uma breve pesquisa sobre as relações étnico-raciais no 5° ano do ensino fundamental, realizada na EMEF Professor Newton Seixas, localizada na cidade de Pombal. O objetivo foi analisar como as crianças se relacionam quando são realizadas atividades coletivas, verificando assim a construção de sua identidade e identificando como desenvolvem a sua aprendizagem em meio a diversidade e ainda examinar nos conteúdos trabalhados em sala de aula se ha o combate a respeito de preconceitos, discriminastes, racismo e inclusão social. Assim, sera abordado assuntos que tratam sobre as Relações Étnico-raciais e a lei 10.639/03, como também conhecimentos dos alunos do 5° ano do ensino fundamental I, em torno de alguns pontos principais como preconceito e discriminação que estão em volta das relações étnico-raciais e ainda abordara as vivencias do estagio com percepção nas relações étnico-raciais. A pesquisa classifica-se como estudo de caso, realizada com quatro alunos da turma, numa abordagem qualitativa seguida da analise de conteúdo de Bardin. Utilizou como instrumentos de coleta de dados a observação, entrevista, portfólio e diário de campo apoiando-se na perspectiva da Nova Historia Cultura. Este estudo revela que quando o assunto e referido a questões étnico-raciais, este só e perceptível no meio escolar quando se manifesta atitudes preconceituosas, praticas discriminatórias e racistas, com isso eles conseguem perceber as diferenças que cada um possui, e que pouco e discutido o assunto sobre relações étnico raciais sendo incompreensíveis para os alunos os grupos étnicos de acordo com o livro didático. Em suma, torna-se fundamental adentrar com a pratica de ensino das relações étnico-raciais mediante as diversas culturas dos grupos étnico-raciais fazendo valer o que diz a lei 10.639/03 no ensino fundamental e desconstruir as praticas preconceituosas, discriminatórias e racistas no meio escolar a partir de conhecimentos étnicos raciais.The present monographic work presents a brief research on the relationships ethnic-racial education in the 5th year of elementary school, held at EMEF Professor Newton Seixas, located in the city of Pombal. The objective was to analyze how children relate when collective activities are carried out, verifying thus building their identity and identifying how they develop their learning in the midst of diversity and still examine the contents worked in the classroom if there is a fight about prejudice, discrimination, racism and social inclusion. Thus, subjects that deal with Ethnic-racial relations and law 10.639 / 03, as well as students' knowledge of the 5th year of elementary school I, around some main points like prejudice and discrimination that surround ethnic-racial relations and yet approached the experiences of the internship with perception of ethnic-racial relations. THE The research is classified as a case study, carried out with four students in the class, in a qualitative approach followed by Bardin's content analysis. Used as instruments of data collection the observation, interview, portfolio and diary of field based on the perspective of the New Historia Cultura. This study reveals that when the subject is referred to ethnic-racial issues, this is only noticeable in the middle when prejudiced attitudes, discriminatory practices and racists, with that they can perceive the differences that each one has, and that little and discussed the issue of ethnic racial relations being incomprehensible to students the ethnic groups according to the textbook. In short, it is essential to enter into the practice of teaching relations racial-ethnic groups through the diverse cultures of ethnic-racial groups making what the law 10.639 / 03 says in elementary education and deconstruct the practices prejudiced, discriminatory and racist in the school environment from racial ethnic knowledge.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUSA, D. S. S.http://lattes.cnpq.br/9308347413386263SILVA, Maria José de Sousa.20102020-07-20T20:53:39Z2020-07-202020-07-20T20:53:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13419SILVA, Maria José de Sousa. Relações étnico - raciais no 5° ano do ensino fundamental I. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T17:44:25Zoai:localhost:riufcg/13419Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T17:44:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações étnico - raciais no 5° ano do ensino fundamental I.
Ethnic - racial relations in the 5th year of elementary school I.
title Relações étnico - raciais no 5° ano do ensino fundamental I.
spellingShingle Relações étnico - raciais no 5° ano do ensino fundamental I.
SILVA, Maria José de Sousa.
Preconceito racial
Relações étnico - raciais
Ensino fundamental
Discriminação
Crianças - atividades coletivas
Racial prejudice
Ethnic - racial relations
Elementary School
Discrimination
Children - collective activities
Educação.
title_short Relações étnico - raciais no 5° ano do ensino fundamental I.
title_full Relações étnico - raciais no 5° ano do ensino fundamental I.
title_fullStr Relações étnico - raciais no 5° ano do ensino fundamental I.
title_full_unstemmed Relações étnico - raciais no 5° ano do ensino fundamental I.
title_sort Relações étnico - raciais no 5° ano do ensino fundamental I.
author SILVA, Maria José de Sousa.
author_facet SILVA, Maria José de Sousa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Débia Suênia da Silva.
SOUSA, D. S. S.
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Maria José de Sousa.
dc.subject.por.fl_str_mv Preconceito racial
Relações étnico - raciais
Ensino fundamental
Discriminação
Crianças - atividades coletivas
Racial prejudice
Ethnic - racial relations
Elementary School
Discrimination
Children - collective activities
Educação.
topic Preconceito racial
Relações étnico - raciais
Ensino fundamental
Discriminação
Crianças - atividades coletivas
Racial prejudice
Ethnic - racial relations
Elementary School
Discrimination
Children - collective activities
Educação.
description O presente trabalho monográfico apresenta uma breve pesquisa sobre as relações étnico-raciais no 5° ano do ensino fundamental, realizada na EMEF Professor Newton Seixas, localizada na cidade de Pombal. O objetivo foi analisar como as crianças se relacionam quando são realizadas atividades coletivas, verificando assim a construção de sua identidade e identificando como desenvolvem a sua aprendizagem em meio a diversidade e ainda examinar nos conteúdos trabalhados em sala de aula se ha o combate a respeito de preconceitos, discriminastes, racismo e inclusão social. Assim, sera abordado assuntos que tratam sobre as Relações Étnico-raciais e a lei 10.639/03, como também conhecimentos dos alunos do 5° ano do ensino fundamental I, em torno de alguns pontos principais como preconceito e discriminação que estão em volta das relações étnico-raciais e ainda abordara as vivencias do estagio com percepção nas relações étnico-raciais. A pesquisa classifica-se como estudo de caso, realizada com quatro alunos da turma, numa abordagem qualitativa seguida da analise de conteúdo de Bardin. Utilizou como instrumentos de coleta de dados a observação, entrevista, portfólio e diário de campo apoiando-se na perspectiva da Nova Historia Cultura. Este estudo revela que quando o assunto e referido a questões étnico-raciais, este só e perceptível no meio escolar quando se manifesta atitudes preconceituosas, praticas discriminatórias e racistas, com isso eles conseguem perceber as diferenças que cada um possui, e que pouco e discutido o assunto sobre relações étnico raciais sendo incompreensíveis para os alunos os grupos étnicos de acordo com o livro didático. Em suma, torna-se fundamental adentrar com a pratica de ensino das relações étnico-raciais mediante as diversas culturas dos grupos étnico-raciais fazendo valer o que diz a lei 10.639/03 no ensino fundamental e desconstruir as praticas preconceituosas, discriminatórias e racistas no meio escolar a partir de conhecimentos étnicos raciais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2020-07-20T20:53:39Z
2020-07-20
2020-07-20T20:53:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13419
SILVA, Maria José de Sousa. Relações étnico - raciais no 5° ano do ensino fundamental I. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13419
identifier_str_mv SILVA, Maria José de Sousa. Relações étnico - raciais no 5° ano do ensino fundamental I. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744448104431616