Escolhas lexicais em redações escolares como produto de orientações para ensino de produção escrita.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6373 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar de que forma a pratica pedagógica do professor e suas orientações para o ensino da produção textual influenciaram nas escolhas lexicais realizadas pelos alunos, enquanto autores de seus textos. Focalizamos nossa atenção nas aulas de redação realizadas em uma turma de 1° ano do ensino médio de uma escola da rede publica localizada no município de João Pessoa - PB. Amparados pelas teorias da Linguística Aplicada e da Análise do Discurso, observamos que os alunos apresentaram problemas quanto as escolhas lexicais realizadas em suas redações, uma vez que estas escolhas ora não estão de acordo com o registro linguístico, ora apresentam problemas de natureza semântica. Como o desempenho dos alunos mantem estreita ressonância com a pratica de ensino adotada pelo professor, atribuímos as dificuldades dos alunos quanto a seleção lexical ao fato de o professor ter desconsiderado as condições de produção dos textos escritos, concebendo estes como um produto fechado em si mesmo. Em consequência disto, a artificialidade e o simulacro do processo de ensino aprendizagem distanciaram os alunos da apreensão do caráter dialógico da escrita, de seus usos e funções sociais. |
id |
UFCG_27c04443967a947043db1ba6e754d263 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6373 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Escolhas lexicais em redações escolares como produto de orientações para ensino de produção escrita.Lexical choices in school essays as a product of guidelines for teaching written production.Prática Pedagógica do ProfessorProdução Textual - EnsinoLingüística AplicadaAnalise do DiscursoGêneros DiscursivosGêneros TextuaisEnsino do LéxicoPedagogical Practice of the TeacherTextual Production - TeachingApplied LinguisticsSpeech AnalysisDiscursive GenresTextual GenresTeaching the LexiconLingüísticaEnsino-AprendizagemEste trabalho tem como objetivo analisar de que forma a pratica pedagógica do professor e suas orientações para o ensino da produção textual influenciaram nas escolhas lexicais realizadas pelos alunos, enquanto autores de seus textos. Focalizamos nossa atenção nas aulas de redação realizadas em uma turma de 1° ano do ensino médio de uma escola da rede publica localizada no município de João Pessoa - PB. Amparados pelas teorias da Linguística Aplicada e da Análise do Discurso, observamos que os alunos apresentaram problemas quanto as escolhas lexicais realizadas em suas redações, uma vez que estas escolhas ora não estão de acordo com o registro linguístico, ora apresentam problemas de natureza semântica. Como o desempenho dos alunos mantem estreita ressonância com a pratica de ensino adotada pelo professor, atribuímos as dificuldades dos alunos quanto a seleção lexical ao fato de o professor ter desconsiderado as condições de produção dos textos escritos, concebendo estes como um produto fechado em si mesmo. Em consequência disto, a artificialidade e o simulacro do processo de ensino aprendizagem distanciaram os alunos da apreensão do caráter dialógico da escrita, de seus usos e funções sociais.This work has as objective to analyze in which form teacher's pedagogical practice and his/her orientations for textual production teaching has influenced on the lexical choices made by his/her students as authors of their own texts. We focused our attention on composition classes (realized) in a first-year of high school group located in Joao Pessoa-PB. Taking as basis the Applied Linguistics and Discourse Analysis Theories, we observed that the students presented problems while choosing the lexicon in their compositions because they present problems on the linguistic register and semantics. As the students' development keep a close relationship with the teaching practice adopted by the teacher, we attribute the students' difficulties in relation to lexical choice to the teacher's lack of consideration while observing the conditions of production of written texts, conceiving these texts as a product closed in themselves. Therefore the artificiality and simulation of teaching-learning process distanced the students from learning the dialogical character of writing, its uses and social functions.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGRAFAEL, Edmilson Luiz.RAFAEL, E. L.http://lattes.cnpq.br/2629616354978358BEZERRA, Maria Auxiliadora.MARCUSCHI, Elizabeth.FERREIRA, Clécio de Araújo.2006-112019-08-29T19:33:57Z2019-08-292019-08-29T19:33:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6373FERREIRA, Clécio de. Escolhas lexicais em redações escolares como produto de orientações para ensino de produção escrita. 2006. 107f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6373porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-13T18:42:38Zoai:localhost:riufcg/6373Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-13T18:42:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escolhas lexicais em redações escolares como produto de orientações para ensino de produção escrita. Lexical choices in school essays as a product of guidelines for teaching written production. |
title |
Escolhas lexicais em redações escolares como produto de orientações para ensino de produção escrita. |
spellingShingle |
Escolhas lexicais em redações escolares como produto de orientações para ensino de produção escrita. FERREIRA, Clécio de Araújo. Prática Pedagógica do Professor Produção Textual - Ensino Lingüística Aplicada Analise do Discurso Gêneros Discursivos Gêneros Textuais Ensino do Léxico Pedagogical Practice of the Teacher Textual Production - Teaching Applied Linguistics Speech Analysis Discursive Genres Textual Genres Teaching the Lexicon Lingüística Ensino-Aprendizagem |
title_short |
Escolhas lexicais em redações escolares como produto de orientações para ensino de produção escrita. |
title_full |
Escolhas lexicais em redações escolares como produto de orientações para ensino de produção escrita. |
title_fullStr |
Escolhas lexicais em redações escolares como produto de orientações para ensino de produção escrita. |
title_full_unstemmed |
Escolhas lexicais em redações escolares como produto de orientações para ensino de produção escrita. |
title_sort |
Escolhas lexicais em redações escolares como produto de orientações para ensino de produção escrita. |
author |
FERREIRA, Clécio de Araújo. |
author_facet |
FERREIRA, Clécio de Araújo. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RAFAEL, Edmilson Luiz. RAFAEL, E. L. http://lattes.cnpq.br/2629616354978358 BEZERRA, Maria Auxiliadora. MARCUSCHI, Elizabeth. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERREIRA, Clécio de Araújo. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática Pedagógica do Professor Produção Textual - Ensino Lingüística Aplicada Analise do Discurso Gêneros Discursivos Gêneros Textuais Ensino do Léxico Pedagogical Practice of the Teacher Textual Production - Teaching Applied Linguistics Speech Analysis Discursive Genres Textual Genres Teaching the Lexicon Lingüística Ensino-Aprendizagem |
topic |
Prática Pedagógica do Professor Produção Textual - Ensino Lingüística Aplicada Analise do Discurso Gêneros Discursivos Gêneros Textuais Ensino do Léxico Pedagogical Practice of the Teacher Textual Production - Teaching Applied Linguistics Speech Analysis Discursive Genres Textual Genres Teaching the Lexicon Lingüística Ensino-Aprendizagem |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar de que forma a pratica pedagógica do professor e suas orientações para o ensino da produção textual influenciaram nas escolhas lexicais realizadas pelos alunos, enquanto autores de seus textos. Focalizamos nossa atenção nas aulas de redação realizadas em uma turma de 1° ano do ensino médio de uma escola da rede publica localizada no município de João Pessoa - PB. Amparados pelas teorias da Linguística Aplicada e da Análise do Discurso, observamos que os alunos apresentaram problemas quanto as escolhas lexicais realizadas em suas redações, uma vez que estas escolhas ora não estão de acordo com o registro linguístico, ora apresentam problemas de natureza semântica. Como o desempenho dos alunos mantem estreita ressonância com a pratica de ensino adotada pelo professor, atribuímos as dificuldades dos alunos quanto a seleção lexical ao fato de o professor ter desconsiderado as condições de produção dos textos escritos, concebendo estes como um produto fechado em si mesmo. Em consequência disto, a artificialidade e o simulacro do processo de ensino aprendizagem distanciaram os alunos da apreensão do caráter dialógico da escrita, de seus usos e funções sociais. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-11 2019-08-29T19:33:57Z 2019-08-29 2019-08-29T19:33:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6373 FERREIRA, Clécio de. Escolhas lexicais em redações escolares como produto de orientações para ensino de produção escrita. 2006. 107f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6373 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6373 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Clécio de. Escolhas lexicais em redações escolares como produto de orientações para ensino de produção escrita. 2006. 107f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744390126567424 |