Escolhas lexicais em redações escolares como produto de orientações para ensino de produção escrita.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Clécio de Araújo.
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6373
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar de que forma a pratica pedagógica do professor e suas orientações para o ensino da produção textual influenciaram nas escolhas lexicais realizadas pelos alunos, enquanto autores de seus textos. Focalizamos nossa atenção nas aulas de redação realizadas em uma turma de 1° ano do ensino médio de uma escola da rede publica localizada no município de João Pessoa - PB. Amparados pelas teorias da Linguística Aplicada e da Análise do Discurso, observamos que os alunos apresentaram problemas quanto as escolhas lexicais realizadas em suas redações, uma vez que estas escolhas ora não estão de acordo com o registro linguístico, ora apresentam problemas de natureza semântica. Como o desempenho dos alunos mantem estreita ressonância com a pratica de ensino adotada pelo professor, atribuímos as dificuldades dos alunos quanto a seleção lexical ao fato de o professor ter desconsiderado as condições de produção dos textos escritos, concebendo estes como um produto fechado em si mesmo. Em consequência disto, a artificialidade e o simulacro do processo de ensino aprendizagem distanciaram os alunos da apreensão do caráter dialógico da escrita, de seus usos e funções sociais.
id UFCG_27c04443967a947043db1ba6e754d263
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6373
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Escolhas lexicais em redações escolares como produto de orientações para ensino de produção escrita.Lexical choices in school essays as a product of guidelines for teaching written production.Prática Pedagógica do ProfessorProdução Textual - EnsinoLingüística AplicadaAnalise do DiscursoGêneros DiscursivosGêneros TextuaisEnsino do LéxicoPedagogical Practice of the TeacherTextual Production - TeachingApplied LinguisticsSpeech AnalysisDiscursive GenresTextual GenresTeaching the LexiconLingüísticaEnsino-AprendizagemEste trabalho tem como objetivo analisar de que forma a pratica pedagógica do professor e suas orientações para o ensino da produção textual influenciaram nas escolhas lexicais realizadas pelos alunos, enquanto autores de seus textos. Focalizamos nossa atenção nas aulas de redação realizadas em uma turma de 1° ano do ensino médio de uma escola da rede publica localizada no município de João Pessoa - PB. Amparados pelas teorias da Linguística Aplicada e da Análise do Discurso, observamos que os alunos apresentaram problemas quanto as escolhas lexicais realizadas em suas redações, uma vez que estas escolhas ora não estão de acordo com o registro linguístico, ora apresentam problemas de natureza semântica. Como o desempenho dos alunos mantem estreita ressonância com a pratica de ensino adotada pelo professor, atribuímos as dificuldades dos alunos quanto a seleção lexical ao fato de o professor ter desconsiderado as condições de produção dos textos escritos, concebendo estes como um produto fechado em si mesmo. Em consequência disto, a artificialidade e o simulacro do processo de ensino aprendizagem distanciaram os alunos da apreensão do caráter dialógico da escrita, de seus usos e funções sociais.This work has as objective to analyze in which form teacher's pedagogical practice and his/her orientations for textual production teaching has influenced on the lexical choices made by his/her students as authors of their own texts. We focused our attention on composition classes (realized) in a first-year of high school group located in Joao Pessoa-PB. Taking as basis the Applied Linguistics and Discourse Analysis Theories, we observed that the students presented problems while choosing the lexicon in their compositions because they present problems on the linguistic register and semantics. As the students' development keep a close relationship with the teaching practice adopted by the teacher, we attribute the students' difficulties in relation to lexical choice to the teacher's lack of consideration while observing the conditions of production of written texts, conceiving these texts as a product closed in themselves. Therefore the artificiality and simulation of teaching-learning process distanced the students from learning the dialogical character of writing, its uses and social functions.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGRAFAEL, Edmilson Luiz.RAFAEL, E. L.http://lattes.cnpq.br/2629616354978358BEZERRA, Maria Auxiliadora.MARCUSCHI, Elizabeth.FERREIRA, Clécio de Araújo.2006-112019-08-29T19:33:57Z2019-08-292019-08-29T19:33:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6373FERREIRA, Clécio de. Escolhas lexicais em redações escolares como produto de orientações para ensino de produção escrita. 2006. 107f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6373porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-13T18:42:38Zoai:localhost:riufcg/6373Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-13T18:42:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolhas lexicais em redações escolares como produto de orientações para ensino de produção escrita.
Lexical choices in school essays as a product of guidelines for teaching written production.
title Escolhas lexicais em redações escolares como produto de orientações para ensino de produção escrita.
spellingShingle Escolhas lexicais em redações escolares como produto de orientações para ensino de produção escrita.
FERREIRA, Clécio de Araújo.
Prática Pedagógica do Professor
Produção Textual - Ensino
Lingüística Aplicada
Analise do Discurso
Gêneros Discursivos
Gêneros Textuais
Ensino do Léxico
Pedagogical Practice of the Teacher
Textual Production - Teaching
Applied Linguistics
Speech Analysis
Discursive Genres
Textual Genres
Teaching the Lexicon
Lingüística
Ensino-Aprendizagem
title_short Escolhas lexicais em redações escolares como produto de orientações para ensino de produção escrita.
title_full Escolhas lexicais em redações escolares como produto de orientações para ensino de produção escrita.
title_fullStr Escolhas lexicais em redações escolares como produto de orientações para ensino de produção escrita.
title_full_unstemmed Escolhas lexicais em redações escolares como produto de orientações para ensino de produção escrita.
title_sort Escolhas lexicais em redações escolares como produto de orientações para ensino de produção escrita.
author FERREIRA, Clécio de Araújo.
author_facet FERREIRA, Clécio de Araújo.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RAFAEL, Edmilson Luiz.
RAFAEL, E. L.
http://lattes.cnpq.br/2629616354978358
BEZERRA, Maria Auxiliadora.
MARCUSCHI, Elizabeth.
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, Clécio de Araújo.
dc.subject.por.fl_str_mv Prática Pedagógica do Professor
Produção Textual - Ensino
Lingüística Aplicada
Analise do Discurso
Gêneros Discursivos
Gêneros Textuais
Ensino do Léxico
Pedagogical Practice of the Teacher
Textual Production - Teaching
Applied Linguistics
Speech Analysis
Discursive Genres
Textual Genres
Teaching the Lexicon
Lingüística
Ensino-Aprendizagem
topic Prática Pedagógica do Professor
Produção Textual - Ensino
Lingüística Aplicada
Analise do Discurso
Gêneros Discursivos
Gêneros Textuais
Ensino do Léxico
Pedagogical Practice of the Teacher
Textual Production - Teaching
Applied Linguistics
Speech Analysis
Discursive Genres
Textual Genres
Teaching the Lexicon
Lingüística
Ensino-Aprendizagem
description Este trabalho tem como objetivo analisar de que forma a pratica pedagógica do professor e suas orientações para o ensino da produção textual influenciaram nas escolhas lexicais realizadas pelos alunos, enquanto autores de seus textos. Focalizamos nossa atenção nas aulas de redação realizadas em uma turma de 1° ano do ensino médio de uma escola da rede publica localizada no município de João Pessoa - PB. Amparados pelas teorias da Linguística Aplicada e da Análise do Discurso, observamos que os alunos apresentaram problemas quanto as escolhas lexicais realizadas em suas redações, uma vez que estas escolhas ora não estão de acordo com o registro linguístico, ora apresentam problemas de natureza semântica. Como o desempenho dos alunos mantem estreita ressonância com a pratica de ensino adotada pelo professor, atribuímos as dificuldades dos alunos quanto a seleção lexical ao fato de o professor ter desconsiderado as condições de produção dos textos escritos, concebendo estes como um produto fechado em si mesmo. Em consequência disto, a artificialidade e o simulacro do processo de ensino aprendizagem distanciaram os alunos da apreensão do caráter dialógico da escrita, de seus usos e funções sociais.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-11
2019-08-29T19:33:57Z
2019-08-29
2019-08-29T19:33:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6373
FERREIRA, Clécio de. Escolhas lexicais em redações escolares como produto de orientações para ensino de produção escrita. 2006. 107f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6373
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6373
identifier_str_mv FERREIRA, Clécio de. Escolhas lexicais em redações escolares como produto de orientações para ensino de produção escrita. 2006. 107f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744390126567424