Ensinar e aprender em educação ambiental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NÓBREGA, Jaira Ramalho.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13066
Resumo: Os problemas que afligem o meio ambiente são temas dos principais debates em vários pontes do mundo, Na tentativa de buscar alternativas de soluções para os problemas ambientais, as organizações governamentais e não - governamentais sensibilizadas pelo tema tomaram varias iniciativas para que as questões relacionadas ao meio ambiente fossem valorizadas tanto na vida, como na pratica educacional, Destarte, alguns dos objetivos deste trabalho são identificar e analisar as contribuições da Educação Ambiental no processo de ensino aprendizagem e na formação de hábitos, como também, identificar a formação de conceitos, hábitos e atitudes como resultados dos conteúdos de educação Ambiental. Desse modo, a Educação Ambiental visa o desenvolvimento sustentável, ou seja, busca mudar hábitos enraizados na sociedade para possibilitar que as futuras gerações também possam fazer uso dos recursos naturais atualmente disponíveis na terra. Este estudo pode contribuir significativamente para a melhoria do meio ambiente, uma vez que, possibilitara aos alunos a aquisição de uma nova postura diante do meio em que vivem. Para a produção e elaboração da pesquisa cientifica que se prossegue, fez-se necessário empregar como metodologia o estudo de caso e a coleta de dados, sendo que os instrumentos utilizados nessa pesquisa foram a observação e o questionário. O referido estudo esta dividido em três capítulos. O primeiro apresenta um breve histórico da educação Ambiental, abordando o papel da escola na preservação ambiental. No segundo são discutidas questões referentes a Educação Ambiental como. lixo e consumo sustentável. No terceiro são apresentadas as analises dos questionários direcionados aos alunos e professores, como também a analise do estagio. Resultando na conclusão de que a Educação Ambiental se torna imprescindível, já que ao fazer os alunos refletirem sobre as causas do uso inconsequente da natureza, ele também vai faze-los perceber que a natureza não e fonte inesgotável de recursos, que suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional.
id UFCG_27e94335ad5a8128b472702889f5f2fb
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13066
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Ensinar e aprender em educação ambiental.Teach and learn in environmental education.Educação ambientalMeio ambienteDesenvolvimento sustentávelLixoEnvironmental education  Os problemas que afligem o meio ambiente são temas dos principais debates em vários pontes do mundo, Na tentativa de buscar alternativas de soluções para os problemas ambientais, as organizações governamentais e não - governamentais sensibilizadas pelo tema tomaram varias iniciativas para que as questões relacionadas ao meio ambiente fossem valorizadas tanto na vida, como na pratica educacional, Destarte, alguns dos objetivos deste trabalho são identificar e analisar as contribuições da Educação Ambiental no processo de ensino aprendizagem e na formação de hábitos, como também, identificar a formação de conceitos, hábitos e atitudes como resultados dos conteúdos de educação Ambiental. Desse modo, a Educação Ambiental visa o desenvolvimento sustentável, ou seja, busca mudar hábitos enraizados na sociedade para possibilitar que as futuras gerações também possam fazer uso dos recursos naturais atualmente disponíveis na terra. Este estudo pode contribuir significativamente para a melhoria do meio ambiente, uma vez que, possibilitara aos alunos a aquisição de uma nova postura diante do meio em que vivem. Para a produção e elaboração da pesquisa cientifica que se prossegue, fez-se necessário empregar como metodologia o estudo de caso e a coleta de dados, sendo que os instrumentos utilizados nessa pesquisa foram a observação e o questionário. O referido estudo esta dividido em três capítulos. O primeiro apresenta um breve histórico da educação Ambiental, abordando o papel da escola na preservação ambiental. No segundo são discutidas questões referentes a Educação Ambiental como. lixo e consumo sustentável. No terceiro são apresentadas as analises dos questionários direcionados aos alunos e professores, como também a analise do estagio. Resultando na conclusão de que a Educação Ambiental se torna imprescindível, já que ao fazer os alunos refletirem sobre as causas do uso inconsequente da natureza, ele também vai faze-los perceber que a natureza não e fonte inesgotável de recursos, que suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581NÓBREGA, Jaira Ramalho.20092020-06-30T11:31:20Z2020-06-302020-06-30T11:31:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13066NÓBREGA, Jaira Ramalho. Ensinar e aprender em educação ambiental. 2009. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-06T18:11:24Zoai:localhost:riufcg/13066Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-06T18:11:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar e aprender em educação ambiental.
Teach and learn in environmental education.
title Ensinar e aprender em educação ambiental.
spellingShingle Ensinar e aprender em educação ambiental.
NÓBREGA, Jaira Ramalho.
Educação ambiental
Meio ambiente
Desenvolvimento sustentável
Lixo
Environmental education  
title_short Ensinar e aprender em educação ambiental.
title_full Ensinar e aprender em educação ambiental.
title_fullStr Ensinar e aprender em educação ambiental.
title_full_unstemmed Ensinar e aprender em educação ambiental.
title_sort Ensinar e aprender em educação ambiental.
author NÓBREGA, Jaira Ramalho.
author_facet NÓBREGA, Jaira Ramalho.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, M. J.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
dc.contributor.author.fl_str_mv NÓBREGA, Jaira Ramalho.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Meio ambiente
Desenvolvimento sustentável
Lixo
Environmental education  
topic Educação ambiental
Meio ambiente
Desenvolvimento sustentável
Lixo
Environmental education  
description Os problemas que afligem o meio ambiente são temas dos principais debates em vários pontes do mundo, Na tentativa de buscar alternativas de soluções para os problemas ambientais, as organizações governamentais e não - governamentais sensibilizadas pelo tema tomaram varias iniciativas para que as questões relacionadas ao meio ambiente fossem valorizadas tanto na vida, como na pratica educacional, Destarte, alguns dos objetivos deste trabalho são identificar e analisar as contribuições da Educação Ambiental no processo de ensino aprendizagem e na formação de hábitos, como também, identificar a formação de conceitos, hábitos e atitudes como resultados dos conteúdos de educação Ambiental. Desse modo, a Educação Ambiental visa o desenvolvimento sustentável, ou seja, busca mudar hábitos enraizados na sociedade para possibilitar que as futuras gerações também possam fazer uso dos recursos naturais atualmente disponíveis na terra. Este estudo pode contribuir significativamente para a melhoria do meio ambiente, uma vez que, possibilitara aos alunos a aquisição de uma nova postura diante do meio em que vivem. Para a produção e elaboração da pesquisa cientifica que se prossegue, fez-se necessário empregar como metodologia o estudo de caso e a coleta de dados, sendo que os instrumentos utilizados nessa pesquisa foram a observação e o questionário. O referido estudo esta dividido em três capítulos. O primeiro apresenta um breve histórico da educação Ambiental, abordando o papel da escola na preservação ambiental. No segundo são discutidas questões referentes a Educação Ambiental como. lixo e consumo sustentável. No terceiro são apresentadas as analises dos questionários direcionados aos alunos e professores, como também a analise do estagio. Resultando na conclusão de que a Educação Ambiental se torna imprescindível, já que ao fazer os alunos refletirem sobre as causas do uso inconsequente da natureza, ele também vai faze-los perceber que a natureza não e fonte inesgotável de recursos, que suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2020-06-30T11:31:20Z
2020-06-30
2020-06-30T11:31:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13066
NÓBREGA, Jaira Ramalho. Ensinar e aprender em educação ambiental. 2009. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13066
identifier_str_mv NÓBREGA, Jaira Ramalho. Ensinar e aprender em educação ambiental. 2009. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445290053632