Ensinar e aprender em educação ambiental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13066 |
Resumo: | Os problemas que afligem o meio ambiente são temas dos principais debates em vários pontes do mundo, Na tentativa de buscar alternativas de soluções para os problemas ambientais, as organizações governamentais e não - governamentais sensibilizadas pelo tema tomaram varias iniciativas para que as questões relacionadas ao meio ambiente fossem valorizadas tanto na vida, como na pratica educacional, Destarte, alguns dos objetivos deste trabalho são identificar e analisar as contribuições da Educação Ambiental no processo de ensino aprendizagem e na formação de hábitos, como também, identificar a formação de conceitos, hábitos e atitudes como resultados dos conteúdos de educação Ambiental. Desse modo, a Educação Ambiental visa o desenvolvimento sustentável, ou seja, busca mudar hábitos enraizados na sociedade para possibilitar que as futuras gerações também possam fazer uso dos recursos naturais atualmente disponíveis na terra. Este estudo pode contribuir significativamente para a melhoria do meio ambiente, uma vez que, possibilitara aos alunos a aquisição de uma nova postura diante do meio em que vivem. Para a produção e elaboração da pesquisa cientifica que se prossegue, fez-se necessário empregar como metodologia o estudo de caso e a coleta de dados, sendo que os instrumentos utilizados nessa pesquisa foram a observação e o questionário. O referido estudo esta dividido em três capítulos. O primeiro apresenta um breve histórico da educação Ambiental, abordando o papel da escola na preservação ambiental. No segundo são discutidas questões referentes a Educação Ambiental como. lixo e consumo sustentável. No terceiro são apresentadas as analises dos questionários direcionados aos alunos e professores, como também a analise do estagio. Resultando na conclusão de que a Educação Ambiental se torna imprescindível, já que ao fazer os alunos refletirem sobre as causas do uso inconsequente da natureza, ele também vai faze-los perceber que a natureza não e fonte inesgotável de recursos, que suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional. |
id |
UFCG_27e94335ad5a8128b472702889f5f2fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13066 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Ensinar e aprender em educação ambiental.Teach and learn in environmental education.Educação ambientalMeio ambienteDesenvolvimento sustentávelLixoEnvironmental education Os problemas que afligem o meio ambiente são temas dos principais debates em vários pontes do mundo, Na tentativa de buscar alternativas de soluções para os problemas ambientais, as organizações governamentais e não - governamentais sensibilizadas pelo tema tomaram varias iniciativas para que as questões relacionadas ao meio ambiente fossem valorizadas tanto na vida, como na pratica educacional, Destarte, alguns dos objetivos deste trabalho são identificar e analisar as contribuições da Educação Ambiental no processo de ensino aprendizagem e na formação de hábitos, como também, identificar a formação de conceitos, hábitos e atitudes como resultados dos conteúdos de educação Ambiental. Desse modo, a Educação Ambiental visa o desenvolvimento sustentável, ou seja, busca mudar hábitos enraizados na sociedade para possibilitar que as futuras gerações também possam fazer uso dos recursos naturais atualmente disponíveis na terra. Este estudo pode contribuir significativamente para a melhoria do meio ambiente, uma vez que, possibilitara aos alunos a aquisição de uma nova postura diante do meio em que vivem. Para a produção e elaboração da pesquisa cientifica que se prossegue, fez-se necessário empregar como metodologia o estudo de caso e a coleta de dados, sendo que os instrumentos utilizados nessa pesquisa foram a observação e o questionário. O referido estudo esta dividido em três capítulos. O primeiro apresenta um breve histórico da educação Ambiental, abordando o papel da escola na preservação ambiental. No segundo são discutidas questões referentes a Educação Ambiental como. lixo e consumo sustentável. No terceiro são apresentadas as analises dos questionários direcionados aos alunos e professores, como também a analise do estagio. Resultando na conclusão de que a Educação Ambiental se torna imprescindível, já que ao fazer os alunos refletirem sobre as causas do uso inconsequente da natureza, ele também vai faze-los perceber que a natureza não e fonte inesgotável de recursos, que suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581NÓBREGA, Jaira Ramalho.20092020-06-30T11:31:20Z2020-06-302020-06-30T11:31:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13066NÓBREGA, Jaira Ramalho. Ensinar e aprender em educação ambiental. 2009. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-06T18:11:24Zoai:localhost:riufcg/13066Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-06T18:11:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinar e aprender em educação ambiental. Teach and learn in environmental education. |
title |
Ensinar e aprender em educação ambiental. |
spellingShingle |
Ensinar e aprender em educação ambiental. NÓBREGA, Jaira Ramalho. Educação ambiental Meio ambiente Desenvolvimento sustentável Lixo Environmental education |
title_short |
Ensinar e aprender em educação ambiental. |
title_full |
Ensinar e aprender em educação ambiental. |
title_fullStr |
Ensinar e aprender em educação ambiental. |
title_full_unstemmed |
Ensinar e aprender em educação ambiental. |
title_sort |
Ensinar e aprender em educação ambiental. |
author |
NÓBREGA, Jaira Ramalho. |
author_facet |
NÓBREGA, Jaira Ramalho. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Maria Janete de. LIMA, M. J. http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NÓBREGA, Jaira Ramalho. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Meio ambiente Desenvolvimento sustentável Lixo Environmental education |
topic |
Educação ambiental Meio ambiente Desenvolvimento sustentável Lixo Environmental education |
description |
Os problemas que afligem o meio ambiente são temas dos principais debates em vários pontes do mundo, Na tentativa de buscar alternativas de soluções para os problemas ambientais, as organizações governamentais e não - governamentais sensibilizadas pelo tema tomaram varias iniciativas para que as questões relacionadas ao meio ambiente fossem valorizadas tanto na vida, como na pratica educacional, Destarte, alguns dos objetivos deste trabalho são identificar e analisar as contribuições da Educação Ambiental no processo de ensino aprendizagem e na formação de hábitos, como também, identificar a formação de conceitos, hábitos e atitudes como resultados dos conteúdos de educação Ambiental. Desse modo, a Educação Ambiental visa o desenvolvimento sustentável, ou seja, busca mudar hábitos enraizados na sociedade para possibilitar que as futuras gerações também possam fazer uso dos recursos naturais atualmente disponíveis na terra. Este estudo pode contribuir significativamente para a melhoria do meio ambiente, uma vez que, possibilitara aos alunos a aquisição de uma nova postura diante do meio em que vivem. Para a produção e elaboração da pesquisa cientifica que se prossegue, fez-se necessário empregar como metodologia o estudo de caso e a coleta de dados, sendo que os instrumentos utilizados nessa pesquisa foram a observação e o questionário. O referido estudo esta dividido em três capítulos. O primeiro apresenta um breve histórico da educação Ambiental, abordando o papel da escola na preservação ambiental. No segundo são discutidas questões referentes a Educação Ambiental como. lixo e consumo sustentável. No terceiro são apresentadas as analises dos questionários direcionados aos alunos e professores, como também a analise do estagio. Resultando na conclusão de que a Educação Ambiental se torna imprescindível, já que ao fazer os alunos refletirem sobre as causas do uso inconsequente da natureza, ele também vai faze-los perceber que a natureza não e fonte inesgotável de recursos, que suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2020-06-30T11:31:20Z 2020-06-30 2020-06-30T11:31:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13066 NÓBREGA, Jaira Ramalho. Ensinar e aprender em educação ambiental. 2009. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13066 |
identifier_str_mv |
NÓBREGA, Jaira Ramalho. Ensinar e aprender em educação ambiental. 2009. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744445290053632 |