A eficácia da implementação da educação ambiental no ordenamento jurídico brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4957 |
Resumo: | A Constituição Federal estabelece que é um dever de todos os cidadãos garantir a preservação do meio ambiente tendo em vista que o mesmo é essencial para dignidade da pessoa humana. Neste sentido, a educação ambiental atua como um importante instrumento social para construção de indivíduos mais conscientes com a defesa dos recursos ambientais. De acordo com a legislação brasileira ela deve ocorrer em dois níveis: formal, através do currículo escolar e informal, por iniciativa toda coletividade. Portanto, o objetivo deste trabalho é de abordar projetos socioambientais em vários ramos da sociedade que contribuem com o desenvolvimento sustentável. |
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A eficácia da implementação da educação ambiental no ordenamento jurídico brasileiroEducação ambientalDesenvolvimento sustentávelMeio AmbienteEducação ambientalDesenvolvimento sustentávelPreservação ambientalConstituição, 1988Direito ambientalEnvironmental educationSustainable developmentA Constituição Federal estabelece que é um dever de todos os cidadãos garantir a preservação do meio ambiente tendo em vista que o mesmo é essencial para dignidade da pessoa humana. Neste sentido, a educação ambiental atua como um importante instrumento social para construção de indivíduos mais conscientes com a defesa dos recursos ambientais. De acordo com a legislação brasileira ela deve ocorrer em dois níveis: formal, através do currículo escolar e informal, por iniciativa toda coletividade. Portanto, o objetivo deste trabalho é de abordar projetos socioambientais em vários ramos da sociedade que contribuem com o desenvolvimento sustentável.The Brazil's Federal Constitution establishes that it is a duty of all citizens to guarantee the preservation of the environment, since it is essential for the dignity of the human being. In this way, environmental education acts as an important social instrument for the construction of more conscious individuals with the defense of environmental resources. According to Brazilian legislation, it must take place at two levels: the formal one, through the school curriculum and the informal one, at the initiative of every community. Therefore, the objective of this work is to address socio-environmental projects in various branches of society that contribute to sustainable development.Maciel, Fabianne ManhãesMello, Daniella Motta de2017-10-23T22:30:48Z2017-10-23T22:30:48Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4957CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-01T19:30:01Zoai:app.uff.br:1/4957Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-01T19:30:01Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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A Constituição Federal estabelece que é um dever de todos os cidadãos garantir a preservação do meio ambiente tendo em vista que o mesmo é essencial para dignidade da pessoa humana. Neste sentido, a educação ambiental atua como um importante instrumento social para construção de indivíduos mais conscientes com a defesa dos recursos ambientais. De acordo com a legislação brasileira ela deve ocorrer em dois níveis: formal, através do currículo escolar e informal, por iniciativa toda coletividade. Portanto, o objetivo deste trabalho é de abordar projetos socioambientais em vários ramos da sociedade que contribuem com o desenvolvimento sustentável. |
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