Modernidade e escolarização: as cadeiras isoladas. Princesa Isabel/PB. 1920-1930.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34076 |
Resumo: | Este trabalho é parte de uma pesquisa sobre Alice Maia, educadora leiga que lecionou por quase 50 anos na cidade de Princesa Isabel/PB e tem como objetivo compreender, a partir da história de vida dessa professora, a constituição do sistema educacional da época considerando a nova abordagem educacional proposta pelos renovadores, em especial, as contidas no manifesto dos pioneiros da educação nova divulgado à sociedade brasileira em 1932. Neste contexto, pretendemos analisar as cadeiras isoladas existentes à época e a convivência com o grupo escolar, símbolo de um novo modelo político e social e, idealmente, representante da modernidade propalada pelos republicanos. O interesse pelas cadeiras isoladas parte da necessidade de entender como esta professora leiga se integrou e depois saiu do sistema de ensino oficial da época em uma cidade do interior da Paraíba considerada a mais moderna do estado, em especial, devido à expansão econômica ocorrida nas primeiras décadas do século passado em consequência do cultivo do algodão. A intenção será a partir da pesquisa documental, reconstituir, na narrativa, o período entre 1920 e 1930, utilizando-se das técnicas da pesquisa histórica para analisar a documentação produzida pelo estado da Paraíba que fazia referência às professoras primárias da época, depositada no Arquivo Histórico da Paraíba. Para essa pesquisa, foram encontrados leis, editais de concurso, relatórios dos presidentes do estado e dos diretores da instrução pública, recibos e ordens de pagamentos. Num período de construção do sistema de ensino público, pesquisar as contradições existentes entre a proposta de modernização da cidade e a deficiência na constituição da escolarização da juventude, poderá propiciar uma análise crítica desse período de transição entre as cadeiras isoladas e a constituição dos grupos escolares, contribuindo para o debate historiográfico acerca das ações do Estado, e as relações com os sujeitos da educação, para a instrução pública primária brasileira e paraibana. |
id |
UFCG_e0f0cc5664d19285041042b2c035dfd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34076 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Modernidade e escolarização: as cadeiras isoladas. Princesa Isabel/PB. 1920-1930.Modernity and schooling: isolated chairs. Princess Isabel/PB. 1920-1930.Princesa Isabel - PB - educaçãoAlice Maia - Professora LeigaHistória da Educação - Princesa Isabel - PBGrupo escolar - ParaíbaProfessores leigosHistória da Educação paraibanaHistória de Princesa Isabel - PBPrincess Isabel - PB - educationAlice Maia - Lay TeacherHistory of Education - Princess Isabel - PBSchool group - ParaíbaLay teachersHistory of Education in ParaíbaHistory of Princess Isabel - PBHistória.Educação.Este trabalho é parte de uma pesquisa sobre Alice Maia, educadora leiga que lecionou por quase 50 anos na cidade de Princesa Isabel/PB e tem como objetivo compreender, a partir da história de vida dessa professora, a constituição do sistema educacional da época considerando a nova abordagem educacional proposta pelos renovadores, em especial, as contidas no manifesto dos pioneiros da educação nova divulgado à sociedade brasileira em 1932. Neste contexto, pretendemos analisar as cadeiras isoladas existentes à época e a convivência com o grupo escolar, símbolo de um novo modelo político e social e, idealmente, representante da modernidade propalada pelos republicanos. O interesse pelas cadeiras isoladas parte da necessidade de entender como esta professora leiga se integrou e depois saiu do sistema de ensino oficial da época em uma cidade do interior da Paraíba considerada a mais moderna do estado, em especial, devido à expansão econômica ocorrida nas primeiras décadas do século passado em consequência do cultivo do algodão. A intenção será a partir da pesquisa documental, reconstituir, na narrativa, o período entre 1920 e 1930, utilizando-se das técnicas da pesquisa histórica para analisar a documentação produzida pelo estado da Paraíba que fazia referência às professoras primárias da época, depositada no Arquivo Histórico da Paraíba. Para essa pesquisa, foram encontrados leis, editais de concurso, relatórios dos presidentes do estado e dos diretores da instrução pública, recibos e ordens de pagamentos. Num período de construção do sistema de ensino público, pesquisar as contradições existentes entre a proposta de modernização da cidade e a deficiência na constituição da escolarização da juventude, poderá propiciar uma análise crítica desse período de transição entre as cadeiras isoladas e a constituição dos grupos escolares, contribuindo para o debate historiográfico acerca das ações do Estado, e as relações com os sujeitos da educação, para a instrução pública primária brasileira e paraibana.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-23T10:46:26Z2024-01-232024-01-23T10:46:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34076ADVÍNCULA, Charya Charlotte Bezerra; ANANIAS, Mauricéia. Modernidade e escolarização: as cadeiras isoladas. Princesa Isabel/PB. 1920-1930. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 501-514. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34076porADVÍNCULA, Charya Charlotte Bezerra.ANANIAS, Mauricéia.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-02T17:02:00Zoai:localhost:riufcg/34076Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-02T17:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modernidade e escolarização: as cadeiras isoladas. Princesa Isabel/PB. 1920-1930. Modernity and schooling: isolated chairs. Princess Isabel/PB. 1920-1930. |
title |
Modernidade e escolarização: as cadeiras isoladas. Princesa Isabel/PB. 1920-1930. |
spellingShingle |
Modernidade e escolarização: as cadeiras isoladas. Princesa Isabel/PB. 1920-1930. ADVÍNCULA, Charya Charlotte Bezerra. Princesa Isabel - PB - educação Alice Maia - Professora Leiga História da Educação - Princesa Isabel - PB Grupo escolar - Paraíba Professores leigos História da Educação paraibana História de Princesa Isabel - PB Princess Isabel - PB - education Alice Maia - Lay Teacher History of Education - Princess Isabel - PB School group - Paraíba Lay teachers History of Education in Paraíba History of Princess Isabel - PB História. Educação. |
title_short |
Modernidade e escolarização: as cadeiras isoladas. Princesa Isabel/PB. 1920-1930. |
title_full |
Modernidade e escolarização: as cadeiras isoladas. Princesa Isabel/PB. 1920-1930. |
title_fullStr |
Modernidade e escolarização: as cadeiras isoladas. Princesa Isabel/PB. 1920-1930. |
title_full_unstemmed |
Modernidade e escolarização: as cadeiras isoladas. Princesa Isabel/PB. 1920-1930. |
title_sort |
Modernidade e escolarização: as cadeiras isoladas. Princesa Isabel/PB. 1920-1930. |
author |
ADVÍNCULA, Charya Charlotte Bezerra. |
author_facet |
ADVÍNCULA, Charya Charlotte Bezerra. ANANIAS, Mauricéia. |
author_role |
author |
author2 |
ANANIAS, Mauricéia. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ADVÍNCULA, Charya Charlotte Bezerra. ANANIAS, Mauricéia. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Princesa Isabel - PB - educação Alice Maia - Professora Leiga História da Educação - Princesa Isabel - PB Grupo escolar - Paraíba Professores leigos História da Educação paraibana História de Princesa Isabel - PB Princess Isabel - PB - education Alice Maia - Lay Teacher History of Education - Princess Isabel - PB School group - Paraíba Lay teachers History of Education in Paraíba History of Princess Isabel - PB História. Educação. |
topic |
Princesa Isabel - PB - educação Alice Maia - Professora Leiga História da Educação - Princesa Isabel - PB Grupo escolar - Paraíba Professores leigos História da Educação paraibana História de Princesa Isabel - PB Princess Isabel - PB - education Alice Maia - Lay Teacher History of Education - Princess Isabel - PB School group - Paraíba Lay teachers History of Education in Paraíba History of Princess Isabel - PB História. Educação. |
description |
Este trabalho é parte de uma pesquisa sobre Alice Maia, educadora leiga que lecionou por quase 50 anos na cidade de Princesa Isabel/PB e tem como objetivo compreender, a partir da história de vida dessa professora, a constituição do sistema educacional da época considerando a nova abordagem educacional proposta pelos renovadores, em especial, as contidas no manifesto dos pioneiros da educação nova divulgado à sociedade brasileira em 1932. Neste contexto, pretendemos analisar as cadeiras isoladas existentes à época e a convivência com o grupo escolar, símbolo de um novo modelo político e social e, idealmente, representante da modernidade propalada pelos republicanos. O interesse pelas cadeiras isoladas parte da necessidade de entender como esta professora leiga se integrou e depois saiu do sistema de ensino oficial da época em uma cidade do interior da Paraíba considerada a mais moderna do estado, em especial, devido à expansão econômica ocorrida nas primeiras décadas do século passado em consequência do cultivo do algodão. A intenção será a partir da pesquisa documental, reconstituir, na narrativa, o período entre 1920 e 1930, utilizando-se das técnicas da pesquisa histórica para analisar a documentação produzida pelo estado da Paraíba que fazia referência às professoras primárias da época, depositada no Arquivo Histórico da Paraíba. Para essa pesquisa, foram encontrados leis, editais de concurso, relatórios dos presidentes do estado e dos diretores da instrução pública, recibos e ordens de pagamentos. Num período de construção do sistema de ensino público, pesquisar as contradições existentes entre a proposta de modernização da cidade e a deficiência na constituição da escolarização da juventude, poderá propiciar uma análise crítica desse período de transição entre as cadeiras isoladas e a constituição dos grupos escolares, contribuindo para o debate historiográfico acerca das ações do Estado, e as relações com os sujeitos da educação, para a instrução pública primária brasileira e paraibana. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2024-01-23T10:46:26Z 2024-01-23 2024-01-23T10:46:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34076 ADVÍNCULA, Charya Charlotte Bezerra; ANANIAS, Mauricéia. Modernidade e escolarização: as cadeiras isoladas. Princesa Isabel/PB. 1920-1930. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 501-514. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34076 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34076 |
identifier_str_mv |
ADVÍNCULA, Charya Charlotte Bezerra; ANANIAS, Mauricéia. Modernidade e escolarização: as cadeiras isoladas. Princesa Isabel/PB. 1920-1930. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 501-514. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34076 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744609958428672 |