O uso da música no ensino de história: uma experiência docente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CUNHA, Paulo Rikardo Pereira da.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34225
Resumo: Este trabalho pretende analisar como a música pode se tornar um instrumento importante na prática docente do profissional de história. Já que essa expressão artística, assim como toda atividade criadora, revela os sentimentos e as visões de mundo dos homens de uma determinada época. A música trabalhada como fonte histórica pode nos revelar muito sobre o período que a concebeu, por isso seu uso na sala de aula como documento (letra e melodia), algo produzido por determinado grupo ou indivíduo, que se insere numa determinada época, auxilia o professor e os alunos na produção do conhecimento histórico. Os discentes são vistos aqui como seres autônomos, capazes de produzir seu próprio conhecimento, e não apenas como receptáculos de informações. Ensinar história é muito mais do que discorrer sobre fatos e datas, mas sim dá subsídios para que o aluno participe do produzir história. Esse trabalho teve sua gestação nas discussões empreendidas nas disciplinas de Estágio Supervisionado em História da UFRN, ministradas pela professora doutora Maria Inês S. Stamatto, nas quais produzimos um projeto de pesquisa intitulado “O uso da música no ensino de história” e o aplicamos em uma turma de 9° ano do ensino fundamental, numa escola da periferia de Natal. Os discentes foram levados a trabalharem as músicas como documentos históricos e a partir delas pensarem a sociedade que as produziu. Este trabalho dialoga com a questão da teoria e da prática no ensino de história, dois universos inseparáveis no exercício docente.
id UFCG_29120092e040e421230c67237f9ca0ff
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34225
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O uso da música no ensino de história: uma experiência docente.The use of music in teaching history: a teaching experience.Música e ensino de HistóriaMúsica no ensino de História - projeto de pesquisaEnsino de História com músicaHistória e música - ensinoMúsica e prática docenteMúsica como fonte históricaEstágio supervisionado em História - UFRNMusic and History teachingMusic in History teaching - research projectTeaching History with MusicHistory and music - teachingMusic and teaching practiceMusic as a historical sourceSupervised internship in History - UFRNHistória.Educação.Este trabalho pretende analisar como a música pode se tornar um instrumento importante na prática docente do profissional de história. Já que essa expressão artística, assim como toda atividade criadora, revela os sentimentos e as visões de mundo dos homens de uma determinada época. A música trabalhada como fonte histórica pode nos revelar muito sobre o período que a concebeu, por isso seu uso na sala de aula como documento (letra e melodia), algo produzido por determinado grupo ou indivíduo, que se insere numa determinada época, auxilia o professor e os alunos na produção do conhecimento histórico. Os discentes são vistos aqui como seres autônomos, capazes de produzir seu próprio conhecimento, e não apenas como receptáculos de informações. Ensinar história é muito mais do que discorrer sobre fatos e datas, mas sim dá subsídios para que o aluno participe do produzir história. Esse trabalho teve sua gestação nas discussões empreendidas nas disciplinas de Estágio Supervisionado em História da UFRN, ministradas pela professora doutora Maria Inês S. Stamatto, nas quais produzimos um projeto de pesquisa intitulado “O uso da música no ensino de história” e o aplicamos em uma turma de 9° ano do ensino fundamental, numa escola da periferia de Natal. Os discentes foram levados a trabalharem as músicas como documentos históricos e a partir delas pensarem a sociedade que as produziu. Este trabalho dialoga com a questão da teoria e da prática no ensino de história, dois universos inseparáveis no exercício docente.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-31T18:22:06Z2024-01-312024-01-31T18:22:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34225CUNHA, Paulo Rikardo Pereira da. O uso da música no ensino de história: uma experiência docente. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1747-1755. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34225porCUNHA, Paulo Rikardo Pereira da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-31T18:22:28Zoai:localhost:riufcg/34225Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-31T18:22:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da música no ensino de história: uma experiência docente.
The use of music in teaching history: a teaching experience.
title O uso da música no ensino de história: uma experiência docente.
spellingShingle O uso da música no ensino de história: uma experiência docente.
CUNHA, Paulo Rikardo Pereira da.
Música e ensino de História
Música no ensino de História - projeto de pesquisa
Ensino de História com música
História e música - ensino
Música e prática docente
Música como fonte histórica
Estágio supervisionado em História - UFRN
Music and History teaching
Music in History teaching - research project
Teaching History with Music
History and music - teaching
Music and teaching practice
Music as a historical source
Supervised internship in History - UFRN
História.
Educação.
title_short O uso da música no ensino de história: uma experiência docente.
title_full O uso da música no ensino de história: uma experiência docente.
title_fullStr O uso da música no ensino de história: uma experiência docente.
title_full_unstemmed O uso da música no ensino de história: uma experiência docente.
title_sort O uso da música no ensino de história: uma experiência docente.
author CUNHA, Paulo Rikardo Pereira da.
author_facet CUNHA, Paulo Rikardo Pereira da.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CUNHA, Paulo Rikardo Pereira da.
dc.subject.por.fl_str_mv Música e ensino de História
Música no ensino de História - projeto de pesquisa
Ensino de História com música
História e música - ensino
Música e prática docente
Música como fonte histórica
Estágio supervisionado em História - UFRN
Music and History teaching
Music in History teaching - research project
Teaching History with Music
History and music - teaching
Music and teaching practice
Music as a historical source
Supervised internship in History - UFRN
História.
Educação.
topic Música e ensino de História
Música no ensino de História - projeto de pesquisa
Ensino de História com música
História e música - ensino
Música e prática docente
Música como fonte histórica
Estágio supervisionado em História - UFRN
Music and History teaching
Music in History teaching - research project
Teaching History with Music
History and music - teaching
Music and teaching practice
Music as a historical source
Supervised internship in History - UFRN
História.
Educação.
description Este trabalho pretende analisar como a música pode se tornar um instrumento importante na prática docente do profissional de história. Já que essa expressão artística, assim como toda atividade criadora, revela os sentimentos e as visões de mundo dos homens de uma determinada época. A música trabalhada como fonte histórica pode nos revelar muito sobre o período que a concebeu, por isso seu uso na sala de aula como documento (letra e melodia), algo produzido por determinado grupo ou indivíduo, que se insere numa determinada época, auxilia o professor e os alunos na produção do conhecimento histórico. Os discentes são vistos aqui como seres autônomos, capazes de produzir seu próprio conhecimento, e não apenas como receptáculos de informações. Ensinar história é muito mais do que discorrer sobre fatos e datas, mas sim dá subsídios para que o aluno participe do produzir história. Esse trabalho teve sua gestação nas discussões empreendidas nas disciplinas de Estágio Supervisionado em História da UFRN, ministradas pela professora doutora Maria Inês S. Stamatto, nas quais produzimos um projeto de pesquisa intitulado “O uso da música no ensino de história” e o aplicamos em uma turma de 9° ano do ensino fundamental, numa escola da periferia de Natal. Os discentes foram levados a trabalharem as músicas como documentos históricos e a partir delas pensarem a sociedade que as produziu. Este trabalho dialoga com a questão da teoria e da prática no ensino de história, dois universos inseparáveis no exercício docente.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2024-01-31T18:22:06Z
2024-01-31
2024-01-31T18:22:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34225
CUNHA, Paulo Rikardo Pereira da. O uso da música no ensino de história: uma experiência docente. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1747-1755. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34225
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34225
identifier_str_mv CUNHA, Paulo Rikardo Pereira da. O uso da música no ensino de história: uma experiência docente. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1747-1755. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744610773172224