O uso da música no ensino de história: uma experiência docente.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34225 |
Resumo: | Este trabalho pretende analisar como a música pode se tornar um instrumento importante na prática docente do profissional de história. Já que essa expressão artística, assim como toda atividade criadora, revela os sentimentos e as visões de mundo dos homens de uma determinada época. A música trabalhada como fonte histórica pode nos revelar muito sobre o período que a concebeu, por isso seu uso na sala de aula como documento (letra e melodia), algo produzido por determinado grupo ou indivíduo, que se insere numa determinada época, auxilia o professor e os alunos na produção do conhecimento histórico. Os discentes são vistos aqui como seres autônomos, capazes de produzir seu próprio conhecimento, e não apenas como receptáculos de informações. Ensinar história é muito mais do que discorrer sobre fatos e datas, mas sim dá subsídios para que o aluno participe do produzir história. Esse trabalho teve sua gestação nas discussões empreendidas nas disciplinas de Estágio Supervisionado em História da UFRN, ministradas pela professora doutora Maria Inês S. Stamatto, nas quais produzimos um projeto de pesquisa intitulado “O uso da música no ensino de história” e o aplicamos em uma turma de 9° ano do ensino fundamental, numa escola da periferia de Natal. Os discentes foram levados a trabalharem as músicas como documentos históricos e a partir delas pensarem a sociedade que as produziu. Este trabalho dialoga com a questão da teoria e da prática no ensino de história, dois universos inseparáveis no exercício docente. |
id |
UFCG_29120092e040e421230c67237f9ca0ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34225 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O uso da música no ensino de história: uma experiência docente.The use of music in teaching history: a teaching experience.Música e ensino de HistóriaMúsica no ensino de História - projeto de pesquisaEnsino de História com músicaHistória e música - ensinoMúsica e prática docenteMúsica como fonte históricaEstágio supervisionado em História - UFRNMusic and History teachingMusic in History teaching - research projectTeaching History with MusicHistory and music - teachingMusic and teaching practiceMusic as a historical sourceSupervised internship in History - UFRNHistória.Educação.Este trabalho pretende analisar como a música pode se tornar um instrumento importante na prática docente do profissional de história. Já que essa expressão artística, assim como toda atividade criadora, revela os sentimentos e as visões de mundo dos homens de uma determinada época. A música trabalhada como fonte histórica pode nos revelar muito sobre o período que a concebeu, por isso seu uso na sala de aula como documento (letra e melodia), algo produzido por determinado grupo ou indivíduo, que se insere numa determinada época, auxilia o professor e os alunos na produção do conhecimento histórico. Os discentes são vistos aqui como seres autônomos, capazes de produzir seu próprio conhecimento, e não apenas como receptáculos de informações. Ensinar história é muito mais do que discorrer sobre fatos e datas, mas sim dá subsídios para que o aluno participe do produzir história. Esse trabalho teve sua gestação nas discussões empreendidas nas disciplinas de Estágio Supervisionado em História da UFRN, ministradas pela professora doutora Maria Inês S. Stamatto, nas quais produzimos um projeto de pesquisa intitulado “O uso da música no ensino de história” e o aplicamos em uma turma de 9° ano do ensino fundamental, numa escola da periferia de Natal. Os discentes foram levados a trabalharem as músicas como documentos históricos e a partir delas pensarem a sociedade que as produziu. Este trabalho dialoga com a questão da teoria e da prática no ensino de história, dois universos inseparáveis no exercício docente.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-31T18:22:06Z2024-01-312024-01-31T18:22:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34225CUNHA, Paulo Rikardo Pereira da. O uso da música no ensino de história: uma experiência docente. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1747-1755. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34225porCUNHA, Paulo Rikardo Pereira da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-31T18:22:28Zoai:localhost:riufcg/34225Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-31T18:22:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da música no ensino de história: uma experiência docente. The use of music in teaching history: a teaching experience. |
title |
O uso da música no ensino de história: uma experiência docente. |
spellingShingle |
O uso da música no ensino de história: uma experiência docente. CUNHA, Paulo Rikardo Pereira da. Música e ensino de História Música no ensino de História - projeto de pesquisa Ensino de História com música História e música - ensino Música e prática docente Música como fonte histórica Estágio supervisionado em História - UFRN Music and History teaching Music in History teaching - research project Teaching History with Music History and music - teaching Music and teaching practice Music as a historical source Supervised internship in History - UFRN História. Educação. |
title_short |
O uso da música no ensino de história: uma experiência docente. |
title_full |
O uso da música no ensino de história: uma experiência docente. |
title_fullStr |
O uso da música no ensino de história: uma experiência docente. |
title_full_unstemmed |
O uso da música no ensino de história: uma experiência docente. |
title_sort |
O uso da música no ensino de história: uma experiência docente. |
author |
CUNHA, Paulo Rikardo Pereira da. |
author_facet |
CUNHA, Paulo Rikardo Pereira da. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CUNHA, Paulo Rikardo Pereira da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música e ensino de História Música no ensino de História - projeto de pesquisa Ensino de História com música História e música - ensino Música e prática docente Música como fonte histórica Estágio supervisionado em História - UFRN Music and History teaching Music in History teaching - research project Teaching History with Music History and music - teaching Music and teaching practice Music as a historical source Supervised internship in History - UFRN História. Educação. |
topic |
Música e ensino de História Música no ensino de História - projeto de pesquisa Ensino de História com música História e música - ensino Música e prática docente Música como fonte histórica Estágio supervisionado em História - UFRN Music and History teaching Music in History teaching - research project Teaching History with Music History and music - teaching Music and teaching practice Music as a historical source Supervised internship in History - UFRN História. Educação. |
description |
Este trabalho pretende analisar como a música pode se tornar um instrumento importante na prática docente do profissional de história. Já que essa expressão artística, assim como toda atividade criadora, revela os sentimentos e as visões de mundo dos homens de uma determinada época. A música trabalhada como fonte histórica pode nos revelar muito sobre o período que a concebeu, por isso seu uso na sala de aula como documento (letra e melodia), algo produzido por determinado grupo ou indivíduo, que se insere numa determinada época, auxilia o professor e os alunos na produção do conhecimento histórico. Os discentes são vistos aqui como seres autônomos, capazes de produzir seu próprio conhecimento, e não apenas como receptáculos de informações. Ensinar história é muito mais do que discorrer sobre fatos e datas, mas sim dá subsídios para que o aluno participe do produzir história. Esse trabalho teve sua gestação nas discussões empreendidas nas disciplinas de Estágio Supervisionado em História da UFRN, ministradas pela professora doutora Maria Inês S. Stamatto, nas quais produzimos um projeto de pesquisa intitulado “O uso da música no ensino de história” e o aplicamos em uma turma de 9° ano do ensino fundamental, numa escola da periferia de Natal. Os discentes foram levados a trabalharem as músicas como documentos históricos e a partir delas pensarem a sociedade que as produziu. Este trabalho dialoga com a questão da teoria e da prática no ensino de história, dois universos inseparáveis no exercício docente. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2024-01-31T18:22:06Z 2024-01-31 2024-01-31T18:22:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34225 CUNHA, Paulo Rikardo Pereira da. O uso da música no ensino de história: uma experiência docente. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1747-1755. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34225 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34225 |
identifier_str_mv |
CUNHA, Paulo Rikardo Pereira da. O uso da música no ensino de história: uma experiência docente. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1747-1755. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744610773172224 |