História e música: novas perspectivas no ensino de história.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRISTOVAM, Kelly Gomes.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: GAIÃO, Tatiana Aparecida Lopes., CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36566
Resumo: O presente artigo enfatiza como o professor de História pode utilizar a música como recurso didático em sala de aula. Neste sentido, ele vai ter que fazer uma rigorosa seleção do material didático a ser utilizado, observando a letra da música e seu contexto, fazendo dialogar com os conteúdos programáticos com os quais está trabalhando. Assim, levando o aluno a ter uma visão critica a partir da leitura da letra da música relacionando ao conteúdo estudado. Desta forma, o que tem se observado é que a utilização deste recurso didático tem contribuído para o aprendizado, ao mesmo tempo faz com que a aula seja atrativa, e não monótona, todavia de forma agradável e que se apreenda de forma mais efetiva os temas em discussão possibilitando novos olhares e (re)leituras, não se restringindo ao livro didático. Diante do exposto a música é apresentada como uma importante fonte de pesquisa para o historiador, tratando de fatos e períodos diversos que podem ser estudados por alunos e professores, bem como por todos estudiosos interessados em conhecer melhor a história. Não obstante, a música é uma excelente fonte para realizar pesquisa no que se refere ao cotidiano, e a própria História nos mais variados aspectos. Para o historiador é interessante analisar as letras das músicas, como um dos recursos que propicia diversas interpretações como formação de identidades, delimitando lugares e espaços que serve como fonte de pesquisa para vários objetos de estudo. Devemos observar como a música pode ajudar na elaboração das tramas históricas, pois as músicas a partir de suas letras representam a história. Portanto, o profissional de educação em história deve procurar vínculos e contextos do período e época. Pois, o mesmo tem que atentar nas ressignificações que uma determinada música pode permitir em vários períodos da historiografia.
id UFCG_14103c61f5c2e213229ac5b7ccf0402a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36566
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling História e música: novas perspectivas no ensino de história.History and music: new perspectives in teaching history.Música e ensino de HistóriaEnsino de História e músicaMúsica como recurso didático - ensino de HistóriaRecurso didático - músicaMusic and History teachingTeaching History and musicMusic as a teaching resource - History teachingTeaching resource - musicEducação.História.O presente artigo enfatiza como o professor de História pode utilizar a música como recurso didático em sala de aula. Neste sentido, ele vai ter que fazer uma rigorosa seleção do material didático a ser utilizado, observando a letra da música e seu contexto, fazendo dialogar com os conteúdos programáticos com os quais está trabalhando. Assim, levando o aluno a ter uma visão critica a partir da leitura da letra da música relacionando ao conteúdo estudado. Desta forma, o que tem se observado é que a utilização deste recurso didático tem contribuído para o aprendizado, ao mesmo tempo faz com que a aula seja atrativa, e não monótona, todavia de forma agradável e que se apreenda de forma mais efetiva os temas em discussão possibilitando novos olhares e (re)leituras, não se restringindo ao livro didático. Diante do exposto a música é apresentada como uma importante fonte de pesquisa para o historiador, tratando de fatos e períodos diversos que podem ser estudados por alunos e professores, bem como por todos estudiosos interessados em conhecer melhor a história. Não obstante, a música é uma excelente fonte para realizar pesquisa no que se refere ao cotidiano, e a própria História nos mais variados aspectos. Para o historiador é interessante analisar as letras das músicas, como um dos recursos que propicia diversas interpretações como formação de identidades, delimitando lugares e espaços que serve como fonte de pesquisa para vários objetos de estudo. Devemos observar como a música pode ajudar na elaboração das tramas históricas, pois as músicas a partir de suas letras representam a história. Portanto, o profissional de educação em história deve procurar vínculos e contextos do período e época. Pois, o mesmo tem que atentar nas ressignificações que uma determinada música pode permitir em vários períodos da historiografia.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20082024-07-10T16:54:20Z2024-07-102024-07-10T16:54:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36566CRISTOVAM, Kelly Gomes; GAIÃO, Tatiana Aparecida Lopes; CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira. História e música: novas perspectivas no ensino de história. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 06: Identidade e diferença: tecendo conceitos, escriturando paisagens no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36566porCRISTOVAM, Kelly Gomes.GAIÃO, Tatiana Aparecida Lopes.CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-10T16:55:06Zoai:localhost:riufcg/36566Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-10T16:55:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv História e música: novas perspectivas no ensino de história.
History and music: new perspectives in teaching history.
title História e música: novas perspectivas no ensino de história.
spellingShingle História e música: novas perspectivas no ensino de história.
CRISTOVAM, Kelly Gomes.
Música e ensino de História
Ensino de História e música
Música como recurso didático - ensino de História
Recurso didático - música
Music and History teaching
Teaching History and music
Music as a teaching resource - History teaching
Teaching resource - music
Educação.
História.
title_short História e música: novas perspectivas no ensino de história.
title_full História e música: novas perspectivas no ensino de história.
title_fullStr História e música: novas perspectivas no ensino de história.
title_full_unstemmed História e música: novas perspectivas no ensino de história.
title_sort História e música: novas perspectivas no ensino de história.
author CRISTOVAM, Kelly Gomes.
author_facet CRISTOVAM, Kelly Gomes.
GAIÃO, Tatiana Aparecida Lopes.
CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
author_role author
author2 GAIÃO, Tatiana Aparecida Lopes.
CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CRISTOVAM, Kelly Gomes.
GAIÃO, Tatiana Aparecida Lopes.
CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
dc.subject.por.fl_str_mv Música e ensino de História
Ensino de História e música
Música como recurso didático - ensino de História
Recurso didático - música
Music and History teaching
Teaching History and music
Music as a teaching resource - History teaching
Teaching resource - music
Educação.
História.
topic Música e ensino de História
Ensino de História e música
Música como recurso didático - ensino de História
Recurso didático - música
Music and History teaching
Teaching History and music
Music as a teaching resource - History teaching
Teaching resource - music
Educação.
História.
description O presente artigo enfatiza como o professor de História pode utilizar a música como recurso didático em sala de aula. Neste sentido, ele vai ter que fazer uma rigorosa seleção do material didático a ser utilizado, observando a letra da música e seu contexto, fazendo dialogar com os conteúdos programáticos com os quais está trabalhando. Assim, levando o aluno a ter uma visão critica a partir da leitura da letra da música relacionando ao conteúdo estudado. Desta forma, o que tem se observado é que a utilização deste recurso didático tem contribuído para o aprendizado, ao mesmo tempo faz com que a aula seja atrativa, e não monótona, todavia de forma agradável e que se apreenda de forma mais efetiva os temas em discussão possibilitando novos olhares e (re)leituras, não se restringindo ao livro didático. Diante do exposto a música é apresentada como uma importante fonte de pesquisa para o historiador, tratando de fatos e períodos diversos que podem ser estudados por alunos e professores, bem como por todos estudiosos interessados em conhecer melhor a história. Não obstante, a música é uma excelente fonte para realizar pesquisa no que se refere ao cotidiano, e a própria História nos mais variados aspectos. Para o historiador é interessante analisar as letras das músicas, como um dos recursos que propicia diversas interpretações como formação de identidades, delimitando lugares e espaços que serve como fonte de pesquisa para vários objetos de estudo. Devemos observar como a música pode ajudar na elaboração das tramas históricas, pois as músicas a partir de suas letras representam a história. Portanto, o profissional de educação em história deve procurar vínculos e contextos do período e época. Pois, o mesmo tem que atentar nas ressignificações que uma determinada música pode permitir em vários períodos da historiografia.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2024-07-10T16:54:20Z
2024-07-10
2024-07-10T16:54:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36566
CRISTOVAM, Kelly Gomes; GAIÃO, Tatiana Aparecida Lopes; CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira. História e música: novas perspectivas no ensino de história. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 06: Identidade e diferença: tecendo conceitos, escriturando paisagens no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36566
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36566
identifier_str_mv CRISTOVAM, Kelly Gomes; GAIÃO, Tatiana Aparecida Lopes; CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira. História e música: novas perspectivas no ensino de história. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 06: Identidade e diferença: tecendo conceitos, escriturando paisagens no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744628566458368