Os deuses e a degradação de Roma: Santo Agostinho contra os pagãos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Cibely Ferreira da.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: SOUZA NETO, José Maria Gomes de.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34447
Resumo: No ano de 410 as tropas do rei visigótico Alarico invadem e saqueiam Roma. Apesar de ser um breve domínio, o colapso de Roma abalou todo o Império, já fragilizado por causa da crise político-militarista-econômica em que se encontrava. Porém, admitir a crise era o mesmo que admitir a derrota do Império. Assim, a população romana preferiu transferir a culpa da crise para a religião: acusaram o cristianismo e seus adeptos de terem enfurecido os Deuses do panteão mitológico, visto que esses deixaram de prestar os devidos cultos em seus altares para adorar o novo Deus. Em contraposição aos ataques feitos ao Cristianismo, Santo Agostinho escreveu a Cidade de Deus, onde mostra que os seres mitológicos que a população insistia em adorar como deuses na verdade eram demônios disfarçados, que distanciavam a população da doutrina do único e verdadeiro Deus. Examinando a obra do Santo como fonte primária, propomos uma análise da mitologia romana pelo olhar de Agostinho, que precisava destruir a imagem que os romanos tinham dos seus deuses – muitas vezes idealizadas, como podemos ver nas obras literárias de Homero e Virgílio – para mostrar que somente o Deus cristão seria o único responsável pela salvação de Roma. Assim, nos utilizamos de um estudo de caso para mostrar Agostinho – um africano que observou todo o caos que acontecia em Roma durante as invasões bárbaras – para propor uma nova forma de ensino da História das Religiões e, principalmente da História da África dentro das salas de aula, com base no que propõe a Lei 10.639 (2003), a qual estabelece novas diretrizes e bases para a educação nacional, instituindo a obrigatoriedade do ensino de História da África e dos Afro-descendentes, desconstruindo a idéia de que a história deve ser abordada unicamente pelo viés europeu, formando uma ponte entre a História de Roma e a História da África.
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