Os deuses e a degradação de Roma: Santo Agostinho contra os pagãos.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34447 |
Resumo: | No ano de 410 as tropas do rei visigótico Alarico invadem e saqueiam Roma. Apesar de ser um breve domínio, o colapso de Roma abalou todo o Império, já fragilizado por causa da crise político-militarista-econômica em que se encontrava. Porém, admitir a crise era o mesmo que admitir a derrota do Império. Assim, a população romana preferiu transferir a culpa da crise para a religião: acusaram o cristianismo e seus adeptos de terem enfurecido os Deuses do panteão mitológico, visto que esses deixaram de prestar os devidos cultos em seus altares para adorar o novo Deus. Em contraposição aos ataques feitos ao Cristianismo, Santo Agostinho escreveu a Cidade de Deus, onde mostra que os seres mitológicos que a população insistia em adorar como deuses na verdade eram demônios disfarçados, que distanciavam a população da doutrina do único e verdadeiro Deus. Examinando a obra do Santo como fonte primária, propomos uma análise da mitologia romana pelo olhar de Agostinho, que precisava destruir a imagem que os romanos tinham dos seus deuses – muitas vezes idealizadas, como podemos ver nas obras literárias de Homero e Virgílio – para mostrar que somente o Deus cristão seria o único responsável pela salvação de Roma. Assim, nos utilizamos de um estudo de caso para mostrar Agostinho – um africano que observou todo o caos que acontecia em Roma durante as invasões bárbaras – para propor uma nova forma de ensino da História das Religiões e, principalmente da História da África dentro das salas de aula, com base no que propõe a Lei 10.639 (2003), a qual estabelece novas diretrizes e bases para a educação nacional, instituindo a obrigatoriedade do ensino de História da África e dos Afro-descendentes, desconstruindo a idéia de que a história deve ser abordada unicamente pelo viés europeu, formando uma ponte entre a História de Roma e a História da África. |
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Os deuses e a degradação de Roma: Santo Agostinho contra os pagãos.The gods and the degradation of Rome: Saint Augustine against the pagans.Santo AgostinhoAntiguidade clássicaRoma - cristinismoImpério Romano e cristianismoCristianismo na Roma antigaMitologia romana - perspectiva de Santo AgostinhoEstudo de casoHistória das religiões - ensinoHistória da África - ensinoHistória de RomaSaint AugustineClassic antiquityRome - ChristianityRoman Empire and ChristianityChristianity in ancient RomeRoman mythology - perspective of Saint AugustineCase studyHistory of religions - teachingAfrican History - teachingHistory of RomeHistória.No ano de 410 as tropas do rei visigótico Alarico invadem e saqueiam Roma. Apesar de ser um breve domínio, o colapso de Roma abalou todo o Império, já fragilizado por causa da crise político-militarista-econômica em que se encontrava. Porém, admitir a crise era o mesmo que admitir a derrota do Império. Assim, a população romana preferiu transferir a culpa da crise para a religião: acusaram o cristianismo e seus adeptos de terem enfurecido os Deuses do panteão mitológico, visto que esses deixaram de prestar os devidos cultos em seus altares para adorar o novo Deus. Em contraposição aos ataques feitos ao Cristianismo, Santo Agostinho escreveu a Cidade de Deus, onde mostra que os seres mitológicos que a população insistia em adorar como deuses na verdade eram demônios disfarçados, que distanciavam a população da doutrina do único e verdadeiro Deus. Examinando a obra do Santo como fonte primária, propomos uma análise da mitologia romana pelo olhar de Agostinho, que precisava destruir a imagem que os romanos tinham dos seus deuses – muitas vezes idealizadas, como podemos ver nas obras literárias de Homero e Virgílio – para mostrar que somente o Deus cristão seria o único responsável pela salvação de Roma. Assim, nos utilizamos de um estudo de caso para mostrar Agostinho – um africano que observou todo o caos que acontecia em Roma durante as invasões bárbaras – para propor uma nova forma de ensino da História das Religiões e, principalmente da História da África dentro das salas de aula, com base no que propõe a Lei 10.639 (2003), a qual estabelece novas diretrizes e bases para a educação nacional, instituindo a obrigatoriedade do ensino de História da África e dos Afro-descendentes, desconstruindo a idéia de que a história deve ser abordada unicamente pelo viés europeu, formando uma ponte entre a História de Roma e a História da África.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092024-02-09T21:23:39Z2024-02-092024-02-09T21:23:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34447SILVA, Cibely Ferreira da; SOUZA NETO, José Maria Gomes de. Os deuses e a degradação de Roma: Santo Agostinho contra os pagãos. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 04 - Diálogos da História com a Literatura. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-5. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34447porSILVA, Cibely Ferreira da.SOUZA NETO, José Maria Gomes de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-09T21:24:03Zoai:localhost:riufcg/34447Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-09T21:24:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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No ano de 410 as tropas do rei visigótico Alarico invadem e saqueiam Roma. Apesar de ser um breve domínio, o colapso de Roma abalou todo o Império, já fragilizado por causa da crise político-militarista-econômica em que se encontrava. Porém, admitir a crise era o mesmo que admitir a derrota do Império. Assim, a população romana preferiu transferir a culpa da crise para a religião: acusaram o cristianismo e seus adeptos de terem enfurecido os Deuses do panteão mitológico, visto que esses deixaram de prestar os devidos cultos em seus altares para adorar o novo Deus. Em contraposição aos ataques feitos ao Cristianismo, Santo Agostinho escreveu a Cidade de Deus, onde mostra que os seres mitológicos que a população insistia em adorar como deuses na verdade eram demônios disfarçados, que distanciavam a população da doutrina do único e verdadeiro Deus. Examinando a obra do Santo como fonte primária, propomos uma análise da mitologia romana pelo olhar de Agostinho, que precisava destruir a imagem que os romanos tinham dos seus deuses – muitas vezes idealizadas, como podemos ver nas obras literárias de Homero e Virgílio – para mostrar que somente o Deus cristão seria o único responsável pela salvação de Roma. Assim, nos utilizamos de um estudo de caso para mostrar Agostinho – um africano que observou todo o caos que acontecia em Roma durante as invasões bárbaras – para propor uma nova forma de ensino da História das Religiões e, principalmente da História da África dentro das salas de aula, com base no que propõe a Lei 10.639 (2003), a qual estabelece novas diretrizes e bases para a educação nacional, instituindo a obrigatoriedade do ensino de História da África e dos Afro-descendentes, desconstruindo a idéia de que a história deve ser abordada unicamente pelo viés europeu, formando uma ponte entre a História de Roma e a História da África. |
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