Inclusão educacional de pessoas com necessidades educativas e especiais no ensino regular.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Maria do Rosário Ferreira.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13379
Resumo: A inclusão educational voltada para pessoas com necessidades educativas especiais (NEE's) e uma pratica inovadora no desenvolvimento institucional da escola e do sujeito, assegurando uma educação de qualidade a todos em um crescente processo evolutivo de construção e reconstrução no cenário educativo A opção pelo estudo foi, a principio, por inquietação em descobrir como a escola regular lida com a inclusão dos alunos com NEE's em sala de aula e ate que ponto contribui para o processo de aprendizagem do educando. Assim, o trabalho tem o objetivo de identificar como acontece a inserção dos alunos com NEE's no ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, realizado com alunos do segundo ano do Ensino Fundamental. A analise obtida através da coleta de dados partiu dos seguintes instrumentos de coleta de dados: observação sistemática, entrevista semi- estruturada, aula teste e os documentos de memorias - (diario de campo e portfolio); tendo como base os estudos de Andre (2005); Matos, Vieira (2002) e Gonçalves (2003). As verificações constaram que os alunos com NEE's são bem acolhidos e aceitos pelos colegas, professores e funcionários. Mediante, as atividades desenvolvidas foi possível trabalhar adaptando os conteúdos programados, atendendo assim, as necessidades dos alunos com necessidades especiais, como também, dos ditos normais. Com base nos resultados, a inclusão educational de crianças, jovens e adultos com necessidades especiais e de fundamental importância no fazer pedagógico, para o desenvolvimento da criança.
id UFCG_f93e6513413ddcfa847fb4cb031cd11c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13379
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Inclusão educacional de pessoas com necessidades educativas e especiais no ensino regular.Educational inclusion of people with educational and special needs in regular education.Educação inclusivaInclusão educacional - criançasEducação infantilCrianças com necessidades de educação especialEnsino regularinclusive educationEducational inclusion - childrenchild educationChildren with special education needsRegular educationEducação.A inclusão educational voltada para pessoas com necessidades educativas especiais (NEE's) e uma pratica inovadora no desenvolvimento institucional da escola e do sujeito, assegurando uma educação de qualidade a todos em um crescente processo evolutivo de construção e reconstrução no cenário educativo A opção pelo estudo foi, a principio, por inquietação em descobrir como a escola regular lida com a inclusão dos alunos com NEE's em sala de aula e ate que ponto contribui para o processo de aprendizagem do educando. Assim, o trabalho tem o objetivo de identificar como acontece a inserção dos alunos com NEE's no ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, realizado com alunos do segundo ano do Ensino Fundamental. A analise obtida através da coleta de dados partiu dos seguintes instrumentos de coleta de dados: observação sistemática, entrevista semi- estruturada, aula teste e os documentos de memorias - (diario de campo e portfolio); tendo como base os estudos de Andre (2005); Matos, Vieira (2002) e Gonçalves (2003). As verificações constaram que os alunos com NEE's são bem acolhidos e aceitos pelos colegas, professores e funcionários. Mediante, as atividades desenvolvidas foi possível trabalhar adaptando os conteúdos programados, atendendo assim, as necessidades dos alunos com necessidades especiais, como também, dos ditos normais. Com base nos resultados, a inclusão educational de crianças, jovens e adultos com necessidades especiais e de fundamental importância no fazer pedagógico, para o desenvolvimento da criança.Educational inclusion aimed at people with special educational needs (SENs) and an innovative practice in the institutional development of the school and the subject, ensuring quality education for all in a growing evolutionary process of construction and reconstruction in the educational scenario The option for the study was, at first, due to unrest in discover how the regular school deals with the inclusion of SEN students in the classroom and the extent to which it contributes to the student's learning process. So, the work has the objective of identifying how the students with SENs are inserted in teaching fundamental. This is a qualitative research, carried out with students from the second year of Elementary School. The analysis obtained through data collection started from following data collection instruments: systematic observation, semi-interview structured, test class and the documents of memories - (field diary and portfolio); by having based on the studies by Andre (2005); Matos, Vieira (2002) and Gonçalves (2003). At verifications found that students with SEN's are welcomed and accepted by colleagues, teachers and staff. Through the developed activities it was possible to work adapting the programmed contents, thus meeting the needs of students with special needs, as well as the so-called normal. Based on the results, inclusion educational program for children, young people and adults with special and fundamental needs importance in teaching, for the development of the child.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUSA, D. S. S.http://lattes.cnpq.br/9308347413386263GONÇALVES, Maria do Rosário Ferreira.20102020-07-17T19:29:04Z2020-07-172020-07-17T19:29:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13379GONÇALVES, Maria do Rosário Ferreira. Inclusão educacional de pessoas com necessidades educativas e especiais no ensino regular. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T15:58:39Zoai:localhost:riufcg/13379Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T15:58:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão educacional de pessoas com necessidades educativas e especiais no ensino regular.
Educational inclusion of people with educational and special needs in regular education.
title Inclusão educacional de pessoas com necessidades educativas e especiais no ensino regular.
spellingShingle Inclusão educacional de pessoas com necessidades educativas e especiais no ensino regular.
GONÇALVES, Maria do Rosário Ferreira.
Educação inclusiva
Inclusão educacional - crianças
Educação infantil
Crianças com necessidades de educação especial
Ensino regular
inclusive education
Educational inclusion - children
child education
Children with special education needs
Regular education
Educação.
title_short Inclusão educacional de pessoas com necessidades educativas e especiais no ensino regular.
title_full Inclusão educacional de pessoas com necessidades educativas e especiais no ensino regular.
title_fullStr Inclusão educacional de pessoas com necessidades educativas e especiais no ensino regular.
title_full_unstemmed Inclusão educacional de pessoas com necessidades educativas e especiais no ensino regular.
title_sort Inclusão educacional de pessoas com necessidades educativas e especiais no ensino regular.
author GONÇALVES, Maria do Rosário Ferreira.
author_facet GONÇALVES, Maria do Rosário Ferreira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Débia Suênia da Silva.
SOUSA, D. S. S.
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263
dc.contributor.author.fl_str_mv GONÇALVES, Maria do Rosário Ferreira.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Inclusão educacional - crianças
Educação infantil
Crianças com necessidades de educação especial
Ensino regular
inclusive education
Educational inclusion - children
child education
Children with special education needs
Regular education
Educação.
topic Educação inclusiva
Inclusão educacional - crianças
Educação infantil
Crianças com necessidades de educação especial
Ensino regular
inclusive education
Educational inclusion - children
child education
Children with special education needs
Regular education
Educação.
description A inclusão educational voltada para pessoas com necessidades educativas especiais (NEE's) e uma pratica inovadora no desenvolvimento institucional da escola e do sujeito, assegurando uma educação de qualidade a todos em um crescente processo evolutivo de construção e reconstrução no cenário educativo A opção pelo estudo foi, a principio, por inquietação em descobrir como a escola regular lida com a inclusão dos alunos com NEE's em sala de aula e ate que ponto contribui para o processo de aprendizagem do educando. Assim, o trabalho tem o objetivo de identificar como acontece a inserção dos alunos com NEE's no ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, realizado com alunos do segundo ano do Ensino Fundamental. A analise obtida através da coleta de dados partiu dos seguintes instrumentos de coleta de dados: observação sistemática, entrevista semi- estruturada, aula teste e os documentos de memorias - (diario de campo e portfolio); tendo como base os estudos de Andre (2005); Matos, Vieira (2002) e Gonçalves (2003). As verificações constaram que os alunos com NEE's são bem acolhidos e aceitos pelos colegas, professores e funcionários. Mediante, as atividades desenvolvidas foi possível trabalhar adaptando os conteúdos programados, atendendo assim, as necessidades dos alunos com necessidades especiais, como também, dos ditos normais. Com base nos resultados, a inclusão educational de crianças, jovens e adultos com necessidades especiais e de fundamental importância no fazer pedagógico, para o desenvolvimento da criança.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2020-07-17T19:29:04Z
2020-07-17
2020-07-17T19:29:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13379
GONÇALVES, Maria do Rosário Ferreira. Inclusão educacional de pessoas com necessidades educativas e especiais no ensino regular. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13379
identifier_str_mv GONÇALVES, Maria do Rosário Ferreira. Inclusão educacional de pessoas com necessidades educativas e especiais no ensino regular. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744447477383168