Influência das campanhas publicitárias na prática do aleitamento materno.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRITO, Vitória Cristina de Almeida.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7962
Resumo: O marketing tem grande influência nas escolhas de consumo das pessoas, através da publicidade exposta na mídia. Dentre os tipos de marketing existentes, temos o social que vai tentar influenciar um determinado público-alvo a mudar os seus comportamentos através de ações construtivas para a sociedade. Entre essas ações existem as campanhas de incentivo ao aleitamento materno, onde ocorre a tentativa de sensibilizar as mães dos benefícios que a prática trará a ela e ao seu filho. O presente estudo tem por objetivo observar a influência das campanhas publicitárias na prática do aleitamento materno. Esta pesquisa foi realizada com mães de lactentes e de crianças da primeira infância (menores de dois anos), que foram atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde da zona urbana do município de Cuité. Trata-se de um estudo observacional, transversal, e descritivo, com abordagem quantitativa nãoexperimental. Os dados foram coletados através de um questionário semiestruturado constituído por 19 questões. Participaram da pesquisa 35 mães, que apresentaram idade mínima de 19 anos, máxima de 42 anos e uma média de 27 anos. 51,4% possuem ensino médio completo, 77,1% com renda familiar de até 1 salário mínimo. Observou-se que a prática do aleitamento materno se deveu a iniciativa própria em 71,4% das mães entrevistadas, e em menor percentual apenas 2,86% afirmou que as campanhas publicitárias as influenciaram na escolha para amamentar seu filho. 94,3% das mães afirmaram observar as campanhas publicitárias de incentivo ao aleitamento materno, e que as mesmas afirmaram sentir-se motivadas a amamentar os seus filhos. Notou-se que a maioria das mães observou essas campanhas em cartazes (45,45%). 66,67% afirmaram que a informação sobre os benefícios apresentados nessas campanhas é o que mais chamam a sua atenção. 87,5% das mães com filhos menores de seis meses pretendem amamenta-los até o 6° mês de vida da criança, e 71,4% dessas mães afirmaram que a influência é a sua iniciativa própria. 74,1% dessas mães com filhos maiores de seis meses afirmaram que a amamentação foi exclusiva até o 6° mês de vida da criança, e 85% dessas mães afirmaram que a influência é a sua iniciativa própria. 60,61% afirmaram que pretendem amamentar seus filhos até eles completarem dois anos de vida ou mais. Pode-se concluir que as campanhas publicitárias não são a principal forma de influência para a prática do aleitamento materno entre as mães participantes desta pesquisa, sendo o principal fator para essa prática a iniciativa própria, e que as campanhas são uma ferramenta informativa, principalmente sobre os 7 benefícios do aleitamento materno. Este trabalho se torna uma contribuição relevante para que essas campanhas possam ser melhoradas e focadas nos pontos que mais chamam a atenção das mães, incentivando assim as mesmas a praticarem o aleitamento materno.
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spelling Influência das campanhas publicitárias na prática do aleitamento materno.Influence of advertising campaigns on breastfeeding practice.Influencia de las campañas publicitarias en la práctica de la lactancia materna.Aleitamento maternoMarketing de serviços de saúdeMarketing socialBreastfeedingSocial marketingHealth services marketingAmamantamientoComercialización de servicios de saludMercadeo socialSaúde Materno-InfantilO marketing tem grande influência nas escolhas de consumo das pessoas, através da publicidade exposta na mídia. Dentre os tipos de marketing existentes, temos o social que vai tentar influenciar um determinado público-alvo a mudar os seus comportamentos através de ações construtivas para a sociedade. Entre essas ações existem as campanhas de incentivo ao aleitamento materno, onde ocorre a tentativa de sensibilizar as mães dos benefícios que a prática trará a ela e ao seu filho. O presente estudo tem por objetivo observar a influência das campanhas publicitárias na prática do aleitamento materno. Esta pesquisa foi realizada com mães de lactentes e de crianças da primeira infância (menores de dois anos), que foram atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde da zona urbana do município de Cuité. Trata-se de um estudo observacional, transversal, e descritivo, com abordagem quantitativa nãoexperimental. Os dados foram coletados através de um questionário semiestruturado constituído por 19 questões. Participaram da pesquisa 35 mães, que apresentaram idade mínima de 19 anos, máxima de 42 anos e uma média de 27 anos. 51,4% possuem ensino médio completo, 77,1% com renda familiar de até 1 salário mínimo. Observou-se que a prática do aleitamento materno se deveu a iniciativa própria em 71,4% das mães entrevistadas, e em menor percentual apenas 2,86% afirmou que as campanhas publicitárias as influenciaram na escolha para amamentar seu filho. 94,3% das mães afirmaram observar as campanhas publicitárias de incentivo ao aleitamento materno, e que as mesmas afirmaram sentir-se motivadas a amamentar os seus filhos. Notou-se que a maioria das mães observou essas campanhas em cartazes (45,45%). 66,67% afirmaram que a informação sobre os benefícios apresentados nessas campanhas é o que mais chamam a sua atenção. 87,5% das mães com filhos menores de seis meses pretendem amamenta-los até o 6° mês de vida da criança, e 71,4% dessas mães afirmaram que a influência é a sua iniciativa própria. 74,1% dessas mães com filhos maiores de seis meses afirmaram que a amamentação foi exclusiva até o 6° mês de vida da criança, e 85% dessas mães afirmaram que a influência é a sua iniciativa própria. 60,61% afirmaram que pretendem amamentar seus filhos até eles completarem dois anos de vida ou mais. Pode-se concluir que as campanhas publicitárias não são a principal forma de influência para a prática do aleitamento materno entre as mães participantes desta pesquisa, sendo o principal fator para essa prática a iniciativa própria, e que as campanhas são uma ferramenta informativa, principalmente sobre os 7 benefícios do aleitamento materno. Este trabalho se torna uma contribuição relevante para que essas campanhas possam ser melhoradas e focadas nos pontos que mais chamam a atenção das mães, incentivando assim as mesmas a praticarem o aleitamento materno.Marketing has great influence on consumer choices of people through the exposed media advertising. Among the types of marketing, we are social who will try to influence a targeted audience to change their behavior through constructive actions to society. Among these actions are campaigns to encourage breastfeeding, which is trying to raise awareness among mothers of the benefits that the practice will bring her and her son. The present study aims to observe the influence of advertising campaigns in the practice of breastfeeding. This research was conducted with infants of mothers and of young children (under two years), that were answered by Basic Health Units in the urban in the city of Cuité. Constituting a field of research, observational type, cross-sectional, retrospective e descriptive, with approach non-experimental quantitative. The data through were collected through in a questionnaire semi structured consisting of 19 questions. Participating in the study 35 mothers, what showed minimal age of 19, maximum of 42 years and an average of 27 years, 4% they have complete high school, 77,1% with family in until 1 basic salary. It was observed that the practice of breastfeeding was due to their own initiative 71,4% of mothers interviewed, and in under percentage only 2,86% he said the advertising campaigns the i influenced at selection for breastfeed your child. 94,3% of mothers affirm observe the advertising campaigns in incentive to breastfeeding, and what the same affirm be affected motivated the breastfeed the your children. It was noted that the majority of the mothers it was observed those campaigns in posters with frequency of 45,45%. 66,67% affirm wath the information about the benefits present these campaigns it is the more call the your attention. 87,5% of the mothers with children lower in six months intend feed them until the 6° months in life in child, an 71,4% these mothers affirm that influence is the own initiative. 74,1% of the mothers with children older than six months affirm what the breastfeed It was exclusive to the 6° months in life in child, an 85% these mothers affirm that influence is the own initiative. 60,61% affirm want intend breastfeed your children until they complete two years in life or more. Can conclude hat the advertising campaigns they are not the main way in influence for the practice of breastfeeding among participating mothers in this study, it is the main factor to this practice the own initiative, and what the campaigns are a information tool, mainly about the breastfeeding benefits. This job become a relevant contribution for what the 9 campaigns can be improved and focused in points what more call the attention of mothers, encouraging so the same to practice breastfeeding.El marketing tiene una gran influencia en las elecciones de consumo de las personas, a través de la publicidad expuesta en los medios. Entre los tipos de marketing existentes, tenemos el social que intentará influir en un determinado público objetivo para cambiar su comportamiento a través de acciones constructivas para la sociedad. Entre estas acciones, se encuentran las campañas de fomento de la lactancia materna, donde se busca sensibilizar a las madres sobre los beneficios que la práctica traerá para ella y su hijo. El presente estudio tiene como objetivo observar la influencia de las campañas publicitarias en la práctica de la lactancia materna. Esta investigación se realizó con madres de lactantes y niños en la primera infancia (menores de dos años), que fueron atendidos por Unidades Básicas de Salud del área urbana de la ciudad de Cuité. Se trata de un estudio observacional, transversal, descriptivo, con enfoque cuantitativo no experimental. Los datos fueron recolectados a través de un cuestionario semiestructurado que consta de 19 preguntas. Participaron de la investigación 35 madres, con edad mínima de 19 años, máxima de 42 años y media de 27 años. El 51,4% tiene secundaria completa, el 77,1% tiene un ingreso familiar de hasta 1 salario mínimo. Se observó que la práctica de amamantar fue por iniciativa propia en el 71,4% de las madres entrevistadas, y en un porcentaje menor, sólo el 2,86% dijo que las campañas publicitarias influyeron en la elección de amamantar a su hijo. El 94,3% de las madres dijeron que observaron campañas publicitarias para incentivar la lactancia materna, y que dijeron sentirse motivadas para amamantar a sus hijos. Se observó que la mayoría de las madres observaron estas campañas en carteles (45,45%). El 66,67% manifestó que la información sobre los beneficios presentados en estas campañas es lo que más les llama la atención. El 87,5% de las madres con hijos menores de seis meses tienen la intención de amamantarlos hasta el sexto mes de vida del niño, y el 71,4% de estas madres afirmaron que la influencia es por iniciativa propia. 74,1% de estas madres con niños mayores de seis meses afirman que la lactancia materna es exclusiva hasta el 6º mes de vida del niño, y el 85% de estas madres afirman que la influencia es de iniciativa propia. El 60,61% manifestó que tiene la intención de amamantar a sus hijos hasta que tengan dos años o más. Se puede concluir que las campañas publicitarias no son la principal forma de influencia para la práctica de la lactancia materna entre las madres participantes de esta investigación, siendo el principal factor para esta práctica la iniciativa propia, y que las campañas son una herramienta informativa, principalmente sobre los 7 beneficios de lactancia materna. Este trabajo se convierte en un aporte relevante para que estas campañas puedan ser mejoradas y enfocadas en los puntos que más llaman la atención de las madres, incentivándolas así a practicar la lactancia materna.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGFALCONE, Ana Paula de Mendonça.Falcone, A. P. M.http://lattes.cnpq.br/4452723697644476CARDOSO, Vanille Valério Barbosa Pessoa.CERQUEIRA, Ana Carolina Dantas Rocha.BRITO, Vitória Cristina de Almeida.2016-06-032019-10-10T12:28:50Z2019-10-102019-10-10T12:28:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7962BRITO, Vitória Cristina de Almeida. Influência das campanhas publicitárias na prática do aleitamento materno. 2016. 54 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-15T11:12:26Zoai:localhost:riufcg/7962Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-15T11:12:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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